quinta-feira, 28 de maio de 2009

É só choradeira...

28-05-2009 LABAREDAS

Enquanto permite que se discuta em praça pública o seu comando técnico envolvendo um adversário directo e anuncia a composição do seu (uma vez mais…) super-plantel, há um clube que ficou a «escassos» 11 pontos do Tetracampeão e que se entretém em exercícios rebuscados de demagogia. «Onde páram 16 pontos»? O Labaredas dá uma pista… Primeiro corrijam o erro de ortografia no «param», a seguir procurem um espelho e detectem a incompetência generalizada de quem vive de uma tradição esfarrapada.

Chamam-lhe «verdade inconveniente». Sim, o Tetra do F.C. Porto é de facto uma verdade inconveniente. Especialmente para quem não gosta do clube, resume os seus méritos nos queixumes do costume e teima em não reconhecer a dimensão de elite que os Dragões atingiram.

Depois de terem tentado jogar a UEFA Champions League na secretaria e não nos melhores palcos do planeta, após novo falhanço do enésimo «melhor plantel de sempre», no encerramento de mais um ano para esquecer, nada melhor que uma contabilidade ardilosa para nos fazer rir. Insistam em lançar poeira para o ar. O verão é longo. E nos meses de canícula, claro, vocês são sempre campeões! Viva a silly season!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FC Porto 1 SC Braga 1

24/05/2009 Futebol - Liga Sagres

Hoje não gostei da atitude da equipa do FC Porto. deu-me a sensação que estava ali a jogar unicamente para cumprir calendário. 
Impunha-se uma outra atitude no caso de querer acabar o campeonato com chave d'ouro. Ou seja, a cereja no topo do bolo...!
A diferença entre as duas equipas, é que enquanto os jogadores Braga jogaram sempre para tentar ganhar, a equipa azul e branca pareceu estar ali sómente para treinar. Pelo menos, durante largos períodos do jogo.
A equipa do FC Porto pareceu-me displicente. Começou por não respeitar o Braga que por sinal até tem uma equipa com qualidade, e quando acordou e tentou ganhar já não foi a tempo.

Destaques
Sapunaru continua a evidenciar falta de velocidade de pernas para poder preencher com eficácia a posição de lateral.
Alguns elementos da equipa do FC Porto pareceram-me cansados, ou em sub-rendimento, sendo os casos mais flagrantes:  Raúl Meireles e Rodriguez. 
Farias, apesar de todo o seu valor acusou falta de ritmo.
Das substituições só Hulk deu a sensação de estar muito próximo do seu rendimento (100%) normal.

FICHA DE JOGO

Liga, 30ª jornada
24 de Maio de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.019 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: José Gomes

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando, Raul Meireles; Lisandro, Farías e Rodríguez
Substituições: Farías por Hulk (59m), Mariano por Tomás Costa (71m) e Rodríguez por Sektioui (82m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Guarín
Treinador: Jesualdo Ferreira

Sp. BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, André Leone e Evaldo; Alan, Frechaut «cap», César Peixoto e Edimar; Rentería e Matheus
Substituições: Edimar por Luís Aguiar (65m), Eduardo por Mário Felgueiras (79m) e Matheus por Zé Manel (87m)
Não utilizados: Dani, Aníbal, Januário e Nani
Treinador: Jorge Jesus

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Farías (42m) e Edimar (56m)
Disciplina: cartão amarelo a Bruno Alves (15m), Edimar (20m), Evaldo (36m), Rentería (72m) e Hulk (84m)

Jesualdo Ferreira

"Dobradinha era um prémio justo"

TODA A REPORTAGEM: PEDRO MARQUES COSTA/BRUNO FILIPE MONTEIRO

O Braga não permitiu a Jesualdo Ferreira festejar o 63º aniversário com uma vitória, mas o treinador do FC Porto confessou que sabia, devido ao ambiente de festa que rodeava o encontro, "ser difícil à equipa fazer melhor". Por isso, nada a dizer "contra os jogadores, que mostraram vontade de vencer". No entanto, lembrou que há mais um título para conquistar. "O jogo da final poderá ser mais difícil, já que está em causa uma taça. E julgo que fechar a época com a dobradinha seria justo para os jogadores, pois premiava o trabalho, o esforço e união que revelaram esta época", referiu.

Embora não tenha clarificado o seu futuro, Jesualdo considerou "natural" o facto dos adeptos portistas terem pedido que ficasse. "Ganhar três campeonatos não é fácil e, por isso, é natural que peçam o penta. O apoio deles é bastante gratificante", admitiu, sublinhando a justeza da conquista do título. "Se tivéssemos ganho hoje [ontem] seria um resulto justo, mas o mais importante é que fomos campeões e fizemo-lo com uma vantagem confortável".

Para a história fica o registo de 23 jogos seguidos sem perder para o campeonato, sendo que 18 dos quais terminaram com a conquista dos três pontos. Um deles foi contra os arsenalistas, na primeira volta. "Sempre disse que seríamos candidatos ao título. No início, andámos atrás, mas quando chegámos ao primeiro lugar, em Braga, disse que dificilmente não seríamos campeões, pois tratava-se da ascensão normal desta equipa. Foi a partir daí que embalámos", destacou.

terça-feira, 19 de maio de 2009

A contradição - Jorge Maia em OJOGO

Antes de mais nada, convém sublinhar que todos os jogadores têm direito a um dia mau. Todos, sem excepção. Eduardo, por exemplo, teve um dia mau contra o Benfica, o que não deixou de ser uma enorme felicidade para ele. Imagine-se o que não se teria dito e escrito se o guarda-redes do Braga tivesse um dia mau contra o FC Porto. Aliás, nem sequer é preciso um grande esforço de imaginação. Basta recordar o que se disse depois do Leixões-FC Porto sobre Beto, por exemplo, para perceber que até para se ter um dia mau é preciso ter sorte. Ou bom senso. O mesmo bom senso que falta aos dirigentes que contactam o treinador do um clube rival em vésperas de um confronto decisivo para os objectivos de ambos. Mas lá está, se Jesus foi crucificado por ter calado o eventual prejuízo da sua equipa frente ao FC Porto, ninguém se atreveu a pôr-lhe uma coroa de espinhos por eventuais conversas com o Benfica na semana que antecedeu a desastrosa (para os minhotos, claro) recepção aos encarnados em Braga. A prova de que, afinal, no futebol português, a contradição ainda é o que era.

Polícia ajuda No Name Boys a atacar Super Dragões



19 Maio 2009 - 00h30 Crime: Dia em que incendiaram autocarro acabou com agressões violentas


No dia em que incendiaram um autocarro dos adeptos do FC Porto, a 21 de Junho do ano passado, os No Name Boys tiveram uma ajuda preciosa para a violência que se seguiu. Foi um elemento dos Spoters, os agentes da PSP que têm precisamente por missão escoltar e proteger as claques visitantes, a dar os Super Dragões à morte. Hugo Caturna, perigoso membro dos No Name a ser alvo de escuta telefónica, acalma os amigos: um polícia já o informou de que iam “largar” os rivais.  E a noite acabou com pontapés e garrafas partidas na cabeça das vítimas. O crime teve lugar em plena área de serviço à saída da ponte Vasco da Gama, depois de um jogo de hóquei em Lisboa – e os agressores dos No Name Boys, para conseguirem emboscar e espancar os rivais, terão tido informação da própria polícia. Caturna diz ao telefone, lê-se na Acusação do Ministério Público a que o CM teve acesso, que “um dos que o deteve [polícia] lhe disse que os iam ‘largar’ [S. Dragões] e que, por isso, iam andar por aí à deriva – referindo-se a informações de um Spoter [da PSP] que teria ligações com os arguidos [No Name Boys] e lhe teria fornecido informações sobre aspectos de acompanhamento de adeptos”.

BENFICA DESMENTE A PRÓPRIA PSP E AMEAÇA COM PROCESSO

Depois de o CM ter citado ontem um relatório final da Polícia de Segurança Pública sobre a investigação aos No Name Boys – em que é a própria polícia a concluir que Luís Filipe Vieira apoia a claque; que despediu o chefe de segurança do clube por este colaborar com a polícia e que pediu ao comandante da PSP para “aliviar” a presença policial junto dos No Name Boys –, o Benfica anunciou em comunicado que vai processar o nosso jornal. Diz o comunicado que “é sabido o esforço” que o presidente Luís Filipe Vieira fez no sentido da “legalização das claques, tendo, inclusive, apresentado propostas que visavam a alteração do actual quadro legal” e que, verificada a não-legalização das mesmas, lhes “retirou qualquer tipo de apoios”.

PORMENORES

ASSISTIDOS NO HOSPITAL

As vítimas de agressões na ponte Vasco da Gama no Verão passado, depois de uma perseguição na 2.ª Circular, Lisboa, tiveram de ser assistidas no hospital devido a hematomas.

CRIADOS NO EURO 2004 - Os Spoters são agentes da PSP que se dedicam ao acompanhamento de claques. Foram criados na sequência do Euro’ 2004. 

POLÍCIA ESCAPA IMPUNE - O polícia que deu informações aos No Name Boys sobre os rivais nunca foi identificado.

Henrique Machado

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mexericos

Segundo o jornal "ABOLA" o Betis quer (sai) Stepanov, mas entra Angeleri defesa direito da selecção Argentina.
Mais! Segundo parece o empresário do Lisandro já está no Porto a negociar com a FC Porto-Futebol,SAD possíveis saídas e entradas de jogadores (reforços) para a próxima época.

L.F.Vieira protege No Name Boys

18/05/2009 publicado no CM

Miguel Barreira/Digital Claque ilegal do Benfica continua a levar tochas para os estádios, segundo a PSP, com a conivência de Luís Filipe Vieira

Crime: Elementos suspeitos de tráfico, armas, roubos, incêndios e agressões

Cabecilhas dos No Name protegidos por Vieira

Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys.

Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais. 

Cegueira consciente (deliberada)

Tremenda injustiça
Então o Jesualdo Ferreira e o Bruno Alves foram aos Globos de Ouro da SIC (benfiquista), convencidos da isenção da gente que gere esse canal de televisão?! A atribuição do globo d'ouro ao Manuel José é um insulto à inteligência de qualquer ser humano decente. O Manuel José que em Portugal nunca fez nada de especial...! 
Essa gente teve a "lata" de menosprezar/subestimar a proeza que o Jesualdo conseguiu realizar: ganhar três campeonatos seguidos em Portugal! 
Convençam-se de que essa gente só reconhecerá os feitos do Jesualdo ou de qualquer atleta profissional de futebol, depois deles deixarem de estar ao serviço do FC Porto...!

PS - Retirado do Blog: http://www.dragaosenior.blogs.iol.pt

sábado, 16 de maio de 2009

Trofense 1 FC Porto 4

4 Tangos argentinos

Goleada da equipa azul e branca, obtida com simplicidade e eficácia. O desfecho do jogo imposto pelo Tetracampeão resulta da atitude séria, sem facilitar, sem triunfalismos, e da inspiração da dupla argentina Lisandro e Farías, autores dos quatro golos da equipa do FC Porto. 

Destaque! Este jogo acrescentou mais dois campeões à equipa do FC Porto:  Stepanov e Ventura

Quem pensou que a equipa de Jesualdo Ferreira se dispunha a apenas cumprir calendário neste jogo com o Trofense, enganou-se. Depois duma fase de estudo das duas equipas no início do encontro, a superioridade portista veio ao de cima a partir dos 11 minutos e continuou até ao final do jogo. 

Farías foi o primeiro a marcar aos 29 minutos, ao acorrer a um centro de Mariano, e aos 43, Lisandro finalizou oportuno uma segunda assistência de Mariano. 

A Ganhar por 2 a 0 a equipa azul e branca descontraiu, tranquilizou, até conseguir aumentar a vantagem até aos 4 a 0. 

Já depois do regresso de Hulk à competição, pouco mais de um mês depois da grave lesão sofrida na Amadora, Lisandro bisou na partida e elevou a contagem para três golos de diferença, ao concluir com um remate em arco, uma assistência de Farias. Entretanto coube a Farias marcar o 4º golo com uma cabeçada plena de intenção (gesto técnico perfeito) ao acorrer a uma solicitação do Hulk, depois deste ter feito um bom trabalho individual na esquerda. A goleada, acabaria por ser atenuada apenas pelo golo trofense apontado por Hugo Leal. 

Com este resultado o Dragão celebrou a sua 11ª vitória consecutiva na qualidade de visitante. 

Agora fica a faltar a recepção ao Sporting de Braga no estádio do Dragão para acabar o campeonato 2008/2009 em glória.

Uma nota para a actuação do Andrés Madrid, que me parece um elemento tecnicista mas a denunciar falta de vigor físico. E para Guarin, cuja actuação deu para notar que está a subir de rendimento. Foi pena não ter dado para o Rabiola tambem jogar uns minutos.

FICHA DE JOGO

Liga Sagres (Portuguesa) 2008/09 – 29ª jornada
16 de Maio de 2009

Estádio do CD Trofense, na Trofa

Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Árbitros Assistentes: Bertino Miranda e José Lima
4º Árbitro: Nuno Miguel Roque

TROFENSE: Marco; Varela, Valdomiro, Miguel Ângelo e Zamorano; Milton do Ó «cap.», Mércio, Pinheiro e Hugo Leal; Hélder Barbosa e Reguila
Substituições: Pinheiro por Charles Chad (46 min), Hélder Barbosa por Lipatin (62 min) e Reguila por David Caiado (66 min)
Não utilizados: Paulo Lopes, Paulinho, Delfim e Edu Souza
Treinador: Tulipa

F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves «cap.» e Benitez; Madrid, Tomás Costa e Mariano; Lisandro, Farias e Rodríguez
Substituições: Rodriguez por Hulk (58 min), Nuno por Ventura (68 min) e Madrid por Guarin (75 min)
Não utilizados: Pedro Emanuel, Rolando, Fernando e Rabiola
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Farias (29 e 79 min), Lisandro (43 e 62 min) e Hugo Leal (83 min)
Disciplina: Milton do Ó (27 min), Pinheiro (44 min) e Benitez (46 min)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Guarin um caso intrigante

É um jogador com técnica,possante (estatura elevada),rápido, e no entanto, ainda não conseguiu impor-se no Plantel do FC Porto! 
Antes de tudo parece-me um caso de inadaptação à equipa. A posição de "trinco" (ou até de centro-campista) são funções que exigem grande disponibilidade física e disciplina táctica. E um dos problemas do Guarin parece-me ser a falta de disciplina táctica. 
Depois precisa de refinar certos aspectos técnicos, como por exemplo, aperfeiçoar as técnicas de desarme sem fazer falta. Outro aspecto que o Guarin precisa de trabalhar, é consciencializar-se de qual é na realidade a sua principal função na equipa. Por exemplo: ter a noção exacta de qual deve ser a sua colocação no terreno e aprender a ocupar os espaços onde a sua acção é mais necessária à equipa. Além disso tem de aprender a pôr os interesses da equipa sempre em primeiro lugar. Tem de se preocupar mais em preencher as zonas do terreno em que a sua acção é mais necessária a fim de não desequilibrar a equipa...etc...etc... 

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bolatti marca golo decisivo (em OJOGO)

E é considerado um dos melhores dos melhores jogadores do campeonato

As exibições de Bolatti com a camisola do Huracán não param de surpreender. Anteontem marcou de cabeça ao Estudiantes (que curiosamente o tentou contratar em Janeiro) e deu o empate à sua equipa (1-1), nesta altura posicionada em quarto lugar do Torneio Clausura. Foi o terceiro golo de Bolatti no Huracán. Num inquérito do jornal "Olé" destinado a encontrar o melhor jogador do campeonato, o trinco está num brilhante terceiro lugar.

domingo, 10 de maio de 2009

FC Porto 1 Nacional da Madeira 0

Tetracampeões

A equipa azul e branca cumpriu a sua obrigação de ganhar o jogo que lhe permitiu desde já festejar a conquista do campeonato, ou seja do TETRA. Frente a uma equipa do Nacional bem arrumada consistente e que pratica um futebol apoiado e muito certinho, principalmente a defender, a equipa do FC Porto só conseguiu violar as redes adversárias uma única vez por Bruno Alves. Isto diz bem da dificuldade que os azuis e brancos tiveram para consolidar a sua posição na tabela classificativa.

Tal como digo no início deste comentário a equipa cumpriu mas esteve longe de produzir uma exibição convincente avassaladora, como de certeza os seus fervorosos adeptos ambicionariam.

Na minha opinião o Jesualdo Ferreira é um técnico de futebol muito experiente e é capaz de ser um técnico fora de série, porem suspeito que não esteja bem acompanhado por preparador físico à altura. Isto porque não obstante a valia técnica do Plantel que o futebol do FC Porto possui, no domínio da condição física (velocidade, resistência, reflexos,agilidade) nem sempre consegue superiorizar-se aos seus adversários. Gostaria de ver a equipa do FC Porto jogar em antecipação aos adversários, anulando-os, e, nem sempre isto acontece. Por exemplo no jogo d'hoje estive durante muito tempo com receio que o Nacional conseguisse empatar o jogo, negando-nos a alegria dos festejos antecipados...

FICHA DE JOGO

Liga, 28ª jornada
10 de Maio de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.309 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
4º árbitro: Cosme Machado

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Tomás Costa, Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Tomás Costa por Farías (46m), Fucile por Sapunaru (75m) e Raul Meireles por Andrés Madrid (81m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Hulk 
Treinador: Jesualdo Ferreira

NACIONAL: Bracali; Patacas «cap», Maicon, Felipe Lopes e Alonso; Leandro Salino, Cléber e Luís Alberto; Ruben Micael; Nené e Mateus
Substituições: Ruben Micael por João Aurélio (54m), Luís Alberto por Fabiano (59m) e Leandro Salino por Miguel Fidalgo (80m)
Não utilizados: Douglas, Bruno Amaro, Haliche e Nuno Pinto
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Bruno Alves (48m)
Disciplina: cartão amarelo a Nené (20m), Felipe Lopes (31m), Lisandro (34m), Patacas (90m), Raul Meireles (90m), Fucile (90m), Cissokho (90m).

PS - Bruno Alves eleito o melhor em campo

Apesar de a noite ter sido pintada pela euforia colectiva decorrente do Tetracampeonato, os adeptos do F.C. Porto presentes no Estádio do Dragão para assistir à vitória sobre o Nacional elegeram Bruno Alves como o melhor em campo. O defesa marcou o golo da vitória e voltou a não dar veleidades aos adversários, merecendo, por isso, este reconhecimento.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Kasmierczak quer voltar

Na minha opinião trata-se dum médio com potencial para jogar na equipa do FC Porto, basta que cuide melhor da sua condição física e do peso.

Kasmierczak é o tipo de médio possante, possuidor de técnica razoável, boa capacidade de remate, bom jogo de cabeça devido à sua elevada estatura. Defeitos: reduzida mobilidade e não é muito rápido. Talvez devido ao facto de ser um jogador pesadão, não consiga correr os 90 minutos do jogo. Precisa portanto de ganhar mais estofo nesse sentido. 

Kasmierczak decidiu que vai deixar o Derby County no final da temporada. O polaco confirmou isso nas páginas do MaisFutebol: "Adorava voltar ao FC Porto. Fui contactado por um dirigente há algumas semanas, a perguntar como me estavam a correr as coisas, mas agora está na hora de voltarmos a conversar." Kas tem estado emprestado ao clube inglês da "First Divison" (II Divisão) e perdeu a titularidade desde a chegada do técnico Nigel Clough, em Janeiro. Até ali, o médio tinha feito 23 jogos sob o comando de Paul Jewell, mas passou a suplente utilizado em quatro jogos. "Já me tinham dito que este treinador não gostava de estrangeiros e pelos vistos é verdade", sublinhou. Perante este cenário, Kas está decidido a abandonar o clube em Junho. "Não fico cá, nem pensar! A equipa está mal classificada, mas o Nigel Clough deve continuar, por isso vou sair", frisou. Agora a espera de Kas por um telefonema transformou-se em ansiedade. "Quero saber se contam comigo ou não. No ano passado o meio-campo era muito forte, Lucho, Meireles e Assunção eram melhores, quando jogava sentia-me em exame, jogava tenso. O Jesualdo decidiu que teria de sair e tive de aceitar, mas quero voltar", declarou.

Títulos conquistados pelo FC Porto

Origem : VIKIPÉDIA – a Enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_Clube_do_Porto#Honras_.2F_Galard.C3.B5es

Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o melhor clube português.[1]

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 10º da Europa e o 21º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).

O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 16 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos.

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 116 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 23 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 4 Copas BES; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 13 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 110 do Benfica e 83 do Sporting .

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.

O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.

O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas (15).

O FC Porto já disputou 24 das 30 finais da Supertaça Nacional.

O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.

O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.

O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.

O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).

O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).

O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).

O FC Porto contém nos seus quadros, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.

O FC Porto é o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14.

Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 21ª na Europa[4].

] Outras modalidades

O FC Porto é, segundo o Comité Europeu de Hóquei em Patins, o maior clube português e o 2º maior da Europa [2]

 O FC Porto é no hóquei em patins o clube mais titulado em Portugal e o 3º no Mundo! (Ver: Classificação Mundial de Clubes de Hóquei-Patins)

 O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol (quer na variante de 7, quer na extinta variante de 11), hóquei em patins, bilhar e natação; no ciclismo, é o clube que já venceu mais Voltas a Portugal (23 somando individuais e colectivas).

No voleibol e no hóquei em campo é o mais titulado entre os "3 Grandes".

No futebol de praia sagrou-se campeão da Liga Nacional de Futebol de Praia em 2005 e é único clube português a já ter conquistado uma competição internacional, tratando-se da conquista da 1ª edição da Taça Ibérica de Futebol de Praia, realizada em 2008. 

terça-feira, 5 de maio de 2009

Atenção, que o Nacional não vem facilitar

Muita concentração e atitude, é o que se pede à equipa do FC Porto na recepção ao Nacional.

...
Finalmente, em 2008/09, é chegada a vez de Alonso e Nené assumirem esse papel na equipa: o lateral esquerdo é o jogador que mais assistências para golo fez; o avançado brasileiro, com 19 golos (24 no total das provas), quem mais marcou. Alonso está em final de contrato e Nené é muito cobiçado, correndo o Nacional o risco de participar na competição (UEFA) sem os elementos que mais contribuíram para o apuramento.

PS - Sugestão

Não seria dos dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD tentarem trocar o Benitez pelo Alonso...? O Nené também me parece uma boa aposta.É muito hábil e rápido.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Com imagens editadas é até muito fácil deturpar

RTP1 - Domingo Desportivo - Carlos Daniel (adepto encarnado), com a colaboração de: Cruz dos Santos (conhecido jornalista de ABOLA e doente do Benfica) e do ex-árbitro de futebol Paraty...! 
Trata-se dum programa para benfiquistas ver. 
Neste programa com imagens certamente editadas, transformaram uma autêntica canelada ao Tomás Costa, eu vi a jogada conforme foi transmitida no preciso momento pela SportTV1, no lance da falta que deu lugar ao segundo golo do FC Porto e posso afirmar que foi um pontapé na canela e não como o programa do benfiquista Carlos Daniel quis fazer crer que não houve falta. Pois é Sr. Carlos Daniel! Com imagens editadas é até muito fácil eliminar duas ou três frames... para dar a ideia de que o facto não chegou a acontecer...

Marítimo 0 FC Porto 3

03-05-2009 FUTEBOL - Liga Sagres 2008/09 - 27ª jornada
Raul Meireles, aos três minutos apontou o primeiro golo da partida e do FC Porto. Na segunda parte um cabeceamento de Rolando, aos 64 minutos, ampliou a vantagem para 0-2, e um remate colocado de Tomás Costa, aos 83, fez o 0-3 resultado final. Com esta a equipa azul e branca acumula sete vitórias seguidas no total e 10 fora de casa, prossegue na liderança e, com nove pontos ainda em disputa na prova, encontra-se a apenas três de se sagrar Campeão Nacional pelo quarto ano desportivo consecutivo. 

No jogo d'hoje a vontade de vencer dos Dragões começou cedo, com Bruno Alves a acertar na barra da baliza do Marítimo iam decorridos dois minutos de jogo. Para logo de seguida aos 3 Raul Meireles rematou pela certa para a baliza do Marítimo.Estava feito o primeiro golo.
Na segunda parte não obstante a equipa do marítimo ter surgido a querer discutir o resultado acabou por ser o FC Porto a ampliar a vantagem e a consolidar o triunfo.

FICHA DE JOGO

Estádio dos Barreiros, na Madeira (3 de Maio de 2009)

Árbitro: João Ferreira
Árbitros Assistentes: Luís Ramos e Pais António 
4º Árbitro: Bruno Esteves

 
Marítimo: Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Van der Linden e Luís Olim, João Luiz, Olberdam e Bruno; Djalma, Aquino e Marcinho 
Substituições: Aquino por Baba (46m), Djalma por Manú (59m) e Luís Olim por Takahito Soma (74m)
Não utilizados: Marcelo; Fernando, Briguel e Victor Junior
Treinador: Carlos Carvalhal

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Raul Meireles por Guarín (21m), Rodríguez por Farías (84m) e Lisandro por Rabiola (87m)
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Benítez e Andrés Madrid
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Disciplina: cartão amarelo para Aquino (36m) e João Luiz (75m)
Marcadores: Raul Meireles (3m), Rolando (64m) e Tomás Costa (83m)

Destaques

Boa exibição da defesa azul e branca, ao seu habitual nível.

De lamentar a lesão do Raúl Meireles, pois com a sua substituição o meio-campo perdeu consistência e clarividência. Guarin apesar de ser um elemento possante e tecnicista, tarda a acertar com os processos da equipa e a entender-se com os colegas. Alem disso, precisa de aperfeiçoar os tempos de entrada nos desarmes e de ser mais rápido a desfazer-se da bola. O Tomás Costa é outro elemento que precisa de aprender a defender, pois apesar da sua disponibilidade para correr o campo e boa vontade para ajudar, revela uma certa inépcia a defender.

Relativamente aos avançados: Mariano, Lisandro e Rodriguez, tudo certo . Cumpriram perfeitamente.

PS - Declarações do Mister J.F.

O FC Porto ficou a uma vitória de se sagrar campeão e Jesualdo pediu um Estádio do Dragão a condizer para a recepção ao Nacional, no próximo domingo: "Podemos de facto ser finalmente campeões, esperamos o Dragão cheio e um grande apoio à equipa para o jogo com o Nacional". 

... "Entrámos bem, fomos felizes no golo aos três minutos, é verdade, mas o que eu quero realçar acima de tudo foi a forma como fomos capazes de resistir a uma boa equipa do Marítimo, depois de muitos meses de desgaste. Era o jogo decisivo do ponto de vista das nossas deslocações e do seu posicionamento no calendário. Mas com este resultado esperamos no domingo ter um Dragão cheio para receber uma grande equipa do Nacional que tem feito uma grande temporada. Sabíamos que este jogo era importante para garantirmos o nosso objectivo. Fomos capazes de ser humildes durante todo o jogo e explorar as nossas capacidades ofensivas, as nossas transições rápidas e acabámos por ganhar o jogo merecidamente, embora com um resultado pesado que o Marítimo não merecia."

... "A lesão do Raul Meireles, pouco depois de marcar o golo, foi decisiva porque era o jogador que tinha a função de ligar o meio-campo com o ataque. É um jogador experiente, tem boa qualidade de passe e remata bem fora da área, portanto era importante na nossa estrutura ofensiva." Até ao intervalo a equipa acusou a ausência de Meireles, mas depois recompôs-se: "Na segunda parte rectificámos a zona do meio-campo."

...A terminar, ficou uma nota para os seus jogadores: "Vêm jogando sempre nos limites e ficam os parabéns pela maneira como foram capazes de resistir a mais um adversário forte".

domingo, 3 de maio de 2009

Convocados do FC Porto para o jogo com o Marítimo

02-05-2009 FUTEBOL
Benítez e Pedro Emanuel voltam a ser opção
 
Os regressos de Benítez e Pedro Emanuel e a saída de Tarik Sektioui são as novidades da convocatória do F.C. Porto para o desafio contra o Marítimo (27ª jornada da Liga), agendado para as 20h15 deste domingo, no Estádio dos Barreiros. 
Os Tricampeões seguem, depois do almoço, para a Madeira. O voo sai do Aeroporto Francisco Sá Carneiro às 14h10.  
Lista de convocados: Andrés Madrid, Benítez, Bruno Alves, Cissokho, Farías, Fernando, Fucile, Guarín, Helton, Lisandro, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Rabiola, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Stepanov e Tomás Costa.

PS - Luís Nunes, o nome dum central a reter

Luiz Nunes 6

Segurança e rigor na marcação a Liedson e companhia. Soube tirar proveito de uma considerável compleição física, ganhando imensas batalhas.

Dois médios (centro-campistas) promissores:

Nuno Piloto 6

Um lutador por natureza. Sempre disponível para dar a cara em prol do objectivo pretendido e sempre pronto a compensar este ou aquele erro de marcação. Como capitão assumiu também o importante papel de comandar o grupo.

Tiero 6

Um dos que mais procuraram surpreender Rui Patrício com remates potentes. Nas duas tentativas foi por muito pouco que falhou o alvo.

01-05-2009 FUTEBOL
Jesualdo Ferreira: «Queremos ganhar todos os jogos»

A deslocação complicada a um terreno tradicionalmente difícil que os Dragões enfrentam no jogo da 27ª jornada da Liga tem, de acordo com Jesualdo Ferreira, de ser resolvida com concentração e intensidade. O técnico portista ambiciona a vitória no encontro de domingo, que significará mais um passo no caminho para a renovação do título.

Preparar jogo difícil
«A equipa está a readaptar-se a uma vida nova, a uma semana de trabalho mais longa e a treinos mais dirigidos para determinadas situações de jogo. Quem tiver o cuidado de analisar o nosso trajecto desde Janeiro perceberá a intensidade do esforço a que os jogadores foram sujeitos em função da distribuição dos jogos que tivemos. Há um conjunto de factores que influenciaram e que influenciam a nossa vida a partir desta semana, mas que são situações normais no futebol. Queremos recuperar rapidamente os jogadores com problemas físicos e procurámos preparar bem o jogo com o Marítimo, que é um adversário difícil e uma equipa bem diferente daquela que enfrentámos na primeira volta».

Adversário forte, reduto complicado
«O Marítimo é uma equipa que pratica um futebol positivo, um adversário difícil que joga num terreno tradicionalmente complicado. A alteração do quadro do adversário desde a última vez que o defrontámos, obriga-nos a entender melhor essa equipa, sem nunca alterar a identidade do F.C. Porto».

Responsabilidade de triunfar
«A única coisa que queremos é demonstrar capacidade para discutir o jogo e fazer um resultado positivo. O F.C. Porto tem responsabilidade de ganhar o campeonato, tem quatro pontos de avanço e estão doze para discutir. Atribuírem-nos o favoritismo não nos desmobiliza nem altera a nossa abordagem à partida. Este é um jogo muito importante para nós».

Fase decisiva
«A quatro jornadas do fim, as posições têm de começar a ficar clarificadas. Da nossa parte, sabemos que temos dois jogos fora difíceis e dois em casa muito difíceis. Ao contrário dos nossos adversários directos, vamos defrontar equipas com objectivos definidos e é nesse sentido que estamos a preparar-nos. Temos quatro jogos para ganhar e vamos fazer tudo para o conseguir».

Outros objectivos para além da renovação
«Eu e o F.C. Porto temos objectivos próximos mais importantes que esse tipo de discussão [a renovação]. Quando se está concentrado é difícil que outras coisas ocupem o nosso espírito. O Fucile deu a sua opinião, que não vincula nada, nem mais ninguém».

Pré-temporada preparada atempadamente
«O F.C. Porto define todas as coisas com tempo e antecedência. Conheço o local onde vai decorrer a pré-época, já lá passei férias e é um sítio muito giro».

Vantagem boa, sem garantias
«A vitória neste jogo é o caminho mais seguro porque depois faltarão três jornadas para sermos campeões. A única coisa que nos pode preocupar neste momento é o facto de sabermos que podemos ser campeões se ganharmos os jogos que temos pela frente. Temos uma vantagem boa, que não garante nada. Queremos ganhar os jogos todos até ao fim do campeonato».

Capacidade colectiva
«Já perdemos jogos com o Lucho e com o Hulk. O mais importante é a capacidade que a equipa tem de resolver os problemas colectivamente. Quem não tiver uma base colectiva forte, ganhará jogos mas não ganhará títulos. Os nossos objectivos curtos são as questões em torno deste jogo, os mais longínquos são excelentes: sermos campeões. Sou eu que tenho a responsabilidade daquilo que produzirmos ou não produzirmos e estou seguro de que vamos conseguir produzir resultados».

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Livre circulação de trabalhadores e as clausulas de rescisão

Em alternativa às clausulas de rescisão, os Clubes terão de acrescentar no contrato uma clausula exigindo uma indemnização no caso do jogador pretender rescindir antes de acabar o contrato celebrado entre as duas partes interessadas.

Como é lógico, os jogadores quando assinam os seus contratos fazem-no livremente. Além disso são os clubes que promovem os jogadores criando boas condições de treino para que eles possam evoluir. Permitindo-lhes também que se mostrem na montra do futebol europeu. Inclusivamente os clubes quando contratam um jogador estão a fazer um investimento que tanto pode resultar como não. Sendo portanto um risco bastante grande a ter em conta.

A equipa tècnica do futuro

Quando terminar o ciclo Jesualdo Ferreira,já tenho o candidato ideal para preencher a vaga dele: Carlos Azenha. Na minha opinião o Carlos Azenha no futuro vai ultrapassar as marcas do Jesualdo Ferreira. O Jesualdo Ferreira é um bom técnico,mas não é excepcional,pela simples razão de não ser capaz de pôr a equipa a jogar ao ritmo do futebol inglês.Ou até dum Barcelona. Para chegar a estes níveis, teria de ser capaz de aumentar o grau de exigência nos treinos,e,exigir dos jogadores ainda mais profissionalismo,a fim de atingir o tal nível superior (ritmo de jogo) em que jogam as equipas mais famosas que disputam a Champions League,ou seja, do futebol europeu.