quinta-feira, 31 de julho de 2008

Táctica desestabilizadora de aliciação de jogadores


Indefinição na situação de Quaresma.

À atenção da equipa técnica do FC Porto-Futebol,SAD.
É um facto que a indefinição da situação de Quaresma pode causar algum constrangimento.
Porem e, entretanto a equipa técnica pode ir gerindo o problema a meio gaz, sempre com a preocupação de lhe levantar o moral. Mais! Garantindo-lhe que mais vale ele sair para outro clube, com o estatuto de craque, do que a qualquer preço. E se não sair este ano pode sempre sair no próximo, jogando mais um ano a valorizar-se no FC Porto.

PS - PGR entrega investigação sobre a reunião do CJ da FPF a Maria José Morgado
Se tivessem a mínima preocupação de ser isentos, até nem seria mau...agora entregar a investigação à mulher dum benfiquista ferrenho! É por demais vergonhoso! Mas enfim, é o País que temos. Está tudo minado, manipulado, instrumentalizado e, inquinado por gente sem isenção afecta aos encarnados...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Guimarães tenta copiar o Benfica

Apito Final: UEFA diz ser impossível excluir F.C. Porto esta época
[ 2008/07/29 14:32 ] Sérgio Pereira

Apito Final: V. Guimarães enviou decisão da FPF para a UEFA
O V. Guimarães insiste na luta pela entrada directa na Liga dos Campeões e aproveitou a invocação de interesse público por parte da Federação para voltar à carga. Gama Lobo esclareceu que já informou a UEFA sobre as últimas decisões e acrescentou acreditar numa decisão até sexta-feira, uma vez que agora sim o caso transitou em julgado, como o Comité de Controlo e Disciplina exigia que fosse.
A UEFA, porém, diz que é impossível excluir o F.C. Porto ainda esta época. Antes de mais, esclareceu uma fonte do gabinete de comunicação do organismo ao Maisfutebol, porque ainda não recebeu os fundamentos do TAS para considerar improcedentes os recursos de Benfica e V. Guimarães. «Sem conhecer as razões que levaram o Tribunal Arbitral a decidir a favor do F.C. Porto, é impossível à UEFA prosseguir com o inquérito», disse.
Para além disso, adiantou, e ressalvado não duvidar das informações que lhe chegaram desde Portugal, a UEFA revelou que não existe uma comunicação formal da Federação Portuguesa de Futebol. De resto, ao longo do processo a FPF só recebeu os documentos que pediu, até porque não é a Federação que os envia automaticamente.
Ainda assim, e mesmo que por hipótese chegassem hoje, não poderia haver decisão até sexta-feira.


PS - Estes dirigentes do Vitória de Guimarães não têm calma nenhuma...! A sofreguidão leva-os a dar com a cabeça na parede...! Já é a segunda vez e não aprendem!

PS 1 - falar de jogadores e tácticas
Caro Amigo Vila Pouca!Quanto à tua sugestão...
Meu caro Monteiro agora que isto acabou vamos falar de jogadores, de técnicos, de reforços, de tácticas.

Digo: é prematuro começarmos já a falar em rendimento deste ou daquele jogador.A época ainda nem sequer começou e por isso ainda é muito cedo. A seu tempo teremos oportunidade de darmos as nossas opiniões. Relativamente a tácticas: unicamente na qualidade de mero espectador interessado parece-me que a equipa do FC Porto já tem uma táctica 4X3X3 em que a maioria das pessoas reconhece que funciona bem. Mas isto quando a equipa do FC Porto defronta equipas teòricamente mais fracas. Julgo portanto que a equipa devia ter (um plano "B") uma táctica alternativa 4x4x2 para quando se vir na necessidade de defrontar as equipas consideradas mais fortes e por tal motivo tenha de assegurar maior eficácia defensiva, ou seja, jogar de forma mais calculista. Ou até nos jogos em casa dos adversários.

PS 2 - Táctica rasteira do Inter
Inter fecha plantel e Quaresma fica de fora.
Será?! Veremos...

PS 3 - Bitaites unilaterais
Era para não falar mais no assunto,porem e dado que apareceu por aqui um tal "doutor Dario"(este tb sabe tudo mas só dum lado!) a tecer considerações sobre o assunto,digo o seguinte: (factores escamoteados)
a) A composição do CJ da FPF constituida por 7 elementos,sendo que dado que um deles Carrajola de Abreu já desempenhava outro cargo na FPF, o qual colidia com os assuntos a tratar no CJ e, devido a isso, não podendo acumular, estava automáticamente impedido de participar na votação.
b) Atendendo ao acima exposto o presidente do "CJ" Gonçalves Pereira no pleno "USO DAS SUAS COMPETÊNCIAS" (segundo o regulamento interno do CJ), resolveu excluir o conselheiro Carrajola de Abreu da votação, facto este que o dito Carrajola não aceitou tumultuando a reunião (insultos e ameaças de agressão), com a ajuda de Álvaro Batista. Esta a justificação do presidente para o encerramento da reunião.
E não aceito que uma amostra de pseudo-sumidade me venha agora dizer o contrário. Mais! Atitudes como a que tiveram o bando dos 4+1 só seriam válidas no tempo do fascismo e não agora no Portugal Democrático. Quanto à autoridade/credibilidade de Freitas do Amaral, caro sr.Dário, ele sabe muito, mas eu tb não nasci ontem...
Se quiser posso citar "n" opiniões contrárias à do F.do A. d'outras sumidades, prof.catedráticos sobre a validade da continuação da reunião do "bando dos quatro+um". A partir daqui tudo quanto se diga é pura especulação. Mais afirmo! O parecer do tendencioso F.do A. foi considerado por mim e por muito mais gente especializada em direito administrativo, como um parecer essencialmente político (F.doA.=cortiça,sempre à tona) e não um parecer moderado dum professor catedrático. Quanto ao "parecer estar bem fundamentado", isso é palha para enganar os desprevenidos, ou ignorantes dos factos ocorridos. Mais haveria para dizer, porem ficamos por aqui, porque não quero correr o risco de me tornar fastidioso...
Relativamente à composição do CJ, saber de quem é quem...com o Carrajola seriam 4 duma côr contra 3 d'outra...porem a origem desta trapalhada não vem daqui! O processo inquinado começou logo com a acção tendenciosa/preconceituosa do presidente da CD da Liga "Ricardo Costa". Este com a sua acção faciosa precipitou os acontecimentos.

"Vaidade incomensurável"


28/07/2008

O jurista José Guilherme Aguiar atribuiu hoje à "vaidade incomensurável" de Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, as decisões de suspender Pinto da Costa e despromover o Boavista para a Honra.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral e vai proceder à respectiva declaração de interesse público e homologação dos campeonatos.
Em causa está a reunião do Conselho de Justiça (CJ) de 04 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo Apito Final.
Nesta reunião, decidida apenas por cinco conselheiros, não esteve presente o presidente do CJ da FPF, por considerar que não havia condições para prosseguir a reunião.
Freitas do Amaral, convidado para perceber a legalidade das reuniões, entregou um parecer à FPF, que foi hoje adoptado, acabando assim por se decidir a suspensão de Pinto da Costa e a descida do Boavista.
Guilherme Aguiar, em declarações à Agência Lusa, afirmou discordar em pleno do parecer de Freitas do Amaral, apelidando-o até de "sentença", e explicou que pode estar prestes a explodir a "maior crise no futebol português de todos os tempos".
"O primeiro responsável é o presidente da CD da LPFP. Esse e a sua vaidade. Mas vamos ver o que acontece. Ele ficou muito bem na fotografia. Embora seja do Norte, não tem clube do Norte. A vaidade dele é incomensurável. Se ele for verdadeiro é capaz de dizer que é do Benfica. Se for mentiroso, se calhar diz que é da Académica", afirmou.
O jurista, também membro efectivo do Conselho Superior do FC Porto e seu ex-vice-presidente, disse que Freitas do Amaral agiu como se fosse um "juiz" e que acredita "numas pessoas e não em outras".
"Até respeito a decisão de hoje da FPF, mas isso se houvesse algum fundamento legal nesse parecer. Se houvesse uma opinião isenta e bem estruturada".
Guilherme Aguiar lembrou também que pode haver perda de mandato na FPF e indemnizações avultadas, caso os recursos do Boavista e de Pinto da Costa sejam validados.
"Aquele encontro dos cinco conselheiros foi manifestamente ilegal. Isso só acontecia no tempo antes do 25 de Abril. Foram violados os direitos democráticos".
Desta forma, Boavista é despromovido para a Liga de Honra, ocupando o seu lugar o Paços de Ferreira, enquanto Pinto da Costa mantém-se suspenso por dois anos, em casos de corrupção consumada e tentada no âmbito do processo Apito Final.


PS - Boavista
Álvaro Braga Júnior assegurou que hoje pode estar-se a viver "um dia triste para o futebol português, já que se destrói a verdade desportiva" e disse que a FPF tem discursos diferentes todos os dias.
"Apelo aos boavisteiros, que tenham cargos na FPF, para se demitirem já amanhã (terça-feira). O nosso futebol não tem emenda. Nunca precisei de pareceres para defender as minhas opiniões", afirmou, em alusão ao documento encomendado a Freitas do Amaral.


PS 1 - 28/07/2008 00H30 Os italianos tentam instigar/influênciar Quaresma a forçar saída do FC Porto a fim de pouparem alguns milhões de euros.
Marco Branca admite ao CM aproximação ao extremo dos dragões.
“Quaresma deve chegar em breve a Itália”"Vamos ser sérios. É sabido que o Inter de Milão está interessado em Quaresma mas ele ainda é jogador do FC Porto. Contudo, acredito que possa chegar em breve para reforçar o nosso clube." As palavras são de Marco Branca, director desportivo dos nerazzurri, em conversa com o CM, admitindo que hoje será "um dia importante" para o desenrolar das negociações.
"É público o nosso interesse. Até José Mourinho o admitiu, mas temos de aguardar. Até final da semana tudo poderá ficar resolvido", disse Marco Branca, sem querer revelar os contornos do negócio. " Não vou falar de valores. Aguardem. Tudo a seu tempo", afirmou, já irritado com a insistência.
Quaresma tem uma cláusula de rescisão de quarenta milhões de euros mas os responsáveis azuis--e-brancos admitem negociar por um verba inferior: cerca de 25 milhões. Ao que o nosso jornal apurou, o acordo deverá ficar fechado nas próximas horas,
sendo que o clube de José Mourinho terá de ceder numa das pretensões dos actuais campeões nacionais: garantir 25 por cento do valor de uma futura transferência do jogador.
"O FC Porto está a ser muito duro a negociar mas ele [Quaresma] está preparado para sair. Itália espera-o", disse ao CM fonte próxima do extremo, garantindo que o seu pensamento já está "muito longe" do dragão.

PS 2 - Retirado do C.M.
Lucho González é o outro assunto de momento no Dragão. O internacional argentino é pretendido pelo Atlético Madrid, que está disposto a tudo pelo ‘el comandante’.
Ao que o nosso jornal apurou junto de fonte próxima do clube madrileno, Lucho é a única opção em carteira. "Javier Aguirre [técnico dos colchoneros] só o quer a ele. Não quer mais ninguém. Aguirre pensa que com Lucho poderá vencer inclusive a Liga dos Campeões", adiantou a mesma fonte.
Certo é que o técnico mexicano ficou algo apreensivo com o meio--campo da equipa na digressão pelo seu país natal e já fez saber junto da direcção que pretende um médio com as características do argentino do FC Porto. Com a dispensa do português Maniche o Atlético de Madrid prepara-se para o ataque final a Lucho.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

E agora? O que vai seguir-se?

Conforme previsto aprovação de decisão iníqua pela FPF!

A FPF decidiu criar um facto consumado e vai invocar "o interesse público" para impôr uma decisão arbitrária e injusta (mas do agrado de determinada maioria).

FPF confirma descida do Boavista e suspensão de Pinto da Costa !!!

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu hoje adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral e vai proceder à respectiva declaração de interesse público e homologação dos campeonatos.
Em causa está a reunião do Conselho de Justiça (CJ) de 04 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo Apito Final.
Nesta reunião, decidida apenas por cinco conselheiros, não esteve presente o presidente do CJ da FPF, por considerar que não havia condições para prosseguir a reunião.
Boavista e o presidente do CJ, Gonçalves Pereira, entregaram providências cautelares, no sentido de suspender as decisões daqueles cinco conselheiros. Que foram aceites pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa.
No comunicado agora divulgado, a FPF afirma ir contestar todas as providências cautelares e solicitar igualmente a marcação de uma Assembleia-Geral (AG) Extraordinária para análise das consequências implícitas no parecer e que não são da responsabilidade da direcção mas sim da AG.
A FPF decidiu também homologar os campeonatos profissionais logo que seja notificada a declaração de interesse público a todos os interessados nos respectivos procedimentos."Homologar os campeonatos nacionais das II e III Divisões o mais rapidamente possível após a resolução dos casos pendentes no CJ", pode ler-se também no comunicado divulgado no sítio oficial da FPF.
A reunião da direcção da FPF ainda vai prosseguir com a abordagem de outros assuntos, não havendo no final do encontro qualquer comunicação pública sobre os assuntos.

PS - Não obstante já estarmos avisados, tive uma restea de esperança que o comunicado do nosso clube conseguisse introduzir algum bom senso na cabeça daqueles pseudos-dirigentes da FPF. Tal não aconteceu! E agora sou daqueles que estou com curiosidade em saber como a FC Porto-Futebol,SAD vai lidar com o problema. Na minha opinião acho que devia começar a declarar que vai exigir uma choruda indemnização aos culpados desta imunda trama, cito:Madail...o escroque, postiço como o seu aspecto por si denuncia, este verme que fez o que era previsível. Entretanto e, como noticiou o Correio da Manhã, os tais que não queriam ir à Champions, já se estão a movimentar no sentido de pressionar a FPF a enviar ainda hoje mesmo, a última decisão da federação à UEFA. Não sei se este facto poderá ainda produzir efeitos para esta época. A ideia com que fiquei é que eles UEFA poderiam reabrir o processo em qualquer altura e, depois até ainda não procederam ao sorteio p'rá Champions. Aguardo (acho que devia) um comunicado contundente da FC Porto-Futebol,SAD a verberar esta atitude da FPF.

Neste momento estou apreensivo quanto ao resultado desta decisão da FPF...possa afectar ou não o FC Porto, já para esta época...(não nos podemos esquecer do Platini).

Torneio do Guadiana



SCP 2 SLB 0

Jogo entre as duas maiores equipas da Capital...mais parecia um jogo de sarrafeiros, com o árbitro impávido e sereno a assistir! Se isto é que é o futebol! Não gosto!
Jogo feio, futebol quezilento, recheado de picardias de parte a parte, com direito a jogo subterrâneo, a sururu e tudo!
Se os protagonistas de certas cenas que aconteceram, envergassem a camisola azul e branca, de certeza que teriam existido expulsões no jogo...!

É bom que o pessoal (equipa do FC Porto) se vá preparando psicològicamente para este tipo de futebol permitido pelos responsáveis deste País( só!) às duas maiores equipas de Lisboa.

Também seria desejável que os srs. técnicos destas duas equipas se convencessem que nem sempre os fins justificam os meios. Ganhar a todo o custo só agrada a certo tipo de adeptos...!

PS - Ministério da Justiça disposto a criar Tribunal do Desporto
O Ministério da Justiça solicitou informações ao Comité Olímpico de Portugal sobre a criação do Tribunal Arbitral do Desporto e o COP espera agora "luz verde" do Governo para avançar com o projecto que poderá acabar com situações como a do recente Conseho de Justiça a dois tempos.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente do COP, Vicente Moura, revelou que o futuro tribunal poderá funcionar com 50, 60 ou 70 juízes indicados pelo Comité e pelas federações desportivas, reiterando que "estão criadas todas as condições" para o projecto avançar...
...O presidente do COP foi claro ao evidenciar as vantagens do projecto, da autoria do juiz Cardoso da Costa, antigo presidente do Tribunal Constitucional, sustentando: "Está comprovado que só há vantagens para o Estado, pois fica alheado destes problemas, e também para o movimento associativo porque poderá auto-regular-se".
Em relação à futura composição do TAD, o presidente do COP começou por referir que serão "algumas dezenas" de juízes, eventualmente 50, mas admitiu que o seu número possa aumentar, caso o Conselho Superior de Magistratura venha a ser designado para apontar nomes.
...O COP entregou o projecto de criação do Tribunal Arbitral do Desporto no Ministério da Justiça em Dezembro de 2007 e, aquando da recepção do primeiro-ministro à delegação olímpica portuguesa, no início de Julho, Vicente Moura queixou-se da falta de resposta por parte do Governo.

PS 1 - A partir daqui põe-se o problema: quem designa e qual o critério para a escolha dos magistrados que passarão a fazer parte da composição do Tribunal Arbitral do Desporto? A selecção dos Juízes tem de ser muito criteriosa, pois se não for, pode sempre dar origem a suspeições e levar os interessados a não acreditarem na isenção dos elementos escolhidos. Convinha portanto que houvesse o consensso dos clubes, quanto às peronalidades escolhidas. É que se por exemplo: entrar a política na selecção dos magistrados que vão fazer parte da composição do TAD, será pior a emenda que o soneto!



domingo, 27 de julho de 2008

Apresentação da equipa aos sócios, início da época 2008/2009


Exibição pobre da equipa do FC Porto esta noite!

FC Porto 0 Celtic of Glasgow 1

Na equipa do FC Porto aconteceu o que tem vindo a notar-se: defesa permeável nos lances aéreos,
falta de entrosamento entre todos os sectores da equipa e, futebol muito denunciado.
Dificuldades de finalização, quer com a bola pelo chão, quer com a bola pelo ar.
Conclusão. Jesualdo vai ter ainda muito trabalho pela frente até se poder dizer que a equipa está afinada.

Em contra partida o Celtic pareceu-me já em fase de preparação mais avançada, mostrou já um apreciável momento de forma, bom entrosamento e, entre-ajuda entre todos os sectores da equipa. Quando sem a bola todos os sectores: defesa, meio-campo e ataque recuperam ràpidamente as suas posições. De posse da bola também ràpidamente se distendem no campo de modo a criarem boas situações de ataque.

Sugestão para a equipa do FC Porto: treinar passes tensos entre jogadores (recepção da bola), a fim de dificultar a intersecção da jogada pelo adversário. Aperfeiçoar a precisão das assistências, dos cruzamentos para os avançados. Praticar o remate à baliza adversária sem preparação. Melhorar a resistência física e a velocidade.
Ao FC Porto continua a faltar um avançado bom no jogo aéreo (bom jogo de cabeça), para aceder aos cruzamentos.


PS - Celtic arrefece festa portista com vitória no dragão

Única surpresa foi mesmo Hesselink. Entraram, um após outro. Todos conhecidos, tudo previsível. O FC Porto apresentou-se sem surpresas, daquelas que os adeptos adoram. Mal a bola começou a rolar perceberam-se as vantagens de não mexer muito. Lá atrás a única novidade foi Sapunaru, que não corre como Bosingwa mas cabeceia bem. No meio-campo, Guarín no lugar que era de Paulo Assunção. Nas alas não apareceu Quaresma (apesar de ter sido apresentado, para a fotografia), mas já esteve Rodríguez.
Depressa se percebeu que este FC Porto ainda mais sul-americano (do meio-campo para a frente, Raúl Meireles era o único europeu...) viu aumentar a capacidade de pressionar o adversário. Na primeira parte, o Celtic perdeu a bola três ou quatro vezes no instante em que procurava organizar-se, no meio-campo. E daí resultaram quase sempre lances perigosos.
Aos 25 minutos o campeão português rematara oito vezes. O Celtic só chegou perto de Hélton aos 31 minutos, embora tenha construído a melhor oportunidade antes do intervalo: McManus, de cabeça, no seguimento de uma bola parada.
O verdadeiro teste terminou ao intervalo. Apesar de não ter marcado qualquer golo, o FC Porto demonstrou solidez apreciável e ritmo já intenso. O resto do tempo serviu para ver caras novas, além de um sistema diferente. O 4-4-2, com sete argentinos, empurra Lucho para a direita e tem dois médios mais centrais. Sem rotina, só rendeu uma oportunidade. Aos 52 minutos Farías isolou-se, mas Boruc defendeu.
O jogo arrastou-se e os adeptos só se animaram com a entrada de Candeias, um extremo rápido e ousado. Quando tudo apontava para mais um empate apareceu enfim uma surpresa. Hesselink, de cabeça entre os centrais, fez o golo que ditou a derrota do Dragão, coisa rara mesmo em jogos particulares. Lembram-se deste holandês? Co Adriaanse queria-o, Pinto da Costa disse sempre não. Estava escrito que um dia marcaria no Porto. Foi ontem.

sábado, 26 de julho de 2008

Manobras vergonhosas do Madail


Meus bons amigos,
O presidente da FPF agiu de forma premeditada e, de má fé, não podendo por isso, ser considerado honesto e pessoa de bem.
Pelos vistos os comentários do Prof. catedrático Dr. Marcelo Rebelo de Sousa aos microfones da RTP1 não lhe convieram e por isso decidiu gastar uma, certamente, quantia avultada (pipa de massa) solicitando o parecer jurídico do político "é como a cortiça", fica sempre à tona quaisquer que sejam as cores políticas.

Muito grave.
O Madail prepara-se (sugestão da Comunicação Social da Capital?) para declarar ser do "interesse público" e assim impedir qualquer reacção legal da parte do FC Porto.
Assim sendo, cria um facto consumado, à semelhança do que aconteceu a época passada com o processo Gil Vicente x Belenenses.
À FC Porto - Futebol, SAD restar-lhe-á a possibilidade de ameaçar para já a FPF e, posteriormente se for esse o caso, avançar para os tribunais e exigir uma avultada indemnização da parte da FPF por danos morais e perdas financeiras.


PS - Veio no correio da manhã. Os benfas já querem que a FPF envie à UEFA as últimas decisões tomadas pela FPF, já na próxima 2ªfeira! Eles já sabem que essas decisões lhes vão ser favoráveis!

PS1 - O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, aguarda que a Federação Portuguesa de Futebol tome decisões para a "regularização" dos campeonatos, após terem sido conhecidas as conclusões do parecer de Freitas do Amaral.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Credibilidade de Freitas do Amaral


Sofisma! Quando o Madail presidente da FPF encomendou o dito parecer ao Freitas do Amaral, não foi inocente, o presidente da FPF sabia de antemão qual iria ser a decisão desta amostra de mestre de direito administrativo, (aprendiz de feiticeiro).
Ele próprio Madail já tinha revelado propensão para apoiar, assumido atitudes consentâneas com as pretensões dos encarnados.

Pelo que o parecer encomendado a esta personalidade, é no mínimo suspeito. Ora vamos lá a ver: sabe-se que o homem, ele e o filho têm tendencia p'ró encarnado, pelo que sinceramente, só os muito ingénuos poderiam esperar outro parecer que não este. O filho então, farta-se de (distorcer a realidade) escrever barbaridades contra o Porto cidade e o Porto clube, fazendo uso da mais absurda demagogia. Logo não era de esperar outro desfecho que não esta "obra prima", uma peça digna do aventureirismo revolucionário inerente ao verão quente .
Depois que dizer-se dum homem que para manter-se à tona (da política,tipo cortiça), por conveniencias económicas, alienou, abdicou das suas convicções políticas, pelo que (fundador do CDS) ele na altura foi severamente criticado pelos seus ex-correligionários, quando se foi misturar com os dirigentes d'outro partido a fim de lhe concederem um tacho! E não é que o homem quase virou socialista...! Daí talvez este parecer esquerdista, revolucionário, a atropelar todas as normas do direito administrativo e do bom senso.

PS - 20:17 - Apito Final Presidente do CJ aponta “inúmeras fragilidades” ao parecer de Freitas do Amaral
O presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, António Gonçalves Pereira, considera que o parecer de Freitas de Amaral tem “múltiplas fragilidades” e discorda “profundamente” das conclusões do documento. Em comunicado enviado à Agência Lusa, Gonçalves Pereira diz ter ficado “bastante surpreendido” com o teor do parecer. “Repudio totalmente as passagens e conclusões do parecer que são desfavoráveis às posições que assumi na condução da única reunião que existiu do CJ e à qual me vi forçado a pôr termo, na medida em que tais passagens e conclusões não incorporam factos, mas meros processos de intenção, alguns dos quais são até ofensivos para a minha pessoa”, afirma o presidente do CJ. “Entendo que o mesmo padece de múltiplas e manifestas fragilidades (que a própria extensão do parecer pode camuflar…), as quais, oportunamente e no local certo, serão seguramente evidenciadas”, diz Gonçalves Pereira. Referindo que se encontra de “consciência completamente tranquila”, o presidente do CJ garante que agiu “no estrito cumprimento de todos os deveres e no pleno respeito da legalidade”. “Conto poder reunir opiniões de reputadas personalidades do Direito, que me ajudem a demonstrar aquilo que para mim é inequívoco”, acrescenta.

Raul Meireles: o FC Porto está mais forte


«Temos mais opções para todos os lugares da equipa e por essa razão podemos dizer que esta época o F.C. Porto está mais forte.»
«Os reforços chegaram com vontade de trabalhar e é isso que o F.C. Porto quer: jogadores com vontade de trabalhar para alcançarmos o título.»
«Para esta temporada, pretendo realizar o maior número de jogos possível, trabalhar da mesma maneira, conseguir fazer uma época como fiz no ano passado e continuar na Selecção.»
«O facto de principiarmos o campeonato com jogos grandes é bom, pois todos gostamos desse tipo de desafios. Apenas temos de nos preparar melhor.»
«Tentamos ganhar todos os jogos. Temos tido êxito quase sempre, o Sporting é mais um adversário e vamos fazer de tudo para vencer.»
«É verdade que temos tido algum azar nos jogos frente ao Sporting, mas o mais importante são os títulos e isso está do nosso lado.»
«Começámos a trabalhar um pouco mais cedo do que o Sporting, pelo que podemos ter alguma vantagem em termos físicos. No entanto, no futebol o que conta é o que se passa dentro das quatro linhas e como funciona o jogo.»

Apito-Freitas do Amaral "parecer sem pés nem cabeça"

E então o parecer emitido na RTP1 pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa contrário a este da autoria de Freitas do Amaral não conta?! Tem menos importância?!
Na minha opinião, o parecer de Freitas do Amaral agora anunciado, enferma da tentativa de agradar a uma determinada maioria e, dele não transpira a mínima preocupação de ser feita justiça.

«Apito»: decisões do Conselho de Justiça são válidas, diz parecer
Federação anuncia: Freitas do Amaral já entregou parecer
As decisões do Conselho de Justiça foram correctas e os seus efeitos devem ser considerados válidos. Esta é a principal conclusão do parecer de Freitas do Amaral sobre a reunião em que foi analisado o processo «apito final», um documento entregue na quinta-feira ao final da tarde na Federação Portuguesa de Futebol.
De acordo com o que Maisfutebol apurou, o professor, especialista em direito administrativo, entende que os cinco conselheiros tinham legitimidade para decidir sobre os recursos de Boavista e Pinto da Costa. Logo, as decisões que tomaram devem ser consideradas válidas e produzir efeitos. Ou seja, o presidente do F.C. Porto deve mesmo ser suspenso por dois anos e o clube do Bessa remetido para a Liga Vitalis, uma vez que foi esse o entendimento do Conselho de Justiça da FPF.
No parecer, Freitas do Amaral critica ainda a intervenção de Gonçalves Pereira, presidente do CJ, durante a reunião.
O documento, que esta tarde será publicado na íntegra no site da Federação Portuguesa de Futebol, aconselha ainda a eleição de um novo Conselho de Justiça, o que só poderá ser feito por iniciativa do presidente da Assembleia Geral, Mesquita Machado.
A Federação já informou que vai enviar o parecer para a Procuradoria-Geral da República.
Que efeitos?
O parecer de Freitas do Amaral é apenas uma opinião. Não tem carácter vinculativo, na justiça civil e/ou desportiva, mas ainda assim possui o peso que lhe é conferido pela relevância do autor nesta área.
A federação deverá juntá-lo na resposta que vai dar às providência cautelares do Boavista e do presidente do Conselho de Justiça, Gonçalves Pereira.
A análise do parecer será feita em reunião de direcção, na próxima segunda-feira. Para já, e até que os tribunais decidam as providências cautelares, Federação e Liga estão impedidas de homologar os campeonatos da época passada. E sem esse acto administrativo não é possível conhecer, sem margem para dúvidas, os nomes dos 16 clubes que estarão na Liga Sagres em 2008/09.
Boavista e Gonçalves Pereira viram as providências cautelares aceites pelo tribunal. Este acto tem como consequência imediata o impedimento de as entidades envolvidas praticarem actos relacionados com o processo, enquanto não houver uma decisão final.
Para já, nos tribunais foi apenas isso que sucedeu. A decisão fundamental só será tomadas depois de Federação e Liga contestarem os argumentos do clube do Bessa e do presidente do Conselho de Justiça, o que deverá acontecer durante a próxima semana.

PS - José Guilherme Aguiar classifica o parece de Freitas do Amaral como “fantasioso”
O ex-director-executivo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e assessor jurídico do FC Porto, José Guilherme Aguiar, manifestou-se hoje "surpreendido" com o parecer de Freitas do Amaral, que rotulou de "fantasioso". De acordo com a agência “Lusa”, José Guilherme Aguiar, embora "desconheça o conteúdo do parecer", considerou que a argumentação de Freitas do Amaral deve ser muito "fantasiosa", pelo facto de "dar como validada uma reunião contra a posição do presidente". "Não conheço a construção do parecer, mas, a partir de agora, a figura do presidente será meramente de corpo presente para gerir, porque qualquer pessoa a seu bel-prazer poderá continuar as reuniões", referiu. Ainda de acordo com José Guilherme Aguiar, jurista e vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "o parecer vem dar legitimidade a um grupo de conselheiros que decidiu reunir" contra o presidente. "Não gostaria de ser presidente de nenhum órgão", referiu Guilherme Aguiar, considerando que quem desempenha essas funções passa a ser "um mero coordenador" e "esta situação é válida para federações, associações, câmaras ou qualquer outra estrutura". José Guilherme Aguiar manifestou-se "surpreendido" com o parecer de Freitas do Amaral e classificou-o de "regresso ao período revolucionário". "Estamos sempre a descobrir novos rumos e os livros que lemos devem estar sempre a ser mudados", adiantou. O jurista considera que o parecer divulgado hoje, que confere legitimidade às ratificações dos castigos aplicados ao Boavista e ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, "vale o que vale", mas de certeza que vai gerar muita polémica". O jurista Freitas do Amaral avalizou as decisões tomadas na polémica reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de 4 de Julho, que manteve os castigos a Pinto da Costa e ao Boavista, e criticou o presidente daquele órgão, em parecer encomendado pela FPF e tornado hoje público. Em 4 de Julho, cinco membros do CJ confirmaram as penas de descida de divisão ao Boavista, por coacção sobre árbitros, e de suspensão por dois anos de Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, embora António Gonçalves Pereira considere a reunião inválida por a ter encerrado horas antes.




quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ainda o enredo com a saída de Quaresma


Se a moda pega, sempre que um qualquer Tubarão europeu decida cobiçar um dos craques do FC Porto, bastar-lhe-á vir cá e, juntamente com o empresário do jogador aliciar o "ditocujo atleta" e pronto, o clube não terá outra alternativa senão vender o seu activo ao preço por eles préviamente estabelecido!!!

Como é que a FC Porto-Futebol,SAD permite que os Jorges Mendes deste País aliados aos italianos do Inter de Milão venham, através de manobras de bastidores pouco claras, cá estabelecer os valores para uma possível transferência deste ou daquele atleta do clube?!
Quaresma quando renovou aceitou a clausula de rescisão de 40 milhões, o que até era bom para ele porque elevava o seu estatuto, o valor dele como profissional de futebol e, o seu prestígio internacional.
Vêm agora os pseudos entendidos (analistas) nestas andanças de certa Comunicação Social contrária ao FC Porto especular que nesta situação o profissional de futebol Quaresma já não terá cabeça para se reafirmar na equipa do FC Porto!
Na minha opinião é muito simples: existe uma clausula de rescisão de 40 milhões de euros com a qual o Quaresma concordou na altura de assinar o contrato, além disso o Quaresma tem contrato com o FC Porto, portanto se os italianos dum clube qualquer querem o jogador, muito bem, chegam a acordo com o clube, pagam o devido pre-estabelecido e amigos como dantes.
A não ser assim, senhores do Inter de Milão, calcem uns patins e vão jogar hoquei.

Enredo da possível transferência de Quaresma

24/07/2008
Inter oferece 25 milhões de euros por Quaresma (noticiado em ABOLA)

A transferência entrou na fase de provocações finais e o Inter de Milão ameaçou não passar dos 20 milhões.
A mialgia de Quaresma continua a ser um trunfo ocasional de grande alcance para os italianos. O FC Porto tem a faca e o queijo na mão.
O Inter de Milão parte para as pressões finais e conta com as circunstâncias relativamente favoráveis de Quaresma continuar de baixa clínica. Conjugações perversas ou nada infantis na perspectiva italiana, sendo que é certo, previsível e próprio do mercado o que o Inter tem feito nestes últimos dias: ameaçar deixar cair o negócio, fazer-se desinteressado e, de repente, mandar mensagem a dizer que não dá mais que 25 milhões de euros como fez ontem.
Essa é a evolução para contar a partir dos contactos, cruzamentos e mensagens suaves do dia que passou, em que a situação de Quaresma no Porto foi seguida com toda a atenção e, sob determinadas perspectivas e ângulos, cobre amplamente os interesses dos italianos, estranhamente (?) seguros de que o próprio Quaresma “fará a sua força para se juntar ao grande Inter, decidido a qualquer custo a juntar-se a Mourinho”, como dizem os periódicos de Milão.

23/07/2008 Últimos dias no Dragão (futurologia em ABOLA)

Quaresma vai fazer mais um ou dois treinos no FC Porto, se tiver condições, mas nem seria de espantar que ficasse desde já de lado, na presunção de que a sua transferência é um facto a consumar até sábado, altura em que o FC Porto se apresenta aos associados.
Nesta fase da negociação, as informações só saem às pinguinhas, e cobertas de parra ao sabor dos interesses de cada um. Mas se no plano interista o que se captou indica “alguma evolução”, como foi confessado a ABOLA por responsáveis italianos, na casa do Dragão já não há muito a acrescentar: “É tema quase fechado, ele vai, disso já não há qualquer dúvida”, condescendeu fonte bem informada, num quadro onde a habilidade negocial do FC Porto, a capacidade mobilizadora de José Mourinho e a sagacidade que tornou Jorge Mendes num referencial da indústria do futebol confluem e se fundem nessa certeza quase, quase, absoluta: Quaresma ainda poderá fazer um ou outro treino no FC Porto, mas estará mais depressa em Itália do que estas delongas típicas de negociações duras deixariam perceber.
É certo que há muito dinheiro em jogo, mas neste xadrez de madeiras caras, a deslocação de Quaresma para o lado do Inter está interiorizada por todos. O que resta saber, o que há de mais interessante, agora, para… adivinhar, é por quantos milhões ele sairá. E as fontes de ABOLA andam mais descaídas para a barreira dos 30, sendo de recordar que, há perto de duas semanas, o acordo andou muito próximo de se fechar logo aí, e se 28 milhões era a verba.
É natural, entretanto, que com Quaresma já sem cabeça para se reafirmar no Dragão, as margens se estendam um pouco para cada lado. Mas que ele sai, sai. Até sexta-feira, provavelmente, sendo que, como dado praticamente adquirido, o FC Porto já não o apresentará como membro distinto do plantel desta época.

SpecialOne vaiado pelos "tifosi"!


E o speciale virou buffone

ADEPTOS INDIGNADOS COM MOURINHO:
“Buffone, buffone, buffone!”, gritaram os adeptos do Inter na direcção de José Mourinho, ao sexto dia de estágio em Riscone di Brunico. “Buffone”, que pode ser traduzido por “palhaço”, foi o adjectivo mais simpático que os tifosi encontraram para definir o que pensavam do técnico naquele momento.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Good-bye Quaresma ,se o Inter pagar a clausula de rescisão!


Início da tarde (23/07/2008)

Futebol - FC Porto já treinou sem Quaresma, mas...

Quaresma não treinou esta manhã no centro de treinos do Olival. Apresentou-se à chamada como lhe foi dito para fazer, mas não treinou, o que pode significar que a sua partida está para muito breve, presa, apenas, por pequenos detalhes. Para além de Quaresma, mais quatro jogadores não estiveram no relvado. O Tarik, que sofreu uma entorse no tornozelo direito ao serviço da selecção do seu País; Stepanov que se deslocou à Sérvia devido ao falecimento da mãe; Sapunaru que foi a casa, à Roménia resolver assuntos de seu interesse, e Rabiola que ainda recupera duma intervenção cirúrgica recente, foram os atletas que não desceram ao relvado.
Todos os outros atletas começaram o dia a trabalhar no ginásio, às ordens do preparador físico José Gomes. Apròximadamente uma hora, calcula-se pois ninguém viu, a puxar a sério pelo físico, que sábado há jogo com o Celtic, e, que abrilhantará a apresentação da equipa aos sócios. Do treino no relvado viu-se pouco, os atletas em alongamentos e, em exercícios de circulação de bola. Logo à tarde há nova sessão de trabalho, mas, desta vez, à porta fechada, para apuramento dos aspectos tácticos.

PS - Quero aqui desejar boa sorte ao Quaresma no novo ciclo que para ele vai começar...e que tenha muito juizo pois o futebol em Italia exige grande dose de humildade e profissionalismo.

PS 1 - O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa deu provimento às duas providências cautelares apresentadas pelo presidente do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gonçalves Pereira, suspendendo a eficácia das decisões tomadas na reunião em que participaram apenas cinco conselheiros.
O presidente do CJ explicou ainda à “Lusa” que tanto FPF como Liga de Clubes, a partir do momento em que forem notificadas, “terão de adoptar todas as medidas, com urgência”, de forma a suspender todas as decisões, embora o provimento às providências cautelares já exerça esse efeito. A Direcção da FPF, que ainda não homologou os dois campeonatos profissionais, abriu um processo de averiguações ao sucedido na reunião do CJ e contratou o especialista em Direito Administrativo Diogo Freitas do Amaral para o conduzir, devendo as conclusões ser apresentadas ainda esta semana.
As partes citadas nas duas providências cautelares têm 10 dias para apresentar contestação.

PS 2 - Neste momento todas as análises que se façam ácerca da qualidade ou falta dela, relativamente aos jogadores, são prematuras. Podemos porem e sempre, especular...!
Sobre uma possível análise ao Plantel para esta época. Acho que ainda é cedo para se tirar conclusões consistentes.Com o tempo veremos quem na realidade vai salientar-se(afirmar-se) e quem vai ficar na sombra. Por vezes e, não quer dizer que seja sempre, d'onde não se espera...
Estou convencido de que com a realização dos jogos, os jogadores vão ter ocasião de ganhar experiência e de limar as arestas que eventualmente existam. Depois há o problema da adaptação ao nosso clube e ao futebol português. E aí a "nata" vai vir ao de cima...quem tiver unhas é que vai tocar guitarra.
Quanto a nós simples espectadores, mas bons conhecedores, teremos então depois ocasião de apreciar, ajuizar e, exultar, se for o caso, ou depreciar, o que sinceramente, espero não aconteça, para bem do futebol do nosso clube.

PS 3 -
Início da tarde d´hoje (24/07/2008) - FC Porto
Quaresma já treinou

O negócio para a transferência de Quaresma do FC Porto para o Inter de Milão ou qualquer outro clube, a existir, parece estar num impasse. O jogador, que ontem falhou o primeiro treino no Olival, após o regresso de Marienfeld, Alemanha, onde os dragões estagiaram, trabalhou hoje às ordens de Jesualdo Ferreira.

domingo, 20 de julho de 2008

FC Porto 1 Bochum 1


O FC Porto terminou o estágio na Alemanha com um empate a um golo frente ao Bochum, décimo segundo classificado da última edição da Bundesliga, jogo realizado no Rewirpower Stadion, em Bochum, uma igualdade que soube a pouco tantas foram as oportunidades criadas e desperdiçadas pelos campeões nacionais. Foi, de facto, no capítulo da finalização que o FC Porto falhou. Logo aos 10’, Alan, isolado por Tomás Costa, remata para uma enorme defesa do guarda-redes do Bochum. O mesmo Alan, aos 24’, falhou nova chance, numa jogada em que Cristian Rodriguez, que cada vez mais se afirma como reforço de grande qualidade, também não acertou na baliza. O segundo tempo começou praticamente com o golo do Bochum, obra de Mavrai, aos 47’, num remate que embateu nos centrais portistas. A partir daí só deu FC Porto. Lisandro falhou pelo menos três oportunidades e Fucile obrigou o guardião do Bochum a nova grande parada. Até que, aos 85’, Lino, de livre directo, empatou o jogo. Jesualdo Ferreira só pode estar contente com o plantel que tem à sua disposição.
Quaresma ficou de fora, faltando ainda a tal surpresa de que Pinto da Costa prometeu.

Conclusão :
Outra vez mais do mesmo. Aspectos a melhorar com urgência. Permeáveis no futebol aéreo(defesa) e cerimónia na altura de finalizar(ataque).
A defesa com tantos jogadores altos continua a perder lances de bolas pelo ar. O Jesualdo tém de continuar a insistir no treino da defesa dos pontapés de canto, a fim de limar as arestas que ainda existem.
No capítulo da finalização, os avançados do FC Porto continuam a demonstrar grande inépcia (dificuldade) a chutar à baliza adversária. Falta potência e precisão no remate. Até dá a impressão que os avançados do FC Porto, não têm suficiente força muscular nas pernas para desferir remates com força e precisão.
Sugiro que os técnicos programem treinos de musculação específicos para as pernas, a fim dos avançados conseguirem chutar com força e direcção, com espontaneidade e sem preparação. O chuto tem de sair fácil.
Tomemos o exemplo dos atletas alemães, não obstante não serem tão dotados tècnicamente como os nossos, têm grande poder físico, o que lhes permite atacar a bola sem esforço aparente, e, chutar à baliza adversária com facilidade, e, de forma descontraída.

PS - Espionagem descarada!
De notar (já!) a presença assídua do elemento da equipa técnica do Benfica nos trabalhos de pré-época da equipa do FC Porto! Que diriam ou fariam os técnicos e dirigentes do clube da Luz, se fizessemos algo do género... ?!

Pelo que me foi dado apreciar até agora, o único concorrente de peso (equipa de futebol) à conquista do campeonato Nacional a ter em conta, continua a ser o Sporting...!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

A equipa do FC Porto, os craques em acção


À atenção de Jesualdo Ferreira.

Vi o jogo Hannover x FC Porto e para já conclui:

A defesa do FC Porto continua permeável nos lances de bola pelo ar,pontapés de canto(lances de bola parada).
Stepanov! Um atleta com técnica,com estrutura, mas que me parece um pouco preso, sem ritmo competitivo.
Precisa de jogar para ganhar experiência, talvez rodar numa equipa do meio da tabela para ver até onde consegue ir(?).
Quanto ao P.Emanuel, na minha opinião "é finito". É um jogador baixo para a posição em que joga e parece-me estar a perder velocidade de execução. É um jogador que se serve da sua experiência para suprir certas deficiências que se começam a notar nele, daí as muitas faltas que faz actualmente.

Os avançados continuam a fazer muita cerimónia em chutar à baliza adversária.

Para já quero salientar as actuações positivas dos seguintes jogadores : Sapunaru,Fucile, Guarin,Lucho e Lisandro, cujas me agradaram bastante.

Agora uma dica para o Mister Jesualdo:

Contra equipas cujas defesas jogam em linha, a equipa do FC Porto deve adoptar o seguinte processo, jogar com um avançado mais ou menos fixo a segurar os centrais, porem os médios em vez de lhe meterem a bola a ele, porque quase sempre é apanhado em fora de jogo, os médios devem preferencialmente meter a bola num espaço vazio, num colega que partindo de trás esteja a desmarcar-se, com boas possibilidades de captá-la e progredir em direcção à baliza adversária.
Isto a fim de impedir que os defesas adversários coloquem por sistema os avançados do FC Porto em fora de jogo.

PS - Jean Beausejour, pretendido pelo FCP diz jornal Chileno
O internacional chileno tem 24 anos, é um dos mais promissores futebolistas do campeonato do seu país, ao ponto de já ter sido seguido por clubes espanhóis.
Jean Beausejour joga no corredor esquerdo, mas também pode actuar no lado direito ou como segundo avançado. Já defendeu as cores do Servette (Suíça), Gent (Bélgica) e do Grémio (Brasil). Distinge-se pela facilidade no cruzamento e pelo drible. Marcou sete golos em 20 jogos.

Kazmierczak vai jogar no Derby County, da 2.ª Divisão inglesa, por empréstimo do F. C. Porto até ao final da época 2008/2009. O médio polaco é aguardado hoje em Inglaterra, onde vai assistir ao jogo com o Rotherham e cumprir as últimas formalidades do contrato.

Entretanto, Alexander Jakubov, avançado internacional checo de sub-19, reforça a equipa de juniores do F. C. Porto. O jogador actuava no Sparta de Praga e tem 1.92 metros.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Futebol, análise ao rendimento dos craques


Rodríguez indiscutível (publicado em OJOGO)
TOMAZ ANDRADE/PEDRO COSTA, em Marienfeld [Alemanha]
Mais do mesmo. O jogo com o PAOK serviu para perceber que Jesualdo Ferreira se prepara para manter a estrutura da última temporada. Mexer pouco, mas bem, é o objectivo. Na primeira verdadeira vitória da pré-temporada, depois de dois jogos a bater em amadores, o treinador portista repetiu no onze inicial nove jogadores da última época e acrescentou-lhes mais dois sul-americanos - foram sete no total, nenhum brasileiro. Benítez e Rodríguez formaram o lado esquerdo, o corredor escolhido para as duas equipas atacarem: o PAOK para explorar a insegurança do lateral e o FC Porto para tentar aproveitar as qualidades do extremo. E foi precisamente por aquele lado que surgiu a jogada do primeiro golo. Rodríguez inventou, Lisandro provocou o penálti e Lucho finalizou. Entrar a ganhar foi perfeito, muita mais para uma equipa cansada pelos últimos treinos. Percebeu-se isso nos minutos que se seguiram, com os jogadores a esconderem as debilidades físicas através de uma bloco recuado e próximo. A segunda parte serviu para mostrar mais alguns reforços e perceber que Tomás Costa nunca poderá ser extremo. Jesualdo experimentou o argentino no lado direito e ele respondeu com uma exibição pobre, tão pobre como a de Mariano na primeira parte. O lado esquerdo voltou a ser o preferido para atacar, mas agora já não morava lá Rodriguez... À dificuldade dos portistas em criar oportunidades, o PAOK respondeu sempre com ineficácia na hora do último remate. Jesualdo agradeceu.
FC Porto 1 - PAOK 0
Stimberg Stadion Erkenschwick
Árbitro Florian Steuer
FC Porto
Nuno (Helton, 46'); Fucile (Sapunaru, 46'), Stepanov (Rolando, 46'), Bruno Alves (Pedro Emanuel, 46') e Nélson Benítez (Tengarrinha, 72'); Bolatti (Fernando, 46'), Raul Meireles (Lino, 46') e Lucho (Guarín, 46'); Mariano (Tomás Costa, 46'), Rodríguez (Alan, 46') e Lisandro (Farías, 46').
T Jesualdo Ferreira


PS - Destaque para a segurança de Stepanov, que jogou pela primeira vez.

PS 1 - Se a equipa de futebol do FC Porto dispusesse dum goleador do nível dum F.Gomes, Jardel, ou até do Benny , seria óptimo.

A cegueira dos lampeões

PS 2 - Revolta (publicado em OJOGO)
JORGE MAIA
Depois de alguns dias de um silêncio tão óbvio que só pode ter sido cúmplice, a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, de recusar os recursos apresentados pelo Benfica e pelo Guimarães, e a correspondente confirmação por parte da UEFA da participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões fez voltar as críticas violentas ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa Futebol. Durante alguns dias ainda houve quem alimentasse a esperança de que, se não se fizesse muito barulho e se se atribuísse ao CJ uma credibilidade que claramente não merece, os juízes do TAS ignorassem a polémica que rodeou a última e tumultuosa reunião daquele órgão, dando crédito ao teor da decisão de cinco conselheiros amotinados. Ontem, perante a evidente inutilidade do CJ para as causas do Benfica e do Guimarães no TAS e na UEFA, voltaram as críticas violentas e os apelos à intervenção imediata de poderes superiores. Ó da guarda, aqui d'el rei, chamem a polícia, a ASAE e o Governo. E se isso não chegar, há até quem vá mais longe e defenda a política da terra queimada: a UEFA faria bem era em suspender Portugal inteiro. A Federação, os clubes, tudo a eito, assim é que era, a ver se aprendíamos. É bem visto. Se não vai quem nós queríamos que fosse, não devia era ir ninguém.


PS 3 - Fraude (Apito dourado/Final)
O advogado considerou ainda o processo uma "fraude" e uma "invenção", referindo-se ao facto de Valentim Loureiro estar pronunciado por 26 crimes de corrupção activa, mas poder vir a ser condenado por abuso de poder.

PS 4 - bibó-PoRtO,Carago!
Olá a todos os notáveis comentadores presentes até aqui!
Desde o Soudani ao Lucho,Blue Boy, passando pela Dragãozinha,e Patrícia,produziram comentários imperdíveis dignos de serem emoldurados!Terrifics!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Futebol,FC Porto já deu um ar da sua graça


FC Porto a dar passos largos e seguros para grandes exibições no futuro ...
PAOK 0 FC Porto 1
16-07-2008

Uma máquina que promete
Duas equipas, um único objectivo: testar o trabalho que está a ser desenvolvido em Marienfeld. Um treino diferente, em andamento competitivo e perante um adversário cotado e exigente. O F.C. Porto de caras com uma prova de esforço e superação, um teste aos processos que começa a aprimorar e à qualidade do labor que tem desenvolvido. Mais uma etapa superada. Confiança reforçada.
O encontro principiou com o golo de Lucho González, um festejo que merecia ter surgido de bola corrida, uma vez que nasceu de um lance muito bem desenhado e que culminou com um tiro de Lisandro Lopez contra o guarda-redes contrário. Da confusão, nasceu uma grande penalidade por mão clara de um defesa grego. Lucho converteu o castigo sem mácula.
Em vantagem, a equipa de Jesualdo Ferreira manteve os objectivos deste jogo sempre presentes, procurando colocar em prática muito do que tem esquematizado no laboratório do Klosterpforte hotel. Com um 4x3x3 que se queria dinâmico e com a recuperação dos processos de sucesso da temporada passada, o Dragão mostrou que tem tudo para voltar a ser encantador.
O jogo foi interessante e teve a emoção possível nesta altura da temporada. Os melhores desenhos, porém, pertenceram ao Tricampeão, que foi tentando incutir ritmos diversos à partida. A grande defesa de Nuno, pouco depois da meia hora, numa grande penalidade que não existiu, serviu de tónico para superar o cansaço.
Depois do intervalo, Jesualdo Ferreira promoveu dez substituições (Tengarrinha entraria mais tarde), enquanto o PAOK se manteve mais tempo com a base que iniciou o desafio. O ritmo talvez tenha baixado um pouco, mas as melhores tentativas foram da equipa que hoje vestiu de branco. O F.C. Porto. A máquina que promete emoções renovadas.

FICHA DO JOGO
Stimberg Stadium, em Oer-ErkenschwickÁrbitro: Florian SteuerAssistentes: Kevin Music e Cetin Sevinc

PAOK: Chalkias; Melissis, Marcos António, Contreras e Szaucner; Veron, Balafas e Ivic; Sérgio Conceição, Bakayoko e VieirinhaJogaram ainda: Arabtzis, Konstantinidis, Malezas, Lakis e AthanasiadisTreinador: Fernando Santos

F.C. PORTO: Nuno; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Benitez; Bolatti, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e RodriguezJogaram ainda: Helton, Sapunaru, Rolando, Pedro Emanuel, Fernando, Tomás Costa, Guarín, Lino, Alan, Farías e TengarrinhaTreinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-1Marcadores: Lucho González (2m, g.p.)


PS - Já havia quem pensasse que a surpresa anunciada por Jorge Nuno fosse o Pablo Aimar, ao que sempre considerei improvável. Agora, continuo a dizer que para mim a tal surpresa será o Micolli, jogador do Palermo, que os benfas queriam e que não conseguiram contratar. É um jogador que não é muito alto, mas é forte, possante, possuidor de excelente técnica e muito rápido. A meu ver seria uma muito boa aquisição para reforçar o ataque.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Confirmado FC Porto na Champions


Viva! Estamos em festa! FC Porto na Champions! Direito conquistado por mérito próprio dentro das quatro linhas!
Exulto?! É claro que estou muito contente. Fez-se finalmente justiça. Ficou claro que o SLB não tem a influência (controla) no estranjeiro, que tem em Portugal para desvirtuar a verdade desportiva.
É preciso porém, e, para acabar com as dúvidas, resolver na justiça desportiva e administrativa portuguesa o caso do Apito Dourado/Final, a fim da UEFA também por seu lado decidir, dar o caso por encerrado, porque :
Nas declarações proferidas ontem a propósito da decisão do TAS, o especialista em Direito do Desporto argumentou que "para já, regressa tudo à primeira instância", explicando: "Há uma zona que pode ter repercussões práticas apenas na próxima época e não em 2008/09".
José Manuel Meirim recordou que "há um processo de investigação a decorrer, ao nível do Comité de Disciplina e Controlo da UEFA", processo que terá em conta a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

É oficial. O Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou os recursos de Benfica e Vitória de Guimarães. Assim, mantém-se a decisão do Comité de Apelo da UEFA, que a 13 de Junho confirmou o F. C. Porto na Liga dos Campeões.
A informação já está disponível no sítio do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que esteve em baixo durante cerca de 20 minutos. O comunicado, muito breve, indica que o TAS “rejeitou” os recursos de Benfica e Vitória de Guimarães contra a decisão da Comissão de Apelo da UEFA em readmitir o FC Porto na Liga dos Campeões em futebol.
“A fundamentação da sentença será publicada numa data posterior”, acrescenta o sítio odicial do TAS.
O comunicado oficial do TAS informa, ainda, que as custas do processo terão de ser suportadas pelo Benfica, pelo Vitória de Guimarães e pela UEFA, em partes iguais (1/3 cada).
A breve comunicação à Comunicação Social indica que o caso foi tratado “com carácter de urgência” por um painel do Tribunal Arbitral do Desporto presidido por Ulrich Haas (Alemanha), assessorado por Efraim Barak (Israel) e Olivier Carrard (Suíça). A reunião começou às 9.30 da manhã, hora suíça (8.30 em Portugal) e prolongou-se até à 1.30 da manhã (0.30 em Portugal) do dia 14 de Julho. A decisão foi comunicada esta manhã às partes interessadas.


PS - Guarin começa a dar nas vistas!

O potencial de Freddy Guarín parece insuspeito, mas, sendo um jogador novo e com pouco tempo no futebol europeu, também é normal que apresente algumas deficiências. Ontem, por exemplo, Jesualdo Ferreira corrigiu o médio colombiano, quando se treinava a recuperação de bolas. Ao lado de Bruno Alves, Raul Meireles, Lisandro, Quaresma e Cristian Rodríguez, Guarín demorou mais do que os outros a recuperar a bola, ficando tempo suficiente no meio do círculo de jogadores para levar Jesualdo Ferreira a intervir. "Não entres com os pés juntos, vai sempre com o pé lateral", disse-lhe. "Nunca jogues com os pés paralelos, quero os pés sempre em movimento", corrigiu de novo o professor. A ideia do exercício era levar os jogadores a pensarem rápido, tanto no aspecto da recuperação da bola, como no do passe. A lição parece ter funcionado como uma mola para o internacional colombiano, que partiu depois para um treino intenso e cheio de bons pormenores, no qual mostrou um pouco do que vale. Quem olha para ele não deixa primeiro de reparar no físico impressionante. No entanto, isso não lhe retira mobilidade. Na parte final da sessão, Jesualdo Ferreira juntou o médio a Quaresma e Bruno Alves para jogos de três contra três, defrontando Raul Meireles, Rodríguez e Lisandro, enquanto os três guarda-redes iam rodando pelas duas equipas. Guarín foi um dos destaques ao marcar quatro golos, todos eles após remates fortes e colocados. O mais impressionante é que Guarín remata com os dois pés e com a mesma força. O pé direito é o preferido, mas foi com o esquerdo que marcou, após uma simulação perfeita sobre um adversário. A posição em que se sente mais cómodo é a de médio-interior, mas pode actuar mais recuado, como médio-defensivo. O passe, a capacidade física e o remate são os seus pontos fortes.

PS 1 - Pasme-se! Os lampeões ainda não se deram por vencidos!
Baeados nas aprovações das penalizações dos (CD da Liga e bando dos cinco) "freteiros" contra o FC Porto, eles ainda aí estão a espernear. Só espero que seja devido ao estertor da morte.

Para o Benfica, a decisão do TAS não é o fim do processo, porque se infere que “o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA mantém em aberto o procedimento disciplinar ao FC Porto, sem prejuízo de nova decisão não vir a ser proferida antes do início da próxima edição da UEFA Champions League 2008/2009”.
“A sucessão de factos e decisões dilatórias acima descritas levam-nos a concluir que os procedimentos da UEFA contrariam as várias declarações públicas proferidas pelo seu presidente”, diz o Benfica, em alusão às palavras de Michel Platini, que disse ser vontade do organismo lutar “até à morte” contra a corrupção.
No comunicado, o Benfica “enaltece a forma exemplar como o Tribunal Arbitral do Desporto conduziu este processo de recurso” e remete-se ao silêncio até que sejam “conhecidos os fundamentos da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto”, apesar de atento aos próximos desenvolvimentos.



Só se for...

Pois, entendemos a "Corrupção" produzida pelos freteiros afectos ao SLB (CD da Liga : Ricardo Costa e CJ da FPF bando dos cinco: Carrajola de Abreu e Álvaro Batista. Estes os cabecilhas).

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Norte,Sul até na justiça (tambem clubite?!)


Publicado no JN

Responsável do DIAP-Porto bate com a porta
Conflitos ao longo de dois anos com PGR e carreira ditam pedido de saída da chefe dos investigadores do MP

Nuno Miguel Maia
Hortênsia Calçada pediu para sair do DIAP do Porto. A procuradora invoca razões de carreira, mas a decisão terá sobretudo a ver com o clima de mal-estar com a PGR. Para a substituir, Pinto Monteiro deverá escolher alguém da sua confiança.
A transferência da procuradora-geral adjunta para o Tribunal da Relação do Porto deverá ficar confirmada amanhã, numa reunião do Conselho Superior do Ministério Público (MP), que deverá confirmar um anteprojecto de movimento anual de magistrados. E é pouco provável que Hortênsia Calçada conclua a comissão de serviço à frente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto, que só terminaria no próximo ano.
Isto porque a Procuradoria Geral da República (PGR) terá o entendimento de que não pode requisitar a procuradora à Relação do Porto para continuar a dirigir o departamento com quem o procurador-geral, Pinto Monteiro, tem tido piores relações.
De acordo com informações recolhidas pelo JN junto de fontes que lhe são próximas, Hortênsia Calçada, ao pedir a transferência, pretende evitar a hipótese de, no final da comissão de serviço em 2009, ter de ir para a Relação de Évora ou outro tribunal distante, por entretanto ter sido preenchida a vaga ainda existente no MP junto da Relação do Porto.
Só que, na base da decisão, estarão também vários conflitos com a PGR. Começaram em Dezembro de 2006, com o livro de Carolina Salgado e criação da equipa do Apito Dourado, liderada por Maria José Morgado, prosseguiram com a instauração pela PGR de um processo que abrange procuradores do Porto e terminaram com a criação de uma equipa, em Lisboa, para investigar crimes na noite do Porto (ver ficha).
Também com intenção de saída está o procurador conhecido como "número dois" do DIAP do Porto. Almeida Pereira - indigitado há meses para director da PJ-Porto, mas que viria a renunciar ao convite ao perceber que não era do agrado de Pinto Monteiro - pediu a promoção a procurador-geral adjunto e transferência para a Relação de Évora. Porém, como há um ano renunciou à promoção, não é líquido que o CSMP lhe permita a saída do DIAP-Porto.
Com estas saídas no horizonte, Pinto Monteiro fica com o caminho aberto para tentar colocar um nome da sua confiança pessoal à frente do segundo maior DIAP do país, ao qual já por várias vezes impôs a sua vontade por via da autoridade, dando origem a uma "guerra" Lisboa-Porto no MP.
Ao que o JN apurou, vários são os nomes que se perfilaram para suceder a Hortênsia Calçada. O candidato terá de ser aprovado pelo CSMP, mas a votação ainda não está formalmente agendada.

domingo, 13 de julho de 2008

Política de contratações


Quanto à política de contratações, o que me diz a experiência é que umas vezes acerta-se, outras nem por isso, mas isso acontece ao mais pintado. Claro que há o problema das opções que são tomadas e que estão sujeitas, dependentes, do critério de quem tem competencia para tomá-las. Por falar em critério, é sempre uma questão muito subjectiva, porque depende de muitos factores : da formação, conhecimentos, preparação para o cargo, enfim de muitos requesitos, aspectos que dizem respeito a quem tem por missão escolher. É por isso que é vulgar ouvir-se dizer "cada cabeça sua sentença". Todos nós competentes treinadores de bancada, temos ideias precisas sobre quem deveria ou não jogar,ser contratado, etc...
Porém podemos quando muito especular referindo as nossas preferencias, mas não mais do que isso, porque não é da nossa competencia tomar decisões. Devemos portanto confiar nos dirigentes que foram eleitos e assumiram a responsabilidade de resolver esses problemas. Depois cá estaremos para constatar se as decisões foram acertadas ou não. Já agora não resisto a dar-vos a minha modesta opinião de treinador de bancada sobre o perfil tipo dos jogadores a serem contratados. Quais as características que considero serem importantes, e, que na minha opinão de portista, os atletas candidatos a jogar no FC Porto deveriam ser portadores : evoluidos tècnicamente, bom porte atlético, profissionais a 100%, personalidade forte, possuidores de forte carácter e acima de tudo se possível amarem o FC Porto,tipo Jorge Costa e João Pinto(grandes exemplos de profissionalismo e amor ao clube).
Porque amigos : nem só de pão vive o homem! E pessoalmente não nutro admiração pelos mercenários.

PS - Depois há também outros factores subjectivos como a simpatia, os amigos, as cunhas que por vezes se aceitam, se sobrepõem aos critérios de qualidade, e, devido a isso inquinam o ambiente.

PS 1 - Suspeito que a tal contratação surpresa anunciada pelo Jorge Nuno, seja o italiano Micolli. Afinal o FC Porto mantém muito boas relações com o Palermo e não só. A confirmar-se, seria uma boa contratação e mais um duro golpe nos lampeões.

PS 2 - Primeiro ensaio no estágio de Marienfeld ( reforços)
Tomás Costa
Boa estreia do médio argentino. Jogou no pior período da equipa - a primeira parte -, mas conseguiu destacar-se com facilidade dos outros dois elementos do meio-campo (Bolatti e Lucho). Actuou mais recuado do que seria de esperar, ao lado de Bolatti, onde demonstrou boa leitura de jogo, capacidade de luta - que lhe valeu um cartão amarelo - e muita segurança ao nível do passe - não falhou nenhum.
Candeias
Foi a mais agradável das surpresas do dia. Na primeira parte, a única que jogou, foi o único com capacidade para criar desequilíbrios ofensivos. Jogou preferencialmente sobre a esquerda, nunca teve medo de assumir o risco de enfrentar os adversários, que ultrapassou quase sempre com grande facilidade, e demonstrou ainda velocidade e técnica. Demonstrou ser uma boa solução para o ataque portista.

A "Marca" FC Porto vale 291 milhões



Publicado no JN

Marca FC Porto vale 291 milhões

A Marca FC Porto está a ser gerida com eficácia, esta é uma das conclusões que revelou uma avaliação levada a cabo pela MyBrand, empresa de consultadoria de marcas, que após um estudo exaustivo atribuiu um valor de cerca de 291 milhões de euros à marca azul e branca. A MyBrand levou em consideração todas as unidades de negócio da SAD, bem como uma análise do papel e força da marca no mercado. Foram ainda estudados os activos da marca, força, potencial e valores financeiros. Aqui se inclui o valor do plantel, das transmissões e do estádio.
O estudo revela um grande potencial para que a marca FC Porto seja capaz de criar receitas, lançar e desenvolver produtos e conceitos existentes, introduzir e apostar em novos projectos, como o Dragons Force, o Vitalis Park, o Dragão Caixa, ou o Dragão Mobil, no cartão visa FC Porto e no Dragão Seguro.
O que espantou foi uma diferença tão reduzida em relação aos valores atribuídos ao Real Madrid (340 milhões de euros) e ao Manchester United (331 milhões). "Esses números são retirados de rankings internacionais, cujo método de avaliação nós desconhecemos, mas que estão certamente muito subvalorizados", justificou Pedro Tavares, CEO e accionista da MyBrand.

sábado, 12 de julho de 2008

Obsessão benfiquista


Adversários

Jorge Maia

Pirro, um general grego da antiguidade, sublinhe-se, sofreu tantas baixas no seu exército para conseguir vencer uma batalha contra os romanos que no final terá exclamado: "Mais uma vitória como esta e estou perdido". Ora, parece-me que o Benfica investiu tanta energia nesta mais recente guerra com o FC Porto que as consequências de uma eventual vitória dos encarnados são mais ou menos imprevisíveis. E nem sequer me refiro a eventuais dúvidas sobre a maturidade do projecto benfiquista - que parece renascer das cinzas a cada semestre sob o nome de "Novo Benfica" como se não fosse do "Velho Benfica" que os benfiquistas têm saudades - para disputar a Liga dos Campeões em simultâneo com o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.
O que me parece é que os dirigentes encarnados estão tão empenhados na guerra com o FC Porto que correm o risco de esquecer que o campeonato se disputa em mais frentes. Tome-se a última temporada como exemplo. Mesmo retirando o FC Porto da equação, tal como os responsáveis encarnados esperam conseguir na UEFA, o Benfica não conseguiria melhor do que o terceiro lugar atrás do Sporting e do Guimarães. E, se este ano o terceiro lugar no campeonato ainda garante o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, graças especialmente aos pontos acumulados pelo FC Porto nas competições europeias, o mesmo não será verdade na próxima temporada. Isto tudo para sublinhar que, mesmo admitindo que o FC Porto é o maior dos problemas e o mais complicado dos adversários do Benfica, está longe de ser o único. Por muito que essa ideia sirva as necessidades de mobilização dos encarnados.

Curiosidade
Amanhã, os dragões não treinam durante a manhã, pois disputam o primeiro jogo em terras germânicas, frente aos amadores do Gutersloh, às 17 horas, 16 em Portugal.

Manobra hedionda (final) de Benfica e Guimarães


Mais uma vergonhosa manobra de gente sem escrúpulos...desde escamotear factos, distorcer conteúdos, tudo vale para essa gente asquerosa, ratos de esgoto...

Publicado hoje no JN

Benfica e Vitória em conluio na UEFA contra o F.C. Porto
Advogados dos dois clubes transmitem ao tribunal decisões do CJ em documentos iguaizinhos...

Benfica e Vitória de Guimarães, ou os advogados que os representam, não disfarçam a aliança contra o F.C. Porto na UEFA. Os clubes comunicaram ao TAS as decisões do CJ em documentos iguaizinhos, "fac-similados"...
Houvesse necessidade de comprovar a concertação do Benfica e do Vitória de Guimarães na batalha jurídica que travam para expulsarem o F.C. Porto da Liga dos Campeões, a transmissão das decisões do Conselho de Justiça da Federação ao Tribunal Arbitral de Desporto demonstrá-la-ia à evidência. Advogados diferentes, separados por milhares de quilómetros - o do clube da luz em Zurique, na Suíça, e outro, dos minhotos, em Atenas, na Grécia - conseguiram esse feito de telepatia que foi transmitir ao TAS, em documentos diferentes, textos, redigidos em Inglês, iguaizinhos do princípio ao fim, como se fossem "cópia" e "cola".
Gianpaolo Monteneri, advogado do Benfica, e Konstantinos Zemberis, jurista que representa o Vitória de Guimarães, transmitiram a Lucas Ferrer, conselheiro do Tribunal Arbitral de Desporto, as decisões tomadas pelo Conselho de Justiça (CJ), ou pelo que sobrou dele. E sendo que as deliberações tomadas nessa polémica reunião da madrugada do passado dia 5 foram promulgadas (mesmo que o Boavista e Jorge Nuno Pinto da Costa terem interposto recurso para o Tribunal Administrativo e de o próprio presidente do órgão deliberativo as contestar), a Federação também tratou de as fazer chegar às partes interessadas, incluindo a UEFA.
Notificados dessas decisões, que contestam, Pinto da Costa e o F.C. Porto não tiveram, contudo, conhecimento oficial do envio das deliberações do CJ à UEFA. "Pelas informações que temos em nossa posse, a Federação Portuguesa de Futebol já notificou, oficialmente, a UEFA sobre a conclusão desses processos", lê-se nas comunicações ao TAS por parte advogados Monteneri e Zemberis, que não especificam a fonte das informações recolhidas. Daqui também se depreende que estes advogados só têm conhecimento oficioso da polémica "segunda acta", enviada à UEFA pelos serviços jurídicos da FPF.
Seja como for, alegando e "considerando as excepcionais circuntâncias", os advogados do Benfica e do Vitória de Guimarães solicitaram ao TAS que admita as decisões do CJ como novo elemento de prova de trânsito em julgado do processo movido ao presidente do F.C. Porto no âmbito do "Apito Final".
Benfica e Vitória reclamam ao TAS que anule a decisão do Comité de Apelo da UEFA de reintegrar o F. C. Porto na Liga dos Campeões. A audiência no tribunal sediado em Lausanne está marcada para depois de amanhã e também terá a presença dos advogados que patrocinam a defesa do F. C. Porto. A sentença é na terça-feira.
Contactado pelo JN, Antonio Rigozzi, causídico suíço que defendeu o F.C. Porto na primeira instância da UEFA, estará nessa audiência, convicto de que os dragões sairão a sorrir. "A razão está do lado do F. C. Porto. Acredito que a decisão do TAS será favorável ao F. C. Porto".

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tomás Costa em entrevista ao JN (Sapunaru)


Os portugueses ainda não conhecem o Tomás Costa. Apresente-se como jogador...
Sou um jogador que cumpriu o sonho de chegar ao F. C. Porto e à Europa. Um médio que gosta de jogar preferencialmente pela direita, que corre muito e procura deixar tudo em campo.
Também já desempenhou o posto de lateral direito...
No Rosário, houve um treinador que me colocou nessa posição. E senti-me muito cómodo.
Parece que gosta muito de tentar o remate de meia distância...
Sim, procuro sempre rematar. Na Argentina, remata-se pouco de fora da área, mas já percebi que em Portugal é diferente.
Acha que as características de lutador podem ajudá-lo a vencer no futebol europeu?
Sim, porque sou um jogador rápido, alto e tenho grande dinâmica. A diferença entre o futebol europeu e o argentino é que o vosso é mais veloz, com menos toques, o que me agrada.
O F. C. Porto costuma jogar com três médios. Na Argentina, em que sistema jogava?
Já joguei em qualquer das quatro posições do meio-campo e isso deixa-me tranquilo.
Há algum jogador português com o qual se identifique na forma de jogar?
Sou parecido com o Deco. Gosto muito da forma como ele toca a bola, como consegue chegar à área e fazer golos.
Afirma ter um futebol rápido e com muita garra. De onde lhe vem esse espírito lutador?
Não me foi nada fácil jogar na primeira divisão. Sempre combati muito para vencer. Agora, ainda vou lutar mais, pois tive a felicidade de poder jogar na Europa. Apenas penso em conquistar a titularidade e confirmar a confiança que os dirigentes e a equipa técnica depositaram em mim.
Chegar ao futebol europeu pela porta do F. C. Porto tem um significado especial?
Fiquei surpreendido com o interesse do F. C. Porto. Não esperava jogar num clube tão importante. É praticamente o único clube português conhecido na Argentina. Não vacilei um segundo, conversei com o meu empresário e não tive dúvidas. Havia outras opções, como o Nápoles, mas desde a primeira hora apostei no F. C. Porto. Para além de ser um emblema muito grande, há vários argentinos no plantel, o que me poderia beneficiar na adaptação.
Costumava ver, na Argentina, os jogos do F. C. Porto?
Lá, só passam as partidas da Champions. Apenas transmitem os jogos dos campeonatos de Espanha, Itália e Inglaterra. Passei a acompanhar e a documentar-me a partir do momento em que conheci o interesse. Quando cheguei aqui, as primeiras palavras que me ensinaram em português foi “ganhar” e “campeões”.
No Rosário, era titular indiscutível. Agora, a concorrência é maior. Está preparado para se sentar no banco de suplentes?
A competição dentro do grupo é saudável, pois encontrei um plantel muito amigo, onde fui muito bem recebido. Quero mostrar-me e depois o técnico é quem decide.
Tem acompanhado a polémica em redor da presença do F. C. Porto na Liga dos Campeões?
Ouço falarem disso e li algum coisa na Internet. Mas o F. C. Porto é um clube onde os jogadores apenas se têm de preocupar em trabalhar e jogar. O caso está bem entregue, nas mãos dos dirigentes, que certamente sabem o que fazer para o clube disputar a Liga dos Campeões.
É esse o sentimento do balneário?
Sem dúvida. Existe uma grande estrutura, muita gente a trabalhar em redor dos jogadores. Portanto, eles não têm que se preocupar com esses problemas.
Uma mensagem para os adeptos do F. C. Porto...
Tomás Costa e todos os companheiros vão dar o melhor. Só pensam em ganhar e em serem campeões.
O arranque da Liga é muito exigente. Na segunda jornada, o F. C. Porto desloca-se à Luz e na quinta vai a Alvalade, onde medirá forças com o Sporting, outro candidato ao título...
É verdade, mas acho melhor defrontar os mais fortes no começo do campeonato. Isso transmite-nos ainda maior motivação. Por outro lado, teremos possibilidades de podermos marcar alguma diferença logo no arranque.
O Tomás Costa já conhecia o Estádio do Dragão?
Visitei-o no meu primeiro dia em Portugal. É surpreendente, muito bonito. Espero acostumar-me ao público e ver a casa cheia, a conviver com pressão. Quando pisei o relvado, pensei na possibilidade de fazer alguns golos. Aproveitei para tirar muitas fotos, que mandei aos amigos e à família.
Cumpridas as primeiras duas semanas em Portugal, sente saudades da Argentina? Claro que tenho saudades da família, mas como me sinto bem no clube e na cidade, tudo se torna mais fácil. Adaptei-me depressa e estou muito feliz.
Qual a primeira impressão da cidade do Porto?
O Porto é uma cidade muito bonita e tranquila. Visiteia-a com o meu pai. As pessoas são educadas e falam, cumprimentam-nos. Todos são adeptos do F. C. Porto. Quando for mais conhecido, ainda será melhor, pois todos me tratam muito bem.
Como é o Tomás Costa fora do futebol?
Muito tranquilo e divertido. Sempre de bom humor. Gosto de passear e de estar com os amigos.
E o que gosta de fazer nos tempos livres?
Jogo PlayStation, ouço música e converso com os amigos e a família através da Internet.
Também gosta de pescar...
É verdade! O doutor já me prometeu que quando houver tempo, vamos pescar. E também quero ir à pesca com o Lisandro.
O Tomás Costa não é o único futebolista da sua família...
Somos quatro irmãos. Um deles jogou no Equador e está numa liga secundária, na Argentina. O meu pai, que me acompanha em Portugal, é patologista e trabalha num laboratório de análises. A minha mãe é funcionária administrativa, num hospital psiquiátrico, e a minha irmã é contabilista. O mais novo, de 15 anos, ainda estuda. Cresceu a ver os irmãos jogar futebol... Quero que venha a Portugal, para perceber a grandeza deste clube.
E a namorada, quando vem a Portugal?
Em Dezembro, quando vier a minha mãe. Estar sozinho não é um problema para mim, pois é isso que acontece desde há quatro anos. Tenho os meus compatriotas do F. C. Porto, que me ajudam nesta fase de integração.
Acredita que o facto de estar no mesmo clube de Lucho González e de Lisandro Lopez pode dar-lhe maior visibilidade para chegar à selecção argentina?
Bom, esse é um sonho. A selecção argentina é o máximo. O Lisandro e o Lucho estão nas selecções... É claro que penso nisso, mas o primeiro objectivo é mesmo conquistar um lugar na equipa do F. C. Porto. Por agora, só penso nisso.
Com que idade começou a jogar futebol?
Comecei muito cedo, aos quatro anos, num pequeno clube. Quando tinha 17 anos, um treinador perguntou-me se queria ir para o Rosário. No início foi complicado, pois não jogava muito. Com o tempo melhorei, acostumei-me à mudança para a cidade e tive, finalmente, a possibilidade de jogar no clube de que sou adepto, que é o Rosário Central.
O futebol é, portanto, uma paixão que o acompanha desde os primeiros anos de vida. Já pensou no que vai fazer quando deixar os relvados?
Quando deixar os relvados, a minha ambição é ficar para sempre ligado ao futebol. Não quero ser empresário... Talvez venha a ser treinador ou observador de jogadores, quem sabe! Tenho mesmo é que fazer alguma coisa, pois não consigo estar parado.
Dragão desde os 15 anos
O dragão está na pele de Tomás Costa desde os 15 anos. Parece difícil de acreditar, mas é verdade. É claro que, há oito anos, nem no mais cor de rosa dos sonhos Tomy imaginaria representar o F. C. Porto. A história do dragão que o argentino tatuou na perna direita tem explicação. Tomás Costa adora jogar PlayStation e, quando era mais jovem, o Mortal Combat – cujo símbolo é um dragão –, era o jogo preferido. Tomy já encontrou um adversário no plantel. “Costumo jogar com o Fernando. E ganho sempre”, garante...
Benítez ao volante Lisandro é o GPS
Em ritmo de adaptação à Invicta, Tomás Costa não dispensa a máquina fotográfica e o motorista... Benítez. O companheiro argentino, também ele reforço do F. C. Porto para a época 2008/09, tomou conta do volante nestes primeiros dias em Portugal. “Estamos no mesmo hotel, pelo que vamos juntos para os treinos”, conta Tomy. Quando a dupla se perde nas ruas do Porto, recorre a um GPS muito especial: “Pegamos no telemóvel e ligamos para o Lisandro”.
Ao telefone com Maradona
Os olhos de Tomás Costa enchem-se de brilho quando entra na conversa o nome de Diego Maradona. O médio conta, com enorme orgulho, que já falou com Maradona... pelo telemóvel. Mas o que Tomy queria mesmo, era uma fotografia ao lado do astro, que considera “o melhor jogador de todos os tempos”. “O_Lucho tem uma foto ao lado dele!”, conta, acrescentando que El Comandante é um dos jogadores argentinos que “mais admira”.

PS - Sapunaru : defesa lateral direito que também pode jogar a central

Sapunaru, é descrito como um jogador com "personalidade forte". Com 1,87 m e "uma boa massa muscular". Sapunaru é dono de um "bom jogo aéreo".
Na teoria, o FC Porto não se terá enganado ao contratar Sapunaru, mas falta que a prática comprove que o lateral romeno é, de facto, um jogador à altura do desafio. "Defende muito bem e é muito forte no jogo de cabeça", adiantou. Sapunaru está habituado a jogar a lateral-direito, mas na Roménia todos o viram jogar a central. Alto e muito forte fisicamente, Jesualdo terá ali um jogador capaz de desempenhar até várias funções e, quem sabe, surpreender de uma forma diferente. "Outra das qualidades dele são os cruzamentos".

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Os principais autores/responsáveis pela coação psicológica dos árbitros são a gente afecta aos encarnados


A Académica pretende que seja dada por encerrada a Assembleia Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sob pena de se poder consagrar “uma moldura sancionatória mais ditada pela emoção do que pela razão”. A proposta, entregue no início dos trabalhos, baseia-se na “forma exaltada” como tem decorrido esta AG - é já a terceira parte do encontro - e explica que o “ruído e a delonga causados por tão turbulento processo protela, de modo preocupante, a necessária e subsequente discussão sobre o problema da viabilidade financeira dos clubes”.
... com a duração máxima de três meses, que adiante propostas de âmbito disciplinar, com o objectivo de alcançar o maior consenso possível. O clube de Coimbra diz ainda que a recente reunião do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contribuiu enormemente para desacreditar ainda mais a imagem da modalidade. A terceira parte da longa Assembleia Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) discute hoje as punições para o tráfico de influência, a nova infracção desportiva criada na sequência do ‘Apito Dourado’ e ‘Apito Final’.

O meu comentário :

Na minha opinião andam todos ou quase todos a tentar fazer a vontade ao presidente do SLB!!! Para haver garantias de isenção, seria preciso proibir única e simplesmente os presidentes dos clubes de produzirem declarações sobre as arbitragens e criar um Tribunal Desportivo, escolhido pelos clubes mas sendo obrigatório o consenso geral dos mesmos.
O que está mal é o SLB que até é o maior clube português ter um presidente incompetente, e, em face disso não ganhar campeonatos, acusando depois os outros de corruptos, disparando em todas as direcções. Tudo lhes é permitido, como por exemplo criticar, denegrir o trabalho das equipas de arbitragem quando não são favoráveis e tudo isto impunemente! Quando os dirigentes do SLB derem o exemplo e aceitarem as arbitragens boas ou más, eu passo a acreditar na ética desportiva, na isenção dessas pessoas. Além disso esses dirigentes devem dar outro contributo para a verdade desportiva, abdicar de controlar os órgãos dirigentes da Liga de clubes, e, dos cargos na FPF, delegar em pessoas independentes escolhidas por consenso geral. Aí estaremos no bom caminho e acabarão as suspeitas e dúvidas sobre a corrupção no futebol.

Outro assunto:

Aos apressados em aprovar regulamentos convenientes ao SLB, digo isto : regras até porventura mais pesadas para os prevaricadores, mas primeiro correr com os elementos afectos ao SLB que instrumentalizam, manipulam a seu bel prazer os regulamentos e os processos na justiça desportiva.
Só quando os órgãos dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da FPF forem expurgados dos benfiquistas e entregues a gente honesta, isenta e independente dos clubes, tendo em conta o consenso geral, assim sim, haverão garantias de verdade desportiva e de isenção.
Então com gente como os actuais dirigentes do SLB que são os primeiros a dar maus exemplos ao estarem constantemente a reclamar na Comunicação Social contra os árbitros, denegrindo a imagem da arbitragem portuguesa, exercendo mesmo coação grosseira, inadmissível sobre as equipas de arbitragem(antes e depois dos jogos), e, nada lhes acontece!!! Esses dirigentes que estão sempre a "puxar a brasa para a sua sardinha" é que deviam ser exemplarmente punidos, a fim de servirem de exemplo para outros eventuais prevaricadores.

PS1 - Hoje não há juízes, há advogados dos clubes e tudo é mais claro: quem ganha as eleições nos órgãos da Liga e da Federação dita as leis e faz «justiça».

PS2 - 10. Os membros do órgão rejeitaram a decisão de encerramento da reunião pelo presidente e não o podiam fazer; aceitaram um recurso e não tinham poderes para tal; revogaram uma decisão do presidente e não possuiam essa competência; o membro do órgão afastado pela decisão do presidente participou nas votações e estava impedido de o fazer - deste modo, inquinou com nulidade todas as deliberações em que votou não podendo estas ser consideradas para qualquer efeito legal ou desportivo;
11. Deste modo, e salvo melhor (e mais douta) opinião, e ainda que se considere que o encerramento da reunião pelo presidente do órgão não deve colher (e eu julgo que deve), as deliberações da dita 2.ª parte da reunião do Conselho de Justiça da FPF têm de ser consideradas inválidas por vício gerador de nulidade, mormente aquelas em que o membro declarado impedido nelas participou."
Prof. Carlos Abreu Amorim