Arsenal F C 4 FC Porto 0
Vergonhosa a prestação da equipa portuguêsa.
Desastre, descalabro, vergonha, frustação, são os adjectivos que me ocorrem e que sinto neste momento.
Temos de entender que a equipa de futebol do FC Porto ao nível da preparação física está muito longe dos níveis europeus. Os jogadores deram sempre a impressão de correrem a 50 à hora enquanto os adversários corriam a 100 à hora.
Os jogadores do Arsenal anteciparam-se permanentemente aos do FC Porto. Ganharam ressaltos, chegaram sempre primeiro à bola. Assim é desanimador, não há força anímica, resignação que resista.
Quero aqui afirmar sem qualquer hesitação que a equipa técnica do FC Porto é nitidamente responsável pelo baixo rendimento dos jogadores. O Professor Jesualdo e seus pares não têm força moral, capacidade, personalidade e carácter suficientemente forte para exigir ao Plantel a prática dum trabalho técnico de nível europeu.
30-09-2008 FUTEBOL
Arsenal vs F.C. Porto: Equipas iniciais
Arsenal: Almunia; Sagna, Touré, Galas e Clichy; Walcott, Fabregas, Denilson e Nasri; Van Persie e Adebayor.
Suplentes: Fabianski, Vela, Ramsey, Silvestre, Djourou, Bendtner e Eboué
Treinador: Arsène Wenger
F.C. Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Benitez; Fernando, Guarin e Raul Meireles; Tomás Costa, Lisandro Lopez e Rodriguez.
Suplentes: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov, Lucho González, Hulk, Lino e Candeias.
Treinador: Jesualdo Ferreira
Detalhes
Uma equipa de futebol joga aquilo que o adversário deixa jogar. E a equipa do FC Porto foi inexistente em termos de jogo colectivo.
O ataque do Arsenal brilhou na medida em que o meio-campo e defesa do FCP não funcionaram.
Jesualdo Ferreira "Jogadores precisam de crescer"
... "O Arsenal é uma das poucas equipas do Mundo que desenvolvem jogo curto e apoiado com combinações fáceis e eficazes, e fazem isso contra qualquer adversário. Depois, os jogadores estão há muito no clube e têm rotinas difíceis de contrariar. ..."Podíamos ter feito um jogo mais por cima, mas estes jogadores precisam de crescer!
Sr Jesualdo Ferreira, como é possível que sabendo tudo isso que acabou de referir, prepare tão mal, física, psicológica e técnica a equipa do FC Porto?! O que eu vi foi os jogadores do FCP chegarem sempre à bola atrasados em relação aos do Arsenal e por via disso perderem constantemente a bola e os ressaltos para o adversário! Alem deste facto também reparei na confrangedora falta de ligação/entendimento entre todos os elementos e sectores da sua equipa. Se no início da época entraram muitos jogadores novos que por tal motivo não se conhecem uns aos outros, porque não incentivá-los a trabalhar 1 a 2 horas extras todos os dias, de modo a conseguirem o mais ràpidamente possível um rendimento aceitável da equipa no seu conjunto?! O que proponho aliás nem é inédito. Já tivemos casos de profissionais no FCP que tomaram a iniciativa de continuarem a treinar depois de acabado o treino normal. Casos de: Branco, Geraldão e até Jardel no início da sua carreira no FCP.E que é também o caso mais recente do Cristiano Ronaldo no Manchester United. Fundamentalmente o que foi notório, e os jogadores do FCP demonstram, é estarem mal preparados em todos os aspectos do jogo(física, técnica e psicológica).A páginas tantas o descontrole foi total ,e, só não foi mais grave por sorte para nós. Esta equipa a jogar assim não vai atingir os objectivos mínimos.
PS - Caros Amigos! (comentário)
Na minha opinião não devemos criticar individualmente A, B, ou C, porque foi a equipa no seu conjunto que falhou. Por estar mal preparada, por não ter conjunto, não funcionar como equipa, por estar mal orientada, e, devido a estes factores, os indices de confiança estarem muito baixos. Nestas circunstâncias só consigo vislumbrar uma única entidade responsável: a actual equipa técnica. Em face do acima exposto constato (deteto) que existe falta de profissionalismo: ou nos profissionais do Plantel, ou então na equipa técnica, porque se estão em má forma é porque não trabalham o necessário, e, por isso,deviam trabalhar com mais afinco, aumentar o empenho, no sentido de evoluirem e justificarem que merecem o estatuto que lhes está atribuido. Têm todos, jogadores e equipa técnica, de se esforçarem ainda mais para os resultados começarem a aparecer. Intensificar, se preciso for o ritmo do trabalho, de modo a produzir bons resultados.
Até certa altura não sabia até que ponto a acção do ex-Adjunto Azenha (agora substituido pelo actual Adjunto Gomes)teria sido importante nas vitórias então alcançadas pela equipa o ano passado. Agora já começo a perceber que talvez tivesse sido mais importante do que o desejável. E por isso começo a desconfiar de quem foi o mérito dos êxitos alcançados a época passada. É que dá-me a impressão de que sem o Azenha o Profe não se safa. Não posso conceber, nem tão pouco admitir, que após todo este tempo, desde o início da época até agora, ainda não tenha sido possível encontrar uma equipa "tipo" com um mínimo de ligação entre todos os seus elementos e sectores. Mas o que facto é que não existe essa tal equipa tipo, esse colectivo que todos estamos à espera, e que renda/justifique o investimento de cerca de 60 milhões de euros feito pela FC Porto-SAD no início da presente época.
Abraço