quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FC Porto 1 Leixões 0

Eliminatória da Taça de Portugal (quartos de final)

De realçar o imenso trabalho, a atitude, o profissionalismo, e, o espírito de sacrifício da equipa do FC Porto, que lhe permitiu chegar ao fim do jogo a ganhar, acabando por obter uma vitória de belo efeito.
Apesar disso, deve dizer-se em abono da verdade, que o meio-campo se ressentiu da falta de Fernando, pelo que não foi tão consistente como de costume. Nem Meireles, nem Guarin conseguiram fazer esquecer o habitual titular. Direi mesmo que Guarin, não obstante o seu esforço, nunca esteve à altura das exigências. No jogo d'hoje também Hulk esteve muito aquém das espectativas.

Destaques: 

Defesa: Fucile, Stepanov, B.Alves (foram os herois), Benitez (cumpriu)

Meio-campo: Meireles, Lucho e Mariano (este enquanto teve pernas), Guarin (perdido no meio-campo)

Ataque: Lisandro (craveira habitual) e Hulk (desinspirado)

FICHA DE JOGO
28 de Janeiro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 17.611 espectadores
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: Luís Ramos e Rodrigo Pereira
4º Árbitro: Nuno Campos
 
F.C. PORTO: Nuno; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Benítez; Lucho «cap», Raul Meireles e Guarin; Mariano, Hulk e Lisandro
Substituições: Hulk por Rodríguez (62m), Mariano por Tomás Costa (74m)
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Rolando, Bolatti e Farías 
Treinador: Jesualdo Ferreira
 
LEIXÕES: Beto; Laranjeiro, Nuno Silva, Élvis e Angulo; Roberto Sousa, Bruno China «cap» e Hugo Morais; Zé Manel, Chumbinho e Diogo Valente
Substituições: Angulo por Nwoko (65m) e Diogo Valente por Sandro (80m)
Não utilizados: Berger, Ruben, Diogo Luís, Castanheira e Paulo Tavares
Treinador: José Mota
 
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Mariano (5m)
Disciplina: cartão amarelo a Roberto Sousa (34m), Raul Meireles (87m), Bruno China (88m) e Sandro (90m)

Declarações de Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira: "Ganhar o jogo foi importante, e assistimos a um jogo interessante, muito bom, sendo diferente dum desafio para o campeonato."

"Entrámos bem, mas depois fomos perdendo o controlo do jogo. Faltou agressividade e frescura física, já que o jogo de Braga foi muito intenso."

Satisfeito por o FC Porto ser líder e continuar em todas as frentes, ainda que a prioridade seja o campeonato, Jesualdo Ferreira mostrou-se favorável à disputa das meias-finais da Taça a duas mãos: "Quem chegar à final, merecerá lá estar.", opinou.




3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sinceramente, já começo a ficar cansado de ver o F.C.Porto jogar abaixo dos mínimos exígiveis.
Ontem, com um dia de cão, bom para ficar em casa a ver no sofá, muitos portistas desafiaram a intempéride para irem ver ao vivo. E que viram, viram mais uma vez um mau jogo da sua equipa e, quando, estavam reunidas as condições - um golo logo aos 5 minutos -, para jogar bem, ganhar tranquilamente e sem estarmos o tempo todo, com o credo na boca.
Já é tempo para Jesualdo de deixar de desculpas com a falta deste ou daquele ou com cansaço para a frente e poupanças para trás. O Leixões ontem, em relação à equipa que ganhou para a liga, jogou sem os dois melhores jogadores - Wesley e Braga - e continuou a jogar bem e a ser uma equipa que sabe jogar, ao contrário do F.C.Porto, que joga aos repelões, não pressiona, erra passes atrás de passes, coloca-se a jeito e ontem, só não teve de enfrentar um prolongamento, que seria muito mau, porque Nuno foi o seu melhor jogador.
Os pragmáticos dirão que o que é preciso é ganhar, eu, talvez por estar mal habituado, digo que para mim é perfeitamente possível ganhar e jogar bem melhor.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca,como eu te compreendo...!
Claro que concordo contigo em quase todos os aspectos. Eu tb gosto mais do futebol apoiado,feito de tabelas, tal como a Académica pratica,tipo futebol do Pedroto),mas...

É evidente que a equipa do FC Porto não pratica aquele tipo de futebol apoiado,feito de triângulações e tabelas do Leixões,e, que é bastante consistente a meio-campo.

A equipa do FC Porto,mercê das ideias e conceitos do Jesualdo, baseia fundamentalmente a sua estratégia nas já famosas "transições rápidas",ou seja procura viver principalmente dos lançamentos longos para as costas da defesa adversária. Daí que o futebol jogado não seja tão vistoso para o espectador como o futebol apoiado,mas com as tais transições rápidas, o jogo tende a tornar-se mais acutilante e ganha em objectividade.Pelo menos espero que sim...

Abraço

dragao vila pouca disse...

Apito Final - Tribunal Constitucional considera escutas telefónicas ilegais
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e considerou definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final.