quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Mister Villas-Boas: «O CARÁCTER DOS JOGADORES FOI FUNDAMENTAL»

O FC Porto chegou ao intervalo em desvantagem e saiu do Dragão com uma impressionante vitória por 5-1, mas André Villas-Boas não viu grandes diferenças na actuação da equipa nas duas partes. Numa conferência de imprensa em que falou quatro línguas (português, espanhol, inglês e italiano), o técnico pediu aos adeptos que refreiem a euforia, porque o encontro em Vila-real será complicado.
Pressão alta
«O FC Porto fez uma primeira parte excelente, apenas teve a infelicidade de não ser eficaz na finalização. Na segunda parte, bloqueámos na mesma a construção do Villarreal, tal como no primeiro tempo. É óbvio que, com a defesa subida, sofremos na profundidade, o Nilmar apareceu sozinho uma série de vezes, mas foi um risco que corremos. Desta forma, recuperamos muitas bolas no meio campo adversário. Eles são uma equipa de toque e poderiam criar-nos problemas de outra forma, se não fizéssemos essa pressão.»
Mais eficácia
«Fomos infelizes na quantidade de cruzamentos que tivemos para chegar ao golo. Na segunda parte, mudou a eficácia. Cruzámos, rematámos, roubámos bolas na mesma. Nada mudou na nossa identidade. O factor emocional pesa, a partir do 3-1 o Villarreal deixou de acreditar e nós passamos a acreditar ainda mais.»
Carácter ofensivo
«Somos uma equipa que consegue um número incrível de golos e temos um carácter ofensivo notório. Tanto em casa como fora, acreditamos que podemos chegar ao golo. Sofrer um golo antes do intervalo tem grande impacto. A capacidade de transcendência destes jogadores vai resolvendo as partidas. O carácter dos jogadores foi fundamental para conseguir esta reviravolta na segunda parte.»
Manter a concentração
«Pensar que isto está feito é um sentimento errado. A euforia vai estar instalada. Se não nos concentrarmos, vai ser muito complicado. Será um desafio mental, de concentração e exigência. Tal como com o Spartak, temos de pensar em eliminar o golo que fizeram aqui. Vamos procurar ser competentes para chegar à final.»
Talento dos jogadores
«Compreendo que o FC Porto seja seguido em Itália, não só pelo que fez na UEFA Europa League, mas também no campeonato. Somos uma equipa técnica com um talento inacreditável à disposição e são os jogadores que nos levam ao sucesso. No que respeita ao jogo ofensivo, só posso dizer que em Itália conta pouco, apenas importa o resultado. Não serei o homem certo para Itália.»
Desculpas a Garrido
«Pedi desculpa ao treinador do Villarreal por ter ficado incomodado com a comparação com o FC Barcelona, mas não são palavras minhas, são palavras que outros compraram. Tenho o máximo respeito pelo que fizeram nesta época e dou muito valor à sua identidade. O Villarreal tem tudo para estar bem na segunda mão, tal como aconteceu frente ao Nápoles, Leverkusen e Twente. Há que ter o máximo respeito pelos seus jogadores, que estarão revoltados pelo resultado e que darão tudo na 2ª mão disputada no terreno deles e perante, ou seja, apoiados pelo seu público».

UEFA Europa League, meias-finais, primeira mão- FC Porto 5 Villarreal 1

Grande jogo, extraordinária, fantástica exibição de futebol da equipa dos Dragões que mesmo depois de estar em desvantagem conseguiu na segunda parte do jogo cilindrar, esmagar nitidamente a excelente equipa forasteira!
28/04/2011 - Cinco rombos no casco do submarino, quatro deles provocados por Falcao, fizeram muito mais do que encurtar distâncias para Dublin.
O Villarreal, que nunca fizera segredo da estratégia, responderia em transições rápidas, que tinham Borja Valero e Bruno Soriano como cérebros e Nilmar como destino preferencial. Bem executada, a trama valenciana produzia o desequilíbrio entre a supremacia portista e exigia o melhor de Helton.
Antes de assumir proporções demolidoras, a intensidade e o volume eram, claramente, azuis e brancos, mas o perigo amarelo consumaria a ameaça e fechou a primeira parte a marcar, por Cani. Entre a desvantagem portista e o empate não houve muito mais do que intervalo, porque, depois de derrubado na área, Falcao transformava a consequente grande penalidade aos 48 minutos.
Antes de Falcao voltar a marcar, o que fez por mais três vezes, e recuperar a condição de melhor goleador das competições europeias, com 15 golos, foi Guarín quem deu a volta ao resultado, numa jogada individual que juntou brilho e persistência: ao tirar um adversário do caminho com o pé direito, ao rematar com o pé esquerdo e ao concluir de cabeça, depois de uma primeira defesa de Diego López.
O domínio portista era já avassalador e o contra-ataque espanhol, menos efectivo, passava a confundir-se com alívios desesperados, numa trégua efémera para a defesa do Villarreal.
Genial, intuitivo, instintivo, Falcao afundava a resistência valenciana. E confirmava, em simultâneo, o estatuto de fora de série e a invulgar propensão portista para ultrapassar jogos difíceis com a obtenção de cinco golos. E a Irlanda ficava mais perto, mesmo que entre o Dragão e Dublin se erga ainda uma deslocação a Villarreal e um opositor frequentemente comparado, no estilo, ao esplendor do Barcelona.
FICHA DE JOGO - 28 de Abril de 2011 

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 44.719 espectadores
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Berry Simons
Quarto árbitro: Pol van Boekel
Assistentes adicionais: Ricard Liesveld e Ed Janssen
FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín, João Moutinho; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Rodríguez por Varela (71m), Guarín por Souza (78m) e Hulk por James (84m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Walter e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas
VILLARREAL: Diego López; Mario Gaspar, Musacchio, Marchena e Catalã; Borja Valero, Bruno, Cani Soriano e Santi Cazorla «cap.»; Nilmar e Rossi
Substituições: Borja Valero por Mubarak (67m), Cani por Matilla (71m) e Nilmar por Marco Ruben (71m)
Não utilizados: Juan Carlos, Capdevilla, Cicinho e Kiko
Treinador: Juan Carlos Garrido
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Cani (45m), Falcao (49m, g.p., 63m, 75m e 90m) e Guarín (61m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando (6m), Hulk (26m), Borja Valero (41m), Diego López (48m), Catalá (73) e Helton (83).

PS - extracto de comentário n'ojogo

 Fechadinhos, solidários a defender, os espanhóis mantinham a defesa portista em constante sobressalto para o qual os dragões não encontravam antídoto. Pior ainda: Álvaro Pereira andava distraído e Guarín jogava a passo.
A referência a esses dois, mesmo que justa e obrigatória, também não é inocente. Ironicamente, acabaria por ser na sequência de um corte decisivo do uruguaio na área portista que começaria uma resposta desenvolvida por Guarín e na qual participou Falcao. Nasceu aí o penálti que marcou o ponto de viragem e o início da reviravolta, consumada em dez minutos e ampliada em menos de 20.

Bee Gees "You win again"

quarta-feira, 27 de abril de 2011

FC Porto: «IMPORTANTE É FAZERMOS O NOSSO JOGO»


27/04/2011- Mesmo reconhecendo que ambos são avançados de qualidade, Rolando não se assusta com os nomes de Rossi e Nilmar, as principais referências do ataque do Villarreal. O central dos Dragões recorda que o FC Porto já travou opositores de nível mundial e que, sempre que o fez, conseguiu-o enquanto equipa.
Avançados de qualidade
«O Rossi e o Nilmar têm muita qualidade, mas o mais importante é conseguirmos fazer o nosso jogo, sabendo que toda a equipa do Villarreal tem valor. Temos defrontado avançados de nível mundial e no FC Porto defendem todos e atacam todos. Quando travámos o adversário, fazemo-lo enquanto equipa.»
Mérito próprio
«Estamos numa meia-final por mérito próprio, temos os nossos os trunfos e queremos jogá-los para conseguir um bom resultado e confirmar, depois, a qualificação em Espanha.»
Passo a passo
«Mais do que com a final, sonho com o jogo de amanhã, que é importantíssimo. Vamos passo a passo.»
Somar
«Vou tentar adicionar a UEFA Europa League ao campeonato, que sempre foi o nosso objectivo principal. Assumimo-lo sempre.»

Convocatória: Trio de regresso

André Villas-Boas promoveu três alterações para o encontro da primeira mão das meias-finais da UEFA Europa League: entram Helton, Maicon e Guarín; saem Kieszek, Mariano e Sereno. O FC Porto recebe o Villarreal já esta quinta-feira, às 20h05, no Estádio do Dragão.
Os azuis e brancos finalizaram a preparação da partida frente ao conjunto espanhol esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, onde três atletas da Formação marcaram presença: o defesa-central Hugo Bastos, dos Sub19, e guarda-redes Luís e o lateral-direito Jorge Azevedo, dos Sub17.
Quanto ao boletim clínico, Rafa e Fucile mantêm-se em tratamento; Belluschi já fez treino condicionado.
Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Villas-Boas: Apoio que mete medo
«Nada fazemos sem o apoio e a tranquilidade dos adeptos. Cheio, o Dragão gera medo e isso é decisivo no futebol moderno.»

Champions League - Real Madrid 0 Barcelona 2

Depois de ver o jogo na RTP1 pus-me a pensar  e cheguei à seguinte conclusão: a equipa do Barça além de jogar muito bem à bola, é uma equipa: muito matreira e manhosa; que sabe massacrar os adversários sem dar nas vistas, ou seja, sem chamar a atenção dos árbitros. Depois à mínima falta que sofram: rebolam na relva e fazem um teatro digno de grandes actores. Outra faceta que lhes é peculiar é de se juntarem todos com grande facilidade quando é para pressionar os árbitros.
RESULTADO: conseguiram que o árbitro expulsasse o Pepe e o Mourinho e assim acabaram por ganhar o jogo mais facilmente! Digam-me lá agora se estes rapazes não são eficazes nas tarefas a que se propõem realizar?!
PS - Factos passados
Aqui há uns bons 20 anos atrás a equipa do FC Porto foi jogar a Camp Nou para a liga dos campeões. Na altura os jogadores do Barça, neste momento não me recordo quem, cometeram 3 faltas sobre o jogador "Frasco" do FC Porto merecedoras de serem marcadas 3 grandes penalidades, tendo o árbitro da altura um tal de nacionalidade belga feito vista grossa aos tais lances.
Veio-se depois a saber que o dito árbitro belga tinha chegado a Barcelona dois dias antes do jogo, e, que a direcção blaugrana tinha colocado uma relações públicas, uma exuberante loira a mostrar Barcelona ao dito juiz do apito belga. Fácil portanto de concluir o porquê da actuação nada criteriosa do dito belga. É esta também uma das razões porque não gosto do Barça, são tão ou mais habilidosos, para não dizer ardilosos, que os outros, mas gostam de se armar em vítimas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Eles aí vêm, triunfalistas

Em declarações à imprensa espanhola, o jogador Senna do Villarreal, afirmou: “Talvez o FC Porto tenha a vantagem de já ser campeão português, além de ter muita história e tradição na Europa, mas nós jogamos em casa na segunda mão e também temos as nossas armas”.
“Eliminámos os segundos classificados dos campeonatos de Itália e Alemanha, o primeiro da Holanda; Por que não podemos eliminar também o campeão de Portugal?”
Dragaoatento: Poder, podem! Porem, antes de mais, é preciso que a equipa "Azul e Branca" permita (se deixe enrolar, ou seja, concorde), o que não me parece ser o caso.
PS - Curiosidades do Villarreal 
Há orgulho no submarino amarelo tripulado por Fernando Roig mas também a consciência de que o futebol é um mercado caro. Assim se percebe o porquê de, no início da presente época, terem sido integrados nove atletas da equipa B, que compete na II Divisão espanhola, no plantel principal, bem como o facto de no último jogo europeu, frente aos holandeses do Twente, Juan Carlos Garrido ter escalado oito "canteranos" para o onze, todos eles conhecedores como ninguém dos cantos da cidade desportiva. Mas não se pense que é por falta de investimento, pois o orçamento anual da equipa profissional é de 68 milhões de euros.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sevilha 3 Villareal 2 - Comentário ao jogo

Vi o jogo em título e dado que o Villarreal é o próximo adversário do FC Porto já na próxima quinta-feira resolvi expor aqui as minhas impressões sobre a maneira como joga o Villarreal.
Antes de mais é uma equipa recheada de jogadores tecnicistas que controlam muito bem a bola e fazem uma circulação quase perfeita do esférico. É também uma equipa que gosta de partir para o ataque de forma organizada e a partir de trás. Além disso é uma equipa que nunca se rende e que tem os 90 minutos nas pernas a um ritmo assinalável! Finalmente é uma equipa que defende bem, mas acima de tudo, o seu meio-campo e linha avançada, são os sectores que se destacam pelo seu alto rendimento, eficácia e produtividade. Sendo os expoentes máximos da equipa espanhola no capítulo da finalização: Nilmar e Rossi, este último um avançado muito perigoso, porque muito frio e calculista na hora de finalizar!
O Villarreal, adversário do FC Porto na meia-final da Liga Europa, perdeu ontem por 3-2 em Sevilha, num jogo em que Juan Carlos Garrido, treinador do Villarreal, poupou alguns titulares, casos de Capdevila, Cani, Borja Valero e Rossi.

Lista de convocados para el duelo ante el Sevilla

La lista completa la forman los siguientes 18 futbolistas:
Porteros: Diego López y Juan Carlos.
Defensas: Mario, Musacchio, Catalá, Capdevila, Marchena, Cicinho y Joan Oriol.
Centrocampistas: Borja Valero, Bruno, Santi Cazorla, Matilla, Cani y Wakaso.
Delanteros: Rossi, Nilmar y Marco Ruben.
Equipo - Titulares (14 jogadores que alinharam)
Guarda-redes: 13 Diego López,  
Defesas: 4 Musacchio,  5 Marchena, 3 Joan Oriol, 27 Mário, 24 Cicinho, 15 Catalá
Centrocampistas: 8 S. Cazorla, 17 Matilla, 21 Bruno, 43 Wakaso,
Avançados: 7 Nilmar, 22 Rossi e 9 Marco Ruben
Suplentes: 25 Juan Carlos, 3 Joan Oriol, 10 Cani, 11 Capdevila, 20 B. Valero, 22 Rossi, 24 Cicinho
Técnico: Juan Carlos Garrido
O FC Porto recebe o Villarreal pelas 20:05 de quinta-feira, no Estádio do Dragão, em jogo da primeira-mão das meias-finais da Liga Europa, a dirigir pelo árbitro holandês Bjorn Kuipers.
PS - FC Porto atento às jovens revelações 
1 - Jorge Balbuena seguido pelo Dragão - Jorge Balbuena, médio de 19 anos que actua nos sub-20 do Lanús, da Argentina, foi ontem dado como alvo do FC Porto. A revelação foi de Jim Totime, responsável pela "Brandsen Isi", empresa que gere a carreira do internacional sub-17. "Está a ser seguido pelos novos campeões de Portugal… referiu, revelando inclusive o valor do passe. "Poderá custar cerca de 400 mil euros. Só tem contrato até Junho de 2012 e este valor é relativo à indemnização pela formação." Fã de Maschareno, Balbuena diz que não é um "jogador de físico, mas de técnica e rigoroso nas marcações", explicou no sítio "bloGolo", mostrando que está a par do que se passa em Portugal. "O FC Porto é um grande clube, muito respeitado e, mais uma vez nesta temporada, provou o seu valor. Portugal tem uma liga que produz um bom futebol, rápido e técnico e que tem muitos argentinos." Ou seja, a adaptação seria "fácil". E Balbuena até já se imagina a jogar ao lado de Iturbe. "Não o conheço pessoalmente, mas seria bom se pudéssemos jogar juntos no FC Porto".

2 - Kelvin ajuda Brasil a vencer - Kelvin, o jovem reforço do FC Porto que é internacional sub-18 do Brasil, ajudou a selecção canarinha a conquistar ontem, na cidade espanhola de Palamós, a 11ª edição da Taça do Mediterrâneo. Na final da competição, a equipa orientada por Ney Franco derrotou o México por 2-0 e o ponta de lança Kelvin foi titular. Este torneio serviu de preparação para o Mundial de Sub-20 que este ano se disputará na Colômbia.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

1/2 final da Taça de Portugal Benfica 1 FC Porto 3

20/04/2011 - Ao intervalo Benfica 0 FC Porto 0
Quase a terminar a primeira parte do jogo, podíamos ter marcado se Falcao não tivesse sido displicente ao desperdiçar uma oportunidade como aquela de que dispôs! É imperdoável não marcar quando isolado frente ao guarda-redes adversário!

O nosso destino é vencê-los.
 O FC Porto escreveu mais uma fantástica página no longo caminho  de vitórias já percorrido, e foi esta noite ao Estádio da Luz vencer por 3-1 garantindo a qualificação para a final da Taça de Portugal.
Num jogo épico, os Dragões voltaram a mostrar, quem é actualmente, a melhor equipa portuguesa. Desta vez havia uma diferença a ultrapassar, fruto da derrota 0-2 na primeira mão no Dragão. Mas esta equipa tem o talento e a valentia dos vencedores, e uma equipa técnica fora de série.
Depois do 0-0 da primeira parte, período em que o FC Porto dispôs das melhores oportunidades, a equipa arrancou para uma segunda parte consistente, com o seu futebol de posse como costuma referir o Mister Villas-Boas, e acabou por vencer um adversário que deu muita luta mas foi incapaz de travar o futebol colectivo dos azuis e brancos!
E aos 64 minutos João Moutinho a passe de Cristián Rodriguez, fez o golo com um remate soberbo de primeira, e não só fez o golo, como também contribuiu para acelerar o desnorte da equipa encarnada.
Com o Estádio da Luz acordado pelo constante incentivo dos cerca de três mil dragões, o FC Porto continuou com o seu futebol e na sequência duma grande jogada, com a bola a passar por meia equipa, Hulk concluiu com um toque subtil sob Júlio César.
A equipa do FC Porto igualava assim a eliminatória, mas como não bastava continuou a evoluir pelo relvado com o seu futebol colectivo todos os jogadores concentrados em torno do mesmo objectivo. E, aos 74 minutos, Falcao pode finalmente concretizar 
com um remate cruzado, depois dum belo trabalho executado na área do Benfica , beneficiando dum desvio na perna do Xavi.
Faltava um quarto de hora mas percebia-se que o FC Porto tinha o jgo na mão. Nem a ridícula grande penalidade assinalada por Carlos Xistra, aos 80 minutos, por alegada falta de Sapunaru sobre Saviola que não existiu conseguiu atrofiar os Dragões. Cardozo transformou o penalty mas os Dragões não se atemorizaram e até ao final ainda desenharam algumas jogadas de perigo em direcção à baliza de Júlio César.
Estádio da Luz, em Lisboa - Assistência: 37.349 espectadores.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

BENFICA: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins, César Peixoto, Jara, Saviola e Cardozo.
Substituições: Jara por Aimar (78m), Javi Garcia por Kardec (86m) e César Peixoto por Weldon (89m).
Não utilizados: Roberto, Sidnei, Airton e Filipe Menezes.
Treinador: Jorge Jesus
FC PORTO: Beto, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Rúben Micael, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Hulk e Falcao.
Substituições: Ruben Micael por James Rodriguez (62m), Cristián Rodriguez por Varela (74m) e Sapunaru por Sereno (87m).
Não utilizados: Kieszek, Souza, Mariano González e Walter.
Treinador: André Villas-Boas
Marcadores: 0-1, João Moutinho, 64 minutos. 0-2, Hulk, 72. 0-3, Falcao, 74.
1-3, Cardozo, 80 (grande penalidade).
Disciplina: cartão amarelo a Álvaro Pereira (18), Maxi Pereira (21), Cristián Rodriguez (31), Falcao (32), Javi Garcia (46), Jara (59), Cardozo (65), Sapunaru (79), Jardel (82), Hulk (84), Fábio Coentrão (90+3) e Rolando (90+3). Sapunaru foi expulso com segundo cartão amarelo, já depois de terminado o encontro.

Destaque pela negativa: a infeliz por desastrada actuação do Carlos Xistra que mostrou vários amarelos sem critério a jogadores do FC Porto e marcou uma grande penalidade contra o FC Porto que não existiu, enfim, como sempre que apita jogos do FC Porto, fez jus ao nome pelo qual é conhecido junto dos adeptos azuis e brancos Xistrema!
PS - Tem a palavra o mister Villas-Boas: «FIZEMOS UMA SEGUNDA PARTE BRILHANTE»
Primeiro a competência, depois o brilho. André Villas-Boas resumiu assim uma vitória que classificou como «enorme», na falta de outras palavras para a caracterizar.  João Moutinho juntou «generosidade» à descrição, antes de concluir que o FC Porto demonstrou ser «a melhor equipa» e absolutamente merecedora da final da Taça de Portugal.
André Villas-Boas: «Virar a eliminatória aqui é de louvar»
«Fizemos poucas alterações estruturais, porque achámos que a nossa identidade nos poderia levar ao golo. Tínhamos decidido não nos castigarmos emocionalmente, se não conseguíssemos o primeiro golo rapidamente. Depois duma primeira parte muito conseguida, fizemos uma segunda parte brilhante. Não há palavras para descrever uma vitória enorme. No primeiro jogo, o Benfica foi muito competente e trouxe uma vantagem muito confortável para a Luz, agora fomos nós competentes, conseguindo inverter a vantagem. A competência é repartida, mas vir aqui e virar a eliminatória é de louvar. Nas finais não se brinca em serviço e o Guimarães tem uma crença enorme, pelo que esperamos um jogo muito complicado. A competência dos jogadores é fundamental, o mérito deles é enorme e estar com este percurso gigante nesta fase é mérito absoluto deles.»
João Moutinho: «Somos a melhor equipa»
«Há uma união muito forte entre o grupo que se percebe em todos os jogos. Na segunda parte, entrámos com tudo e mostrámos o nosso futebol e a nossa generosidade, demonstrando que somos a melhor equipa e que merecemos estar na final. Ao intervalo, o treinador transmitiu-nos confiança, dizendo-nos para entrarmos desinibidos. Deixo também uma palavra ao Sapunaru, que nada fez e aconteceu o que aconteceu. Foi mais uma vitória histórica no Estádio da Luz. O desfecho duma final é sempre imprevisível, mas, se continuarmos a jogar como temos vindo a fazer, creio que conseguiremos ganhar a Taça de Portugal. Este é um FC Porto forte, uma equipa com vontade de conquistar ainda mais títulos, mas sabemos que a eliminatória com o Villarreal vai ser muito difícil.


TRÊS ALTERAÇÕES PARA O JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL

O árbitro nomeado é o Carlos Xistra, conhecido no universo azul e branco como o Xistrema, devido à quantidade de vezes que tem prejudicado o FC Porto. 
19/04/2011 -André Villas-Boas promoveu três alterações para o encontro da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal: entram Kieszek, Sapunaru e Fernando; saem Helton, Maicon e Guarín. O FC Porto visita o Benfica esta quarta-feira, às 20h30, no Estádio da Luz.
Os azuis e brancos finalizaram a preparação da partida frente à equipa de Lisboa esta terça-feira, no Olival, com Rafa, Belluschi, Fucile e Guarín a permanecerem em tratamento.
Lista de convocados: Alvaro, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

PS - Villas-Boas: «TEMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE MUDAR O DESTINO»
O FC Porto entra na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal em desvantagem,  mas com vontade de escrever a sua própria história. Os Dragões vão procurar a «perfeição» com «motivação total» e a ambição de conquistar, pelo terceiro ano consecutivo o segundo troféu mais prestigiante do futebol português.
Motivação total
«Vamos à Luz com a certeza de que se estivermos ao melhor nível poderemos conseguir um resultado positivo. Se isso será suficiente ou não para virar a eliminatória, não sei, até porque o Benfica é uma equipa extremamente competente e os desafios deste tipo são renhidos e difíceis para qualquer uma das partes. A nossa motivação é total, porque está em jogo o acesso a uma final e isso é prestigiante. Temos de contrariar logo a desvantagem para tentar disputar a eliminatória na parte final do jogo.»
Apelo à transcendência
«É uma boa oportunidade para nos transcendermos. A nossa abordagem no final do jogo do título, na Luz, foi essa. Tudo parece encaminhado para o Benfica passar à final e o FC Porto tem essa grande, grande oportunidade de mudar o destino. É uma boa oportunidade para nos transcendermos, sem cometer erros, porque quem tanto se quer transcender esquece as dificuldades. Não vamos entrar demasiado acelerados. Correndo bem o jogo, poderemos ganhá-lo, mas ganhá-lo pode não ser suficiente. Tudo tem de correr na perfeição e a transcendência em demasia pode levar-nos a erros que não podemos cometer numa eliminatória que está em 0-2.»
Identidade sólida
«Nas eliminatórias que tivemos na UEFA Europa League estivemos sempre em vantagem e não passámos por uma situação destas. Será importante mostrar um sinal forte logo no início, mas temos de perceber a realidade. Temos confiança e uma identidade sólida, por isso não vai haver surpresas ou novidades. Esperamos que a nossa identidade nos permita fazer golos e inverter o rumo da eliminatória.»
Palavra a dizer
«Entramos em todas as provas para ganhar. A Taça não foge à regra e isso é válido para qualquer um dos ‘grandes’. Há clubes que vão ficando pelo caminho, mas nós ainda queremos ter uma palavra a dizer. Se isso acontecer, será óptimo juntar ao nosso trajecto a possibilidade da ‘dobradinha’. De outra forma, o campeonato está ganho e esse é o objectivo principal para qualquer clube no mundo.»
Sem quebras
«Fisicamente, temos estado a um nível fora do normal. Quem vem de uma viagem de seis horas devia jogar na segunda-feira, mas o calendário não permitiu. Ainda assim, apresentamo-nos frente ao Sporting num grande nível, algo que é fruto do talento dos jogadores e do trabalho da equipa técnica. Fico contente pelo espectáculo que foi e por essa capacidade de resposta.»
Helton e Beto
«O Helton está disponível a cem por cento, mas a decisão estava tomada há muito tempo e o Beto sabia que este jogo era para ele. Temos confiança nos três guarda-redes e todos têm mostrado competência. Este jogo seria sempre para o Beto e, seguramente, ele estará ao melhor nível.»
Nomeação do árbitro
«Não se saber ainda quem será o árbitro é peculiar, como também a distância entre as duas mãos. Talvez tenha a ver com a disponibilidade dos árbitros ou talvez seja uma defesa do próprio árbitro. Esperamos ansiosamente pelo nome e que tudo corra bem ao árbitro.»
Desafio Villarreal
«O Villarreal eliminou o Nápoles, o Leverkusen e o Twente e fez uma fase de grupos com qualidade enorme, portanto estamos a falar de uma equipa que se apresenta como um desafio máximo. É uma final antecipada e será óptimo para a UEFA que esteja presente pelo menos um dos representantes da verdadeira Europa League.»

CD da Liga de Clubes Branqueia castigo a Jorge Jesus

Ora ai está toda a verdade que só um orgão da comunicação social falou….por que será?

Para aqueles que julgavam que este ano, com uma nova direcção, a Liga de clubes arrepiasse caminho e se comportasse de conformidade com os fins a que se destina, lamentamos ter de comunicar  que tudo….. continua na mesma.
O universo dos vermelhos mantém tudo na sua órbita. Alteram-se os protagonistas, mas os interesses são os mesmos: CorrupçãoJogos de Bastidores Pressões!
Só que agora mais vivos do que nunca!!
Continuamos a ter de ouvir os “paladinos” a propagandear e exigir a “Verdade Desportiva” com o único fito de entreter os mais distraídos!! Na prática, essa sua “verdade” não passa de pressões e influências rasteiras de bastidores para que os seus interesses sejam acautelados, podendo dessa forma manter-se na luta pelo “fantástico” segundo lugar!
Hoje, o que me traz até vós é uma notícia em primeira mão, para o BestOfFutebol e naturalmente para todos os seus leitores.
Seremos os primeiros a divulgar mais um escândalo envolvendo a CD da Liga de clubes…
Ao que julgamos saber, também um jornal desportivo dará, na edição de hoje, grande destaque a esta notícia, por isso não o deixem esgotar e estejam atentos!!
É algo que nem quis acreditar quando me contaram… Aqueles que seguem os meus artigos, sabem a minha opinião sobre aquilo que chamo de “Máfia Vermelha
Mas, quando soube de todos estes jogos de bastidores e depois de tudo o que se tem dito e escrito sobre a corrupção – pretendendo que seja só “azul e branca” – tive dificuldade em acreditar que isto ainda fosse possível de acontecer, num país onde constantemente ouvimos os intervenientes deste caso apelar para que haja menos corrupção e mais justiça!!!
Ao que parece – para não dizer que é já uma certeza – vivemos num país onde os falsos moralistas continuam a beneficiar de tempo de antena para dizerem os maiores disparates, mas para desmontar todas essas alarvidades e demonstrar que não passam de cortinas de fumo para encobrir os seus actos de corrupção, já não há!
Estes factos, adicionados a outros artificialmente criados, explicam porque há necessidade para os Vermelhos, de continuar alimentar a “novela” das escutas em todo o universo do futebol! Assim, mantendo o estatuto de defensores da verdade desportiva, podem escamotear da opinião pública os seus jogos de bastidores…
Para os mais distraídos, quero relembrar que os corruptos não são aqueles que enfrentam os tribunais e são absolvidos, mas sim aqueles que, consecutivamente, manobram na escuridão e que beneficiam dela sem responder pelas suas falcatruas em tribunal…!!!
Talvez por isso, um alto cargo da Máfia Vermelha disse, em tempos, que ser presidente do benfica era o quarto cargo mais importante do País…
Na altura foi um pouco ridicularizado por o ter dito mas, agora, conseguimos entender a razão de tal afirmação!!!!
No entanto, tal como aconteceu com o Vale tudo Azevedo, o problema será quando tiverem de deixar aquela cadeira… talvez por esse motivo, essa cadeira pareça ter SUPERCOLA… O medo que alguns desses “chico espertos” têm em a colocar à disposição, originam a necessidade de, constantemente, atirar a bola da corrupção para os outros… Assim conseguem, entre a Manada, ganhar mais apoiantes em situações, como esta, de crise interna.
E o mais incrível, é que esta táctica rudimentar tem vindo a ser eficaz, o que só atesta a inteligência desses adeptos. Talvez por consequência disso, a situação financeira e desportiva desse clube tem vinda a degradar-se na mesma medida… Só de imaginar como já foi grande… Até deve fazer levantar os adeptos dos sete costados que já estão na paz do senhor…
Mas hoje, não posso evitar um sentimento de revolta e repudio,  que me leva a recuar no tempo e lembrar as declarações proferidas pelos arautos da “Verdade Desportiva”, aqueles que constantemente estão apontar o dedo aos outros (esquecendo-se que quando o fazem ficam com 3 virados para eles) com a maior desfaçatez!!! Que apelidam de corruptos os outros que com trabalho e suor, conseguem as suas conquistas dentro de campo…
Corruptos? Como disse, existem 2 grupos de corruptos: os que ficam com a fama e aqueles que dela tiram o proveito.
Que foi o que, mais uma vez, aconteceu com a decisão do castigo dos 11 dias ao Jorge Jesus!
Como o Alfredo (muito antes de sabermos tudo isto) escreveu e explicou ao pormenor no artigo “11 dias? Muito bom…” esta pena para quem viu as imagens parece algo surreal, algo que ninguém consegue entender muito bem e, principalmente, face a decisões anteriores, ninguém consegue explicar de forma coerente e credível… Como foi possível por frases, com mais ou menos palavrões para os árbitros, 2 treinadores levarem com 10 dias de suspensão e, com o mesmo CD, por agressão a um jogador rival, outro treinador apenas mais um dia?
Pois bem… Aqui vai a BOMBA!!!!
Segundo o que chegou até nós, a verdade é que a pena não era originalmente esta! Sim, leram bem…
Senão vejamos:
Após a análise de todos os factos e a audição dos intervenientes:
  • Luís Alberto Santos
  • Bruno Patacas
  • Zarko Tamasevic
  • João Mendonça
  • Elisson Rosa
  • Jose Gonzalez
A instrutora Maria João Soares Ribeiro por considerar depoimentos seguros, coesos e credíveis, concluiu no seu relatório que no final do jogo o arguido se dirigiu ao jogador Luís Alberto e teve para com ele um gesto violento que o atingiu provocando com isto que a cabeça do jogador fosse projectada com força para trás e para a direita.
Relativamente aos depoimentos prestados por Weldon (que terá visto um “empurra empurra” entre o treinador Jorge Jesus e o jogador Luís Alberto), por Francisco Fernandez (que viu, “o treinador Jorge Jesus empurrar com uma mão o jogador Luís Alberto”) e por Rui Manuel César Costa (que “viu o treinador Jorge Jesus a afastar o jogador Luís Alberto dando-lhe com as mãos no peito”),  estes não foram valorados, porquanto não são consentâneos com as imagens captadas pela televisão, enfermam de ausência de rigor e denotam pouca adesão aos factos.
E, baseada nesses factos, e fundamentalmente, nas imagens televisivas, a instrutora propôs que o castigo que seria mais adequado à infracção: 2 (dois) meses de suspensão e 6000€ (seis mil euros) de multa e não os tais 11 (onze) dias e 7500€ (sete mil e quinhentos euros) com que a CD resolveu premiar Jorge Jesus  pela prática da infracção disciplinar prevista no artigo 104º do R.D, ex vi artigo 137º do R.D
Como se vê pelas sanções que resultam da proposta da instrutora, há um óbvio equilíbrio entre as penas de suspensão e multa, enquanto que, espantosamente, a decisão final da CD apresenta um distanciamento inexplicável nesse equilíbrio
Sabemos também que o processo foi concluído dia 30-3-2011, portanto pergunta-se:
Porque motivo a decisão só surge quase 10 dias depois?
Terá alguma coisa a ver com o facto de o Benfica receber o FC Porto quatro dias depois (no dia 3-4-2011)? Ou será mais uma coincidência…?
E se ainda se lembram, no ano passado, quando comunicava a decisão penal para Hulk e Sapunaru, Ricardo Costa afirmou que, embora não concordando com os castigos, iria aplica-los porque o instrutor do processo assim o tinha deliberado…!
Neste caso, a diferença é que a CD da Liga “rasgou” pura e simplesmente a decisão penal proposta pela instrutora Maria João Soares Ribeiro e alterou a pena a aplicar…!
Há uma outra diferença que salta à vista na discrepância destas actuações do CD: Hulk e Sapunaru defendem as cores do FC Porto e Jorge Jesus as do Benfica… Coincidência…? Talvez sim… Talvez não…!!!
Julgo que após a leitura do que atrás escrevi, deverão estar tão indignados como eu, mas para melhor ser entendida toda esta cabala, será necessário analisar o processo ao pormenor esmiuçando-o na sua redacção, como forma de se entender como tudo se passou, com factos e de uma forma jurídica…
Esse artigo esta a ser redigido pelo nosso Best_Amigo Alfredo Ladeira (Jurista) com o rigor que nos tem habituado e na continuação do seu artigo da semana anterior (11 dias? Muito bom…) e será publicado nos próximos dias…
Teremos assim, elaborado por quem tem conhecimentos na matéria, todas as incongruências deste processo, explicadas e enquadradas nos regulamentos da CD da Liga…!
Não se admirem se rápidamente a vossa reacção passar da estupefacção para a revolta e asco para com estes “senhores da guerra” que tornam a indústria putrefacta, onde os corruptos, só porque estão sentados, como alguém disse um dia na 4ª. cadeira mais importante do pais, continuam impunes, originando que seja frustrante todo o nosso desinteressado investimento seja de cariz financeiro ou de outro tipo!
Para terminar acho que todos deveriam perguntar à redactora/relactora Isabel Lestra Gonçalves, porque alterou (e com que argumentos) os factos apresentados pela Instrutora Maria João Soares Ribeiro… Porque só desta forma poderemos credibilizar o futebol português e falarmos da tal “Verdade Desportiva
Mas o melhor disto tudo, e que mais azia lhes deve estar a causar, é que nem com estes malabarismos, conseguiram atingir os seus objectivos… E só foi possivel, porque este FC Porto é realmente uma Super Equipa… Só é pena não aparecerem escutas nestas situações…

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Preparando o jogo da 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal

Beto- estatura relativamente baixa para guarda-redes. Dado que vai defrontar o Benfica, que tem na equipa jogadores altos, na próxima quarta-feira para a Taça de Portugal, impõe-se que treine as saídas aos cruzamentos com a bola a sobrevoar a sua pequena área. Um guarda-redes baixo precisa de ter impulsão, técnica, valentia e muito talento, para ser eficaz.
Sereno- foi uma pequena suspresa constatar a sua velocidade de pernas e concluir que tem características físicas para ser um bom lateral.
Os Centrais- Rolando estará de pedra e cal na equipa. Já Maicon que é um jogador de altos e baixos tem de alternar com o Otamendi consoante as dificuldades impostas à equipa pela equipa adversária.
Guarin- Não fez esquecer o Fernando porque na ânsia de chegar à frente de ataque descurou muitas vezes a defesa da sua equipa. Fernando tem um pendor mais defensivo, e por isso confere mais consistência e segurança defensiva à equipa.
Rúben Micael- é excelente a distribuir jogo, mas menos bom a marcar os adversários.
Walter- Voltou a provar que dispõe de facilidade e potência de remate! Se for devidamente servido pode vir a ser uma grande dor de cabeça para os adversários. Além disso, não tem medo e segura relativamente bem a bola na frente de ataque.
Varela- é um jogador de altos e baixos, por isso, é caso para alternar com jogadores como: Walter, C. Rodriguez e James. No caso do Mister optar por colocar a jogar o Walter e o Falcao juntos na equipa será caso de experimentar: Falcao como 10 ou então mais sobre a esquerda.

Villas-Boas: «FOI UMA VITÓRIA CLARA»


André Villas-Boas não retirou uma ponta de brilho à vitória portista, contrariando as tentativas de deslustre do treinador adversário, a quem, no entanto, se mostrou agradecido. O desfecho, resumiu o técnico do FC Porto, não fez mais do que premiar quem «maior número de oportunidades» criou e a equipa que «mais procurou vencer».
Mais oportunidades - «Foi uma vitória clara da equipa que criou maior número de oportunidades e daquela que mais construiu e mais procurou vencer. É notável a forma como os jogadores mantêm a concentração, mesmo depois do desgaste de tantos jogos.»
Outros objectivos - «Agora, as mensagens e os objectivos das equipas que nos defrontam passaram a ser diferentes. Parece que abandonam as suas próprias metas para encontrarem motivação no objectivo de quebrar a sequência de vitórias do FC Porto.»
Agradecido - «É natural que o José Couceiro se sinta frustrado por não ter ganho, depois de ter colocado o objectivo de vencer o FC Porto acima dos próprios objectivos do Sporting e achando que podia ganhar facilmente ao FC Porto. A agressividade comunicacional revelada foi clara. Foi algo que nos alimentou e eu agradeço as suas palavras.»
Involuntário - «O Rolando entra em desequilíbrio e chamar àquilo uma mão voluntária não me parece justo.»
Tónico - «Uma vitória num clássico é sempre um tónico muito forte, mas, de qualquer maneira, temos tempo mais do que suficiente para nos apresentarmos nas melhores condições na Luz.»

domingo, 17 de abril de 2011

Liga ZON Sagres FC Porto 3 Sporting 2

Apesar de tudo: da avalanche de jogos dos últimos tempos, do pouco tempo para recuperar, e, de algumas substituições imperativas, os Dragões bateram-se rijamente com a equipa dos leões, acabando por conseguir uma vitória merecida! 
Constatação: Walter confirmou ser um rematador de eleição! Quando devidamente servido não perdoa.
Sereno mostrou que tem velocidade de pernas suficiente para jogar a lateral. 
Beto apesar de algumas reticências, também entrou bem neste jogo, muito bem Beto! Notou-se a falta do trinco Fernando no meio campo, a equipa a defender não foi tão consistente como costuma ser. No geral a equipa denunciou algum cansaço, principalmente os médios: Rubén e Guarin, e, os avançados: Varela e Hulk, porque perderam eficácia na disputa dos lances com os adversários, como aliás seria previsível depois de disputar tantos jogos em ritmo acelerado. 



17/04/2011 - O Sporting apresentou-se no Dragão disposto a discutir o jogo, mas na primeira parte, apenas disputou o jogo em todo o campo nos primeiros 15 minutos. Foi aos 11 minutos que André Santos abriu o marcador, num lance de sorte  e no primeiro remate à baliza das equipas. O remate do jovem português bateu em Matias Fernández, desviando a trajectória e traindo Helton.
Guarín e Falcao, aos 18 minutos, foram os primeiros a dar um sinal de aviso, com dois remates violentos que Rui Patrício defendeu com dificuldade. Dois minutos depois, Falcao cabeceou ao poste, após cruzamento de Moutinho. Porém, aos 27, o colombiano rematou com êxito, após solicitação de Alvaro Pereira.
No segundo tempo, os portistas entraram em campo com um ritmo diabólico e Hulk, aos 50 minutos, disparou um «tiro» que obrigou Rui Patrício a mais uma defesa, desviando a bola para canto. Na marcação desse canto, à maneira curta, João Moutinho libertou-se e serviu Falcao para o 2-1.
Destaca-se um lance em que Hulk atirou em arco, aos 84 minutos. Pouco depois, Walter i
solou-se e bateu o guardião adversário, apontando o 3-1. Matias Fernández ainda faria o 3-2, mas não a tempo de evitar mais uma vitória na Liga do FC Porto, a 25.ª em 27 jogos.
Falcao já vai com 14 golos na Liga (é o terceiro melhor marcador da prova, apenas atrás de Hulk e João Tomás), mas não é o único a merecer um destaque especial. Saliente-se a segurança de Beto, que entrou em campo após lesão de Helton, aos 69 minutos. E se há pormenores que podem definir um resultado, relembre-se o lance em que Sereno «sprintou» uns bons 50 metros, ainda a tempo de estorvar Valdês, quando este estava prestes a rematar na «cara» de Helton. É este esforço e esta dedicação que dão vitórias. E, por falar nisso, o FC Porto já bateu o recorde de pontos em campeonatos com 16 equipas: soma agora 77.
FICHA DE JOGOLiga 2010/11, 27.ª jornada - Estádio do Dragão, no Porto- Assistência: 47.109 espectadores
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Rui Licínio
Quarto árbitro: Rui Silva
FC PORTO: Helton «cap.»; Sereno, Rolando, Maico
n e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Varela por Mariano (66m), Helton por Beto (69m) e Falcao por Walter (79m)
Não utilizados: Rodríguez, James, Souza e Otamendi
Treinador: André Villas-Boas
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Polga «cap.», Torsiglieri e Evaldo; Zapater, André Santos e Matias Fernández; Yannick, Hélder Postiga e Valdés
Substituições: Zapater por Vukcevic (64m), Valdés por Izmailov (64m) e Hélder Postiga por Saleiro (88m)
Não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Diogo Salomão e Nuno André Coelho
Treinador: José Couceiro
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: André Santos (11m), Falcao (27m e 50m), Walter (87m) e Matias Fernández (88m)
Disciplina: cartão amarelo para Maicon (22m), Álvaro Pereira (39m), Torsiglieri (57m), João Moutinho (73m) e Rolando (77m).

PS - Coerência - Farpas de Jorge Maia a Couceiro - 19/04/2011
...Mais a sério, contudo, é óbvio que se o problema do Sporting fosse a posição do banco nos jogos fora de casa, certamente a equipa leonina não contaria cinco empates e três derrotas em Alvalade, nem teria mais pontos conquistados (22 contra 20) nos jogos realizados longe do seu estádio.

sábado, 16 de abril de 2011

FC Porto x Sporting - Convocados

16/04/2011- MARIANO E SERENO REGRESSAM PARA A RECEPÇÃO AO SPORTING
Os regressos de Mariano e Sereno são os destaques da convocatória de André Villas-Boas para o desafio da 27.ª jornada da Liga, que contempla ainda as saídas de Fucile, Sapunaru (a cumprir castigo) e Fernando. O FC Porto recebe o Sporting já este domingo, no Estádio do Dragão, às 20h15.
Os azuis e brancos realizaram o único treino de preparação para o clássico este sábado, no Olival, com Rafa, Belluschi e Fucile a ficarem-se pelo Departamento Médico, em tratamento.
Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Rúben Micael e Otamendi.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

UEFA Europe League - Spartak Moscovo 2 FC Porto 5


14/04/2011 - O FC Porto chega com distinção às meias-finais da UEFA Europa League!
No difícil relvado do Estádio Luzhniki, o FC Porto mostrou-se mais adaptado do que na primeira parte do encontro com o CSKA, no mesmo recinto. O primeiro remate foi de Guarín, aos cinco minutos, mas saiu por cima da baliza de Dykan.
Os Dragões pressionaram bastante a troca de bola do adversário, recuperando muitos lances no meio-campo e lançando perigosos contra-ataques. E foi assim, aos 28 minutos, que os azuis e brancos chegaram à vantagem. Hulk combinou com Falcao e arrancou antes da linha de meio-campo. Depois de percorrer quase 50 metros, só parou em frente a Dykan, rematando para o tento inaugural.
Mesmo que jogando apenas em defesa da honra – já que a hipótese de reverter o rumo da eliminatória era meramente académico - os russos não desistiram e foram criando alguns lances de perigo. Mas, como Villas-Boas tinha pedido, a concentração não deixou de ser total. A defesa manteve-se sólida e o contra-golpe continuou a sair a preceito: Rodríguez, isolado, aos 32 minutos, obrigou o guarda-redes local a defesa atenta.
Em cima do intervalo, um «tiro» de Hulk foi defendido com dificuldade por Dykan. No canto daí resultante, o «Incrível» apontou à cabeça de Rodríguez, que fez o 2-0. Os Dragões chegavam ao intervalo com a eliminatória no bolso a vitória no jogo bem encaminhada.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, Guarín desmarcou Falcao, que obrigou Dykan a mais uma intervenção. O colombiano ainda ganhou o ressalto e serviu o compatriota Guarín, que voltou a marcar em Moscovo. Dzyuba reduziu depois para 3-1 e mostrou que os russos iam «obrigar» o FC Porto a correr até ao apito final.
Aos 54 minutos, Falcao demonstrou na prática uma «regra» desta eliminatória: sempre que o Spartak marca, o FC Porto responde na mesma moeda. Canto de Hulk, desvio de Rodríguez e o colombiano apontou o 11.º tento na prova, o que o destaca ainda mais como melhor marcador.
Ari aos 72 minutos, ainda fez o 4-2, mas a última palavra seria dos Dragões. Em cima do apito final, James atirou ao poste e Rúben Micael não desperdiçou a recarga. Para além dos cinco marcadores, convém ainda destacar o papel de Helton, que sublinhou a sua excelente época com três intervenções de grande qualidade.
FICHA DE JOGO - Estádio Luzhniki, em Moscovo
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gabor Eros e Gyorgy Ring
Quarto árbitro: Istvan Vad
Assistentes adicionais: Mihaly Fabian e Tamás Bognar
SPARTAK MOSCOVO: Dykan; Kirill Kombarov, Suchý, Sheshukov e Makeev; Rafael Carioca e Alex «cap.»; McGeady, Dzyuba e Yakovlev; Welliton
Substituições: Welliton por Ari (46m), Kirill Kombarov por Dmitri Kombarov (46m) e Rafael Carioca por Ibson (69m)
Não utilizados: Belenov, Khodyrev, Obukhov e Ozobic
Treinador: Valeriy Karpin
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Fucile por Sapunaru (28m), João Moutinho por Rúben Micael (46m) e Falcao por James (73m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Varela e Souza
Treinador: André Villas-Boas
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Hulk (28m), Rodríguez (45+2m), Guarín (47m), Dzyuba (52m), Falcao (54m), Ari (72m) e Rúben Micael (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Dzyuba (25m)

PS - Villas-Boas: «Tentaremos chegar à final»
14/04/2011 - «ESTE PERCURSO TORNA-SE CADA VEZ MAIS IMPRESSIONANTE»
«Com eficácia, chegámos primeiro ao golo, depois do Spartak ter criado algumas oportunidades. Com o nosso segundo golo e, já na segunda parte, as equipas não se mostraram tão concentradas e marcou-se um número anormal de golos. Valeu pela vitória, pelo resultado e por um percurso cada vez mais impressionante. A partir de agora, quem se mostrar mais competente chegará à final, e nós tentaremos dar ainda um pouco mais, a ver se atingimos uma meta tão desejada. Na época passada, o Atlético de Madrid e o Fulham jogaram a final, mas poucos se recordarão das outras duas equipas que estiveram nas meias-finais. E para que este percurso se torne ainda mais notável, tentaremos chegar à final.»
Hulk: «Golo tranquilizou»
«O Helton tinha acabado de fazer uma grande defesa e eu tive a felicidade de tabelar com o Falcao e abri o marcador, o que foi importante para nós, tranquilizou o nosso jogo. Depois de arrancar, ainda olhei para ver se o Falcao estava ao meu lado, para poder fazer a assistência para ele marcar e para que possa ser o melhor marcador da prova. Com a nossa humildade e concentração, as coisas vão acontecendo.»
Helton: «Consciência de que nada é fácil»
«O facto de termos concretizado algumas das oportunidades acabou por ajudar bastante. Apesar de termos conseguido bons resultados, sabíamos que este jogo seria difícil. Valeu a pena o esforço e saber sofrer. Vamos manter o empenho, o jogo colectivo e a humildade, dados que nos têm ajudado muito. Temos muita confiança, mas também a consciência de que nada é fácil.»

quarta-feira, 13 de abril de 2011

FC Porto: CINCO REGRESSOS PARA O JOGO FRENTE AO SPARTAK


11/04/2011 - André Villas-Boas promoveu cinco regressos para o encontro da segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League: Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Varela e Otamendi. Por outro lado, saem da convocatória Pawel Kieszek, Mariano, Sereno e Belluschi. O FC Porto defronta o Spartak Moscovo na próxima quinta-feira, às 18h00 de Portugal Continental (21h00 locais), no Estádio Luzhniki, na Rússia.
Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.



PS - Viktor Kassai apita em Moscovo
A UEFA escolheu o húngaro Viktor Kassai para apitar a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa entre o Spartak de Moscovo e o FC Porto. O juiz, de 35 anos, nunca apitou jogos com nenhuma das duas equipas que hoje se defrontam no Luzhniki. Em contrapartida, tem um registo equilibrado nos jogos que dirigiu envolvendo equipas portuguesas: duas vitórias, um empate e duas derrotas para os emblemas portugueses deixam ao FC Porto a responsabilidade do desempate.
PS1 - Jorge Nuno (comentário)
Mas na agenda continua a arbitragem e a nota a Duarte Gomes: "Não sou comentador de arbitragem, mas foi importante termos apresentado factos. Hoje [ontem], curiosamente, vim no autocarro a ler o 'Pravda' português e vi que uma pessoa séria desse jornal, o sr. Cruz dos Santos, que é dos poucos que leio desse jornal, terminava um artigo dizendo obviamente que a nota quatro era excessiva. É evidente que, perante os 15 erros graves que mostrámos, ter a segunda melhor nota de um campeonato com mais de 200 jogos é um escândalo. Não quer dizer que, pelo facto de o sr. Duarte Gomes ter tido uma arbitragem desastrada que foi branqueada por um observador que eu não conheço, isso me leve de maneira alguma a suspeitar que não vá estar na Luz um árbitro com as melhores das intenções, isento e competente."

FC Porto: ESCLARECIMENTO


13/04/2011 - Face às notícias postas a circular nos últimos dias, vem a FC Porto, Futebol SAD esclarecer o seguinte.
1 – É falso que o FC Porto tenha em sua posse qualquer factura ou nota de débito do Benfica relativa a bilhetes de jogos entre as duas equipas. No dia 11 de Abril, às 12h59, o FC Porto enviou, através de correio electrónico, um pedido ao Benfica para que enviasse a factura no total de 76.588 euros relativa aos ingressos do jogo de 3 de Abril, disputado no Estádio da Luz. Essa factura ainda não nos chegou;
2 – No mesmo documento, o FC Porto relembrou o Benfica que persistiam em dívida, apesar das facturas emitidas e enviadas, 32.747,44 euros relativos às cadeiras destruídas no Estádio do Dragão pelos seus adeptos no jogo para o campeonato nacional, disputado a 7 de Novembro de 2010;
3 – Ainda no mesmo documento, o FC Porto recordava o Benfica que continuava – e continua – em falta o pagamento de 22.480 euros relativos aos bilhetes entregues ao Benfica para o jogo da Taça de Portugal, disputado em 2 de Fevereiro. Factura emitida e enviada;
4 – Alega o Benfica que o FC Porto tem para consigo uma dívida de 16.990,97 euros relativa a uma multa aplicada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por causa de danos causados no seu autocarro por adeptos do FC Porto. É falso. O FC Porto foi notificado em Janeiro desse valor, tendo um mês para efectuar o pagamento. Esse pagamento foi efectuado no dia 16 de Fevereiro, como confirma o recibo em nossa posse, emitido pela Liga e que nos chegou a 25 de Fevereiro;
5 – Há um valor ainda por apurar, e do qual o Benfica é responsável, relativo às cadeiras destruídas no Estádio do Dragão aquando do jogo da Taça de Portugal, disputado em Fevereiro. Admitimos que também haja um valor por apurar, de que o FC Porto será responsável, relativo a cadeiras destruídas pelos adeptos do FC Porto no jogo de 3 de Abril, para o campeonato nacional;
6 – Existia, de facto, uma dívida de 7500 euros relativa ao pagamento dos direitos de formação do jogador Pelé, pagamento esse que foi hoje mesmo efectuado;
7 – Os jogos da Taça de Portugal são disputados em terreno neutro, independentemente do estádio em que se disputem, e as receitas são a dividir por três partes, as equipas intervenientes e a Federação Portuguesa de Futebol. Como qualquer pessoa de boa fé entende facilmente, as receitas dos dois jogos entre FC Porto e Benfica para a Taça de Portugal são muito superiores a qualquer destas parcelas em falta de uma parte ou de outra, pelo que faz sentido, depois, proceder-se a um encontro de contas, como é habitual nestas circunstâncias. Foi assim que o FC Porto agiu sempre, tendo até a vantagem moral da dívida mais antiga ser a do Benfica, relativa à destruição das cadeiras no jogo dos 5-0, em Novembro.
8 – Esta é a verdade, a verdade toda, explicada ponto por ponto, para que ninguém tenha dúvidas. Depois de terem desligado a luz na festa do título, depois de desejarem a morte dos adversários na Benfica TV, só faltava mesmo inventarem uma história da carochinha para pretenderem impedir o acesso regulamentarmente previsto dos adeptos do FC Porto ao jogo da próxima quarta-feira, no Estádio da Luz. Contamos, como sempre, que se cumpram os regulamentos.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Antero Henrique: "Depois dos túneis, este será o campeonato do apagão"

Porque é que o FC Porto se sentiu na obrigação de expor estes casos?
O FC Porto defende a competência sempre. E na arbitragem exigimos que procurem ser competentes. Este é um caso de incompetência de quem não quis ser competente. Exigimos explicações em privado e com discrição.
Com que estado de espírito a equipa viajará para Lisboa para a segunda-mão da Taça de Portugal?
Esperamos que tenha uma arbitragem imparcial e uma avaliação justa, que é o que esperamos de todas as arbitragens.
Acredita na boa-fé de quem decide?
Não é uma questão de boa-fé, mas de competência. Os jogadores foram pontapeados à frente do árbitro, os jogadores não cometeram penálti à frente do árbitro, outros cometeram penáltis à frente do árbitro. O que é que está por detrás disso? Não sei se é má-fé, má vontade ou algum problema pessoal. É tudo muito estranho. O campeonato anterior ficou conhecido como o dos túneis, este será o do apagão, não o do estádio, mas sim sobre este tipo de situações.
Até onde o FC Porto vai levar esta situação, vai pedir a reformulação da área dos observadores?
Há uma chamada Comissão de Análise, que não sei bem o que significa porque nunca vi na prática os seus efeitos. O que eu faria seria, no dia em que a nota foi dada ou divulgada, pedir uma revisão imediata. Tendo em conta o sinal que foi dado, com a nomeação para outro jogo, até terá recebido um prémio (!).
O FC Porto espera apenas uma explicação ou outras atitudes por parte da Comissão de Arbitragem?
Espera que sejam tomadas medidas no sentido de isto não se repetir. O FC Porto não pactua com este mau exemplo. Até gostava de saber quem é o senhor Fernando Mateus, nunca ouvi falar dele como árbitro. Da primeira categoria não foi de certeza. No jogo mais importante daquela jornada, e talvez do campeonato, foi colocado um observador que ninguém sabe quem é. É estranho, no mínimo. De certeza que é um impreparado para esta actividade e analfabeto do ponto de vista das regras e das leis. A responsabilidade é de quem o colocou lá, obviamente. Depois, chegamos ao final da época e temos árbitros classificados não pelas prestações, mas pelas avaliações. Isto é injusto.
Há uma perseguição por parte da Liga ao FC Porto?
Em relação ao apagão, passado uma semana, estranhamos que ninguém no Ministério da Administração Interna tenha dito nada. Já nem digo o senhor ministro, por motivos óbvios. Tendo em conta as condições de insegurança criadas deviam ser exigidas responsabilidades.
Quer comentar o castigo de 11 dias a Jorge Jesus?
Estranhamos não ter sido 11 dias, 12 horas e 35 minutos que era para acabar no início do clássico...!
PS - Durante sete minutos, Rui Cerqueira, director de comunicação dos dragões, expôs os 15 lances em que o clube considera que Duarte Gomes avaliou mal, reclamando expulsões directas a Javi García, a Sidnei e a César Peixoto por "agressões a jogadores do FC Porto" e o segundo amarelo a Aimar, logo aos 6'. Além disso, consideram injusta a expulsão de Otamendi e mal assinalada a grande penalidade a favorecer o Benfica, acrescentando uma em que terá ficado por marcar falta de Fábio Coentrão sobre Hulk.
"O que acabámos de ver foi uma demonstração do que não devem ser as decisões no futebol. As imagens são esclarecedoras, o que aconteceu foi uma arbitragem terrível que teve uma avaliação óptima", acusou Antero Henrique, director-geral do FC Porto. "Um árbitro de terceira categoria analisaria estes lances de forma diferente", continuou. Quanto à avaliação do árbitro, as críticas mantiveram-se. "Envergonha-nos a todos e nem pode o futebol português pactuar com isto, nem a Liga e o presidente da Comissão de Arbitragem assobiar para o lado. A avaliação que o senhor Fernando Mateus fez nem tem classificação. Como pode ser considerada a segunda melhor do ano?! Não podemos pactuar com isto", atirou.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FC Porto aponta 15 erros no "clássico" e critica ausência de intervenção


O director-geral do FC Porto, Antero Henrique, apontou hoje 15 erros ao árbitro Duarte Gomes no passado jogo com o Benfica, da 25.ª jornada da Liga de futebol, e contestou a competência do observador do juiz.
Em conferência de imprensa, naquela que foi a sua primeira intervenção pública enquanto responsável executivo pelo futebol dos "dragões" nos últimos anos, Antero Henrique considerou que a referida arbitragem foi "uma demonstração do que não deve ser o futebol português".
Após o visionamento de um vídeo com as 15 jogadas denunciadas como erros de Duarte Gomes, e numa plateia em que se encontrava o presidente dos "dragões" Pinto da Costa, o diretor dos portistas afirmou: "As imagens são esclarecedoras, foi uma arbitragem terrível, seguida de uma avaliação óptima".
Referindo-se ao relatório de Fernando Mateus (nota 4 em 5), o dirigente foi contundente: "Esta avaliação envergonha-nos a todos, mas parece que a Liga e a Comissão de Arbitragem assobiam para o lado, sem se pronunciarem sobre o que aconteceu".
Segundo Antero Henrique, "não é possível perceber quais as motivações" subjacentes à avaliação anunciada e aos critérios do árbitro, a quem foi atribuída a segunda melhor nota da época: "Exigimos explicações públicas da Liga e da Comissão de Arbitragem".
Entre os 15 casos, o FC Porto considera injustificados os dois cartões amarelos (e consequente expulsão) de Ottamendi, a grande penalidade assinalada a favor do Benfica, uma obstrução de Fábio Coentrão a Hulk dentro da área, uma entrada faltosa de Aimar sobre Falcao (alegando ser motivo para segundo amarelo), os pontapés de Javi Garcia e César Peixoto a Varela e Guarin, respetivamente, e uma entrada com o cotovelo de Cardozo sobre Helton.
"Não é questão de boa ou má-fé, mas sim de competência", sublinhou Antero Henrique, deixando no ar a dúvida: "Eu é que tenho que perguntar como se pode entender como tanta coisa aconteceu à frente do árbitro e nada foi assinalado".
Para o responsável portista, "o anterior campeonato ficou conhecido como o campeonato dos túneis, enquanto este será conhecido como o campeonato do apagão deste tipo de situações".
Antero Henrique questionou a Liga e a Comissão de Arbitragem: "Como se pretende credibilizar o futebol português e a nossa arbitragem quando, na semana seguinte a estes acontecimentos, o mesmo árbitro é nomeado para outro jogo? O que vão pensar os outros colegas quando são castigados?".
Recordando que a avaliação de Duarte Gomes ficou registada como a segunda melhor da época, o dirigente portista voltou as críticas para Fernando Mateus: "Nunca ouvi falar desse senhor, acho que nunca foi árbitro de primeira categoria e foi colocado como observador num dos jogos mais importantes da época".
E prosseguiu: "É um observador impreparado para este tipo de actividade e que, do meu ponto de vista, é um analfabeto em termos de regras e leis do jogo".
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, voltou a ser criticado pela direcção portista pela ausência de intervenção após o fecho das luzes no Estádio da Luz, logo denunciado pelo comando policial como uma situação grave de insegurança pública: "Tem que haver coerência da parte de quem gere o País".
O dirigente portista anunciou ainda que a SAD do FC Porto irá expor à Liga tudo o que hoje denunciou relativamente ao jogo em que se sagrou campeão nacional pela 25.ª vez.
PS - Os 15 pecados de Duarte Gomes
videos.sapo.pt/lmDQ1rrfGwnovnTQJ9r6