terça-feira, 30 de agosto de 2011

O mercado em Agosto e as transferências de jogadores forçadas pelos empresários

Há uma coisa que me intriga, e que é o facto de nos casos dos: Messi, Iniesta e Xavi que são jogadores excepcionais, não apareçam uns quaisquer mecenas a tentar contratá-los, por assim dizer, roubá-los ao Barcelona! Embora o Barça seja um clube com grande capacidade financeira, há no panorama internacional, outros clubes ainda com mais dinheiro para investir...! 
E a razão de não existirem ofertas para as jóias da coroa dos blaugrana, e que me faz pensar, talvez seja o facto de me parecer existir em Barcelona (La Masia) uma cultura blaugrana desde a formação, que incute nos seus jogadores o amor à camisola e à Catalunha, sendo considerada alta traição qualquer tentativa de tentar sair do clube. A confirmar o que digo lembrem-se do caso do Figo que foi acusado de peseteiro quando se transferiu para o Real, a guerra que eles fizeram, o que eles disseram...! 
Pergunto: não seria possível o FC Porto, à semelhança do que acontece com o Barça, tentar criar uma certa mentalidade azul e branca, e se não amor, pelo menos respeito à região onde está inserido o FC Porto. Isto se bem que principalmente na formação, mas também naqueles jogadores que vêm para o clube para se promoverem? Quanto mais não seja o dever de mostrar gratidão ao clube que os promoveu.
 Porque se por um lado não se deve cortar as pernas a ninguém, também me parece justo que os atletas que vêm para evoluir e valorizar-se, aceitem compensar o clube que gastou rios de dinheiro em estruturas e equipamentos, admitindo a sua transferência só com o acordo do FC Porto e sem forçar a nota...!
PS - Na sua crónica no jornal holandês De Telegraaf, Johan Cruyff teceu rasgados elogios ao FC Porto e pergunta "porque não há igual na Holanda." Segundo o ex-craque mundial, que viu o jogo da Supertaça Europeia, este FC Porto "vai obter de novo bons resultados europeus" e "é a prova de que com uma política inteligente e racional se pode estar sempre ao lado dos grandes da Europa."

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Calendário dos jogos no inicio de Setembro

Dia 2
ROLANDO, JOÃO MOUTINHO, VARELA
Chipre - Portugal, em Nicósia
FUCILE, ÁLVARO PEREIRA, RODRÍGUEZ
Ucrânia - Uruguai, em Kharkov
OTAMENDI
Venezuela - Argentina, na Índia
MANGALA (sub-21)
Letónia - França, em Riga
Dia 3
GUARÍN
Honduras - Colômbia, nos EUA
FUCILE, ÁLVARO PEREIRA, RODRÍGUEZ
Ucrânia - Uruguai, em Kharkov
Dia 5
HULK
Brasil - Gana, na Inglaterra
MANGALA (sub-21)
Portugal - França, em Rio Maior
Dia 6
SAPUNARU
Roménia - França, em Bucareste
OTAMENDI
Argentina - Nigéria, no Bangladesh
GUARÍN
Colômbia - Jamaica, nos EUA

Municipal da Marinha Grande
LEIRIA vs FC Porto

domingo, 28 de agosto de 2011

Mercado aberto ate 31 de Agosto

Quanto ao fecho do Mercado de jogadores só no fim do mês de Agosto!
Estou de acordo com Vítor Pereira, o mercado devia fechar a 15/08.
Porém dado que não é assim, aqui há uns tempos atrás eu sugeri num post no dragaoatento que os dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD providenciassem no sentido de convencer/mentalizar os seus activos e empresários destes a divulgar aos possíveis interessados que só estariam disponíveis para negociar até meados de Agosto, e que findo esse prazo ficariam automaticamente por voto próprio de alma  coração ao serviço do clube que os valorizou. 
Quero significar, criar uma certa mentalidade/cultura azul e branca (como fazem em La Masia os blaugrana), no FC Porto de modo a que os jogadores se sentissem moralmente um pouco acorrentados aos Dragões, podendo ser considerada alta traição negociar futuros contratos à revelia (sem autorização) do conhecimento da FC Porto-Futebol,SAD. Porque no fim de contas o FC Porto também gasta rios de dinheiro a proporcionar-lhes excelentes meios para evoluírem.
Exemplo concreto: não vemos por exemplo  o Messi a reivindicar ir ganhar mais para outro clube. E não me digam que se fosse possível contrata-lo, não havia um clube ou um Sheik qualquer disposto a disponibilizar a massa...! Outro exemplo, o barulho que os blaugrana fizeram quando o Figo os deixou para passar a representar o Real Madrid...!
PS - Ainda o debate sobre a táctica adoptada pelo VP na Supertaça
Pela minha parte, pelo menos eu não sugeri que Vítor Pereira adoptasse uma táctica de marcação homem a homem, o que eu escrevi e mantenho é que dadas as características de "la Pulga", não se pode deixá-lo à solta. E disse mais, vigiá-lo de perto (tentar perturbar a acção dele) só a partir do momento em que ele entrasse no meio campo do FC Porto. Relativamente aos outros craques do Barça, aí sim, não seria de adoptar qualquer marcação especial.
Também me parece que dada a forma actual do Fernando, este não seria a opção ideal para marcar o Messi.
Agora a aqueles que acham que o VP fez bem em não prever marcação especial para o Messi: digo o seguinte: vocês estão errados! E explico porque^. Porque em contra partida o Guardiola previu uma marcação especial para o Hulk, o qual é só o desequilibrador-mor dos Dragões! Chegaram a ir 3 adversários ao encontro dele!
Aqui está uma teoria (decisão do Guardiola) que contesta e anula as vossas, ou seja, a de alguns seguidistas!

PS1 - Mais! Qual o problema de se prever uma marcação especial para o Messi (reparem que refiro-me apenas ao Messi)?!
E´que o Guardiola não hesitou, nem teve quaisquer tipo de complexos em prever uma marcação especial ao desequilibrador-mor do FC Porto o nosso Hulk! Chegaram a ir 3 
adversários ao encontro dele!
PS2 - 29/08/2011 - Sousa: "Eles cansam muito o adversário pela forma como trocam a bola quando estão em vantagem".

Ainda a respeito da Supertaça Europeia

27 Agosto, 2011 - Alguns portistas contentam-se com vitorias morais. Eu embora compreenda e aceite que a equipa do FC Porto realizou uma exibição meritória, mesmo assim ficou-me o gosto amargo da derrota. Pergunto-me tanto esforço, estivemos quase a conseguir um resultado histórico, e, no fim aqueles poucos lances (detalhes?) que deitaram por terra as nossas aspirações! Porque meus amigos, a sensação com que no fim fiquei, é que acabamos por morrer na praia...!    
Pelos vistos vimos jogos diferentes ou temos interpretações diferentes dos acontecimentos!
Se é verdade que a equipa do FC Porto na primeira parte até ao minuto 39, a custo de muito esforço, conseguiu inicialmente equilibrar a operações e até alvejar com perigo as redes do Barça, também é verdade que os jogadores blaugrana interceptaram quase sempre as tentativas de ataque dos azuis e bancos através da sua maior velocidade de pernas ou de reacção (antecipação)!A prova do que escrevo é a percentagem de posse de bola das duas equipas muito favorável ao Barcelona 60 e tal contra 30 creio eu).
Eu vi o jogo com atenção e verifiquei que os jogadores espanhóis mercê das suas rápidas desmarcações conseguiram receber sempre a bola sem oposição dos contrários nas faixas laterais. Por isso a mim pareceu-me, principalmente na 2º parte, que os blaugrana jogavam a passo. Reparei que durante largos períodos a equipa do Barça fazia circulação de bola como quis e lhe apeteceu porque os dragões lhes concederam espaço para a dominar e passar (chutar) com precisão para o colega melhor colocado. 
A minha óptica é a seguinte: quando não se joga em antecipação ou pelo menos não se está perto para estorvar a acção do adversário, este beneficia de espaço e de á vontade suficiente para executar com eficácia. 
Por outro lado acho que unicamente o Messi precisa de vigilância apertada, pois foi ele que foi decisivo, desde o golo que marcou, a expulsão do Rolando e a assistência para o segundo golo do Fabregas. O Xavi e o Iniesta embora importantes não foram tão decisivos e dai não precisarem de marcação especial, isto a meu ver. 

sábado, 27 de agosto de 2011

Rescaldo da Supertaça europeia - Avaliação da critica desportiva

Dragaoatento: Um jogador com as qualidades do Messi: felino, exímio executante, com um domínio de bola e velocidade estonteantes, tem de ser sempre muito vigiado de perto (tipo lapa), mesmo sem ter a pretensão de anula-lo, pelo menos estorva-lo, não o deixando chutar à  vontade. Infelizmente só Vítor Pereira não entendeu assim e foi o que se viu, o Messi voltou a ser decisivo e responsável pela expulsão do Rolando.
Jornal OJogo: Souza 7 - Se tivesse mais controlo emocional na altura de libertar a bola teria feito um jogo fantástico, quase perfeito, e que só terminou mais cedo porque já aguentava mais fisicamente. A defender esteve simplesmente impecável e todos sabem o quão difícil é seguir as movimentações do "tiki-taka" dos catalães. Souza ocorreu a todo o lado como um autêntico… polvo. Ora antecipava-se a Messi, ora cobria as rotações de Iniesta ou roubava a bola a Xavi.
                         Kléber 4 - Ainda está verde para estas andanças. Esteve em campo 77 minutos sem que tenha efectuado qualquer remate à baliza do Barcelona. Ora, para um avançado este é um cartão de visita, sobretudo com a Europa de olhos postos no Mónaco, pouco abonatório, mas o brasileiro tem fortes atenuantes: para poder finalizar a bola tem que lhe chegar e praticamente só teve hipóteses de lhe tocar de costas para a baliza. E nestes movimentos, esteve bem: aos 52', serviu de bandeja João Moutinho.
                        Vítor Pereira limitou-se a lamentar o erro: "Eu cometo erros, os jogadores cometem erros, os árbitros têm direito a cometer erros, também. Não sei dizer se um penálti na outra área seria marcado nem qual o efeito do Barcelona no subconsciente do árbitro; o que digo é que é penálti claro e que houve dualidade de critérios nos cartões amarelos."
                      Guarín e Rolando foram expulsos durante a partida de ontem e vão, deste modo, falhar o arranque da Liga dos Campeões. Os dois jogadores vão cumprir castigo na partida com o Shakhtar Donetsk, que se realizará no Estádio do Dragão. No entanto, Guarín, por ter visto um vermelho directo, até pode ser punido com mais do que um jogo de castigo.
                      A ESTRELA: Otamendi 7 - Um mestre a ler o jogo com uma entrega do tamanho do mundo! Enorme exibição: leu como ninguém o jogo, acertando praticamente todos os timings nas antecipações e nos movimentos para a frente para deixar os avançados do Barça em fora-de-jogo - e foram oito no total os arrancados ao adversário. Foi agressivo quanto baste na disputa de lances, obrigou ao erro no passe e fartou-se de ganhar lances: de cabeça ou sobre a relva. E ainda tentou conduzir alguns ataques ao perceber que os médios estavam sem linhas de passe. Aos 73', fez um passe longo à procura de Hulk, deixando a defesa contrário em polvorosa. Ninguém merecia a "traição" de Guarín no primeiro golo, mas ele muito menos.

VÍTOR PEREIRA: "PENALTI PODIA DITAR OUTRO RESULTADO"

Vítor Pereira lamentou a derrota na Supertaça europeia, mas realçou o bom trabalho da equipa, em especial na pressão sobre o Barcelona, tendo recordado a infelicidade do árbitro ao deixar passar um claro penalti a dez minutos do fim, que poderia significar o empate. Os jogadores Helton e Hulk agradeceram o apoio dos adeptos e disseram que agora é importante levantar a cabeça e voltar a ganhar.
 Vítor Pereira: “Julgo que fizemos um jogo olhos nos olhos com o Barcelona. Quisemos ganhar, jogar alto, jogar de acordo com os nossos princípios, estamos habituados a querer bola. Houve momentos em que foi possível, houve outros em que a nossa organização defensiva resultaram. Tivemos uma ou outra oportunidade de golo. Entrámos na segunda parte com vontade de dar a volta às coisas. Tivemos uma ou outra oportunidade e com um a menos as coisas tornaram-se mais difíceis.
 Sei que é complicado, mas aos 80 minutos há uma grande penalidade. Na área contrária teria dado penalti e um penalti é uma oportunidade clara de golo, que podia ditar um outro final de jogo e um outro resultado.
Quero realçar sobretudo o grande jogo que fizemos frente ao grande Barcelona.
 Fizemos o nosso jogo, vendemos muito cara a derrota, não vivemos de vitórias morais, mas saio satisfeito com o comportamento da equipa. O Porto foi consistente, só não conseguiu chegar ao golo. É uma equipa que está em crescimento e dentro de pouco tempo estará ao nível que nos habituou no ano passado e se possível até melhor. Temos de dar tempo ao tempo e a equipa deu passos no sentido de crescer. Daremos passos no sentido de um jogo mais consistente do ponto de vista ofensivo".
 Helton: "Quando acertam acertam todos, quando erram erram todos, não foi um erro individual, foi um erro colectivo. Há que levantar a cabeça, não jogámos contra qualquer equipa. Temos de estar de cabeça erguida pelo que fizemos, contra a equipa que foi.
 Temos a ideia que todos os companheiros que buscaram outras felicidades, mas os que vieram também serão com certeza importantes.
 Estou um pouco distante, não tenho como dizer muita coisa, mas espero que vejam os lances. São seres humanos e todos cometemos erros"
 Hulk: "A equipa tem de levantar a cabeça, chegamos aqui com a identidade do Porto, pressionamos o Barça, tivemos as melhores oportunidades, mas sofremos um golo num erro nosso. Há um penalti, tivemos oportunidades para empatar. Foi penalti, seria 1-1, e com 11 seria diferente. Quem está jogando é porque tem qualidade, quem saiu é desejar boa sorte. Os aplausos significam a gratidão dos adeptos, corremos bastante, eles viram que a equipa deu o máximo. Temos de voltar a ganhar".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Supertaça europeia 2011 : Barcelona 2 FC Porto 0

Nunca tive ilusões quanto ao desfecho do jogo, apesar das declarações demasiado optimistas: tanto do Vítor Pereira como do presidente dos dragões Pinto da Costa!
Perdemos inapelavelmente uma boa oportunidade de vencer um Barcelona que neste momento não estará na sua máxima força, pois jogou desfalcado dos seus dois centrais titulares. 
Quanto à equipa do FC Porto não gostei da táctica engendrada pelo seu técnico principal, pela simples razão da equipa azul e branca ter concedido sempre muito espaço aos avançados blaugrana (os quais aproveitaram para trocar a bola com precisão, quase sempre a passo) ter mostrado pouca eficácia a defender e ainda pior condição física do que os jogadores contrários, o que se traduziu numa maior lentidão em chegar à bola, e, falta de precisão nos passes, na maioria das vezes que os portistas conseguiam espaço para trocar a bola, depois perderam os duelos com os seus adversários, com estes a chegar quase sempre primeiro à bola.
Constatação das respectivas diferenças entre as equipas em confronto: quase todos os jogadores do Barça são exímios executantes a: driblar, fintar, simular e a desarmar os seus adversários e nestes aspectos muito melhores do que os jogadores portistas. Além disso são mais profissionais, pois não se limitam a brincar com a bola no ataque também são sérios, humildes e eficazes a defender! E quando se vêm obrigados a fazer falta, quase nunca o fazem ostensivamente, servindo-se de pequenos toques ou ligeiros(disfarçados) empurrões para descontrolar o adversário e lhe tirar a bola que é na realidade o que interessa, subtrair a bola ao contrário impedindo-o de progredir no terreno. Em contra partida, a prova disto mesmo, foram as expulsões do Rolando e do Guarin!
Ah! Outra coisa, não concordo com a ideia de que não seja preciso vigiar o Messi de perto! Principalmente depois que ele (Messi) entra no meio campo do adversário. É que o Messi é um jogador felino, com um domínio de bola, controle do esférico e velocidade de execução fantásticos. Se eu fosse o treinador destacaria um jogador rápido na equipa para o vigiar de perto sempre que ele entrasse no meio campo do FC Porto, com a missão, senão de lhe tirar a bola, mas de pelo menos estorvá-lo impedindo-o de chutar à vontade. Que foi o principal defeito neste jogo da equipa azul e branca: concedeu muito espaço aos jogadores blaugrana, tendo estes aproveitado para quase jogar a passo e a usarem de grande precisão nas trocas de bola entre si. Também foi notória a falta na equipa dos dragões dum verdadeiro goleador eficaz. Depois de ter perdido o Falcao os dirigentes portistas têm de providenciar urgentemente a contratação dum avançado goleador que garanta eficácia realizadora a fim da equipa ter hipóteses na Europe Champions League .
Ficha do Jogo - 26 de Agosto de 2011 - Stade Louis II, no Mónaco

Assistência: 18.048 espectadores

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Erwin Zeinstra e Berry Simons
Assistentes adicionais: Richard Liesveld e Danny Desmond Makkelie
Quarto árbitro: Bas Nijhuis
BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal e Adriano; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa
Substituições: Villa por Alexis (61m), Adriano por Busquets (63m) e Pedro por Fàbregas (80m)
Não utilizados: Olazábal, Alcântara, Fontàs e Jonathan
Treinador: Josep Guardiola
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Cristian Rodríguez por Varela (69m), Kléber por Belluschi (77m) e Souza por Fernando (77m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Djalma e Defour
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Messi (39m) e Fàbregas (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Cristian Rodríguez (30m), Iniesta (51m), Rolando (65 e 85m), Guarín (82 e 90m); cartão vermelho a Rolando (85m) e Guarín (90m)

Aquisições do Manchester City, e, Pinto da Costa à Sport TV


Manchester City oficializa contratação de Nasri
O clube inglês oficializou, esta quarta-feira, a contratação do médio Samir Nasri, ex-Arsenal, numa transferência avaliada em cerca de 28,5 milhões de euros.
Nasri, de 24 anos e que irá envergar o número 19, é o quarto reforço do Manchester City, isto após as chegadas de: Sergio Aguero, Stefan Savic, Gael Clichy.
O treinador Roberto Mancini elogiou o reforço: «Samir é um jogador fantástico, com grande técnica e mentalidade. Já o vinha a seguir desde os tempos em que jogava no Marselha e quis a sua contratação para o Inter há cinco anos».
Pinto da Costa em entrevista à Sport TV
Na opinião do presidente do FC Porto, as críticas do Sporting às arbitragens fazem parte de uma «estratégia» que pretende atingir determinados fins, aos quais Pinto da Costa se pretende manter alheio.
 «Essas questões fazem parte de estratégias que pretendem levar a algum sítio que só eles poderão saber. Há um mês ouvi um alto representante do Sporting dizer que não iriam falar sobre arbitragens, mas 15 dias depois não há quem fale mais de arbitragens do que eles», diz Pinto da Costa, em entrevista à Sport TV.
 «A mim tanto me faz, não compreendo nem tenho de compreender a estratégia deles», esclarece, frisando, porém, que «os árbitros merecem mais respeito de toda a gente».
 Pinto da Costa pronunciou-se, ainda, sobre a nomeação de Pedro Proença para o jogo Sporting-Marítimo, que se disputa domingo, em Alvalade.
 «É um acto de coragem que eu louvo, depois de ter sido cobardemente agredido por um sócio do Benfica», atirou.

Futebol - Inglaterra : Villas-Boas

Dragaoatento: Eis aqui (talvez) um dos motivos, ou seja, a confirmação do susto devido ao qual ele abandonou o projecto dos Dragões para se dedicar ao Chelsea (pode não ser bem assim, mas que leva a suspeitar que ele, Villas-Boas, teve medo de que se continuasse no FC Porto, as coisas não corressem tão bem quando tivesse que defrontar o Barça e por tal motivo perder prestígio...leva! ).
AVB: “O Barcelona é a referência, podem vencer qualquer equipa no mundo”
O treinador do Chelsea, André Villas Boas, considera que o “Barcelona é a referência” do futebol actual, mas releva o facto de Chelsea e Real Madrid também poderem bater qualquer adversário.
“O Barcelona é a referência, podem vencer qualquer equipa no mundo, mas também o Chelsea e o Real Madrid o podem fazer. Se não acreditasse nisso, mais valia desistir. Não parto para nenhum jogo com mentalidade perdedora”, afirma o treinador dos “Blues”.
Villas Boas também se referiu ao investimento feito no plantel pelo Manchester City:
“Juntaram o melhor talento do mundo este ano. É inacreditável!”

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Supertaça europeia, Vítor Pereira, e, Pinto da Costa

O futebol do Barça! É um futebol assente numa condição física a todos os títulos notável, absolutamente assinalável, e, numa posse de bola de grande qualidade!
A circulação de bola é praticamente perfeita, os seus jogadores são eximios executantes, além de  matreiros e fiteiros: cobrem muito bem a bola (furtam-na ao adversário) e passam a bola duns para os outros com uma segurança e precisão notável!
Depois os automatismos saem fluentemente, a circulação do esférico é feita em velocidade e movimento através de desmarcações constantes e passes precisos, com os elementos que têm por missão passar a bola a fazerem-no com precisão e quem a recebe a providênciar para estar sempre no sítio certo para a receber, devido à perfeição das ditas desmarcações!
E quando perdem a redondinha, rapidamente dois ou tres elementos da equipa no sector do campo onde se desenrola a jogada se destacam para a conquistar novamente, pois são futebolistas completos: sabem driblar, fintar, simular e desarmar o adversário na perfeição! Quer seja com a simples acção de estorvar, quer seja em falta. E quando fazem falta raramente esta é ostensiva, antes utilizando pequenos toques cirúrgicos nas pernas, ou até pequenos encontrões, o suficiente para desestabilizar o adversário e levá-lo a perder o controle do esférico. Outro factor curioso e muito importante a realçar é o facto de ser uma equipa extremamente solidária. Quando um dos seus elementos eventualmente é alvo duma entrada mais dura por parte dum adversário, logo se juntam todos (arma-se um borborinho) para defender o colega, ameaçando e intimidando o adversário prevaricador. Tudo isto claro com o consentimento anormal dos juízes do apito!
Outro aspecto a realçar é o facto do Messi nem sempre estar activo, parece muitas vezes alheado do jogo, porém quando subitamente resolve aparecer, causa mossas profundas! Além disso Messi & C.ª só sobressaem porque o colectivo dos blaugrana é efectivamente muito forte!  
Termino fazendo votos para que o discurso optimista do Vítor Pereira esteja alicerçado em algo de muito consistente, a fim de não haver surpresas...!
«Inspiração individual pode fazer a diferença»
 Vítor Pereira admite o jogo de amanhã poderá decidir-se em momentos de magia de uma das muitas estrelas que vai pisar o relvado do Louis II, no Mónaco.
 «O futebol vive da organização e do trabalho, mas também vive muito da individualidade e da criatividade que os jogadores podem emprestar ao colectivo. A inspiração individual pode desequilibrar o jogo. Vamos acreditar que estaremos numa noite de inspiração, sendo certo que a nossa organização colectiva terá de estar ao seu melhor nível», alertou, esclarecendo que não preparou uma estratégia específica para travar Lionel Messi:
 «O Barcelona é um colectivo forte, uma equipa muito concentrada do ponto de vista defensivo e com uma entreajuda constante, capaz de antecipar intenções. Não tenho nem sou apologista de qualquer marcação especial ou qualquer outra coisa que fuja à nossa identidade».
Sapunaru: Com Villas-Boas, essa era uma obsessão. Por isso, Sapunaru fala de "um ano de sonho", mas como referência. "Fizemos grandes jogos", diz quem quer voltar a abrir os jornais e a ler apreciações eloquentes: "Todos nós queremos dar mais. Pensamos no ano passado porque toda a gente falava bem de nós…" Se obtivermos uma vitória neste jogo com o Barcelona, o FC Porto volta a atingir os píncaros…!
LISTA DE CONVOCADOS: Helton, Bracali, Sapunaru , Fucile, Otamendi, Maicon, Rolando, Fernando, Souza, Guarín, João Moutinho, Defour, Belluschi, Hulk, Varela, Cristian Rodríguez, Djalma, Kléber
24/08/2011 – Comentário de Pinto da Costa sobre o ruído exagerado à volta das arbitragens
Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.
"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

La Masia Centro de Formação de jogadores do Barça!


Em termos teóricos, La Masia é a residência onde ficam instalados os jogadores mais novos do clube que vêm de fora de Barcelona. Na prática, é muito mais do que isso; é lá que são ensinados os valores instituídos no Barcelona, não só culturais - o "amor" à Catalunha é um dos mais relevantes - como desportivos, com aquela forma de jogar única que caracteriza a equipa principal. No início de Agosto, La Masia - expressão que se utiliza quando se fala de uma casa típica da Catalunha - mudou-se de uma antiga residência perto do Camp Nou para o centro desportivo do clube, situado na periferia da cidade, agora com condições de topo, como se confirma pelas fotos aqui reveladas.
O novo La Masia tem uma parede para inscrever os nomes de todos os jogadores que passaram pela casa do Barcelona. Em destaque, por ter sido um dos primeiros, está Guardiola, que sabe melhor do que ninguém as qualidades do centro de formação do Barcelona. "Os jogadores que passam por La Masia têm algo de diferente de todos os outros", afirmou o actual treinador do Barça. O dia-a-dia dos miúdos que por lá vivem é que continua igual; acordam por volta das 7h00, tomam o pequeno-almoço e seguem para a escola, de onde regressam para almoçar. A meio da tarde realizam os treinos, antes de jantarem e recolherem aos quartos, às 22h00.
Ruben Bonastre explicou que a forma de trabalhar no Barcelona é "semelhante em todos os escalões de formação" e que todas as equipas "jogam segundo os mesmos conceitos de jogo", ou seja, sempre com a bola no pé e num estilo capaz de privilegiar a posse. "Eles são educados desde pequenos para jogar dessa forma. Foi assim com Iniesta, Xavi ou com Messi, como também já tinha sido, num passado mais distante, com Guardiola, só para dar alguns exemplos. O nosso trabalho passa por preparar os jogadores para a eventualidade de terem uma oportunidade na equipa principal. E, felizmente, elas têm aparecido nos últimos anos", contou.
E Guardiola? "Bem, voltando ao treinador, a diferença dele para os outros é que antes de pensar em contratar fora olha sempre para o que tem cá dentro. E isso é uma grande motivação para estes miúdos trabalharem ainda mais", explicou.
"Aqui procuramos algo de especial. Nunca vamos contratar um jogador por causa das suas condições físicas. Por exemplo, não temos estabelecido que têm de ter uma determinada altura ou peso, até porque, se assim, fosse nunca teríamos encontrado um Messi, um Iniesta ou um Xavi. Nesta matéria, rompemos com o tradicional, porque só procuramos aqueles meninos que consigam apresentar algo de especial... Muitas vezes é até difícil de explicar, porque quem os observa tem de sentir que há ali qualquer coisa de diferente, algumas vezes sem se saber muito bem o quê", explicou Ruben Bonastre. Depois, bem, o que se segue já é mais ou menos conhecido. "A partir do momento que aqui chegam, começam a ser trabalhados segundo os princípios de jogo da equipa. Se virem um jogo dos infantis, percebem logo que os meninos tentam sair a jogar com a bola nos pés e que evitam os chutos para a frente. E isto porque são educados desportivamente para se comportarem assim em campo." E assim resiste o tiki-taka...

FC Porto: Goleador precisa-se, e, o que se consta por aí...!

...E o problema não é dinheiro. Quer um grande clube, e Portugal está entre um restrito grupo de campeonatos onde pode jogar. FC Porto? Mais ainda. É uma montra muito grande, basta ver o que aconteceu com o Falcao García", comentou Vinícius Prates, o empresário do Leandro Damião, de 22 anos, que não vai forçar a saída de Porto Alegre, mas está receptivo a jogar na Europa. Com 32 golos esta temporada, ele é apontado como o candidato número 1 para ser o número 9 do Brasil no Mundial'2014.
A dúvida é quão longe pode o FC Porto ir por uma pérola tão reluzente. O Inter lá vai dizendo que já rasgou propostas de 15 milhões de euros, percebendo-se que estamos a falar de números puxados para a SAD e que exigiriam a entrada em cena de um parceiro pujante. O Benfica, por exemplo, deu meia-volta quando ouviu o preço...
Por outro lado, quantos avançados da valia de Damião estão no mercado? Vossen, do Genk e muito falado na Bélgica, até vinha a correr. "Se recusasse o FC Porto, era estúpido", disse-nos ontem o pai e representante, Rudy.

PS - 24/08/2011 - O uruguayo Sebástian Coates (defesa central de 20anos)
Campeão da Copa América com o Uruguai, Sebástian Coates confirma que tem sido alvo de interesse de várias equipas.
«Há muitas equipas interessadas em mim. Já me falaram sobre esse tema. Não quero pensar que vou ser contratado por uma equipa para depois vir a ser emprestado. Não me interessa isso, até por causa da selecção».
«Não descarto nenhuma oferta, mas o meu empresário sabe o que eu e a minha família queremos. Até ao dia 31 estará tudo em aberto em relação ao mercado de transferências e não me resta outra opção que não seja esperar», explicou o ainda jogador do Nacional de Montevideu ao jornal Ovación.
O nome de Coates já foi noticiado como alvo de interesse de algumas equipas europeias, casos de FC Porto, Lazio, PSG e Manchester City. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Goleador para o FC Porto, e, guerra Sporting X Árbitros continua!


O FC Porto procura uma opção de qualidade para a grande área. Denis Stracqualursi parecia ontem descartado, já que as notícias o apontavam ao Espanhol. Não é tão líquido, contudo, que seja esse o destino, assumiu Dionísio Castro, agente do argentino na Europa. "Há fortes possibilidades, mas não está fechado. De Portugal, não avançou nada", disse-nos. O nome do artista para substituir o Falcao estará prestes a sair?!
Consta-se que um avançado credenciado estará por horas - Chegar até Leandro Damião, o avançado da moda no Brasil não será fácil, fala-se num valor na ordem  dos 19 milhões de euros por 80 por cento do passe, algo que Anápio Gomes, vice do Inter de Porto Alegre, desmente: "Não chegou nada, e nem temos interesse em negociá-lo." Damião tem mais de 30 golos esta época, mas até os milionários do Tottenham e do  Dnipro bateram com o nariz na porta.
Ainda o diferendo (contencioso) SCP x Árbitros de futebol
Os árbitros da primeira categoria, reunidos hoje em Leiria, decidiram manter o boicote aos jogos do Sporting e aguardar uma mediação que encontre uma saída para o impasse, revelou à agência Lusa uma fonte da APAF.
A reunião convocada pelos árbitros da primeira categoria com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que se fez representar pelo seu presidente, Luís Guilherme, teve a presença do presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga, Vítor Pereira, a pedido expresso deste, visto que não estava prevista.
Da reunião saiu um consenso relativamente à necessidade de se encontrar com carácter de urgência um mediador que faça a ponte entre os árbitros e o Sporting, tendo-se chegado ao entendimento de que o presidente da Liga Fernando Gomes é a personalidade melhor colocada para assumir essa missão.
De resto, Fernando Gomes já endereçou uma carta a todos os clubes da Liga Zon/Sagres e da Liga de Orangina, convocando-os para uma reunião e recordando-lhes o acordo por eles assinado no sentido de pôr fim às declarações dos dirigentes sobre os árbitros e as arbitragens, sobretudo antes dos jogos, mas também depois destes terminarem.
Segundo a mesma fonte, o presidente da CA da Liga, Vítor Pereira, corroborou a posição dos árbitros e da APAF relativamente à necessidade de uma intermediação que ponha fim rapidamente ao conflito e até se disponibilizou para contribuir para a resolução do mesmo.

Futebol- Disputa da Supertaça europeia

Já toda a gente conhece a qualidade da equipa do Barça! A equipa blaugrana em dia sim é uma autentica máquina trituradora que esmaga literalmente os seus adversários. Por isso dada a qualidade da equipa que vai defrontar, só um Super-FC Porto em dia de inspiração conseguirá ultrapassar ou pelo menos manter os contrários em respeito. Conclusão: os Dragões têm de conseguir transcender-se se quiserem dar alguma réplica à equipa blaugrana.
Apesar da equipa espanhola contar com uma verdadeira constelação de estrelas é como conjunto, ou seja, como equipa bem entrosada (máquina perfeitamente oleada) , cujos automatismos (desmarcações e passes precisos) saem perfeitos, que ela é perigosa. E as suas individualidades (leia-se estrelas) só sobressaem precisamente devido à equipa no seu conjunto!
Confirmação da qualidade da equipa blaugrana:
Apesar de ter apresentado uma equipa com vários jogadores da equipa B (seis no total, num jogo com muitas substituições), o Barcelona derrotou facilmente (5-0) o Nápoles, um dos representantes italianos na Champions. Fàbregas - que se estreou a marcar -, Keita, Pedro e Messi (2) foram os autores dos golos que possibilitaram a conquista da Taça Joan Gamper. Já Guardiola apontou baterias para o Mónaco: "Tudo é secundário excepto a final de sexta-feira."Puyol é baixa, ao passo que Alexis Sánchez pode recuperar a tempo.
Apesar de tudo Jorge Nuno recorda: Viena, Amesterdão, Sevilha, Gelsenkirchen e Dublin fazem parte do roteiro das conquistas europeias do FC Porto. A máxima de Pinto da Costa que diz que as finais são para ganhar não colhe no Mónaco, onde o presidente dos dragões já esteve com a sua equipa por duas vezes, ambas sem sucesso. Os portistas esperam que à terceira seja de vez, mas enquanto vai recebendo espaço para um novo título no futuro museu, Pinto da Costa lá passou em revista o palmarés na UEFA.
"Sigo o FC Porto desde criança e sempre que passávamos as fases de qualificação da antiga Taça das Cidades com Feira era uma festa e, pronto, sabíamos que acabava a seguir", evocou, reforçando o peso histórico do triunfo em Viena. "Passado tanto tempo, vimos a Europa rendida e a reconhecer que ganhámos com toda a justiça e que o FC Porto tinha uma excelente equipa. Trouxe alegria e senti que não íamos parar e que teríamos mais vitórias, como felizmente viemos a ter", recordou, insistindo na conversa que teve com os jogadores.
"O Bayern de Munique era um colosso e jogava perto de casa, mas nós estávamos optimistas e eu disse-lhes: 'Isto é uma oportunidade que não vão ter mais. Ou a agarram ou não. Se acham que o Bayern de Munique tem grandes jogadores, nem vale a pena, mas nunca mais, nas vossas carreiras, terão a oportunidade de serem campeões europeus."
Dito e feito, assim se abriu o currículo do FC Porto na Europa. Uma marca que a vitória em Sevilha tratou de confirmar. "Foi importante porque 1987 era uma recordação, já passavam 15 anos. Voltámos ao primeiríssimo plano e fomos vistos como uma grande montra do futebol", registou sobre o salto que o clube deu a partir de então no que a grandes negócios diz respeito. 
24/08/2011 - Rui Barros
"O FC Porto tem que recorrer ao espírito de entreajuda, com os seus elementos a apoiarem-se o máximo possível, porque é uma equipa que tem jogadores na frente que podem também resolver", referiu.
24/08/2011 - PS
Frente ao "polvo" catalão, que manieta os adversários como poucos e guarda a bola como ninguém, o bom senso aconselha a que o habitual "4x3x3" portista dê lugar a um mais cauteloso "4x4x2", com os portugueses, mais numerosos no "miolo", a tentarem neutralizar a fase de construção do adversário, enquanto Hulk e outra "seta" teriam a missão de incomodar no ataque. A dúvida é se estará o dragão empenhado em mostrar um futebol e atitude competitiva positivos à altura do seu historial e filosofia, ou, ou invés, o receio do poderio do rival falará mais alto e a equipa ficará encolhida nos seus receios. Se os catalães conseguem apresentar-se cada vez mais fortes -- o regresso do médio Cesc Fabregas e a contratação do avançado chileno Alexis Sanchez são reforços criteriosos, de vulto --, já o FC Porto, que tinha perdido o treinador André Villas-Boas para o Chelsea, acaba de sofrer nova forte machadada na confiança do grupo, com a venda de Falcao, o grande goleador. Vencer este experiente FC Barcelona, ( o tiki taka) a grande "escola" do futebol mundial, afigura-se extremamente complicado (na recente Supertaça espanhola, o reforçado Real Madrid, de Mourinho não conseguiu ganhar qualquer dos dois jogos, mesmo com mais tempo de treino) , mas, como não há impossíveis, vingará o desejo dos "azuis e brancos" em fazer história.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Futebol- Arbitragem: Paulo Paraty e Luís Guilherme

Paulo Paraty considera "corajosa" escusa de árbitro e tece críticas à Liga
O ex-árbitro Paulo Paraty considerou hoje "corajosa" a escusa de João Ferreira em dirigir o Beira Mar--Sporting no domingo, em jogo da segunda jornada da Liga Zon/Sagres, e apontou algumas críticas à Liga.
"É claramente uma forma de protesto, um grito de revolta de João Ferreira, que foi secundarizado pelos seus pares. É normal que se esteja agastado por a classe estar permanentemente em cheque. Os árbitros sabem que erram, mas são também eles os primeiros a tentar melhorar o seu trabalho", disse à agência Lusa Paulo Paraty.
O ex-árbitro, que se recorda de algumas situações parecidas quando ainda estava no activo, revela que João Ferreira "não foi mais do que a face visível da arbitragem, tomando uma posição corajosa e de grande risco".
"Espero que a sua atitude traga consequências boas, não só para a arbitragem, mas sobretudo para o futebol. O rumo e o ritmo de contestação que este campeonato começava a levar é capaz de sofrer um recuo no curto prazo, vamos ver qual será o efeito", sublinhou.
Paulo Paraty teceu ainda algumas críticas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, dizendo que o organismo tem "mecanismos disciplinares" que, se fossem aplicados devidamente, "não se verificavam" estes episódios.
"Era importante saber se os órgãos disciplinares da Liga tudo fizeram e tudo têm feito em função do seu regulamento disciplinar para evitar estas situações", frisou Paulo Paraty.
Para o ex-árbitro, não está em causa o direito à opinião de cada um, mas este sublinha que há quem opine "com toda a correcção sobre lances de que discordaram da equipa de arbitragem" e outros que "fazem juízos de valor que procuram sub-repticiamente exercer pressão" sobre aquilo que pode vir a ser o trabalho dos árbitros.
Paulo Paraty disse ainda que em recente Assembleia-Geral da Liga, e quando se falou da arbitragem, aquilo que os clubes apresentaram foi "muito superficial" e dizia respeito sobretudo à classificação dos árbitros, quando estes reclamam melhores condições de trabalho.
"Os meios com que avaliamos os árbitros não estão à sua disposição. Enquanto adeptos, não podemos esquecer que avaliamos um trabalho que muitas vezes pode ser deturpado pela televisão. Temos de perceber que um árbitro erra e vai continuar a errar, é uma verdade de La Palice", considerou.
Luís Guilherme: "Há clubes que pretendem ter privilégios que outros não têm"
"Para os árbitros, os clubes são todos iguais e tratados de igual forma, mas há uns que não percebem isso. Há clubes que pretendem ter privilégios que outros não têm", afirmou Luís Guilherme, sem querer apontar nomes.
Para o dirigente, o organismo rejeita responsabilizar apenas os árbitros no caminho para uma solução, mas deseja que não volte e repetir-se a atitude de João Ferreira em renunciar a apitar o jogo de domingo entre o Beira-Mar e o Sporting, da segunda jornada da Liga.
"Não tomamos estas medidas só porque nos apetece ou acordámos mal dispostos. Os árbitros são pessoas sensatas e esta decisão de João Ferreira teve a ver com algumas situações que estavam a ocorrer", considerou Luís Guilherme.
Além de recuperar os apelos a "todos os desportivos" para a melhoria do futebol português, Luís Guilherme apelou uma "solução em conjunto", sem o ónus exclusivo da arbitragem.
"Somos um conjunto e a solução não depende só dos árbitros. É necessário que todos tenham essa consciência. Não tratámos mal ninguém", frisou, sem nunca se referir às críticas do Sporting, que originaram a recusa de João Ferreira.

sábado, 20 de agosto de 2011

Futebol: Capa do Record ,e, têm a palavra os árbitros

E bocas do Godinho "deita bolas fora"!

FC Porto: Vítor Pereira contundente arrasa JJ


Vítor Pereira acusou Jorge Jesus de ser egocêntrico e prometeu deixá-lo a falar sozinho
O treinador do FC Porto considerou hoje que Jorge Jesus tem um ego "muito grande", característica que o impede de analisar com distanciamento as situações de arbitragem, prometendo não entrar em jogos de palavras com o técnico "encarnado".
"Não sei com que intenção é que fez essa avaliação. Se foi no sentido de condicionar o árbitro, não sei... Se fizesse uma avaliação justa, com distanciamento, se conseguisse fazê-lo sem olhar só para si próprio e conseguisse olhar para aquilo que são os erros de arbitragem nos seus jogos", começou por alertar Vítor Pereira.
O técnico azul e branco referia-se às declarações de Jorge Jesus, que considerou que a vitória do FC Porto, no domingo passado, frente ao Guimarães, por 1-0, foi conseguida "com um golo duvidoso".
"Para mim, a penalidade não existiu, se não havia penalties destes todos os dias", acrescentou o treinador do Benfica.
Vítor Pereira acusou Jesus de ter uma "personalidade egocêntrica": "Mais do que uma vez no momento de colher os louros o mérito é sempre dele. O mérito de quem trabalha e joga, normalmente, não existe. Ele consegue recolher os louros todos".
Para o técnico, o seu homónimo "olha muito para o que acontece na casa dos outros" e tem de se preocupar em trabalhar bem a equipa, já que não tem o distanciamento para avaliar as situações de jogo, como "as duas ou três grandes penalidades que ficaram por marcar na Supertaça".
Vítor Pereira recorreu ainda a um exemplo do jogo da primeira jornada do Benfica para justificar as suas afirmações.
"O Jorge Jesus não consegue ver que o golo do Nolito é em fora de jogo. Disso não ouvi falar, das questões relativas ao FC Porto ouvi", indicou, considerando que este tipo de acusações é típico de alguém com um ego "muito grande" e que não consegue ver além do umbigo.
O treinador portista, que falava na conferência de imprensa posterior ao triunfo portista, por 3-1, frente ao Gil Vicente, num jogo a contar para a segunda jornada da Liga Portuguesa de futebol, disse ainda que Jesus se acha "muito inteligente, um visionário", mas que no entorno azul e branco também há muita gente inteligente.
"Há uns dias disse que estava preparado para uma guerra dentro do campo. Agora, jogos de palavras, insinuações, tentativas de condicionamento de árbitros, deixo para ele. Dentro deste domínio vou deixá-lo a falar sozinho", concluiu.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Futebol-Liga: FC Porto 3 Gil Vicente 1

O jogo d'hoje, transmitiu-me grande apreensão! Se uma simples equipa como o Gil nos causa tamanhas dificuldades, que dizer de quando defrontarmos o Barça! Uma equipa que joga em velocidade, que troca a bola com uma eficiência fantástica, e que quando resolve atacar, fá-lo com um grau de eficácia tremendo! Estou deveras preocupado. A equipa do FC Porto a jogar assim: lenta, com trocas de bola muito denunciadas e imprecisas, corre o risco de ser esmagada pela equipa blaugrana. Para já a previsão é negra, mas, oxalá me engane. A equipa parece ter perdido capacidade defensiva, de desarmar os adversários...!


FICHA DE JOGO-Liga 2011/12, 2.ª jornada-19 de Agosto de 2011
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 43.912 espectadores
 Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Assistentes: José Lima e Álvaro Mesquita
Quarto árbitro: Rui Costa
 FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, João Moutinho e Guarín; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Guarín por Belluschi (72m), Varela por Djalma (72m) e Kleber por Walter (80m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro Pereira e Fernando
Treinador: Vítor Pereira
 GIL VICENTE: Adriano; Eder, Sandro «cap.», Cláudio e Júnior Caiçara; João Vilela, Luís Manuel e André Cunha; Luís Carlos, Hugo Vieira e Laionel
Substituições: Luís Manuel por Richard (52m), Luís Carlos por Pedro Moreira (66m) e João Vilela por Tó Barbosa (81m)
Não utilizados: Jorge Baptista, Daniel, Paulão e Mauro
Treinador: Paulo Alves
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: João Vilela (3m, g.p.), Hulk (10m, g.p., e 50m) e Sapunaru (16m)
Disciplina: cartão amarelo para Otamendi (2m), Eder (44m), Júnior Caiçara (45m+1) e Sandro (48m).

Futebol: FC Porto vs Gil Vicente - Convocados dos Dragões


18/08/2011 - FERNANDO E WALTER PARA A RECEPÇÃO AO GIL VICENTE
Vítor Pereira chamou Fernando e Walter para o encontro da segunda jornada do campeonato. O médio e o avançado entram para os lugares de Rúben Micael e Falcao. O FC Porto recebe o Gil Vicente já esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão.
 Os Campeões Nacionais finalizaram a preparação do desafio frente à equipa de Barcelos esta quinta-feira, no Olival, onde Rafa continua a desenvolver treino integrado condicionado.
 Destaque ainda para o primeiro dia de trabalho de Alex Sandro com o plantel azul e branco (o defesa esteve sob a observação do Departamento Médico) e para a presença repetida de Elói, guarda-redes dos Sub19, a colmatar a ausência de Kadú, que jogou pelos juniores esta quarta-feira à tarde.
Lista de convocados: Bracali, Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Djalma, Hulk, Kleber, Varela e Walter.

Futebol: Agora é a vez do calimero chorinha-mor Godinho Lopes



«Não vou tolerar a falta de isenção» - Godinho Lopes - O Sporting apresentou ao final da manhã um relatório da arbitragem, depois dos erros de Carlos Xistra na ronda inaugural do campeonato, diante do Olhanense. O presidente dos leões, Godinho Lopes, voltou a falar dos «erros sistemáticos» da arbitragem em relação ao Sporting. «Não vou tolerar a falta de isenção demonstrada em jogos do Sporting», afirmou Godinho Lopes, durante a apresentação do documento que defendeu «contribuir para a classe da arbitragem e do espectáculo.» Já sobre o futuro, o presidente do Sporting defendeu que «a verdade desportiva é a consequência do profissionalismo.»

Dragaoatento: Ó Godinho, será que no relatório por ti apresentado, também mencionaste uma autentica agressão (assassina)praticada pelo Jeffren a um jogador do Olhanense?!
Pois nós sabemos! O que pretendes é puxar a brasa para a tua sardinha! A isenção que queres impor é aquela que beneficie ainda mais o teu Sporting! E olha que o Xistra é actualmente o melhor árbitro que se pode arranjar para o teu Sporting...! Pelos vistos nem assim ...!!!

Futebol: Jorge Jesus faccioso e provocador


«FC Porto ganhou com golo muito duvidoso» - Jorge Jesus
Na conferência de imprensa relativa à recepção ao Feirense, Jorge Jesus não se escusou a comentar os resultados dos três grandes na primeira jornada. O golo do FC Porto em Guimarães, de penalty, transformado por Hulk, também mereceu um comentário por parte do técnico encarnado.
...Sobre o lance que originou o penalty que Hulk não desperdiçou e que deu os três pontos aos dragões em Guimarães, Jorge Jesus deixou a sua visão da jogada.
«O FC Porto ganhou com um golo muito duvidoso, na sequência de uma grande penalidade que, para mim, não existiu», completou. 

Dragaoatento: Ó JJ és um faccioso! Foram três os ex-árbitros: Pedro Henriques, Paraty e Jorge Coroado, que consideraram ter sido grande penalidade. Só os que são marcados a favor do teu SLB é que são legais, não é?! Vai-te tratar... que andas amarelo!

Futebol: Programa da terceira jornada da Liga


Sábado, 27 Ago.: Gil Vicente - Académica, 19:30 (SportTV)
Domingo, 28 Ago.: Rio Ave - Olhanense, 16:00
Feirense - Paços de Ferreira, 18:00
Vitória Guimarães - Beira-Mar, 18:00 (SportTV)
Sporting - Marítimo, 20:30 (SportTV)
Segunda-feira, 29 Ago.: Vitória de Setúbal - Sporting de Braga, 18:45 (SportTV)
Nacional - Benfica, 20:45 (TVI)
06 Set.: União de Leiria - FC Porto, 20:45 (SportTV)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Futebol - FC Porto: Dragões comunicam à CMVM venda de Falcao e Ruben Micael ao Atlético de Madrid

Finalmente o desfecho conforme já previsto, muito favorável aos Dragões!
O FC Porto comunicou hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a venda do colombiano Radamel Falcão e do português Ruben Micael ao Atlético de Madrid de Espanha.
Os "dragões" informam que os "colchoneros" vão pagar 40 milhões de euros por Radamel Falcão, mas o acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável que poderá atingir os 47 milhões de euros.
Em relação a Ruben Micael, a SAD do FC Porto comunicou a venda dos direitos desportivos do madeirense por cinco milhões de euros.
Em ambos os casos a concretização dos negócios dependem dos exames médicos a que os dois jogadores serão sujeitos.

A gestão da FC Porto-Futebol, SAD

Quanto à maneira como a SAD tem estado a gerir os activos, atendendo aos resultados conseguidos, acho que não há nada a dizer senão aplaudir. Porque por aquilo que me apercebo os responsáveis estão unicamente a tentar terem sempre os melhores jogadores, e por conseguinte o melhor Plantel, ao nível nacional, e sendo assim estão a garantir a supremacia em relação aos nossos principais rivais.
Outro aspecto que quero chamar a atenção, é o facto de ainda pouca gente ter notado que o FC Porto não está a negociar com ninguém a venda de qualquer dos seus activos. O que se passa é que o empresário Jorge Mendes representante de: Falcão e Rúben , está por iniciativa própria a tentar negociá-los com os colchoneros. E assim sendo, o que é preciso é que os interessados batam as cláusulas de rescisão. Porque como diz o Jorge Nuno, se for assim nada há a fazer.

Futebol: Calimeros chorinhas reclamam arbitragens favoráveis

A Associação de Adeptos Sportinguistas escreveu hoje uma carta aberta ao presidente do Conselho de Arbitragem, criticando Vítor Pereira.
Na carta da Associação de Adeptos Sportinguistas pode ler-se: “Não gostaríamos de o ver, novamente, a humilhar publicamente o cargo que desempenha ao realizar conferências de imprensa para detalhar os erros de determinados ex-colegas. As nomeações que tanto gosta e defende são, tradicionalmente, selectivas e criteriosas. Num ponto estaremos de acordo. Admiramos a sua tenacidade e coerência. Depois de prejudicar o Sporting Clube de Portugal nalguns jogos enquanto árbitro, continua a fazê-lo agora com o seu exército de abelhas rainhas e obreiras nos relvados”.
O campeonato ainda mal começou e já estão a choramingar! Pelos vistos o facto do Xistra ser pró-leão não lhes chega! No caso do fora de jogo: é preciso notar que se o Postiga não está fora de jogo, há um outro avançado do Sporting próximo do H. P. que está. E assim sendo, há que dar o benefício da dúvida ao fiscal de linha, as jogadas são tão rápidas que os fiscais de linha têm de reagir, marcar ou não marcar eis a questão.
A época passada vários fiscais de linha fartaram-se de assinalar foras de jogo inexistentes ao Falcao (golos que não contaram) e não houve tanto alarido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FC Porto- Futebol: Proposta aos portistas

Futebol: aquisições e vendas de activos (jogadores)!
Dado que neste momento anda muita gente preocupada e a fazer contas sobre as aquisições de jogadores pela FC Porto - Futebol, SAD, pregunto: porque não esperarmos pelo dia 31 de Agosto para vermos quem sai e quem entra, e só depois, então, procedermos à contabilidade?!
É que tudo quanto se possa adiantar agora não passa de especulação, ou até de meias verdades. Conclusiva, será a constatação depois dos factos consumados, e só nessa altura.

Rúben Micael a caminho do Atlético de Madrid?


Segundo noticiou a TVI, o médio ofensivo do FC Porto, Rúben Micael, estará à  beira de assinar contrato com o Atlético de Madrid . Será que sim ?!
FC Porto e Atlético estarão em negociações por Falcão e, segundo a Comunicação Social Desportiva espanhola, Elías, médio brasileiro poderá entrar no negócio relativo ao Falcao, desconhecendo-se se o Rúben Micael estará ou não envolvido em algum negócio.
Pelo que consta Jorge Mendes esteve hoje em Madrid, - conforme notícia do "As" e no Vicente Calderón - supostamente a tratar da negociação por Falcao, e o empresário representa também Rúben Micael.

Futebol: Fracassos do armadilhador de túneis, e os fanáticos vitorianos

O defesa-central Mangala foi um dos alvos do Benfica mas acabou por assinar ontem contrato com o FC Porto. No entanto, o clube da Luz tentou até ao último momento obter o concurso do jogador que estava ligado ao Standard Liège, conforme referiu ao Record o empresário do central francês de 20 anos.
“Rui Costa telefonou-me no domingo à noite para tentar contratar Mangala”, afirmou Fabrizio Ferrari que desfez as ilusões do diretor do Benfica. “Disse-lhe que já tinha dado a minha palavra ao senhor Antero Henrique e que apesar do negócio ainda não estar concluído não podia voltar atrás.”
PS – Eis aqui a prova: Afinal eles não se enxergam mesmo!
Apareceu por aqui um vimaranense fanático, um tal "Francisco", um dos tais para quem as regras do futebol só são válidas as que forem convenientes, ou seja, de acordo com os seus critérios, que pretendeu destilar o seu ódio ao azul e branco, sem tentar comentar objectivamente o post: Caceteiros à solta em Guimarães! E isso como é bom de ver, eu não permito agora, nem permitirei nunca! Resultado caixote do lixo...! 
Gente desta “laia” não aprende mesmo…!
PS 1 - A confirmação - 18-08-2011 - ...o defesa central João Paulo executou uma entrada a "varrer" sobre Adrián Lopez no meio campo do adversário e viu o cartão vermelho directo...
Pois é os vitorianos esquecem-se de que não estão a jogar em Portugal e depois acontecem cenas destas!
E o Manuel Machado é o grande responsável, porque não sabe, não consegue, ou não quer disciplinar os seus jogadores!
Já no Dragão tiveram atitudes do género impunemente, infelizmente.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Falcao troca a Champions League pela Liga Europa!

Até onde vai a febre do dinheiro que faz com que as pessoas percam o discernimento!
Falcao ao pretender trocar os dragões pelos colchoneros vai passar de "cavalo para burro"!
Mas ele lá sabe as linhas com que se cose! Que é algo incompreensível é, mas lá está, podem existir: razões que a razão desconhece!
Um mês depois de ter renovado contrato e em vésperas de jogar uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, Falcao tem de ser mais "franco" para que possamos perceber o que raio viu ele no Atlético de Madrid. Dito de outra forma, o que ele anunciou no domingo só prepara uma saída pela porta do cavalo, ou seja, em ruptura com o clube e adeptos que tanto o endeusaram... e para burro!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FC Porto - Futebol: Mangala e Defour


O Standard de Liége anunciou em conferência de imprensa, através do director Pierre François, as saídas dos futebolistas Mangala e Defour para o FC Porto, por cerca de 13 milhões de euros.
O responsável do clube belga justificou a saída dos dois jogadores com o valor “irrecusável” das propostas apresentados pelo clube campeão português e detentor da Liga Europa.
"Não queríamos deixá-los sair, resistimos ao máximo, mas não podíamos recusar a oferta do FC Porto", afirmou Pierre François, oficializando a transferência e informando que o acordo entre os dois clubes se concretizou "domingo à meia-noite".
Pierre François não quis divulgar o montante exacto das propostas portistas por cada um dos jogadores, mas perante a insistência dos jornalistas acabou por admitir que o negócio "pode chegar aos 13 milhões de euros".
Segundo a imprensa belga, o FC Porto irá pagar uma verba de seis milhões pelo médio Défour e sete milhões pela defesa central Mangala.
No caso de Défour, 20 por cento dos seis milhões de euros será canalizada para o Genk, seu anterior clube tal como foi confirmado pelo próprio Pierre François, que revelou ainda uma promessa antiga feita ao jogador por parte do Standard de Liége no sentido de o deixar sair mediante uma proposta dum clube estrangeiro de nomeada.
Os dois jogadores apresentar-se-ão terça-feira no Porto para se sujeitarem a exames médicos e assinarem os respectivos contratos, cuja duração será de cinco épocas cada um.

FC Porto: Falcao

14/08/2011 - O colombiano Falcao, que hoje iniciou o jogo com o Vitória de Guimarães no banco do FC Porto, não escondeu o desejo de "experimentar novos campeonatos" e admitiu que "o Atlético de Madrid é uma boa oportunidade".
Ó Falcao! Então o Atlético é uma boa oportunidade! Um clube que não vai disputar a Champions League! Na minha opinião estás a perder discernimento, e é natural que o Vítor Pereira uma pessoa muito inteligente já tenha detectado, e talvez por isso, o facto de teres ido para o banco! 
15/08/2011 - O programa radiofónico “bola branca” acaba de anunciar estar eminente a saída do Falcao para o Atlético de Madrid por um valor ligeiramente abaixo da cláusula de rescisão…!
Será verdade que o FC Porto vai claudicar e (facilitar) vender o Falcao aos mafiosos do Atlético por um valor abaixo da cláusula?!

Futebol: caceteiros à solta em Guimarães

O fanatismo não os deixa enxergar com objectividade! 
Nílson no fim do jogo em declarações às televisões referiu que o penalti foi inexistente! O facto do Leonel Olímpio ter impedido o Sapunaru de disputar a bola não conta! É uma pequenina falta que ninguém costuma assinalar...! Anderson Santana outro dos caceteiros do Vitória também critica Benquerença por este não ter sido ainda mais permissivo...!
Em Guimarães o Vitória acha que tudo lhe é permitido: agarrar os adversários dar sarrafada, impedir por meios ilegais os contrários de chegar à bola...etc...tudo tem de lhes ser permitido! Mas meus amigos, existem regras e os regulamentos existem para serem cumpridos, caso contrário não seria futebol: mas rugby, uma batalha campal, ou outra coisa qualquer.
Mais, os vitorianos em Guimarães "dão pau" que se farta, e, com um árbitro com mais firmeza de carácter não seria só uma, a grande penalidade. Pelos vistos os vimaranenses em sua casa acham que têm o direito de impunemente atropelar (as leis do jogo) tudo e todos!
PS - Três ex-árbitros pronunciam-se sobre o lance do penalti 
Jorge Coroado: Leonel Olímpio fez uma gravata a Sapunaru, cometendo uma grande penalidade inequívoca. Um lance que não oferecia dúvidas e no qual o árbitro esteve bem.
Pedro Henriques: Foi correcta a decisão do árbitro, pois o Leonel Olímpio, com o braço por cima de Sapunaru, agarrou-o e derrubou-o. Uma infracção passível de cartão amarelo e de grande penalidade.
Paulo Paraty: Com o seu braço esquerdo, Leonel Olímpio agarrou Sapunaru pelo pescoço. Cartão amarelo e grande penalidade eram as decisões que se impunham. Portanto, o árbitro tomou a decisão correcta.
PS 1 - Confirmação do texto acima - 18-08-2011

...o defesa central João Paulo executou uma entrada a "varrer" sobre Adrián Lopez no meio campo do adversário e viu o cartão vermelho directo...
Pois é, os vimaranenses esquecem-se de que não estão a jogar em Portugal e depois acontecem estas expulsões!
E o Manuel Machado é o grande responsável, porque não sabe ou não consegue disciplinar os seus jogadores!
Já no Dragão tiveram atitudes do género impunemente, infelizmente.

domingo, 14 de agosto de 2011

Futebol_Liga: Vitória de Guimarães o FC Porto 1

Começo a análise do jogo com um reparo à actuação do juiz do apito o Sr. Benquerença. Se é verdade que teve a coragem de marcar a grande penalidade contra o Vitória quase ao findar a primeira parte, por carga do Olímpio sobre o Sapunaru, também é certo e motivo de crítica o facto de na segunda parte ter fechado os olhos a muitos agarrões/cargas à margem das leis, dos defesas do Vitória aos avançados do FC Porto que ficaram sem a respectiva sanção disciplinar! Algumas vezes em plena grande área do Vitória! Com outro juiz do apito com mais firmeza de carácter, por exemplo um árbitro inglês ou alemão, os defesas vimaranenses ou moderavam as suas  entradas ilegais, ou de certeza que acabariam por ir tomar banho mais cedo. E seriam mais as grandes penalidades contra o Vitória.
É por isso que daqui, do meu blog, exorto os avançados do FC Porto a serem mais corajosos e a terem mais espírito de sacrifício quando acontecer jogarem em estádios como o do Vitória de Guimarães, onde o público parece preocupar-se pouco com as leis do jogo e se os seus jogadores actuam ou não dentro das regras estabelecidas! E meus amigos o FUTEBOL é um desporto de alta competição com regras bem definidas, as quais existem para não serem constantemente violadas. 
O que é preciso é que os juízes do apito em Portugal tenham firmeza de carácter e coragem suficiente para resistirem à pressão dos espectadores presentes nos estádios, e estejam à altura da missão confiada que é fazer cumprir os regulamentos. E isto não só contra os Dragões...! Ou há moralidade ou comem todos!

























VITÓRIA SC: Nílson; Alex, N’Dyaie, João Paulo e Anderson; El Adoua e Leonel Olímpio; Faouzi, Barrientos e Targino; Toscano
Substituições: Leonel Olímpio por João Alves, Targino por Paulo Sérgio e Faouzi por Saucedo (65m)
Não utilizados: Douglas, Freire, Bruno Teles e Pedro Mendes
Treinador: Manuel Machado
FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Guarín por Rúben Micael (48m), Kleber por Falcao (67m) e Varela por Belluschi (73m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro e Djalma
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Hulk (45m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (39m), Luís Olímpio (44m), Anderson (45m), El Adoua (45m+3), Souza (70m), Rolando (77m) e Paulo Sérgio (90m+2)

14/08/2011 - "GANHÁMOS COM TODA A JUSTIÇA"

Vítor Pereira: “ Foi complicado assentar o jogo”
“Tentamos circular e ter mais bola, mas isso não é fácil com este Guimarães, que aposta muito nas bolas longas e nas segundas bolas. Ou se tem bola para marcar o ritmo ou o jogo entra numa espécie de ténis, com a bola ganha e batida na profundidade. Foi complicado assentar o jogo, ainda para mais num terreno como este, que não nos permitiu circular a bola como deve ser. Sentimos dificuldades, face a um Guimarães muito agressivo, e que fez uso dessa agressividade em crescendo, com a permissão do árbitro. Penso que ganhámos com toda a justiça.”
Sacrifício, empenho e solidariedade
“Estamos no primeiro jogo. Quem atribuiu o favoritismo ao FC Porto foi a própria imprensa. O que eu admiti foi que, face ao que fizemos na época passada, é normal que os jornalistas nos atribuam o favoritismo, mas ele tem que ser provado em cada jogo, com sacrifício e muito trabalho. Quando não é possível ter muita qualidade, apelamos ao sacrifício e ao compromisso colectivo. O FC Porto adapta-se às circunstâncias, os jogadores são solidários e comprometidos com as vitórias. Foi um jogo complicado, num campo complicado, perante uma massa associativa que dá um apoio muito grande à equipa. Foi o jogo possível e uma vitória conseguida com sacrifício, empenho, solidariedade e, a espaços, qualidade.”
João Moutinho: "Soubemos sofrer"
“Foi um jogo muito difícil contra um adversário bom tacticamente, bem posicionado. Sabíamos que tínhamos de ter a bola para conseguir os melhores espaços para finalizar. Foi um bom jogo em que soubemos sofrer, o que também é preciso, e saímos daqui com uma excelente vitoria na primeira jornada.”
Atitude e trabalho
“Entramos em todos os jogos para conseguir a vitória. Foi difícil, mas há que realçar a atitude dos jogadores e adeptos e continuar a trabalhar para que as vitórias continuem a surgir. O que importa somos nós, não os resultados dos outros, pelo que vamos continuar a trabalhar da mesma forma, para que o FC Porto entre em todos os jogos para ganhar. Estou muito bem aqui, sempre o disse, e vou continuar a trabalhar.”