segunda-feira, 18 de março de 2013

A competência da actual equipa técnica

É mais ou menos corrente que um Líder duma equipa técnica de Futebol, tem além da necessária competência técnica para os aspectos do futebol, tem de dominar também as áreas da: psicologia, nutricionismo e até se tiver alguns conhecimentos no capítulo da medicina desportiva melhor!
E além destes, muito importante, é ter também (convém) um discurso convincente, capacidade de persuasão, tanto para os jogadores (balneário), como para os adeptos e até para a Imprensa. Porque o futebol, um desporto de alta competição, necessita de ter sempre as equipas motivadas, conscientes e altamente profissionalizadas. Só assim é possível um Plantel do futebol e uma secção de futebol a renderem o máximo, ou seja, estar na senda da conquista de títulos.
Chegados a este ponto, as minhas dúvidas centram-se na capacidade, ou falta dela, do Líder para manter todo o Plantel motivado e disposto a voar, digo, disposto a conquistar títulos, porque para isso é necessário muito esforço, muito sacrifício e 100% de profissionalismo!
E agora finalmente, a tal dúvida: será Vítor Pereira capaz de persuadir, convencer, conquistar, a colaboração empenhada dos seus pupilos? Terá o Líder da equipa técnica argumentos para manter os seus jogadores dispostos a assumirem as responsabilidades deles? Eis aqui algumas das minhas dúvidas...!
Para já os factos mostram que quando a equipa realmente quer, consegue ganhar os jogos! Falta saber é se no caso da equipa facilitar, descurar o aspecto profissional e embandeirar em arco, ou seja, entrar na senda do triunfalismo, o seu Líder é capaz de chamar os seus subordinados à razão e convencê-los a mudar de atitude! O que ao fim e ao cabo se pretende, é estar sempre no primeiro lugar da classificação geral.

2 comentários:

  1. Excertos de comentários
    1 - A arbitragem foi fraca e caseira. O lance do Lucho é pénalti e não simulação. O critério disciplinar foi aberrante, com prejuízo para o Porto e existe um pénalti no findo jogo com um jogador do marítimo a jogar a mão dentromda área.
    2 - E o Capela hoje foi mais uma vez uma grande ajuda para os da terra dele,cartões amarelos para o Porto por tudo e por nada, parecia o italiano de málaga.
    3 - PS - O lance em que o Lucho foi advertido com o cartão amarelo, é mesmo falta, o jogador do Marítimo com uma subtil rasteira que terá escapado ao árbitro, safou-se. É o problema dos árbitros portugueses apitarem à distância e na dúvida decidem contra os Dragões!
    4 - RBN disse...
    Realisticamente falando e analisando:
    FCP:
    Briosa Fora
    BRAGA Casa
    MOREIRENSE Fora
    SETUBAL Casa
    NACIONAL Fora
    SLBosta Casa
    PAÇOS Fora
    4 jogos fora, 3 em casa 2 deles de dificuldade acrescida.Fora, mais uma ida á madeira e o sempre difícil paços na última jornada.

    SLBosta:
    Rio ave Casa
    Olhão Fora
    Siportem Casa
    Marítimo_guardanapo Fora
    Estoril Casa
    FCP_Fora
    Moreirense Casa

    4 jogos na lucy, 3 fora 2 deles de dificuldade acrescida.
    Eu pessoalmente acho que os barbies poderão perder pontos em Olhão e no clube do guardanapo, e se calhar, os gatinhos de jesualdo ainda fazem uma surpresa no estádio da lucy.
    Mas do jeito que qualquer labrego que entra na equipa joga bem, e quando tá complicado, ou há penalty ou um adversário é expulso, o calendário lampião está mais fácil que o nosso, não há dúvidas nenhumas.
    NÓS não podemos perder mais pontos!!!
    Jackson tivesse convertido os 2 penaltys que falhou, eram 4 pontos a mais.
    Não converteu e foram 4 pontos à vida.Não estou condenando o rapaz, apenas analisando.
    E vendo o FCP sem idéias, sem criatividade, sem alma e com várias peças fundamentais em péssima forma física e técnica, para além das lesões, fica mesmo difícil de arranjar animo com 21 pontos em disputa.

    Mas já passamos por coisas bem piores e demos a volta por cima.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. 5 - Aos jogadores e à equipa técnica peço o seguinte: esqueçam a diferença pontual, esqueçam a vitória no campeonato e concentrem-se nos jogos que faltam – 7 – apenas. Joguem descontraídos, com concentração e com alegria. Joguem tudo o que sabem, com inteligência, com brio e com raça. E vençam, porque já demonstraram que sabem vencer.
    6 - Teófilo disse...
    Caros Portistas,

    Não querendo culpar o VP porque volto a dizer que a culpa é de quem o lá deixou, vamos fazer uma pequena análise: Quem é que indica quem deve marcar os penaltis, não é o treinador?? Quem é o responsável pela preparação física dos jogadores, não é um elemento da equipa técnica escolhida pelo treinador? Quem é o responsável pelo o Danilo andar no meio do campo, não é o treinador??
    Quem é o resposável por não criarmos perigo nas bolas paradas não é o treinador??? Quem foi o responsável por as saídas de Fucile, Sapunaro, Miguel Lopes, Belluchi, Alvaro Pereira, Rolando, Djalma etc...não foi o treinador?? O treinador não continua com um discurso que ainda vamos receber o encornados e que por isso são menos 3 pontos quando ainda não ganhamos um jogo a doer, fala que os jogadores deram tudo quando se vê que é absoluta mentira, mas que raio de conversa é esta?? nós não somos os outros burros, PORRA!!!!
    7 - Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...
    De decepção em decepção, o FC Porto se vai afastando da hipótese de voltar a ser campeão.

    A equipa está em clara queda livre. É uma equipa espremida, desgastada física e animicamente, a praticar um futebol sem chama, sem inspiração, sem arte e sem ambição.

    Pior que tudo isto são as declarações do técnico, que em vez de reconhecer os defeitos, teve um discurso impregnado de falsidades, insultando de algum modo a inteligências dos adeptos.

    Se isto é ter estofo, se isto é dar tudo, então tenho que estar ainda mais preocupado, porque ainda que matematicamente seja possível chegar ao título, a verdade é que com este futebol rapidamente se verá que não passa de uma miragem.
    8 - Kostadinov o Flecha disse...
    Apetece-me dizer tanta coisa, mas não tenho pachorra para tanta asneira junta.

    O deixa andar protagonizado pela famosa estrutura, é que me incomoda e de que maneira.

    A cara de VP após o jogo da Madeira dava mesmo para perceber que o tinham "cozido" em lume brando, e este ainda não quer acreditar, que isso seja mesmo possível.

    Engraçado que após o roubo dos computadores da FPF, o FCP deita tudo a perder em 30 dias.
    9 - Portistas
    Deixemos os mas e os ses,PORTISMO é estar lá também nestes momentos e acreditar que ainda é possível,mais que nunca temos que apoiar a nossa equipa.
    Ps.
    -Enquanto contra nós os melhores em campo têm sido amiúde os guarda redes,contra os vermelhos?
    Parece tanga.
    Coincidências.
    Ps 2:
    -Para marcarem uma penalidade a nosso favor tem que ser indiscutível,a favor deles só têm de cair.
    Coincidências.
    Ps3:
    -Cada equipa que vai jogar contra os do regime vê-se sempre penalizada por o ou os seus melhores jogadores de véspera serem amarelados ou avermelhados de forma a não poderem jogar contra o glorigoso.
    Coincidências.
    Vou ficar-me por aqui.
    Saudações

    eidapi

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação.