terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Curiosidades: o que dizem os entendidos

As indiscutíveis qualidades de Hulk foram motivo de inúmeras páginas de jornal nos dias que antecederam o clássico e o avançado azul e branco era apontado como a principal ameaça à defensiva encarnada.   ... Sidnei (benfica) encarregou-se da vigilância a Hulk e, principalmente no segundo tempo, demonstrou classe e segurança, anulando lances em que a vantagem parecia estar do lado do compatriota. Usando de boa capacidade de leitura, alternando entre a marcação forte e a antecipação, Sidnei travou a lança do dragão na disputa da bola, nas tentativas de drible, nos lances corpo a corpo e, até, quando o Hulk procurou usar da velocidade para levar a melhor.   ...De entre as várias acções positivas que desenvolveu ao longo da partida, é justo destacar três momentos que espelham a qualidade do seu desempenho e estão ilustrados abaixo: aos 53, quando Hulk arranca pelo flanco direito, depois de combinar com Lucho, Sidnei faz a leitura do lance, permanece em contenção, espera pela decisão do opositor e desarma-o com classe; aos 76', Hulk arranca em velocidade, com 40 metros pela frente, mas o central encarnado usa o corpo para o travar e volta a desarmá-lo; aos 77', mediante um cruzamento perigoso, antecipa-se e evita o remate.

Jesualdo e Quique, iguais no físico e no receio de perder.

Yebda foi o 12º jogador a bater o guarda-redes do FC Porto em lance de bola parada. Aproveitou um canto de Reyes e, ao primeiro poste, cabeceou sem oposição. Uma jogada estudada do Benfica, para a qual a equipa portista devia estar avisada. Em lances de bola corrida, os portistas sofreram 20 golos.

Com a época ainda a meio há já o dobro de golos sofridos em lances de bola parada. A utilização do sistema de defesa à zona não é justificação, porque é assim desde que Jesualdo Ferreira está no FC Porto. Na primeira época do professor a equipa sofreu oito golos de bola parada. Portanto creio ser possível concluir que os jogadores que chegaram para substituir os que saíram, são de nível inferior, ou então, precisarão de mais tempo para atingirem o grau de eficácia dos que vieram substituir.

Há uma atenuante para o maior número de golos sofridos de bola parada: os penáltis. O FC Porto já sofreu cinco, mais do que nas últimas temporadas. Romagnoli marcou os últimos dois na meia-final da Taça da Liga. 

A outra explicação para o aumento de golos sofridos está na alteração de jogadores da defesa e meio-campo. Bosingwa e Assunção foram substituidos por: Rolando, Sapunaru, Fernando, Benítez e Cissokho.

Nota importante

Esta temporada o FC Porto já sofreu quatro golos de bola parada nos clássicos com o Benfica e Sporting. Os encarnados marcaram um, os leões apontaram três, dois deles de penálti.

Nos oito golos sofridos na Ligados Campeões, três foram de bola parada, com o Arsenal a marcar dois.

Eficácia: Na época de 2006/07 o FC Porto chegou aos oitavos-de-final da Champions sem sofrer golos de bola parada.

Sem comentários: