segunda-feira, 30 de setembro de 2019

José Manuel Ribeiro analisa o momento das equipas na Liga

José Manuel Ribeiro analisa e faz um resumo do desempenho das equipas do topo da classificação geral...!
                   
                                                                                                      













FC Porto - Tácticas de Carvalhal e de S. Conceição

A estratégia de Carvalhal para a 2ª parte do jogo, com 3 defesas, 5 médios e 2 avançados, forçou a resposta pronta de Sérgio Conceição que se viu obrigado a retirar Nakajima já com défice físico, substituindo-o por Mbemba para equilibrar a defesa e estancar o caudal ofensivo do Rio Ave.


Opinião entre portistas - Algo digno de realce

... Eis aqui parte dos comentários dignos de realce:

Prenato disse – ...Esta é daquelas arbitragens matreiras que tornam fácil as coisas para uma equipa e complicadas para a outra. Por exemplo, nos últimos 10 minutos nenhum jogador do FC Porto conseguia segurar uma boa por 5 segundos que fossem. Já os do Rio Ave, ao mínimo toque era atribuída uma falta.(nuno almeida ferrari, um juiz do apito anti-portista).

A.C. disse – Quando um presidente com as costas bem guardas agride um sócio, trata mal os sócios com insultos da pior espécie, faz o que quer e ainda lhe sobra tempo, é batoteiro, caloteiro, por mais que a justiça e os governantes os protejam serão sempre um Polvo, um Abutre uma coisa acima da Lei. Portugal é o benfica as outras instituições quase não existem.

João Borges disse – ... O problema desde que SC chegou foi o da transição entre o futebol de pressão e o da gestão... a equipa caía exibicionalmente a pique, sofrendo inclusivamente muitos golos já no final dos jogos. Penso que, ao longo do tempo, SC e sua equipa técnica têm procurado resolver esta lacuna e este jogo foi extremamente revelador disto, a equipa a partir dos 60' começou a cair, fruto da pressão vilacondense aliada ao desgaste físico portista...


Dragaoatento disse - Constato com alguma perplexidade a condição física superior da equipa vilacondense em relação à dos portistas...! Mesmo contabilizando o número de jogos realizados pelos azuis e brancos atendendo ao número de futebolistas do plantel, seria de esperar outros desempenhos... Se eu fosse treinador trataria de ter pelo menos 16 a 19 jogadores aptos a renderem sempre muito próximo dos 80 %, e para isso :

a) Dividia a equipa por sectores (grupos pequenos) para treinarem o entrosamento, os laterais com os extremos para fazerem "ASA": Corona ou Manafá e Otávio ou Romário, Alex Telles e Luis Diaz ou Nakajima; os centrais e um dos trincos: Pepe, Marcano, Mbemba, Diogo leite, Danilo ou Uribe; os médios: Danilo ou Uribe, Bruno Costa e Mamadou Loum; os avançados entre: Zé Luís, Marega, Soares, Fábio Silva... Este último que é convocado mas não joga, o melhor era jogar pelos "bês" onde jogaria sempre porque faz falta...!

domingo, 29 de setembro de 2019

Vitória difícil do FC Porto em Vila do Conde

Mais uma arbitragem nitidamente penalizadora no capítulo disciplinar, para os dragões., pois condescendeu constantemente com as entradas faltosas dos jogadores de Vila do Conde, e, em contra partida assinalou faltas inexistentes contra os azuis e brancos.
Então o cartão amarelo exibido ao Zé Luís é completamente injustificado e até ridículo...!!
Portanto é de realçar pela negativa o trabalho do Nuno Almeida pois adoptou frequentemente uma dualidade de critérios disciplinares gritante contra os portistas.

Análise à equipa do FC Porto

Com sinal + : Marchesin; Pepe; Alex Telles, Uribe; Otávio; Marega
Com sinal + - : Marcano, Tecatito, Nakajima; Zé Luís

Incompreensível na 2ª parte o recuo para o seu meio campo, quase só para defender, da equipa portista... De salientar a superior condição física dos vilacondenses que deram quase sempre a impressão que tinham mais gás do que os dragões...!


O FC Porto bateu este domingo o Rio Ave (1-0), em Vila do Conde, em partida referente à 7ª jornada do campeonato, somando assim a sexta vitória consecutiva na prova. Marega (12m) assinou o golo dos Dragões, que passam a somar 18 pontos, menos um do que o líder Famalicão.


Árbitro : Nuno Almeida (Ferrari) da AF do Algarve
Assistentes: André Campos e Pedro Martins
4º Árbitro: João Mendes
VAR : Jorge Sousa, auxiliado por Nuno Manso


RIO AVE FC : 1Kieszek

4Nélson Monte 45', 15Aderllan Santos, 6Borevkovic, 2Matheus Reis
5Filipe Augusto, 10Diego Lopes 45', 8Tarantini, 11Nuno Santos
9Bruno Moreira 79', 21Carlos Mané

SUPLENTES : 88Paulo Vítor, 24Pedro Amaral, 33Messias Jr
23Nikola Jambor 45', 99Mehdi Taremi 45', 14Lucas Piazón, 19Ronan 79'

TREINADOR : Carlos Carvalhal

FC PORTO : 32Agustín Marchesín,
17Tecatito 60', 3Pepe, 5Marcano, 13Alex Telles
22Danilo Pereira, 16Matheus Uribe, 25Otávio
10Nakajima 75', 20Zé Luís 82', 11Marega

SUPLENTES : 31Diogo Costa, 19Mbemba 75', 18Wilson Manafá 60',
6Bruno Costa, 29Soares, 7Luis Díaz 82', 49Fábio Silva

TREINADOR : Sérgio Conceição

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Partir pernas aos adversários é hábito dos futebolistas do SLB

O caso da lesão do Romário Baró
(prémio para o Fábio Cardoso que na próxima época irá reforçar o plantel do Benfica)
Ações deste tipo não são inéditas nos futebolistas encarnados:
a) Tempos atrás, Toni ex-jogador do SLB partiu uma das pernas ao brasileiro Marco Aurélio que na altura jogava no FC Porto.
b) E também tempos atrás, mas mais recente, o grego Katsoranis partiu uma perna ao Anderson, antes dele rumar ao Manchester United...
Portanto é característica dos futebolistas do Benfica partirem pernas aos profissionais adversários colegas de profissão...!!

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

João Henriques e António Nobre optam pela caça aos Dragões

Da Dragões Diário
...Já Romário Baró acabou por ter um final de noite infeliz. Ao minuto 90, o médio tornou-se a principal vítima do arraial de porrada promovido pelos açorianos e teve de ser substituído na sequência de uma entrada violentíssima de Fábio Cardoso. O central do Santa Clara, como se sabe, tem boa escola e é azarado. Contra uns tem o azar de escorregar, contra outros tem o azar de provocar lesões.
Mas nem tudo é mau para esta pérola da Margem Sul. No meio de tanto azar, teve a sorte de encontrar um árbitro que lhe poupou o mais do que evidente cartão vermelho. De resto, a atitude do juiz ao longo do jogo foi quase sempre de completa complacência disciplinar em relação à postura sempre agressiva e muitas vezes violenta dos vis
itantes.


Francisco J. Marques, reagiu no Twitter à entrada dura de Fábio Cardoso sobre Romário Baró durante o jogo com o Santa Clara para a Taça da Liga. O diretor de comunicação do F. C. Porto considerou a falta "muito grave".

"Esta entrada de Fábio Cardoso é muito grave, em linha com a agressividade exageradíssima do Santa Clara, que contou com a benevolência do árbitro. Que diferença quando defrontam outras equipas e não adianta depois virem dizer que são grandes profissionais. Uma vergonha", escreveu.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Taça da Liga - FC Porto vence com dificuldade o Santa Clara

O FC Porto entrou com o pé direito na Taça da Liga, ao vencer o Santa Clara por 1-0, no segundo duelo com a equipa dos Açores no Estádio do Dragão. Diogo Leite marcou o único golo do encontro, permitindo à formação portista assumir a liderança no Grupo D, que é igualmente disputado por Desportivo de Chaves e Casa Pia.
Sérgio Conceição apresentou um onze com nove alterações, num ciclo intenso de jogos, possibilitando a titularidade de quatro vencedores da última edição da UEFA Youth League: Diogo Costa, Diogo Leite, Romário Baró e Fábio Silva.
O Santa Clara, com excesso de agressividade ao longo do encontro - como ficou demonstrado na entrada muito dura de Fábio Cardoso sobre Romário Baró, originando a lesão do médio - procurou responder na etapa complementar mas o controlo do jogo continuou a pertencer ao FC Porto, que podia ter chegado ao segundo golo por intermédio de Soares (74m) e Pepe (86m). Estava, de qualquer forma, garantido o sétimo triunfo consecutivo dos Dragões.

Apreciação
Manafá é demasiado macio para defesa. Mbemba mais uma vez muito bem!


Ficha Oficial do Jogo - Estádio do Dragão - 25 de Setembro de 2019

Árbitro : António Nobre (AF Leiria)
Assistentes: Nélson Pereira e José Luzia
4º Árbitro: David Silva

FC PORTO: 31Diogo Costa
18Wilson Manafá, 3Pepe, 4Diogo Leite, 13Alex Telles
19Mbemba, , 8Romário Baró 90', 6Bruno Costa
10Nakajima , 49Fábio Silva 75', 29Soares 84'

SUPLENTES : 32Agustín Marchesín, 2Tomás Esteves
15Mamadou Loum, 16Matheus Uribe, 25Otávio 75', 20Zé Luís 84',
7Luis Díaz 90',

TREINADOR : Sérgio Conceição

CD SANTA CLARA: 1André Ferreira
12César, 4Fábio Cardoso, 2Rafael Ramos, 24Mamadu Candé
17Lincoln 68', 33Lucas Marques 78', 21Nené, 95Guilherme,
18Stephens 60', 11Pineda

SUPLENTES : 96João Lopes, 15J. Lucas, 3Zaidu Sanusi
10Bruno Lamas 68', 7Ukra 60', 92Pablo Diogo, 9Malick Evouna 78'

TREINADOR : João Henriques

Youth League - Árbitro caseiro inglês esmaga FC Port-B

Está visto que o Rui Barros não tem pedalada para se assumir como um treinador de campo competente, portanto sugiro que se dedique a tratar de funções administrativas...
Se bem que os portistas pareciam miúdos a jogar contra os adultos do Swansea...!!
E aqui, em abono da verdade, também temos de considerar que o Mr. Tom Reeves contribuiu com os seus "critérios disciplinares caseiros" para a derrota volumosa dos portistas.


Swansea City AFC 5 FC Porto B 1 - Landore Training Ground

FICHA DE JOGO

SWANSEA SUB-23, 5 FC PORTO B, 1
Premier League International Cup, 1.ª jornada Grupo D
25 de setembro de 2019
Landore Training Ground

Árbitro: Tom Reeves (com um desempenho vergonhosamente caseiro, contribuiu para a derrota volumosa da equipa do FCP B)
Assistentes: Steve Durnall e Bradley Hall
Quarto árbitro: Thomas Staten

SWANSEA SUB-23: Joshua Gould (g.r), Tivonge Rushesha, Cameron Evans, Brandon Cooper, Matthew Blake, Jack Evans (cap.), Simon Paulet, Jordan Garrick, Kieran Evans, Oliver Cooper e Liam Cullen
Substituições: Simon Paulet por Daniel Williams (60m), Matthew Blake por Jacob Jones (66m) e Kieran Evans por Cameron Berry (78m)
Não utilizados: Lewis Webb (g.r), Kees de Boer, Mason Jones-Thom e Joshua Thomas
Treinador: Gary Richards

FC PORTO B: Ricardo Silva (g.r), Rodrigo Ferreira, Diego Landis, Gonçalo Brandão, Tiago Lopes, Boris Enow, Fábio Vieira, Vítor Ferreira, João Mário, Taddeus Nkeng e Madi Queta
Substituições: Taddeus Nkeng por Afonso Sousa (ao intervalo), Tiago Lopes por Ángel Torres (ao intervalo) e Fábio Vieira por Tony Djim (60m)
Não utilizados: Francisco Meixedo (g.r), Luís Mata, Pedro Justiniano e Diogo Ressurreição
Treinador: Rui Barros

Ao intervalo: 4-1
Marcadores: Liam Cullen (6m e 23m), Diego Landis (11m) e Oliver Cooper (16m, 44m e 57m)
Disciplina: cartão amarelo a Simon Paulet (40m), Afonso Sousa (63m), Boris Enow (77m) e Ángel Torres (90+2m)

Foi a equipa da casa a entrar melhor na partida e a inaugurar cedo o marcador por Liam Cullen (6m). No entanto, a vantagem inglesa não durou muito tempo e cinco minutos depois, na sequência de um canto batido por Vítor Ferreira, Diego Landis voltou a restabelecer a igualdade.
Os jogadores do Swansea reagiram ao empate e até ao intervalo dominaram as oportunidades e conseguiram aumentar a vantagem para 4-1. Oliver Cooper (16m e 44m) e Liam Cullen (23m) foram os autores dos golos.
Na segunda parte a equipa inglesa voltou a entrar melhor no jogo e aos 57 minutos, Oliver Cooper fez o 5-1. Ricardo Silva ainda defendeu uma grande penalidade aos 73 minutos, mas sem alterações no marcador até ao apito final, o resultado fixou-se nos 5-1 para os Sub-23 do Swansea.

Luís Filipe Vieira e o caso E-Toupeira

Francisco J. Marques, diretor de comunicação do F. C. Porto, reagiu à entrevista de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e voltou a associar Paulo Gonçalves ao clube encarnado.

Luís Filipe Vieira procurou mais uma vez passar a ideia de que o Benfica não sabia de nada, de que o clube foi inocentado pela Justiça. Todos nós pudemos ler no acórdão do Tribunal da Relação que ele tinha agido em benefício do Benfica, com os meios do Benfica, para bem do Benfica. Porque havia ali umas dúvidas, porque eventualmente o Ministério Público não teria concluído devidamente a investigação. Não era possível estabelecer ligação à SAD do Benfica, daí não se levar a SAD do Benfica a julgamento. Estar hoje a dizer que o Benfica não tinha nada a ver com o Paulo Gonçalves é uma enorme cortina de fumo. A parte que mais me interessava, que era ouvir as explicações do presidente, ouvir as justificações ao envolvimento do Benfica no caso. Ele não foi capaz de esclarecer absolutamente nada, ele acabou por confirmar o envolvimento do Benfica mesmo que formalmente o clube tenha conseguido escapar a um julgamento. Agora, como ainda recentemente se pôde ler na imprensa, quando começar o julgamento do Paulo Gonçalves, evidentemente o Benfica também vai estar a ser julgado", concluiu.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

A execrável SportTV - Contra factos não há argumentos

Como se viu após o jogo de Portimão a Sport TV andou de lupa à caça de imagens para provar que a bola não bateu no braço, bateu no peito do jogador Jadson, não era penálti. Não acho que tenham provado nada, as imagens não são conclusivas, mas que andaram, andaram e com isso lá deram origem a mais um capítulo do "Perdoa-me", algo que só acontece no futebol português quando o F.C.Porto é pretensamente beneficiado ou o SLB prejudicado. Mas no jogo entre Moreirense e Benfica, aí a "quiduxa" Sport TV nem o básico conseguiu mostrar; se no 1° golo do clube de todos os regimes, o lançamento de linha lateral foi bem ou mal decidido; se no início da jogada que terminou no 2° golo, Rúben Dias fez ou não falta sobre o avançado da equipa de Moreira de Cónegos... etc...etc...
Este comportamento é recorrente, pena que o F.C.Porto não tome uma posição de força contra o operador que transmite a maioria dos jogos da Liga NOS.
Texto surripiado ao dragão até à morte

Benfica fraco reclama contra arbitragens do FC Porto

Está a ser demasiado evidente que os dirigentes benfiquistas apercebendo-se do momento menos bom da sua equipa estão a tentar lançar poeira para os olhos dos seus adeptos e restante público, por várias razões:
1 - Apercebendo-se de que a equipa benfiquista atravessa um momento menos bom (rendimento fraco da equipa), ou seja, que as exibições cinzentas desta não convencem, começam a ter receio de serem ultrapassados na classificação geral.
2 - Por outro lado constatando que o inicio da época está a correr muito bem para os Dragões, tratam de com o apoio da comunicação social fanática vermelha injectar dúvidas no público (reclamando contra hipotéticos penáltis perdoados ao FCP) relativamente ao evidente mérito dos portistas...!
3 - A intenção é clara: condicionar, afectar psicologicamente (arbitragem) os árbitros para que estes na dúvida prejudiquem a equipa azul e branca.

domingo, 22 de setembro de 2019

O Santa Clara tb vai dar no osso quando defrontar o Benfica

Luís Godinho um árbitro de carácter débil , com preconceitos anti-portistas, teve várias decisões dúbias, para compensar os cartões amarelos, esses sim justificados, pelas entradas nitidamente faltosas dos açorianos, admoestou também sem justificação com a cartolina amarela vários futebolistas portistas.

Relativamente ao futebol praticado pela equipa do Santa Clara pergunta-se: será que o líder da equipa técnica, o João Henriques de Tomar, também vai instruir os jogadores açorianos para jogarem duro (agressividade excessiva) quando defrontarem o Benfica?!


Quanto à actuação da equipa azul e branca há a realçar que alternou algumas jogadas de belo efeito com um futebol por vezes trapalhão, desconcentrado, de passes precipitados, denunciados, sem precisão, e, que eram muitas vezes interceptados pelos contrários... Então no capítulo da finalização é grande parte das vezes um autentico descalabro...!!

A equipa portista um a um (pontuação em 10)

Marche 7 (precisa de melhorar a reposição da bola em jogo),
Corona 7 (alternou com altos e baixos), Pepe 8 (o melhor da defesa), Marcano 7 (precisa de melhorar a precisão de passe), Manafá 5 (melhor a atacar que a defender), Uribe 6 (precisa de melhorar o entrosamento com os colegas), Danilo 7 (alternou com altos e baixos), Otávio 8, (foi dos portistas mais massacrado pelos açorianos), Luiz Dias 7 (muito esforçado mas pouco consistente), Zé Luís 7 (alternou com altos e baixos, esteve perdulário), Marega 7 (esforçado mas algo precipitado, tb esteve perdulário), Nakajima 4 (tarda a justificar o investimento), Soares 6 (entrou com vontade mas tarde) Mbemba 7 (quando entrou fez tudo bem).


Ficha oficial - Estádio do Dragão - FC Porto-Santa Clara, 20h30, 22/09/2019


Árbitro: Luís Godinho da A.F. de Évora
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4.º árbitro: Hugo Silva
VAR/AVAR: Rui Oliveira e Nélson Cunha


O FC Porto recebeu e bateu este domingo o Santa Clara (2-0), no Estádio do Dragão, em partida referente à sexta jornada do campeonato, somando assim a quinta vitória consecutiva na prova. Zé Luís (15m) e César (41m), na própria baliza, fizeram os golos dos Dragões, que passam a somar 15 pontos.


FC PORTO: 32Agustín Marchesín
17Tecatito 76', 3Pepe, 5Marcano, 18Wilson Manafá
16Matheus Uribe, 22Danilo Pereira, 25Otávio
20Zé Luís 83', 7Luis Díaz 67', 11Marega

SUPLENTES : 31Diogo Costa, 19Mbemba 76', 8Romário Baró, 6Bruno Costa,
10Nakajima 67', 29Soares 83', 49Fábio Silva

TREINADOR : Sérgio Conceição

CD SANTA CLARA: 99Marco
91Patrick Vieira, 4Fábio Cardoso, 12César, 3Zaidu Sanusi
5João Afonso, 88Francisco Ramos 75', 6Osama Rashid
14Santana, 70Zé Manuel 59', 13Carlos Júnior 45'

SUPLENTES : 1André Ferreira, 24Mamadu Candé, 10Bruno Lamas 75',
21Nené, 17Lincoln 59', 95Guilherme 45', 11Pineda

TREINADOR : João Henriques

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O Benfica com telhados de vidro

Se não fosse trágico até dava para rir

Então não é que o Benfica de Vieira se deu ao desfrute de criticar a actuação do Vasco Santos esquecendo-se dos penáltis vergonhosos assinalados a favor das águias na época passada...?!
"O Conselho de Arbitragem pôs hoje Vasco Santos a reconhecer que errou ao validar como VAR o penálti do Portimonense-FC Porto, mas ainda não teve tempo de pedir o mesmo aos árbitros das três últimas saídas do Benfica no passado campeonato", lê-se no primeiro tweet.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

FCP - Vitória difícil

Os Dragões venceram com dificuldade uma equipa (young boys) possante, rápida de pernas, com uma condição física superior.
A mim o que principalmente me impressionou foi a condição física dos suíços, ou seja: a grande agressividade sobre a bola, velocidade de pernas, capacidade de choque, resistência, domínio de bola e até a bastante interessante técnica individual dos avançados... Na Suíça os "young boys" vão ser muito difíceis de bater...
Conclusão: tenho serias dúvidas de que os Dragões consigam trazer de lá um bom resultado, quando lá forem jogar...

Ficha oficial do jogo . Estádio do Dragão - 19 de Setembro de 2019

Árbitro: 
Andris Treimanis (Letónia)
Assistentes: 
Haralds Gudermanis e Aleksejs Spasjonnikovs

4º Árbitro: Aleksandrs Golubevs
VAR:


FC PORTO: 32Agustín Marchesín, 

17Tecatito, 3Pepe, 5Marcano, 13Alex Telles
25Otávio, 16Matheus Uribe, 22Danilo Pereira
7Luis Díaz 65', 29Soares 81'(2 golos), 11Marega 70'


SUPLENTES : 31Diogo Costa, 19Mbemba, 18Wilson Manafá 70', 
8Romário Baró 65', 20Zé Luís, 10Nakajima, 49Fábio Silva 81'

TREINADOR : Sérgio Conceição


BSC YOUNG BOYS: 26David von Ballmoos
3Frederik Sorensen, 5Cédric Zesiger, 14Nicolas Burgy, 21Ulisses Garcia
23Saidy Janko,
8Vincent Sierro 69', 28Lustenberger, 16Fassnacht 73'
17Roger Assalé, 18Nsame 60'

SUPLENTES : 1Marco Wolfli, 29Jordan Lotomba, 6Esteban Petignat
20Michel Aebischer 69', 11Gaudino 73', 99Hoarau 60', 19Mambimbi

TREINADOR : Gerardo Seoane


O FC Porto entrou da melhor maneira na Liga Europa ao receber e bater esta quinta-feira o
Young Boys (2-1), no Estádio do Dragão, em jogo referente à primeira jornada do Grupo G. Soares (8m e 29m) foi o marcador de serviço na equipa comandada por Sérgio Conceição, que passa assim a somar três pontos, tal como o Glasgow Rangers. A segunda ronda reserva uma viagem à Holanda, onde os Dragões defrontam o Feyenoord (3 de Outubro, 17h55).

Os Golos
 
FC Porto : Soares 8' e 29'
Young Boys : Nsame 15'

Sérgio Conceição
“Penso que entrámos bem no jogo contra uma equipa que ainda não tinha perdido esta época. O Young Boys é uma equipa forte fisicamente e que joga de forma muito direta. Às vezes uma bola longa pode surpreender-nos, como aconteceu no lance do penálti.

domingo, 15 de setembro de 2019

FCP - À beira do fracasso

Os primeiros 45 minutos foram bons ...
O tempo complementar porem denunciou todas as debilidades da equipa ...
Nakajima, um futebolista que muito prometia, tem-se revelado uma autêntica nulidade...!!

Ficha oficial do jogo - Estádio do Portimonense - 15 de Setembro de 2019

Árbitro: Rui Costa da A F Porto
Assistentes:Tiago Costa e João Bessa Silva
4º Árbitro: Gustavo Correia
VAR: Vasco Santos, auxiliado por Bruno Trindade.

PORTIMONENSE SC: 1Ricardo Ferreira
23Tavares, 4Jadson, 22Koki Anzai, 92Rodrigo Freitas
5Rómulo Machado 53', 21Pedro Sá, 29Lucas Fernandes 73'
10Bruno Tabata 65', 9Jackson Martínez, 77Aylton Boa Morte

SUPLENTES : 16Shuchi Gonda, 72Everson, 6Hackman,
25José Cevallos 73', 7Dener 53', 17Anderson Oliveira 65'
11Marlos Moreno

TREINADOR : António Folha

FC PORTO: 32Agustín Marchesín,
17Tecatito, 3Pepe, 5Marcano, 13Alex Telles
16Matheus Uribe, 25Otávio 93', 22Danilo Pereira
7Luis Díaz 72', 20Zé Luís 81', 11Marega

SUPLENTES : 31Diogo Costa, 19Mbemba, 18Wilson Manafá
6Bruno Costa, 29Soares 81', 10Nakajima 72', 49Fábio Silva 93'

TREINADOR : Sérgio Conceição

O FC Porto regressou neste domingo à competição com um triunfo por 3-2 frente ao Portimonense, no Algarve, em encontro referente à quinta jornada da Liga NOS. Alex Telles (25m) e Zé Luís (45m) colocaram os portistas em vantagem, a equipa da casa conseguiu chegar ao 2-2 na segunda parte mas Iván Marcano, já em período de descontos, fixou o resultado final com um belo golpe de cabeça.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Debate de opiniões entre portistas

Para quem quiser...

Em primeiro lugar gostaria de constatar que aqui neste Blog (dragaodoente) o "foco", por ser o mais decisivo, seja a crítica às arbitragens... E só depois:

Teófilo – Quanto à expulsão também sou da opinião que devia ter sido amarelo mas o Xistra não é um dos Padres? O Nuno Almeida (Ferrari)não é um dos Padres? O Pinheiro não é um dos Padres? Não são os padres que apitam quase todos os jogos da 1ª divisão?! Então estão à espera de quê?! Bons árbitros?! Claro que não, são os árbitros que os corruptos encornados toureados escolheram portanto não se queixem...

Dragaoatento – Teófilo, importante, Carlos Duarte advogado (juntamente com Pedro Proença ex-árbitros de elite), agora comentador de arbitragem no Porto Canal é de opinião contrária à sua e exemplifica porquê...!

Lamachã – Claro que também chegada tardia do Uribe também influenciou, o Sergio Oliveira não tem aquela tranquilidade e aquele posicionamento que têm o colombiano.

Dragaoatento: Lamachã, creio que a diferença entre estes dois está mobilidade. O Uribe é mais móvel, o Sérgio é bom a distribuir jogo mas lento (de pernas) a recuperar...!

Mario fcp – Pegando na ideia do Soren a verdade é que o Benfica está montado à imagem do campeonato português.

Dragaoatento: “Mario fcp”, sim, mas mais importante, é salientar o porquê dos benfiquistas serem bem sucedidos na liga portuguesa, e que consiste no facto de serem apoiados (poderosa máquina de propaganda encarnada)pela grande maioria da comunicação social desportiva portuguesa (que escamoteia o facto do Benfica controlar os (bastidores ) órgãos de poder do futebol (FPF, CA Nomeações, CD)e por isso protegidos disciplinarmente pelos juízes do apito (autenticas passadeiras vermelhas para os benfiquistas)...!!

Vejam-se as análises às arbitragens pelo ex-árbitro Carlos Duarte (advogado) expert em arbitragem do Porto Canal.

"O Benfica abriu a caça à arbitragem"

O diretor de comunicação e informação do FC Porto responde às críticas do clube da Luz.

Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do FC Porto, respondeu na noite desta terça-feira às críticas do Benfica à arbitragem do encontro dos dragões com o Vitória de Guimarães, feitas na newsletter do clube e na BTV. O encontro, recorde-se, ficou marcado pelas expulsões de Tapsoba e Davidson, a primeira logo aos 45 segundos.

"Segundo a maioria dos analistas de arbitragem, o Benfica não tem razão nenhuma. Considerou correta a decisão do árbitro. O Benfica abriu a caça à arbitragem. Na semana passada perdeu em casa com o FC Porto - quando ganhava tranquilamente havia paz no mundo - e abriu a caça à arbitragem. Isto mostra o que é a BTV. Não interessa a verdade factual do lance, mas a propaganda do Benfica, muito idêntica à que fizeram na época passada, após derrota também com o FC Porto, na Taça da Liga. O objetivo do Benfica é replicar o que aconteceu na época passada. Temos de estar vigilantes a este tipo de manobras que visam apenas perseguir a arbitragem e em torná-la refém do próprio Benfica", afirmou no Porto Canal.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Os ex-árbitros do tribunal de OJogo estão errados

Os ex-árbitros do tribunal de OJogo estão errados e quem o afirma e prova com um gráfico é o actual comentador de arbitragem do Porto Canal, o ex-árbitro de elite (e Pedro Proença) Carlos Duarte advogado no programa Universo Porto de 02 de Setembro de 2019...:
http://portocanal.sapo.pt/um_video/5YyOTmrCqV7E8mpIwzLG

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Carlos Duarte: «Árbitros já são profissionais»

Carlos Duarte é um dos advogados de top da área criminal na “praça” portuense. Defendeu dois antigos árbitros no processo Apito Dourado e conseguiu chegar à 1.ª categoria, onde teve uma passagem efémera. Para ele, “as remunerações nunca foram a reivindicação mais importante dos árbitros”.

Recorda mesmo que quando integrou a elite, “só eu e o Pedro Proença tínhamos um rendimento que ia muito para além daquilo que auferíamos na arbitragem”. Um ofício que acabou por abandonar precisamente porque “era incompatível com a minha vida profissional”. Ou seja, “se me dedicasse à arbitragem, jamais seria capaz de ter progredido na minha carreira de advogado, ainda para mais numa área que exige muita dedicação”. Para Carlos Duarte, o modelo proposto apresenta alguns problemas. Um deles é o “quadro fechado”, situação que na sua opinião pode cortar as pernas aos novos valores da arbitragem. Mas atenção: “Tanto quanto sei, em Inglaterra os responsáveis quando detetam um bom valor, nem que seja na 3.ª categoria, vão buscá-lo para o grupo principal, e é isso que também devemos fazer aqui.”

Enredos encarnados por Raoc e PT

Raoc : Na pedreira foi mais um passeio para o Benfica....porque será?!

PT : Curioso, neste plantel do VSC há 6 ex FC Porto, e que chegaram a Guimarães de borla: Garcia, Rafa, Mikel, Andre A e o JC Teixeira, e em agosto o André Pereira foi emprestado... VSC que recentemente estabeleceu um protocolo com a formação do Benfica. Continuando, tão afoito o presidente do VSC na CI, mas omitiu as duas GP que ficaram por marcar, porquê? Por exemplo, na Luz terá o mesmo atrevimento? Bem, o Duarte Calabote na Luz, numa espaço de 12 minutos, marcou 3 penaltis mal assinalados contra o VSC, e então, ninguém se queixou ... Vamos acompanhar este Pinto de Lisboa atentamente...

...o ex-árbitro Tiago Rocha o "artista", afirmou :
"O Miguel Silva atinge o Marcano, mas este já tinha cabeceado a bola, como tal, já não há lugar à marcação de pontapé de penalty..."
Leram bem? Todos, mas todos os especialistas da arbitragem assumem que aquele lance foi mal ajuizado, excepto este "artista", e, das duas uma, ou é incompetente (porque as regras são bem claras), o que é grave, ou é mal intencionado o que é mais grave ainda, mas nem explica as razões para SportTV ter contratado este ex-árbitro da AF Lisboa... No carro de exteriores, teve mais de meia hora para ver, e rever as imagens dos lances polémicos, e com todos, e mais alguns planos, eventualmente pode cruzar opinião via telefone com um ex-árbitro, e : "O Miguel Silva atinge o Marcano, mas este já tinha cabeceado a bola, como tal, já não há lugar à marcação de pontapé de penalty..."
"Tiago Rocha é o novo comentador de arbitragem da Sport TV"
"Tiago Rocha 43 anos, ex- árbitro assistente C1 da AF Lisboa que foi despromovido na temporada passada aos distritais, terminou a sua carreira na arbitragem, e está na Sport TV a comentar assuntos de arbitragem."
(site de olho na arbitragem)
Já observaram a qualidade e graduação dos ex-árbitros que dão opinião no tal Juízo Final da Sport Tv? Um ex-árbitro assistente despromovido aos distritais da AF Lisboa, foi resgatado pela Sport Tv (talvez pelo Benfica) para analisar o trabalho de árbitros Internacionais?! É a mais pura das verdades, infelizmente sou assinante da SportTV ... Ó Perdigão sabias disto?

Uma pergunta ao PT : António Perdigão ainda se mantem como comentador de arbitragem no Porto Canal? É que vi no Porto Canal um tal Carlos Duarte (ex-árbitro e advogado) falar de arbitragem...!

domingo, 1 de setembro de 2019

Um Vitória difícil de ultrapassar

Fim dos primeiros 45' - FC Porto 1 Vitória de Guimarães 0

De registar um FC Porto hesitante a jogar demasiado para trás perante uma equipa vimaranense atrevida apesar de estar a jogar com dez jogadores. Então Rochinha, um jogador rápido, bom de bola, tem posto a cabeça em água aos defesas portistas... Este Rochinha tinha de certeza lugar nesta equipa do FC Porto. Depois da fantástica exibição dos Dragões na Luz, esperava-se um FC Porto na mesma determinado, mas mais calmo, mais confiante, contundente e assertivo. Aconteceu porem que perante uma equipa vimaranense com capacidade de choque, agressiva e indisciplinada (2 expulsões) os azuis e brancos sentiram mesmo assim algumas dificuldades para se imporem.


Resultado final FC Porto 3 Vitória de Guimarães 0

Ficha oficial do Jogo - 01 de Setembro de 2019 - Estádio do Dragão

Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Jorge Cruz e Marco Vieira
4ºÁrbitro: David Silva
VAR: António Nobre e Bruno Jesus como assistente


FC Porto: Marchesín,
Corona, Pepe 45', Marcano, Alex Telles,
Romário Baró 77', Danilo, Matheus Uribe,
Luis Díaz, Zé Luís 77' e Marega.

Suplentes: Diogo Costa, Bruno Costa, Mbemba 45', Manafá, Otávio 77', Soares 77' e Fábio Silva.

Treinador: Sérgio Conceição

Vitória de Guimarães: Miguel Silva,
Sacko, Tapsoba, Bondarenko, Rafa Soares,
Al Musrati 39', Poha 82', Rochinha, Pêpê 5',
Lucas Evangelista e Davidson.

Suplentes: Douglas, Pedro Henrique 5', João Carlos Teixeira 39´, Florent 82', André Almeida, 

Lucas e Bruno.

Treinador: Ivo Vieira

O jogo ao minuto

O FC Porto recebeu e bateu este domingo o Vitória de Guimarães (3-0), no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga NOS. Marega (14m e 90m+3) e Marcano (88m) assinaram os golos dos Dragões, que somaram assim o terceiro triunfo consecutivo no campeonato. Os azuis e brancos seguem na segunda posição da tabela, com nove pontos, menos um do que o Famalicão.
Estavam decorridos apenas 45 segundos quando Tapsoba, central do Vitória de Guimarães, viu o cartão vermelho direto por derrubar Marega quando este seguia isolado em direção à baliza. A decisão de Carlos Xistra foi validada pelo VAR e os vimaranenses ficaram em inferioridade numérica logo no primeiro minuto, mas não foi por isso que deixaram de oferecer uma brava resistência ao FC Porto. A superioridade portista acentuou-se com naturalidade e o golo não tardou.
Corona viu a desmarcação de Marega e cruzou com conta, peso e medida para o avançado maliano, que dominou a bola, tirou dois adversários do caminho e rematou a contar por baixo do corpo de Miguel Silva (14m). Segundo jogo consecutivo a marcar para o 11 dos Dragões, que já tinha feito o gosto ao pé no clássico da Luz. Os vimaranenses nunca deixaram de olhar para o ataque e podiam ter chegado ao empate por intermédio de Rochinha, mas Marchesín foi enorme entre os postes (18m).
Já no período de compensação da primeira parte, Zé Luís teve o 2-0 ao jeito do pé esquerdo, mas rematou por cima (45m+5). Mbemba, que entrou no decorrer da etapa inicial para o lugar do lesionado Pepe, foi o primeiro protagonista do segundo tempo: na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, o central portista subiu mais alto do que toda a gente, mas o cabeceamento não saiu enquadrado com a baliza (55m). Também não há como passar ao lado de dois lances na área vimaranense que deixaram muitas dúvidas.
Primeiro foi Marcano a ser atingido na cara por Miguel Silva (59m), depois foi Luis Díaz a ser derrubado por Sacko (68m). Carlos Xistra e seus pares mandaram seguir em ambas as ocasiões e o FC Porto continuou à procura do conforto do segundo golo, mas esbarrou quase sempre na inspiração de Miguel Silva. O guarda-redes só não conseguiu travar com eficácia o remate de Luis Díaz, deixando abola à mercê de Marcano para o 2-0 (88m). As contas não ficavam por aqui, pois Marega ainda foi a tempo de bisar no período de compensação (90m+3).

Disciplina
Cartões amarelos   : Marcano, Luíz Diaz e Corona do FC Porto

     "            "             : F. Sacko, Davidson (2), Pedro Henrique,
     "        vermelhos: Tapsoba E. e Davidson (viu 2º amarelo por reclamar)