quinta-feira, 16 de abril de 2009

FC Porto 0 Manchester United 1 - Champions League

Tal como eu previra o Manchester veio jogar ao Dragão na tentativa de conseguir marcar um golo pelo menos, mas com a grande preocupação essencial de defender a todo o custo para não sofrer nenhum e manter zero golos na sua baliza. E a prová-lo é que defenderam sempre com muita gente (autocarro na frente da baliza deles). Até os avançados: Rooney , Giggs, Berbatov...etc... foram preponderantes a defender ...
Sabendo eles que o Helton é um guarda-redes só razoável, tentaram e conseguiram tirar partido disso procurando chutar de longe as vezes que fossem necessárias até a bola entrar. E não foi preciso chutar muitas vezes para conseguirem o objectivo deles.
Apesar de ter sido um remate forte, dado que a bola partiu do meio-campo, a tão grande distância (!) , com um Vitor Baía talvez ele tivesse sacudido a bola para canto...
a mim pareceu-me que o Helton estava um pouco adiantado quando a bola partiu.
Na minha opinião as grandes diferenças entre as duas equipas estão na maior quantidade de soluções de qualidade para o ataque que o Manchester dispõe. Por exemplo o Tévez que marcou em Manchester não jogou nem foi preciso. Eles só precisavam de marcar um golo e não sofrer nenhum para se qualificarem e foi o que fizeram. Foram muito realistas e pragmáticos...!
Depois a lesão de Lucho tambem contribuiu para uma certa ineficácia do jogo atacante da equipa do FC Porto, pelo que veio transtornar os planos iniciais da equipa, e, acabaria mesmo por condicionar o futebol dos Dragões...

Concordei com as decisões da equipa técnica nas substituições com excepção da saída do Rodriguez. Na altura teria sido preferível ter o Rodriguez a 50% do que ter o Hulk a zero %.
E a razão é simples: o Manchester defendia com muita gente, portanto todos os bons avançados disponíveis eram poucos. Deviam ter mantido o Rodriguez (mesmo cansado), o Lisandro, o Farias e o Mariano, e optarem por um futebol mais directo, pelo menos até conseguirem empatar a partida. Acho que devia ter sido o Hulk a ser substituido, pois não estava a ter um mínimo de rendimento aceitável.

FICHA DE JOGO
UEFA Champions League, quartos-de-final, 2ª mão15 de Abril de 2009Estádio do Dragão, no PortoAssistência: 50.010 espectadores
Árbitro: Massimo Bussacca (Suíça)Assistentes: Matthias Arnet e Manuel Navarro4º Árbitro: Sascha Kever

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e RodríguezSubstituições: Lucho por Mariano (31m), Rodríguez por Farías (63m) e Sapunaru por Tomás Costa (80m)Não utilizados: Nuno, Stepanov, Guarín e Andrés Madrid

Treinador: José Gomes, Rui Barros e João Pinto.

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; O’Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Anderson, Carrick e Giggs; Cristiano Ronaldo, Berbatov e RooneySubstituições: Berbatov por Nani (68m) e Anderson por Scholes (77m)Não utilizados: Foster, Neville, Evans, Tévez e Macheda
Treinador: Alex Ferguson
Ao intervalo: 1-0Marcadores: Cristiano Ronaldo (6m)Disciplina: cartão amarelo a Vidic (41m) e Evra (57m)

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Caro Vila Pouca!

Estamos de acordo com tudo que escreves.

Mas além disso também é preciso notar que o Manchester veio ao Dragão,para antes de tudo,tratar de garantir a inviolabilidade da sua baliza,manter zero golos na sua baliza,e depois tentar marcar um golo numa fugida ou de longe,o que já lhe garantia a qualificação. Foram muito realistas e pragmáticos.
E a verdade é que eles defenderam sempre com muita gente não concedendo aos dianteiros do FC Porto espaços para rematar.
Uma das diferenças importantes entre as duas equipas é que eles(quando não conseguem marcar de bola corrida) têm quem remate de longe com potência e grande precisão, enquanto no FC Porto os que chutam de meia distância são de engate.Só conseguem quando estão em dia sim.Casos do Meireles,Hulk,Tomás Costa,BAlves,Sapunaru...etc.

Mas há mais: ficou provado nos dois jogos disputados que o Plantel do Manchester além de mais experiente, é mais rico de soluções principalmente no ataque,em que tem muitas opções todas elas de grande qualidade.Por exemplo: o Téves que marcou no jogo em Manchester,ontem nem jogou.
Nem precisaram.Com o CRonaldo (e outros) que chutam bem de longe(potência e precisão).Depois eles mostraram conhecer bem esta equipa do FC Porto,as suas virtudes e os seus pontos fracos.Não foi por acaso que tentaram os remates de longe.Na minha opinião eles já sabiam que o Helton "não é de fiar" e que por vezes é apanhado de surpresa.
Dada a distância a que foi desferido o remate(do meio da rua) tenho a certeza que o Helton se não estivesse um pouco adiantado e com um pouco mais de reflexos poderia ter sacudido a bola para canto.Isto para dizer que na minha opinião o Helton está longe de se equiparar ao Baía dos bons velhos tempos.Não é aquele guarda-redes que faça a diferença.E na Champions equipa que não tenha um good keeper acaba por não ir longe.
Alem disso tambem concordo que por exemplo: o Hulk tem de ganhar mais experiência, e de treinar mais os remates de meia distância,de modo a quando resolver aplicar o seu pontapé o faça com um mínimo de precisão.Quem diz o Hulk, diz os outros...
Para agravar ainda mais a situação os avançados da equipa azul e branca,ontem,nos poucos remates que fizeram foram autênticos passes ao Van der Sar.
Este Plantel do FC Porto até tem alguns jogadores com enorme potêncial para chutar de longe,só que como não ficam depois de acabar o treino do dia,mais uma hora extra a apurar a técnica e precisão do remate,aliás como faziam o Branco (lateral esquerdo) e o Geraldão (central)depois nos jogos com os nervos não acertam.

...José Campos! Idem aspas...

Abraço