domingo, 28 de novembro de 2021

Luís Godinho c/critério discipinar a favor do V. de Guimarães

Vi o jogo do Sporting 2 Tondela 0 e pude constatar que os leões têm uma equipa jeitosa, mas conseguem jogar nas calmas porque, no capítulo disciplinar os árbitros normalmente protegem com os cartões (amarelo e vermelho) tanto a equipa do Sporting como a do Benfica.

Luís Godinho está a ser permissivo a favor do Vitória de Guimarães. Os vimaranenses têm utilizado excessiva agressividade contra os futebolistas do FCP, ou seja, têm-se fartado de "dar pau" (entradas à margem das leis sobre os portistas) e em contra partida tem sido extremamente zeloso a castigar os azuis e brancos...!!
O excesso de zelo de (preconceito) Artur Soares Dias apostado em vislumbrar (microscópio) supostas faltas contra o FC Porto
...Bem posicionado, Luís Godinho assinalou de imediato o respectivo pontapé de livre directo, porém Artur Soares Dias foi igualmente rápido a reverter a decisão do juiz eborense para grande penalidade e o avançado inglês dos vimaranenses não vacilou da marca dos onze metros.
Nos descontos, Taremi ainda fez o 2-1 num lance confuso, porém o VAR voltou a intervir para anular o golo do FC Porto por suposto adiantamento de nove centímetros...!!

Análise à equipa portista
A equipa no seu conjunto esteve bem, é justo porem realçar Luiz Diaz porque é craque, um futebolista que faz a diferença!
Os golos
36' Edwards Vitória marca de penalti (duvidoso)
Luiz Diaz 38' e Evanilson 59' marcaram pelo FC Porto


Ficha do jogo - Estádio do Dragão - 26 de Novembro de 2021

Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Paulo Soares e Valter Rufo
4º Árbitro: Miguel Nogueira
VAR : Artur Soares Dias, assistido por Rui Licínio

FC Porto : 99Diogo Costa
23João Mário 78', 19Mbemba, 2Fábio Cardoso, 12Zaidu 68'
8Matheus Uribe, 25Otávio 78', 27Sérgio Oliveira 45'
9Mehdi Taremi 91', 7Luis Díaz, 30Evanilson

Suplentes : 1Agustín Marchesín, 18Wilson Manafá 78', 22Wendell 68'
50Fábio Vieira 91', 16Marko Grujic, 20Vítor Ferreira 45', 17Tecatito 78'
29Toni Martínez, 11Pepê

Treinador : Sérgio Conceição

Vitória SC: 14Bruno Varela
13André Amaro, 23João Ferreira 77', 5Rafa Soares, 6Abdul Mumin
98Nicolas Janvier 66', 70André Almeida, 76Tomás Handel 66'
16Rochinha 77', 9Bruno Duarte 58', 10Edwards

Suplentes : 29Matous Trmal, 17F. Sacko 77', 28Sílvio, 44Jorge Fernandes 58'
91Hélder Sá, 22Guilherme Guedes, 30Alfa Semedo 66', 7Ricardo Quaresma 66'
8Rúben Lameiras 77'

Treinador : Pepa


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Luís Godinho para arbitrar o jogo entre FC Porto e Vitória de Guimarães, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 12.ª jornada do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Évora terá como assistentes Paulo Soares e Valter Rufo, sendo Miguel Nogueira o quarto árbitro. O VAR será Artur Soares Dias, assistido por Rui Licínio.

O Conselho de Arbitragem, Nomeações padece de falta de isenção.

Conselho de Arbitragem,Nomeações-As actuais regras em vigor foram alteradas para benefício de SLB & SCP, ou seja, o poder do futebol permanecer em Lisboa...!!

Actualmente estão em vigor regras para a eleição do corpo de dirigentes
do Conselho de Arbitragem,Nomeações cuja intenção é unicamente beneficiar os dois principais clubes de Lisboa:SLB e SCP. Antes vigorava o critério da Associação de Futebol mais representativa (mais clubes) é que nomeava o presidente do C A, mas como estas regras não serviam os interesses do Benfica e do Sporting os estrategas de Lisboa criaram um sistema que lhes dá garantias.
Em face da actual situação não garantir isenção e levantar sistematicamente suspeição relativamente ao desempenho dos árbitros, impõe-se nova alteração das regras para a eleição do corpo de dirigentes do Conselho de Arbitragem,Nomeações.
A fim de garantir uma autentica e completa isenção, em vez das regras actuais em vigor sugiro o seguinte:
Cada um dos 18 clubes da 1ª Divisão deve ter um representante seu no Conselho de Arbitragem, Nomeações e o presidente seria escolhido pelos 18 representantes dos clubes...!Uma alteração deste tipo também devia ser considerada para o corpo de dirigentes do Conselho de Disciplina da FPF

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O Scouting leonino mais hábil do que o do FCP

Numa altura em que a equipa portista evidencia o padecimento da falta de finalizadores esta questão está na ordem do dia.
Pelos visto, os olheiros, ou seja, o Scouting dos leões funciona muito melhor do que o do FCP...!
Como é que os dirigentes portistas do Scouting não conseguiram detectar e aliciar o "diamante em bruto" chamado Pote que ainda há relativamente pouco tempo actuava no Famalicão, um clube à beira da porta...?! E em contra partida foram contratar o Toni Martinez para guarnecer o banco dos suplentes...!!


Pedro Gonçalves, por duas vezes, e Pedro Porro marcam os tentos do terceiro triunfo. Um Sporting letal e sagaz vulgarizou o Dortmund e selou passagem aos oitavos.

Champions League - Futebol - Constatação

De casa

7 de Dezembro, 20h00, Estádio do Dragão. São estas as coordenadas para a decisão da qualificação do FC Porto, que só depende de si próprio, para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Ontem, em Anfield, os Dragões deram muita luta e criaram ocasiões para construir um resultado histórico, mas a falta de eficácia azul e branca, em contraste com a dos Reds, acabou por determinar uma derrota por 2-0 frente ao Liverpool.

Horas extras para afinar a finalização precisa-se

“Paga-se caro…”. Sérgio Conceição destacou que em Anfield, como já tinha acontecido em San Siro e no Metropolitano de Madrid, o FC Porto criou “uma mão cheia de oportunidades”, mas revelou dificuldades no momento de concretizá-las e acabou por não conseguir vencer. O resultado foi, por isso, “ingrato”, acabando por contribuir para confirmar uma ideia do treinador: “Disse sempre que seria um grupo decidido na última jornada”. Assim será. E o apoio do público, como também assinalou, será fundamental para derrotar o Atlético de Madrid e seguir em frente na prova.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Champions - Thiago Alcântara um carrasco dos portistas

Um déjà vu... Thiago Alcântara com especial apetência para marcar aos Dragões, desde o tempo em que jogava no Bayern de Munique, um marcador de golos ao FC Porto...!
Um (rematador) finalizador por natureza... Não é por acaso que se coloca à entrada da área adversária a aguardar uma possível bola perdida para aplicar o seu temível pontapé... É um futebolista que tem grande facilidade de remate e uma excelente meia distância, só é estranho ele ter podido preparar à vontade o remate e não ter havido pelo menos um elemento dos dragões a tentar estorvá-lo.
Após uma excelente primeira parte do FC Porto, em que os Dragões foram heróicos a pressionar os adversários, a ganhar lances e a ter jogadas em que podia ter marcado 2 ou 3 golos, seguiu-se um segundo tempo em que os portistas fraquejaram e deram oportunidade das individualidades do Liverpool (Alcântara e Mohamed Salah) aparecerem e facturarem.
A conclusão a que se pode, para já chegar, é a de que os futebolistas azuis e brancos precisam de fazer horas extras a treinar a finalização... O calcanhar de Aquiles da equipa do FCP...!
O melhor elemento em campo da equipa portista : Luiz Diaz

O desempenho do alemão Felix Zwayer
Não há muito a dizer, a não ser que foi benevolente com as entradas a varrer dos ingleses e deligente a assinalar a falta que deu origem ao 1º golo do Liverpool...!!


Ficha do jogo - Estádio de Anfield - 24 de Novembro de 2021

Os Golos : Thiago Alcântara 52', Mohamed Salah 70'

Árbitro : Felix Zwayer (Alemanha)
Assistentes :Marco Achmüller e Mike Pickel
4º Árbitro: Sven Jablonski
VAR: Bastian Dankert auxiliado por Harm Osmers (AVAR).

Liverpool FC : 1Alisson Becker
5Konaté, 76Williams, 32Joel Matip, 21Tsimikas 63'
80Morton, 6Thiago Alcântara 63', 18Minamino
15Oxlade-Chamberlain 82', 11Mohamed Salah 71', 10Sadio Mané 72'

Suplentes : 13Adrián, 62Kelleher, 26Andy Robertson 63', 4Virgil van Dijk
47Nathaniel Phillips, 66Alexander-Arnold, 7James Milner 82', 3Fabinho 71'
14Jordan Henderson 63', 27Divock Origi 72', 20Diogo Jota

Treinador : Jürgen Klopp

FC Porto: 99Diogo Costa
23João Mário, 19Mbemba, 3Pepe 25', 12Zaidu
8Matheus Uribe 77', 25Otávio, 27Sérgio Oliveira 64'
30Evanilson 77', 9Mehdi Taremi 64', 7Luis Díaz

Suplentes : 1Agustín Marchesín
2Fábio Cardoso 25', 18Wilson Manafá, 22Wendell, 50Fábio Vieira
16Marko Grujic 77', 28Bruno Costa, 20Vítor Ferreira 64', 17Tecatito
29Toni Martínez 77', 11Pepê, 10Francisco Conceição 64'

Treinador :Sérgio Conceição

Árbitro para o Liverpool - FC Porto

O Comité de Arbitragem da UEFA designou Felix Zwayer (Alemanha) para arbitrar o Liverpool-FC Porto, referente à quinta ronda do Grupo B da Liga dos Campeões. O jogo realiza-se na quarta-feira, a partir das 20h00 (Eleven), no Estádio de Anfield.

O árbitro de 40 anos liderará uma equipa de juízes cem por cento germânica composta por Marco Achmüller e Mike Pickel como assistentes e Sven Jablonski como quarto árbitro. O videoárbitro será Bastian Dankert e terá o auxílio de Harm Osmers (AVAR).

No histórico de jogos do FC Porto apitados por Zwayer já se insere um Liverpool-FC Porto. O agente imobiliário dirigiu o empate a zero em Inglaterra entre azuis e brancos e reds nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2017/18. Na temporada anterior, o berlinense já havia sido árbitro de outro embate luso-britânico que os portistas venceram por 5-0 frente ao Leicester no Estádio do Dragão.

Árbitro :
Felix Zwayer (Alemanha)
Assistentes :
Marco Achmüller e Mike Pickel
4º Árbitro:
Sven Jablonski
VAR:
Bastian Dankert auxiliado por Harm Osmers (AVAR).

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Imagem de marca do Barça: precisão de passe e quedas para a piscina

Não há dúvida que o Barcelona tem uma bela equipa de futebol, mas também são mestres a simular faltas e a enganar os árbitros a seu favor... Aliás estes processos de dirigentes e dos futebolistas catalães já é velho... Estou-me a lembrar dum célebre jogo em Camp Nou Barcelona - FC Porto em que os dirigentes na altura do Barça puseram uma Loira relações públicas a mostrar Barcelona ao Juiz belga que iria dirigir o jogo... O resultado foi 2 penaltis evidentes sonegados aos portistas... E assim continua o ambiente do futebol em Camp Nou...!

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Académica 1 FC Porto B 2 no jogo da 8.ª jornada em atraso

FC Porto B venceu Académica num jogo em atraso da 8.ª jornada da Liga Portugal 2
A equipa do FC Porto B está de regresso às vitórias e para tal os jovens Dragões foram a Coimbra bater a Académica por 2-1. Num encontro em atraso da oitava jornada da Segunda Liga, os azuis e brancos colocaram-se a vencer graças a um fantástico golo de Mor Ndiaye. Os estudantes reagiram e Silvestre Varela teve que puxar do estatuto de capitão para garantir a conquista dos três preciosos pontos. Com este resultado, o FC Porto B tem 15 nas onze rondas disputadas até ao momento.

De regresso a um esquema com quatro defesas graças às trocas promovidas por António Folha ao onze que havia defrontado o Varzim no passado dia 7 - Rodrigo Fernandes por Zé Pedro por João Peglow por Gonçalo Borges - os “bês” portistas foram os primeiros a mostrar ao que vinham, num remate à meia volta de Bernardo Folha que antecedeu outro de pé esquerdo e de fora da área que só o ferro travou. O momento do jogo viria a surgir em cima da meia hora: também com a canhota, Mor Ndiaye disparou um míssil de longa distância que entrou no ângulo superior da baliza da casa e só travou no fundo das redes. A perder 1-0, a Académica reagiu. Num lance confuso, em que os portistas pedem fora de jogo (com fundamento), João Carlos empatou na recarga.

A segunda parte arrancou com uma grande defesa de Ricardo Silva e com o dono da braçadeira a dar o exemplo. Qual ponta de lança, Varela recebeu no coração da área, rodou e deu o melhor seguimento a um cruzamento de Léo Borges, repondo a vantagem azul e branca (2-1). No lance de ataque seguinte em que os forasteiros criaram perigo, o capitão combinou com Bernardo Folha sobre o flanco esquerdo. O remate do jovem médio rasou o poste mais distante e causou calafrios a Mika. À entrada para o derradeiro terço da contenda, Folha teve tudo para fazer o 3-1, mas finalizou contra o guardião visitado e desperdiçou a melhor das três oportunidades de que dispôs para faturar. Até ao final, Zé Pedro entrou para o lugar de Bernardo - reforçando o eixo defensivo portista -, Varela foi substituído por Vasco Sousa, Rodrigo Pinheiro rendeu o desgastado Peglow e o FC Porto B teve a frieza necessária para não deixar fugir o merecido triunfo.

“Foi um triunfo da nossa identidade. Entramos em qualquer campo para ganhar e este não fugiu à regra. Sabíamos que ia jogar contra uma equipa que atravessa um mau momento, os jogadores estão algo intranquilos, e sabíamos disso. Mas também sabíamos que nos podiam criar grandes dificuldades se não fizéssemos o que planeámos. As coisas saíram-nos bem, mudámos o sistema para este jogo e correu-nos bem. A equipa nunca deixou criar muitas oportunidades ao adversário e teve qualidade com bola para jogar no meio-campo adversário e fazer golos. Foi uma vitória justa, porque o FC Porto foi a equipa mais tranquila e mereceu esta vitória. A equipa vinha de alguns jogos sem perder, e sabemos que nesta Liga é muito difícil ganhar jogos. É muito competitiva, o último pode ganhar ao primeiro e é uma guerra. Esta equipa dá-nos mais garantias, estamos crescendo, temos feito coisas boas, temos muito para crescer, jovens com talento, mas também temos muito para melhorar. Estou satisfeito, claro que sim”, declarou António Folha no rescaldo da partida.

No próximo domingo, dia 28 de Novembro (11h00, Sport TV), o FC Porto B viaja até ao Estádio Marcolino de Castro para defrontar o vice-líder Feirense.

Ficha do jogo - Estádio Cidade de Coimbra-21 de Novembro de 2021

ACADÉMICA 1-FC PORTO B, 2 - Liga Portugal 2, 8.ª jornada

Árbitro: Carlos Macedo da AF de Braga
Assistentes: Fábio Silva e Andreia Sousa
Quarto árbitro: Nuno Eiras

ACADÉMICA: Mika, João Lucas, Michael Douglas, Fábio Vianna, David Sualehe, Ricardo Dias, Mimito, Toro, Traquina (cap.), Fatai e João Carlos
Substituições: Toro por Michel Lima (68m), David Sualehe por Costinha (68m), João Carlos por Fábio Fortes (71m), João Lucas por João Pedro (86m) e Traquina por Reko (86m)
Não utilizados: Stojkovic, João Tiago, Rodríguez e Justiniano
Treinador: João Carlos Pereira

FC PORTO B: Ricardo Silva, Levi Faustino, Romain Correia, João Marcelo, Léo Borges, Mor Ndiaye, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, João Peglow, Silvestre Varela (cap.) e Danny Loader
Substituições: Bernardo Folha por Zé Pedro (82m), Silvestre Varela por Vasco Sousa (87m) e João Peglow por Rodrigo Pinheiro (90+3m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Wesley, Diogo Abreu, Diogo Ressurreição, Umaro Candé e Sebastian Soto
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Mor Ndiaye (29m), João Carlos (35m), Silvestre Varela (49m)
Disciplina: cartão amarelo a David Sualehe (43m), Bernardo Folha (68m), Rodrigo Fernandes (82m) e Reko (90+6m)

domingo, 21 de novembro de 2021

Taça - FC Porto 5 Feirense 1

 Análise à equipa portista
Toda a equipa está de parabéns após esta sua performance

Ficha do jogo - Estádio do Dragão - 20 de Novembro de 2021

O FC Porto recebeu e venceu neste sábado o Feirense (5-1), no Estádio do Dragão, em partida relativa à quarta eliminatória da Taça de Portugal. Matheus Uribe (15m), Otávio (39m e 45m), Evanilson (56m) e Francisco Conceição, de penalti (72m), foram os marcadores de serviço no colectivo portista, que reservou assim um lugar nos oitavos de final da prova rainha do futebol português.

Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Pedro Martins e Ricardo Santos
4.º árbitro: Ricardo Moreira
VAR : Inexistente

FC Porto : 1Agustín Marchesín
18Wilson Manafá, 19Mbemba, 2Fábio Cardoso, 12Zaidu 62'
20Vítor Ferreira, 8Matheus Uribe 62', 25Otávio 61'
9Mehdi Taremi 74', 30Evanilson 74', 10Francisco Conceição

Suplentes : 99Diogo Costa, 23João Mário, 22Wendell 62', 27Sérgio Oliveira 62'
50Fábio Vieira 61', 7Luis Díaz 74', 29Toni Martínez 74'

Treinador : Sérgio Conceição



quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Francisco J. Marques responde ao Sporting com bicada ao Benfica

Francisco J. Marques não deixou de responder à farpa endereçada por Miguel Braga, director de comunicação do Sporting, a Pepe, após a expulsão do central do FC Porto no República da Irlanda-Portugal.
Recorde-se que o dirigente leonino fez alusão às diferenças na dualidade de critérios entre as arbitragens nacionais e estrangeiras.
O director de comunicação dos dragões não deixou o seu homólogo sem resposta, deixando pelo meio uma bicada ao rival Benfica.
"O posicionamento e a política de alianças do Sporting ficam claras e evidentes quando o seu director de comunicação diz esta palermice sobre o Pepe e esquece o Otamendi…", escreveu no seu Twitter.
Recorde-se que Francisco J. Marques lembra a agressão do central do Benfica a Raphinha no Argentina-Brasil.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Disputa por um avançado promissor

Segundo adianta o site brasileiro UOL Esporte, Arthur Cabral está a ser disputado por Benfica e FC Porto. O avançado brasileiro está a dar cartas no Basileia, onde tem 23 golos e quatro assistências em 24 jogos.

Cabral chegou ao Basileia esta temporada oriundo do Palmeiras, com dragões e águias a "acompanharem a sua evolução". O brasileiro de 23 anos tem contrato com o conjunto helvético até Junho de 2023.

No entanto, de acordo com a mesma publicação, Benfica e FC Porto não estão sozinhos na corrida. Refere que o Southampton e a Fiorentina também estão de olho no avançado, enquanto o Bayer Leverkusen já terá encetado os primeiros contactos.

Arthur Cabral é o jogador brasileiro com mais golos marcados neste arranque de temporada. Um desempenho que valeu a chamada à selecção brasileira, embora ainda não se tenha estreado.

FC Porto-CD Feirense - Nomeado o árbitro mais falsário, + anti-Dragões de Portugal

Para o jogo da Taça de Portugal - FC Porto-CD Feirense foi nomeado o árbitro mais falsário, + anti-FCP de Portugal...!!

Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Pedro Martins e Ricardo Santos
4.º árbitro: Ricardo Moreira
VAR : Inexistente

domingo, 14 de novembro de 2021

Portugal 1 Sérvia 2 - Venceu o futebol físico

O segundo golo da Sérvia ilustra bem a inépcia dos portugueses. Sabendo-se que os sérvios são muito bons no futebol aéreo, como foi possível no pontapé de canto a favor da Sérvia deixar sem oposição ao segundo poste, dois "cavalões" sérvios que puderam concretizar à vontade...!

Análise à equipa portuguesa

Os futebolistas portugueses são bons tecnicamente, também conhecidos como os brinca na areia, mas dão-se mal quando o adversário é mais forte fisicamente e pratica com permissão do árbitro, neste caso,
Daniele Orsato italiano, um jogo baseado na capacidade de choque.
Depois há a tirar algumas ilações relativas às prestações dos jogadores que formam a equipa:
A começar por Cristiano Ronaldo, eu diria como alguém tempos atrás disse referindo-se a um craque português: Ronaldo è finito! Até nos lances de bola parada, marcação de "livres" está a perder eficácia.
A extrema defesa viu-se sempre em "palpos de aranha" para obstar à agressividade dos sérvios.
O meio campo enquanto teve forças lá foi conseguindo mas sempre a rezar o credo.
Quanto ao ataque, com o Ronaldo finito, só Renato Sanches e Diogo Jota a cada passo criavam jogadas positivas, só que o juiz do jogo ao permitir o futebol de choque prejudicou fatalmente os portugueses


Ficha do jogo - Estádio da Luz - 14 de Novembro de 2021

Árbitro: Daniele Orsato Itália
Assistentes: Cirro Carbonne e Giorgio Peretti Itália
4º Árbitro:
Var: Massimiliano Irrati Itália

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias e Nuno Mendes; Renato Sanches, Danilo e João Moutinho; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

Suplentes : José Sá, Diogo Costa, Nélson Semedo, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, William Carvalho, Rúben Neves, Palhinha, André Silva, Rafael Leão, Gonçalo Guedes, João Félix
Selccionador : Fernando Santos

Sérvia: Rajković; Milenković, Veljković, Pavlović; Živković, Sergej Milinković-Savić, Gudelj, Lukić, Kostić; Tadić; Vlahović

Suplentes : Dmitrović, Vanja Milinković-Savić, Mladenović, Terzić, Stefan Mitrović, Spajić, Maksimović, Radonjić, Račić, Grujić, Aleksandar Mitrović, Jović

Selecionador: Dragan Stojkovic

Sub-19 FC Porto 4 - Sub-19 Rio Ave 3

Os Sub-19 continuam em grande forma e, na receção ao Rio Ave, venceram por 4-3 com um golo no último lance da partida, da autoria de Doro Dabó, que bisou no encontro. David Vinhas e António Ribeiro marcaram os outros golos portistas, que mantêm os Dragões no primeiro posto da Zona Norte do campeonato, com 33 pontos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Selecção A de futebol - Irlanda 0 Portugal 0

Análise à selecção portuguesa
Cristiano Ronaldo já não tem estaleca (velocidade) para correr e aguentar o choque, as únicas faculdades que ainda não perdeu são: a capacidade de finalização, quer com os pés, quer com a cabeça.
A André Silva falta-lhe a técnica e frieza do Robert Lewandowski para finalizar, mas pode ser útil a assistir para o golo.
Gonçalo Guedes é um futebolista experiente, foi útil e cumpriu enquanto jogou.
No meio campo: Matheus Nunes teve bons apontamentos e Palhinha melhor (defender) do que Bruno Fernandes.
Extrema defesa: Rui Patrício eficaz quando foi chamado.
Nélson Semedo cumpriu e Diogo Dalot melhor do que o seu colega do lado contrário
Os centrais: Pepe ligeiramente melhor do que Danilo Pereira que não é defesa central
Os substitutos que entraram
Rafael Leão tem qualidade mas é um molengão. João Félix tem qualidade mas falta-lhe agressividade para jogos em é preciso capacidade de choque. João Moutinho demonstrou experiência e competência. Renato Sanches é jogador, revelou falta de entrosamento. José Fonte cumpriu e ajudou a manter o 0-0.


Ficha do jogo - Dublin Arena, Dublin - 11 de Novembro de 2021

Jesús Gil Manzano foi o árbitro escolhido para apitar o República da Irlanda-Portugal, que está agendado para quinta-feira (19h45), relativo à qualificação para o Mundial 2022.
O juiz espanhol, de 37 anos, terá como assistentes Iñigo Prieto e Ángel Nevado e Ricardo de Burgos será o quarto árbitro.
Para o VAR foi seleccionado Alejandro Hernández, que será assistido por Guillermo Cuadra Fernández.

Árbitro : Jesús Gil Manzano Espanha
Assistentes : Iñigo Prieto e Ángel Nevado
4º Árbitro: Ricardo de Burgos
VAR : Alejandro Hernández assistido por Guillermo Cuadra Fernández.

República da Irlanda: Bazunu; Coleman, Duffy, Egan; Doherty, Hendrick, Cullen, Stevens; McGrath, Ogbene e Robinson.

Suplentes: Kelleher, Travers, Nathan Collins, Manning, Hourihane, McClean, Browne, Knight, O'Dowda, Idah, Parrott e Keane.

Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Danilo e Diogo Dalot; Matheus Nunes, Palhinha e Bruno Fernandes; Gonçalo Guedes, André Silva e Ronaldo.

Suplentes:
José Sá, Diogo Costa, Rúben Dias, José Fonte, João Cancelo, João Moutinho, William Carvalho, Renato Sanches, Rúben Neves, Rafael Leão, Diogo Jota e João Félix.

Treinador : Fernando Santos

domingo, 7 de novembro de 2021

FC Porto vence e convence nos Açores

Teve muito mérito desta vez a exibição do FC Porto frente ao Santa Clara
Análise à equipa do FC Porto
Na Defesa pontificou como de costume Pepe! Os outros três defesas estiveram também muito próximo do nível do capitão.
Desta vez teve de ser Sérgio Oliveira do meio campo a desbloquear o jogo marcando um bom golo. Grugic e Otávio muito bem a distribuir e a filtrar as tentativas de ataque do Santa Clara.
No ataque os elementos do costuma a fazerem a diferença: Taremi, Evanilson e Luís Diaz.


Narrativa do jogo

Sérgio Conceição tinha alertado e os jogadores seguiram à risca o plano do técnico. Na ressaca de um empate com sabor a derrota no mítico San Siro, o FC Porto regressou ao malogrado Estádio de São Miguel para resgatar mais três pontos na luta pelo título nacional. Em mais um embate de exigência máxima, os Dragões corresponderam por inteiro ao que lhes era exigido e venceram sem sobressaltos por três bolas a zero. Sérgio Oliveira abriu a contagem em cima do intervalo e, no regresso das cabines, Luis Díaz voltou a facturar, assegurando a liderança portista na tabela classificativa e a sua própria liderança na tabela dos artilheiros. Segue-se nova interrupção das competições motivada pelos compromissos internacionais, antes da recepção ao Feirense na quarta eliminatória da Taça de Portugal (20 de Novembro, 20h15).

Ficha do jogo Estádio S. Miguel dos Açores - 07 de Novembro de 2021

Árbitro: Rui Costa da AF Porto
Assistentes: Nuno Manso e Nuno Pereira
4ºÁrbitro: João Afonso
VAR : André Narciso, assistido por Paulo Brás.

CD SANTA CLARA : 1Ricardo Fernandes
6Mansur, 5João Afonso, 17Tassano, 95Pierre Sagna 72'
25Morita, 10Lincoln 72', 21Nené, 98Ricardinho 63'
77Rui Costa 72', 7Allano

SUPLENTES : 97Rodolfo Cardoso, 2Rafael Ramos 72', 4Boateng, 16Paulo Henrique
8Anderson Carvalho, 30Mohebi, 19Júlio Romão 72', 29Luiz Phellype 72', 26Jean Patric 63'

TREINADOR : Nuno Campos

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário, 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu
16Marko Grujic 78', 25Otávio 78', 27Sérgio Oliveira 84'
30Evanilson, 9Mehdi Taremi 84', 7Luis Díaz 84'

SUPLENTES :1Agustín Marchesín
2Fábio Cardoso, 50Fábio Vieira 84', 20Vítor Ferreira 78', 28Bruno Costa 84'
17Tecatito, 10Francisco Conceição 78', 29Toni Martínez, 11Pepê 84'

TREINADOR : Sérgio Conceição

FC Porto B empata com Varzim (2-2), no Olival

Com este resultado, os Dragões passam a somar 12 pontos.
Aos 15’ num livre batido por Silvestre Varela, João Marcelo subiu mais alto do queconcorrência e abriu o ativo com um cabeceamento fulminante que deixou Tiago Pereira pregado ao relvado.
Este o momento fez toda a diferença no primeiro tempo.
O tempo complementar continuou tão animado como o primeiro, mas não pelos melhores motivos. Aos 59’ os portistas até aumentaram para 2-0 por intermédio de Gonçalo Borges, mas o Varzim ainda teve “estaleca” para chegar ao 2-2 . Aos 65’ Rodrigo Rego marcou o 2-1 e aos 74’ um autogolo caricato de Ricardo Silva fez 0 2-2.
Até ao apito final de Miguel Nogueira, destaque para os cartões vermelhos diretos mostrados a Gonçalo Borges (77m) e Rodrigo Rego (80m) e para mais um par de boas oportunidades desperdiçadas por ambas as equipas.

António Folha
“Apesar do 2-0 a nosso favor, sentia-se que a equipa não estava a controlar o jogo. Quando assim é, tudo pode acontecer. O jogo partiu-se e num lance o Varzim poderia reduzir a nossa vantagem, que foi o que aconteceu. Costumamos defender bem os lances de bola parada, mas hoje não conseguimos. Estamos tristes porque tínhamos aqui um resultado que nos devia permitir ganhar este jogo, mas não soubemos gerir e não tivemos critério com bola. Deixámo-nos empatar por culpa própria”, afirmou o treinador após a partida.
O FC Porto B volta a entrar em campo no dia 28 de Novembro (domingo, 11h00, Sport TV), frente ao Feirense, no Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira, em jogo da 12.ª jornada da Liga Portugal 2.

Ficha do jogo - Liga Portugal 2, 11.ª jornada - 7 de Novembro de 2021
FC PORTO B 2 – VARZIM 2
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: Miguel Nogueira da AF de Lisboa
Assistentes: Ricardo Santos e José Luzia
Quarto árbitro: José Rodrigues

FC PORTO B: Ricardo Silva; Romain Correia, João Marcelo, Zé Pedro, Levi Faustino, Mor Ndiaye, Bernardo Folha, Léo Borges, Silvestre Varela (cap.), Gonçalo Borges e Danny Loader
Substituições: Zé Pedro por Diogo Abreu (66m), Danny Loader por Sebastian Soto (85m), Bernardo Folha por João Peglow (86m), Silvestre Varela por Vasco Sousa (90m+1) e Levi Faustino por Rodrigo Pinheiro (90m+2)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Wesley, Diogo Ressurreição e Rodrigo Fernandes
Treinador: António Folha

VARZIM: Tiago Pereira; Luís Pinheiro, André Micael (cap.), Rodrigo Rego, João Reis, Assis, André Leão, Nuno Valente, Tavinho, Ofosu e Heliardo
Substituições: Ofosu por Murilo (60m), Nuno Valente por Zé Tiago (60m), Assis por Luís Silva (72m) e Tavinho por Agdon (85m)
Não utilizados: Ricardo Nunes, Tiago Cerveira, Zé Carlos, Bruno Tavares e Lessinho
Treinador: António Barbosa

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: João Marcelo (15m), Gonçalo Borges (59m), Rodrigo Rego (65m), Ricardo Silva (74m, p.b.)
Disciplina: cartão amarelo a André Micael (50m), Rodrigo Rego (70m), André Leão (76m); cartão vermelho a Gonçalo Borges (77m), Rodrigo Rego (80m)

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Árbitro (vermelho) p/ Santa Clara - FC Porto

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Rui Costa para arbitrar o jogo entre o Santa Clara e o FC Porto, agendado para o próximo domingo, às 17h00 (Sport TV), no Estádio de São Miguel, nos Açores, referente à 11.ª jornada do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes Nuno Manso e Nuno Pereira, sendo João Afonso o quarto árbitro. O VAR será André Narciso, assistido por Paulo Brás.

Árbitro: 
Rui Costa da AF Porto
Assistentes: 
Nuno Manso e Nuno Pereira
4ºÁrbitro: 
João Afonso
VAR : 
André Narciso, assistido por Paulo Brás.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Liverpool & Bayern as melhores equipas europeias

Liverpool
Onze inicial do Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Tsimikas; Fabinho, Henderson, Oxlade-Chamberlain; Salah, Jota e Mané

Suplentes do Liverpool: Adrian, Kelleher, Thiago, Firmino, Konate, Origi, Minamino, Robertson, Phillips e Morton

Bayern de Munich
Onze inicial : Manuel Neuer
Benjamin Pavard, Dayot Upamecano, Tanguy Kouassi, Alphonso Davies
Joshua Kimmich, Leon Goretzka, Sèrge Gnabry
Leroy Sané, Kingsley Coman, Robert Lewandowski
Bayern suplentes:
Bouna Sarr, Omar Richards, Marcel Sabitzer, Jamal Musiala, Thomas Müller

Plantel do Bayern Munich
Guarda-redes : C. Früchtl, M. Neuer, S. Ulreich
Defesas centrais : Dayot Upamecano, Lucas Hernández, Niklas Süle, Tanguy Nianzou,
Laterias esquerdos:Alphonso Davies., Omar Richards
Laterias direitos: Benjamin Pavard, Josip Stanisic, Bouna Sarr
Médios volantes : Joshua Kimmich, Marc Roca;
Meia central: Leon Goretzka, Marcel Sabitzer, Corentin Tolisso, Michaël Cuisance,
Meia ofensivos: Jamal Musiala, Malik Tillman,
Extremos esquerdos: Leroy Sané, Kingsley Coman,
Extremo direito : Serge Gnabry,
Avançados: Thomas Müller, Robert Lewandowski centroavante, Eric Maxim Choupo-Moting centroavante

Futebolistas que fazem a diferença
 
Liverpool : Van Dijk, Salah, Mané e por vezes Jota ou Firmino

Bayern: Neuer, Leroy Sané, Lewandowski e por vezes Thomas Muller

Analisando as performances destes extraordinários jogadores, a minha conclusão é de que actualmente os jogadores ingleses levam alguma vantagem, ou seja, em percentagens atribuo :
Futebolistas do Liverpool 100% de eficácia
            "         do Bayern     80 %    "         "

Logo, portanto, na minha opinião, o Liverpool é actualmente a melhor equipa da Europa




quarta-feira, 3 de novembro de 2021

FC Porto empata com Milan em San Siro

Os Portistas realizaram uma primeira parte excepcional, fantástica, brilhante.
No tempo complementar porem, o Milan com as substituições que fez agigantou-se e por seu lado os Dragões não conseguiram manter o ritmo frenético (agressivo) dos primeiros 45' do jogo.
Esta conclusão leva-nos a pensar que o Milan é capaz de ter melhor Banco para proceder a substituições e refrescar a equipa.

Luís Diaz aos 6’ inaugura o marcador. Otávio aos 10’ já dentro da área teve o 2-0 no pé esquerdo mas rematou por cima. Marko Grujic (16m e 25m).por duas vezes obrigou Tatarusanu a aplicar-se em dois lances de bola parada batidos por Sérgio Oliveira.
Aos 32’, Marko Grujic que esteve em grande plano nos primeiros 45’, esteve muito perto de marcar. No lance seguinte aos 33’ Giroud obrigou Diogo Costa voar no único lance de verdadeiro perigo do Milan nos primeiros 45’.
Como já era de esperar, o Milan entrou no 2º tenpo ainda mais agressivo, mas a primeira grande oportunidade de golo do tempo complementar pertenceu ao FC Porto: aos 55’ Sérgio Oliveira bateu o livre, Pepe elevou-se nas alturas e serviu Evanilson, que cabeceou com estrondo à barra da baliza defendida por Tatarusanu. Não marcou o FC Porto, marcou o Milan no lance seguinte. Na sequência de um livre frontal para os milaneses, Diogo Costa largou a bola que sobrou para Kalulu, que rematou rasteiro e Mbemba ao tentar desviar a bola da baliza fez auto-golo (61m). Do lado do Aos 71’ Taremi ainda teve oportunidade de marcar o 2-1, mas em excelente posição na área italiana, desperdiçou mais uma flagrante ocasião para voltar a dar vantagem ao FC Porto.
Os falhanços foram tantos que talvez Sérgio Conceição tenha de insistir mais no treino da finalização: pressionada, espontânea e instintiva...

Análise ao desempenho da equipa Portista
Diogo Costa por já não ser a primeira vez que larga a bola e compromete as aspirações da equipa tem de rever a sua forma de actuação de modo a ser mais eficaz.
Mbemba teve azar mas revelou também precipitação no modo como abordou o lance, se calhar teria sido melhor ter deixado passar a bola.
João Mário esteve quase a 100% do seu melhor rendimento. Pepe é um esteio na extrema defesa portista. Zaidu tem velocidade de pernas mas precisa de melhorar, com Wendell apto Zaidu não tem hipóteses de jogar. Os médios Marko Grujic, Otávio e Sérgio Oliveira actuaram bem, Sérgio Oliveira menos do que os companheiros do sector. No ataque, os avançados : Evanilson 79', Mehdi Taremi 85', Luís Díaz 79' muito bem... Luís Diaz um pouco melhor do que os seus colegas do sector... Taremi foi talvez o que acertou menos...!!
PS - Na minha opinião, notou-se a falta no meio campo do recuperador-mor de bolas o Matheus Uribe... este aumenta a consistência defensiva da equipa... 

Os Golos
FC Porto - Luis Díaz 6' - Milan - Mbemba 61' fez auto-golo

Ficha oficial do jogo - Estádio de San Siro - 03 de Novembro de 2021

Árbitro: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos e Cyril Gringore (França)
4º Árbitro: Jérôme Brisard (França)
VAR : François Letexier (França), auxiliado por Bastian Dankert (Alemanha).

AC MILAN : 1Tatarusanu
23Tomori, 13Romagnoli, 19Theo Hernández, 2Davide Calabria 46'
8Sandro Tonali 68', 0Brahim Díaz 68', 4Bennacer, 56Saelemaekers
17Rafael Leão 85', 9Olivier Giroud 76'

SUPLENTES : 83Antonio Mirante, 96Andreas Jungdal, 41Bakayoko
46Matteo Gabbia, 20Pierre Kalulu 46', 24Simon Kjaer, 79Kessié 68'
33Rade Krunic 68', 27Daniel Maldini 85', 11Zlatan Ibrahimovic 76'

TREINADOR : S. Pioli

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário, 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu,
16Marko Grujic, 25Otávio 86', 27Sérgio Oliveira 70'
30Evanilson 79', 9Mehdi Taremi 85', 7Luis Díaz 79'

SUPLENTES : 1Agustín Marchesín, 8Matheus Uribe
18Wilson Manafá, 2Fábio Cardoso, 31Nanu, 28Bruno Costa 79'
20Vítor Ferreira 70', 50Fábio Vieira, 10Francisco Conceição 79'
29Toni Martínez 85', 17Tecatito, 11Pepê 86'

TREINADOR : Sérgio Conceição

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Champions - Árbitro para o Milan - FC Porto e convocados

O Comité de Arbitragem da UEFA designou Clément Turpin (França) para arbitrar o Milan-FC Porto referente à quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. O jogo realiza-se na quarta-feira, a partir das 17h45 (Eleven Sports), no Estádio San Siro.
O árbitro de 39 anos terá como assistentes os compatriotas Nicolas Danos e Cyril Gringore, sendo Jérôme Brisard, igualmente francês, o quarto árbitro. François Letexier (França) será o VAR, auxiliado pelo alemão Bastian Dankert.

Árbitro: 
Clément Turpin (França)
Assistentes: 
Nicolas Danos e Cyril Gringore (França)
4º Árbitro: 
Jérôme Brisard (França)
VAR : 
François Letexier (França), auxiliado por Bastian Dankert (Alemanha).

São 26 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, nesta terça-feira, partiu rumo a Milão, em Itália, onde os Dragões defrontam o Milan, no Estádio San Siro, em desafio referente à quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões (quarta-feira, 17h45, Eleven Sports).

Lista de jogadores que viajaram para Milão: Diogo Costa, Marchesín e Cláudio Ramos (guarda-redes); Fábio Cardoso, Pepe, Marcano, Luis Díaz, Matheus Uribe, Mehdi Taremi, Francisco Conceição, Pepê, Zaidu, Marko Grujic, Tecatito Corona, Wilson Manafá, Mbemba, Vítor Ferreira, Wendell, João Mário, Otávio, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Toni Martínez, Evanilson, Nanu e Fábio Vieira.