segunda-feira, 31 de março de 2008

Belenenses 1 FC Porto 2

FC Porto a três pontos de conquistar o tri-campeonato !
Jogo muito bem disputado e, de louvar o comportamento de quase todos os jogadores portistas, atendendo a que grande parte deles tiveram uma semana altamente cansativa a representar as selecções dos seus respectivos países e, que quase não treinaram no seu clube.
Triunfo merecido do FC Porto, porque foi neste jogo, a melhor das duas equipas, pela sua qualidade, revelando tambem uma grande atitude e entrega ao jogo em prol do resultado. Enfim, mais uma boa exibição desta equipa do FC Porto.
Entretanto quero salientar a acção, altamente profissional e, a grande contribuição, dada por alguns jogadores para a vitória da equipa : casos de Lisandro Lopez, Lucho, Paulo Assunção, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile e Helton.
Tenho também de referir que gostei de ver actuar o Kaz nos poucos minutos que jogou!
Trata-se dum jogador que me parece em franca evolução e o qual gostaria de voltar a ver em acção.
Lá estaremos no próximo sábado no Dragão para festejarmos a vitória do tri-campeonato Nacional de futebol.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Portugal 1 Grécia 2

Como é que uns portuguesitos mal alimentados ( tipo brinca na areia) poderão uma dia ganhar a jogadores como os gregos (cavalões), possantes, rápidos, agressivos sobre a bola, tecnicistas e, ainda por cima, muito experientes e matreiros…? A páginas tantas mais pareciam senhoras a jogar contra homens de barba rija.
Os gregos a começar pelos avançados e, para além de saberem jogar muito bem a bola, são duros, sabem pressionar (desarmar/perturbar a ação dos da outra equipa) os defesas e demais jogadores adversários, não lhes dando tempo para respirar e, muito menos raciocinar.
Enfim! Nos portugueses, poucos foram os que demonstraram ter estofo físico, capacidade atlética para o futebol internacional.
Só consegui vislumbrar o: Bruno Alves e talvez o Hugo Almeida. O Bruno então, demonstrou não só estar ao nível físico dos gregos como fez gala duma entrega total ao jogo, agressividade e raça notáveis !
E para agravar ainda mais esta situação, também no aspecto táctico/estratégico da equipa fomos desgarrados, cada um a puxar para o seu lado. Precisamos urgentemente de ter na equipa Nacional uma estrutura sólida em termos de conjunto, de entre-ajuda, de jogarem uns com os outros de olhos fechados, de adivinharem o que cada um se propõe fazer em cada momento, o que equivale a dizer de jogadas mecanizadas, de modo a que quando a bola é colocada em determinada zona do terreno (não esteja lá mas) apareça sempre lá alguém para recebê-la, e, ontem não se viu nada disto. Foi tudo muito denunciado !

Depoimento de Pinto da Costa ao RC Português

Altamente esclarecedor !

Não tenho dúvidas de que há pessoas que tramaram tudo. Andaram anos a investigar a minha vida: via verde, os restaurantes onde ia, o meu cartão de crédito, as minhas chamadas... Andaram anos a fazer isto tudo para descobrir que há um árbitro que foi apitar o FC Porto quando já era campeão, num jogo que não nos interessava para nada - até poupámos meia equipa -, só porque esse árbitro foi a minha casa, não a meu pedido, mas por um terceiro indivíduo, para tratar de um assunto que não estava relacionado com um jogo de futebol. "Mas há mais: a Polícia Judiciária descobriu os apitos dourados, mas havia lá facturas ainda mais valiosas de relógios oferecidos por outros clubes. Mas isso não interessava. Nem sequer foram levadas cópias".

terça-feira, 25 de março de 2008

Cotação

Um quinteto de candidatos a 100 milhões em transferências : Bosingwa, Bruno Alves, Lucho, Lisandro e Quaresma.
Só que se a FC Porto-SAD imitar o Sporting e vender os seus talentos, lá se vão os resultados desportivos. Não é difícil de imaginar o que seria neste momento o Sporting com todos aqueles craques que vendeu. Cristiano Ronaldo, Quaresma e Dani, pelo menos...!
Na FC Porto-SAD só Jorge Nuno justifica/merece o vencimento que aufere. Há por lá muito boa gente que só provoca despesa.
Se eu fosse presidente do clube dispensaria todos aqueles que não justificam e, são bastantes, para sanear economicamente as finanças do clube.

terça-feira, 18 de março de 2008

Obras de remodelação do Campo da Constituição

Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira vão estar hoje, a partir das 12h00, no Campo da Constituição, com o objectivo de acompanhar as obras de remodelação que estão a decorrer no local e com final previsto para Agosto.
Aproveitei o facto da sua visita, para cumprimentar o presidente do nosso grandioso clube e de lhe citar aquela máxima dos Lusiadas - "aqueles que por feitos valorosos, se vão da lei da morte libertando" - e que na minha opinião o Jorge Nuno faz jus à dita máxima.

domingo, 16 de março de 2008

Leixões 1 FC Porto 2

Uma má decisão do Jesualdo Ferreira em colocar a jogar a trinco um jogador que defende relativamente bem mas inofensivo em termos ofensivos, foi uma das causas que provocaram todo aquele sofrimento escusado aos adeptos do FCP.
Em meu entender, 4 defesas são mais que suficientes para defrontar a atual equipa do Leixões.
Depois, aquele inconsistente fiscal de linha a interromper sistematicamente, erradamente, todos os lances ofensivos do FCP, mais contribuiu para a desorientação que a partir de determinado momento pareceu apoderar-se da equipa do FCP.
Quero aqui também chamar a atenção de Jesualdo Ferreira para o facto de nas equipas de futebol do FCP, todos os jogadores têm de ser especialistas no jogo defensivo e ofensivo.

Uma chamada de atenção para o comentador da TVI .
Onde estava o Sr. que não o ouvi criticar/salientar os fora de jogo mal assinalados ao FCP por um dos fiscais de linha?!
Mas soube ser peremptório (incendiar a opinião pública afecta aos clubes de Lisboa) “ para mim está fora de jogo”, quando afirmou com convicção, ao vislumbrar o fora de jogo do Tarik no segundo golo do FCP. O qual a mim, ao ver a repetição, me deixou dúvidas pois pareceu-me que um defesa do Leixões estava em linha, mas admito que o comentador da TVI tenha razão, e o Tarik estivesse uns centímetros à frente, pois afinal de contas e pelos vistos, o tal comentador, dispunha duma lupa!
É muito conveniente para estes comentadores, nestas alturas escamotear o regulamento que diz que em caso de dúvida beneficia-se a equipa que ataca.
Diferença gritante de procedimento e ficou registado, foi aquele golo em nítido fora de jogo marcado por um jogador do Sporting na recente eliminatória da Taça de Portugal, só que nessa altura o comentador da TVI foi muito mais cordato ao referir “parece estar fora de jogo” .
Embora por princípio eu próprio, não pratique e não defenda essas acções, compreendo no entanto os eventuais insultos que outras pessoas mais exaltadas, possam dirigir a esses Srs. quando se deslocam ao Estádio do Dragão.

terça-feira, 11 de março de 2008

Jogadores apetecíveis

À atenção dos responsáveis pela FCP-SAD.
O José Pedro do Belenenses é um médio que chuta muito bem de fora da área, um bom meia distância. Chuta com força e precisão. Não será do interesse do FCP tentar contratá-lo?
À semelhança do que fazem os principais clubes da Europa, não deveremos seguir com atenção as possíveis revelações da nossa Liga, e, tentar jogar em antecipação?
Estão também a revelar-se algumas boas hipóteses no Bessa.

OBS - Os lampiões já foram ao Belenenses pescar o Amorim.

Histórias antigas

Preparação física
Há uns bons 20 anos atrás, no tempo do Ivic (1ª vez) era preparador físico do Plantel, o professor Mota. E o professor Mota era daqueles que se preocupava mais em pavonear-se e adular os jogadores, andando a dar palmadinhas nas costas deles do que em proporcionar-lhes uma boa sessão de preparação física. O Mister Ivic porem que não era parvo, limitou-se a constatar o facto sem “levantar ondas”. Após as tais sessões de preparação física a brincar, o Ivic dividia os atletas em duas equipas para em metade do campo (os jogadores assim não tinham tempo nem espaço para se recriarem com a bola) treinarem as peladinhas. Depois de acabada a peladinha e é aqui que entra a sagacidade do Ivic. Juntava o Plantel, e no antigo campo de treinos do estádio das Antas, ordenava aos jogadores, que dois a dois, sprintassem duma baliza à outra. No fim do grupo chegar à baliza do topo Norte, recomeçava a cena até à outra baliza do topo Sul. E assim sucessivamente durante uma hora, em todos os treinos. Resultado, mercê dessa preparação, a equipa correspondia em pleno.
Obs. - No tempo do J. Mourinho verifiquei que o preparador físico Rui Faria era muito profissional (durão), ministrava sessões de preparação física a sério! Não havia risotas, nem atletas a fazer que se faz!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Excesso de zelo do Sr. Cosme

Sobre a análise do FCP x Académica, tenho a dizer o seguinte. Para mim foi um jogo em que o FCP não deixou jogar os estudantes. E tivemos inclusivamente oportunidade de marcar mais um ou dois golos.
Também acho que o "sr.cosme" (revelou ter preconceitos anti-FCP) foi excessivamente rigoroso na amostragem do cartão vermelho ao Mariano. O adversário quase nem sentiu. Aliás nem fez o habitual teatro nestas circunstâncias. Atendendo a que a entrada não foi ostensiva, o cartão amarelo era mais do que suficiente. Mais! Se nos dermos ao trabalho de ler a crónica de OJOGO d'hoje a mair parte dos analistas ex-árbitros acham que o vermelho foi exagerado... então aquela entrada sobre o Lucho doeu muito mais de certeza. E o que é facto é que o "sr.cosme" se ficou unicamente pelo cartão amarelo.
Sobre esta equipa do FCP, o que acho é que lhe faz falta o aproveitamento pelo menos aí a uns 80 a 90% dos lances de bola parada. Os tais pequenos detalhes em que as equipas famosas são eficazes.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Clamoroso falhanço (histórias passadas)

Quaresma conseguiu surgir isolado frente ao jovem guarda-redes Neuer do Schalke 04, até fez um compasso de espera antes de rematar para tentar acertar na baliza, só que não teve engenho/arte para ter êxito.
Lembro-me que aqui há uns anos atrás numa jogada semelhante do Madjer, também ele surgiu isolado frente a um guarda-redes, num jogo da Liga dos Campeões. Só que o Madjer era um verdadeiro artista da bola, e, por conseguinte, em frente ao keeper adversário fez o gesto de (ameaçou) chutar a bola para desequilibrar o guarda-redes e quando este se inclinou para o lado meteu-lhe a bola pelo outro e marcou golo (artístico)!

quinta-feira, 6 de março de 2008

FC Porto 1 Schalke 04 0

Ao fim dos 90 minutos estavamos a ganhar 1 a 0.

É curioso como uma equipa de jogadores em força conseguiu derrotar uma (suposta) equipa de craques nas grandes penalidades!
Por aquilo que se viu, no FCP, só Lucho tem categoria para marcar penaltis.
Em contra partida no Schalke 04 todos eles são exímios marcadores do castigo máximo.
Alem disso comparando os guarda-redes, tudo leva a querer que o Schalke 04 também está muito melhor servido nessa posição.
Agora uma sugestão. Aconselho todos os jogadores do Plantel do FCP a fazerem musculação no ginásio e a treinarem afincadamente os remates à baliza. Isto se realmente quiserem ter dimensão europeia.
Mais uma vez no futebol, a força venceu a técnica. Já lá dizia o saudoso Artur Baeta: “o futebol é 90% transpiração e 10% inspiração”.
Quero com isto significar que quando se tem jeito (tipo brinca na areia) mas pouco desenvolvimento muscular, os resultados raramente são animadores.
A equipa do FC Porto é constituída por 3 ou 4 craques, os outros são só bons jogadores. O que para consumo interno é suficiente, já para disputar a Liga dos Campeões com alguma possibilidade de êxito, precisariam de trabalhar muito mais, para conseguirem ter dimensão europeia e vencer na liga dos campeões.

terça-feira, 4 de março de 2008

A importância do aproveitamento dos lances de bola parada

À atenção de Jesualdo Ferreira, que parece não dar muita importância a este tipo de lances, mas um lance de bola parada é muitas vezes decisivo. No tempo do José Mourinho cuidava-se muito, ou por outra, os lances de bola parada assumiam uma importância capital, nos métodos de treino e por conseguinte no resultado dos jogos.
Mais! O facto de se saber que a equipa do FCP é inofensiva nos lances de bola parada é um convite aos adversários para cometerem faltas sobre os atletas da equipa do FCP. Eles sabem que ficam impunes pois essas faltas não trazem consequências. O contrário, a serem penalizados, seria um elemento dissuasor muito importante.

domingo, 2 de março de 2008

Fiscal de Linha protagonista do jogo

Fiscal de linha serventuário do sistema anula golo limpo (Stepanov) ao FC Porto. Depois de ver várias vezes na TV, no momento da bola partir o Stepanov está em linha. Embora verifique que certos doutores da arbitragem Nacional, deturparam deliberadamente o acontecimento.Mas enfim, o maior cego é aquele que vê e não quer ver.

O FC Porto jogava com mais um há quase dez minutos e tinha o Boavista encostado à sua baliza quando ganhou outro canto. Mariano cobrou-o curto, para Quaresma, que fez o cruzamento largo. Na área, na cara de Jehle, surgiu Stepanov a rematar de cabeça. A bola entrou, mas o lance não valeu. Bertino Miranda levantou a bandeirola por alegado fora-de-jogo do sérvio que, desde a bancada, não se vislumbrou.

Boavista 0 FC Porto 0

Importante : À atenção de Jesualdo Ferreira, (parece não dar muita importância a este tipo de lances ) mais um lance de bola parada decisivo.

O Benfica conseguiu empatar em Alvalade através dum pontapé de canto.Por sinal muito bem executado pelo Rui Costa e superiormente concluido pelo Cardoso. Lance muito bem concebido e melhor posto em prática. Há um dos centrais do Benfica que se faz ao lance arrastando a atenção dos adversários, quando na realidade o que pretendia era abrir espaço para o Cardoso poder cabecear à vontade.