segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Rescaldo do FC Porto 1 Gil Vicente 1

 Que jeito fazia ao Porto para defrontar equipas como o Gil Vicente











A confirmação do que escrevi no meu post anterior...






















Artur Soares Dias na 1ª mão da Taça

Artur Soares Dias é o árbitro do clássico entre Sporting e FC Porto, jogo relativo à primeira mão da meia-final da Taça de Portugal que está marcado para a próxima quarta-feira  (20H45), no Estádio de Alvalade.
Sporting e FC Porto defrontam-se na próxima quarta-feira, num jogo que está marcado para as 20h45. A segunda mão, no Estádio do Dragão, realiza-se, depois, a 20 de abril.

As nomeações para as meias-finais da Taça de Portugal (1.ª mão)

Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares
4.º árbitro: Tiago Martins
VAR: Hugo Miguel assistido por AVAR 1: André Narciso e AVAR 2: Ricardo Santos.

Futebol de Formação = a ineficácia goleadora

A ineficácia goleadora já começa a notar-se nos mais jovens. Isto creio eu, deve-se à ineficácia do treino imposto pelos líderes técnicos da formação do Clube:
O Fernando Gomes (Bibota d'ouro) começou em pequeno a jogar futebol de salão e deu no que deu! Não será o caso de seguir-lhe o exemplo?!
E digo eu: insistir-se nos treinos na finalização sem preparação.

 A ineficácia ofensiva do FC Porto B e uma falta não sancionada ao Rio Ave antes do golo ditaram ontem uma derrota por 1-0 em Vila do Conde, num jogo que António Folha classificou como “bom” e em que, apesar do resultado, os jogadores mereceram os “parabéns” do treinador.

Perante as ausências de Bernardo Folha e de Gonçalo Borges, ao serviço da equipa principal, o FC Porto B entrou em campo desfalcado de duas figuras de proa e isso refletiu-se na produção ofensiva dos jovens Dragões na primeira parte. Só que o Rio Ave não esteve melhor na etapa inaugural e o intervalo chegou sem nenhuma oportunidade digna de destaque. Tudo mudou no regresso do descanso: logo aos 50 minutos Ricardo Silva foi obrigado a fazer uma grande defesa após canto e só o desperdício vilacondense impediu que surgisse o golo na recarga. A ameaça consumou-se cinco minutos depois, quando o Rio Ave tornou a forçar o guardião azul e branco a boa intervenção e não vacilou na segunda bola com a baliza aberta e perante os protestos de falta do banco visitante. Em cima da hora de jogo, Danny Namaso rematou cruzado e à figura na primeira chance portista e voltou a fazê-lo a dez minutos dos noventa em zona frontal. Aos 87 minutos, Varela ficou a centímetros da igualdade, porém o empate nunca viria a aparecer e a contenda terminou com o FC Porto B por cima em campo e por baixo no marcador.
António Folha optimista
“Foi um bom jogo. Tivemos dificuldades na primeira parte, é verdade. Não conseguimos ter tanto a bola, mas quando tivemos criámos fricção na defesa adversária e não fomos rigorosos a preencher espaços para finalizar. A jogar em casa, o Rio Ave encostou-nos um bocado atrás e a nossa estratégia passava por tapar a linha da frente deles. Na segunda parte tudo muda, a equipa tem de pegar no jogo e não pode ter medo de jogar. Foi isso que fizemos, pegámos no jogo sem receios de perder e fizemos um grande jogo. Os jogadores estão de parabéns por terem vindo a casa de um candidato à subida fazer o que fizeram. Criaram várias oportunidades e podiam ter marcado”.

No próximo domingo, dia 6 de março, o FC Porto B recebe a Académica de Coimbra no Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

Ficha de Jogo - 
Estádio dos Arcos - Liga Portugal 2, 24.ª jornada- 27 de Fevereiro de 2022

RIO AVE 1 FC PORTO B 0

Árbitro: Miguel Nogueira da AF de Lisboa
Assistentes: Nuno Pereira e Nélson Pereira
Quarto árbitro: Ricardo Santos

RIO AVE: Jhonatan, Guga (cap.), Pedro Mendes, Costinha, João Graça, Pedro Amaral, Zé Manuel, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Gabrielzinho e Azis
Substituições: João Graça por Amine (60m), Aziz por Joca (71m), Gabrielzinho por Ukra (82m), Zé Manuel por Hugo Gomes (82m) e Guga por Vítor Gomes (82m)
Não utilizados: Magrão, Fabrice Olanga, Ronan, Alhassane
Treinador: Luís Freire

FC PORTO B: Ricardo Silva, Rodrigo Pinheiro, Romain Correia, Rúben Semedo, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Vasco Sousa, Sidnei Tavares, Varela (cap.), Peglow e Danny Namaso
Substituições: João Mendes por Léo Borges (85m), Peglow por Ejaita (89m), Varela por Levi Faustino (90m) e Sidnei Tavares por Diogo Ressurreição (90m)
Não utilizados: Ivan Cardoso e Wesley
Treinador: António Folha
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Zé Manuel (56m)
Disciplina: cartão amarelo a Rúben Semedo (27m), João Mendes (30m), Guga (34m), João Graça (37m), Rodrigo Pinheiro (61m), Varela (79m), Hugo Gomes (90+5) e Jhonatan (90+5m)


Os Sub-17 
Mais sucesso tiveram os sub-17, que venceram o Famalicão por 1-0, com um golo de Carlos Durães, e ficaram isolados na liderança da segunda fase da Zona Norte do Nacional de Juniores B.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

FC Porto sem arte para vencer o Gil Vicente

Análise à equipa portista [desgastada? (uma exibição para esquecer)]
Perante um Gil Vicente a jogar com menos um elemento a equipa portista não foi capaz de ganhar um jogo que tinha tudo para dar certo.
Foi evidente que os portistas a jogarem a passo e denunciado facilitaram a vida aos gilistas que mesmo desfalcados dum elemento procuraram-se juntar-se ainda mais na sua grande área de modo a defender a todo custo a inviolabilidade da sua baliza e o que é certo é que conseguiram enervar os azuis e brancos de tal modo que a páginas tantas estes já não sabiam de que terra eram!! E foi assim que incrivelmente até contra a corrente do jogo que fizeram funcionar o marcador a seu favor perante uma defesa portista desnorteada.
Depois aos avançados portistas, possivelmente por cansaço, faltou discernimento e habilidade para conseguir um resultado compatível com as suas aspirações.
Conclusão, não se pode apontar erros a este ou aquele elemento, toda a equipa falhou.
Aos laterais faltou velocidade para vencer a oposição dos contrários.
Os centrais Mbemba e Fábio Cardoso não escaparam ao desacerto geral.
No meio campo notou-se a falta de Uribe, e, Otávio e Vitinha jogaram abaixo do seu rendimento normal.

Confirmação da minha análise
















No ataque Taremi apesar de também ter falhado as poucas oportunidades que teve foi o menos mau. Evanilson, um elemento que habitualmente faz a diferença, pareceu contagiado pelo desnorte da equipa. Pepê voluntarioso mas ainda em fase de adaptação, foi pouco assertivo. Galeno, promete muito mas também pouco eficaz. Fábio Vieira entrou aos 67' mas foi outro que não conseguiu render o seu normal. Também acusou défice de inspiração/discernimento. Francisco Conceição entrou com muita vontade, mas revelou falta de predisposição para trabalhar para a equipa ao querer resolver tudo sozinho. Nestas alturas há que não ser egoísta e passar a bola ao colega melhor colocado para resolver. Toni Martinez não foi capaz de se evidenciar perante o desacerto geral.


Os Golos
Gil Vicente : Fran Navarro 62'
FC Porto : Evanilson 66'


Ficha de jogo - Estádio do Dragão - 27 de Fevereiro de 2022

Árbitro: Manuel Mota da AF de Braga
Assistentes: Jorge Fernandes e Nuno Eiras
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: Rui Costa - AVAR: João Bessa Silva

FC PORTO : 99Diogo Costa

23João Mário 67', 19Mbemba, 2Fábio Cardoso, 12Zaidu 78'
46Stephen Eustaquio 31', 20Vitinha 78', 25Otávio
9Mehdi Taremi, 30Evanilson, 11Pepê

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
22Wendell 78', 5Marcano, 50Fábio Vieira 67', 87Bernardo Folha, 10Francisco Conceição 66' 70Gonçalo Borges, 29Toni Martínez 78', 13Galeno 66'

TREINADOR : Sérgio Conceição

GIL VICENTE FC : 42Andrew
3Lucas Cunha, 2Zé Carlos, 26Rúben Fernandes, 31Talocha, 8Pedrinho 90'
21Vítor Carvalho, 11Antoine Léautey 81', 9Fran Navarro 81'
10Fujimoto 64', 29Samuel Lino

SUPLENTES : 12Brian Araújo, 55Henrique Gomes, 5Hackman 81'
15Aburjania 90', 57Matheus Bueno 64', 17Boubacar Hanne, 7Bilel 81'
93Elder Santana, 19Juan Calero

TREINADOR : José Ribeiro

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Em Roma Lazio - FC Porto deu empate

Os futebolistas romanos da Lazio, mais experientes do que os portistas, são matreiros, fazem teatro, atiram-se frequentemente para a piscina e tentam sempre com as suas reclamações influenciar o árbitro jogo!!

Análise à equipa Portista
Foi evidente a diferença entre a maior experiencia (ratice, calma, frieza) dos jogadores da Lazio e a determinação por vezes atabalhoada dos futebolistas portistas.
A defesa portista em vários momentos comprometeu as aspirações da equipa, daí os golos marcados pela Lazio
Os 4 Defesas: Bruno Costa não tem velocidade de pernas para ser lateral e extremo. Rende muito mais como médio. Contra o habitual Mbemba pareceu ser o central mais assertivo do que Pepe, Zaidu teve bons apontamentos e outros menos bons.
Meio campo: Uribe foi o mais influente na equipa a defender e marcou um golo de excelente execução a passe de Taremi. Otávio esforçado como sempre não foi tão eficaz como de costume, tanto defensiva como ofensivamente. Vitinha teve bons apontamentos e outros menos bons devido à sua juventude e falta de experiencia para jogos desta exigência.
No Ataque : Pepê e Martinez muito esforçados não conseguiram render o que está ao seu alcance. Taremi esforçado e o que errou menos no ataque, sendo por isso o mais influente na equipa. Evanilson enquanto jogou mostrou que é bom de bola. Não entrou de início para ser poupado para os jogos futuros. Galeno tem velocidade, teve bons apontamentos mas ainda não conseguiu fazer esquecer Luís Diaz.

Os golos
Lazio : Immobile 19', Danilo Cataldi 95'
FC Porto: Mehdi Taremi 31', Matheus Uribe 68'


Ficha de jogo - Estádio Olímpico de Roma - 24 de Fevereiro de 2022

Árbitro : Deniz Aytekin, alemão de 44 anos
Assistentes: Christian Dietz, Dominik Schaal
4º Árbitro: Martin Petersen
VAR: Christian Dingert assistido por Bastian Dankert.

O FC Porto saiu do Olímpico de Roma com um empate (2-2) e com a passagem aos oitavos de final da Liga Europa na bagagem. Mehdi Taremi esteve em grande plano ao sofrer a grande penalidade e cobrar o castigo máximo que resultou no primeiro golo portista e ao assistir, com um pormenor delicioso, Uribe para o segundo dos azuis e brancos.

LAZIO : 1Thomas Strakosha
4Patric, 3Luis Felipe, 26Stefan Radu 54', 77Marusic
21Milinkovic-Savic, 10Luis Alberto, 6Lucas Leiva 54'
7Felipe Anderson, 17Immobile, 9Pedro Rodríguez

SUPLENTES : 41Alessio Furlanetto, 25Pepe Reina, 16Kamenovic
23Elseid Hysaj 54', 33Francesco Acerbi, 8Akpa-Akpro, 28André Anderson
32Danilo Cataldi 54', 27Raul Moro, 18Luka Romero, 11Jovane Cabral, 88Toma Basic

TREINADOR : M. Sarri

FC PORTO : 99Diogo Costa

28Bruno Costa, 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu
20Vitinha 79', 8Matheus Uribe, 25Otávio
11Pepê, 9Mehdi Taremi 79', 29Toni Martínez 56'

SUPLENTES : 1Agustín Marchesín
23João Mário, 35Rúben Semedo, 2Fábio Cardoso, 5Marcano
50Fábio Vieira, 16Marko Grujic 79', 46Stephen Eustaquio
70Gonçalo Borges, 30Evanilson 79', 13Galeno 56', 10Francisco Conceição

TREINADOR : Sérgio Conceição

domingo, 20 de fevereiro de 2022

FC Porto vence em Moreira de Cónegos

Vitória arrancada a ferros

O FC Porto venceu neste domingo o Moreirense (1-0), em Moreira de Cónegos, na 23.ª jornada da Liga Portugal Bwin. Evanilson, aos 40 minutos, apontou o único golo dos Dragões, que assim mantêm a liderança do campeonato com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado.

Ficha de jogo - Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas -20/02/2022

Àrbitro: Luís Godinho (Um árbitro condicionado)
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4º Árbitro: Miguel Nogueira
VAR : Vítor Ferreira, assistido por Nélson Cunha.

MOREIRENSE FC: 14Mateus Pasinato
19Steven Vitória, 4Artur Jorge, 28Pablo Santos, 13Matheus Silva 66'
8Ibrahima Camará 87', 35Jefferson,9André Luís
11Yan Matheus 73', 99Rafael Martins 73', 18Pedro Amador 86'

SUPLENTES : 1Kewin, 3Rosic, 66Rúben Ramos, 77Paulinho 66', 23Frimpong 87'
88Gonçalo Franco 86', 6Fábio Pacheco, 37Galego 73', 27Derik Lacerda 73'

TREINADOR : Sá Pinto

FC PORTO : 99Diogo Costa

23João Mário, 19Mbemba, 2Fábio Cardoso, 12Zaidu
20Vitinha, 8Matheus Uribe 66', 50Fábio Vieira 66', 25Otávio 88'
9Mehdi Taremi 88', 30Evanilson 82'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos, 5Marcano, 22Wendell, 46Stephen Eustaquio 82'
16Marko Grujic 66', 10Francisco Conceição 88', 29Toni Martínez 88'
11Pepê, 13Galeno 66'

TREINADOR : Sérgio Conceição

FC Porto B x Desportivo de Chaves deu empate a 0

 Análise à equipa Portista
A equipa é muito jovem e inexperiente. Falta-lhes ratice para defrontar equipas da Liga Portugal II, futebolistas muito experientes, profissionais com personalidade e conhecedores de todas as manhas do futebol.
Conclusão: a equipa do Chaves apoiada pelo árbitro do jogo (na dúvida a decidir sempre favor do Chaves; no capítulo disciplinar mais sensível às quedas dos "flavienses" para a piscina) demostrou ser mais equipa, ter melhor conjunto, ser mais experiente e personalizada.

Agora os pontos fracos da equipa
Ricardo Silva tem ainda de trabalhar muito para se um dia quiser, chegar à equipa A
A Defesa : os melhores foram João Marcelo e Rúben Semedo. Os laterais com altos e baixos.
No meio campo : Mor Ndiaye, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha com altos e baixos.
Ataque: Silvestre Varela (cap.), Gonçalo Borges e Danny Namaso com altos e baixos.

À atenção de António Folha
Dividir a equipa por sectores : defesa , meio campo e ataque e nos treinos fazer circular a bola entre eles de modo a mecanizar os processos
Providenciar treinos de conjunto utilizando metade do Terreno de jogo a fim de habituar os jogadores a actuarem em espaço limitado.
A preparação física que nos futebolistas do FC Porto deve ser sempre superior à dos adversários
Acabado o treino de conjunto : durante 40' a 60' mandar os futebolistas correr aos pares de baliza a baliza como fazia o Ivic .

O desempenho do árbitro do jogo
O costume: mais um árbitro que para progredir na arbitragem procura agradar a quem nomeia. Hugo Silva da A F de Santarém utilizou sempre uma dualidade de critérios evidente: muito rigoroso a assinalar as faltas e a intimidar com os amarelos os jovens portistas e bem mais permissivo para com os jogadores do Chaves!!

O FC Porto B empatou neste domingo diante do Chaves (0-0), na Olival, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal 2. Após este resultado, os Dragões ocupam a sétima posição na tabela com 32 pontos somados.
A equipa flaviense chegava ao Olival com nove vitórias e um empate nos últimos 10 jogos, mas a verdade é que o FC Porto B deu muito boa conta de si nos 45 minutos iniciais e dispôs das melhores oportunidades para desfazer o nulo. 
A etapa complementar não proporcionou tantas oportunidades de golo e mostrou duas equipas muito encaixadas uma na outra, mas Gonçalo Borges podia ter visado a baliza de Paulo Vítor com muito perigo (82m) já depois de Hugo Silva ter decidido não marcar penálti após uma bola que foi ao braço de Luís Rocha na área flaviense (80m). 

António Folha sobre o jogo
“...Depois, dizer que foi um jogo muito bem disputado entre duas equipas que se bateram bem. Fomos melhores na primeira parte, mas o Chaves tem um excelente plantel e tinha gente com muita qualidade no banco para mexer com o jogo na segunda parte. Os meus jogadores foram bravos e tiveram um comportamento exemplar daquilo que é ser Porto e lutar até ao fim. O empate ajusta-se ao que as duas equipas fizeram em campo. Eles têm feito coisas muito boas e este grupo é extraordinário na forma como treina, mas claro que nunca estamos satisfeitos”, afirmou o treinador António Folha após a partida.

O FC Porto B volta a entrar em campo no dia 27 de Fevereiro (domingo, 14h00, Sport TV+), frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, em jogo da 24.ª jornada da Liga Portugal 2.

Ficha de jogo - 
CTFD PortoGaia, no Olival - 20 de Fevereiro de 2022- Liga Portugal 2

FC PORTO B 0 CHAVES 0

Árbitro: Hugo Silva da A. F. de Santarém (+ um dos padres?)
Assistentes: José Luzia e Hugo Coimbra
Quarto árbitro: Humberto Teixeira

FC PORTO B: Ricardo Silva; Rodrigo Pinheiro, João Marcelo, Rúben Semedo, João Mendes, Mor Ndiaye, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Silvestre Varela (cap.), Gonçalo Borges e Danny Namaso

Substituições:
Mor Ndiaye por Sidnei Tavares (46m), Silvestre Varela por João Peglow (70m) e Gonçalo Borges por Léo Borges (88m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Wesley, Levi Faustino, Romain Correia e Diogo Ressurreição
Treinador: António Folha

CHAVES: Paulo Vítor; Nuno Campos, Alexsandro, Luís Rocha (cap.), Bruno Langa, Kevin Pina, Obiora, João Teixeira, Wellington, Juninho e Platiny

Substituições: Platiny por Jô (68m), Juninho por Adriano (76m), Wellington por Batxi (76m) e Obiora por Guima (84m)
Não utilizados: Samu, João Correia, Queirós, Paulinho e Patrick
Treinador: Vítor Campelos

Disciplina: cartão amarelo a Wellington (6m), Mor Ndiaye (27m), João Marcelo (79m), Sidnei Tavares (83m) e Guima (90m)

Moreirense x FC Porto já tem árbitro

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Luís Godinho para arbitrar o jogo entre FC Porto e Moreirense, agendado para o próximo domingo (20h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, referente à 23.ª jornada do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol de Évora terá como assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo, sendo Miguel Nogueira o quarto árbitro. O VAR será Vítor Ferreira, assistido por Nélson Cunha.

Àrbitro: 
Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4º Árbitro: Miguel Nogueira
VAR : Vítor Ferreira, assistido por Nélson Cunha.

Futebol de Formação
No futebol de formação vivemos um sábado em cheio. O dia começou com a goleada imposta pelos Sub-17 ao Rio Ave e terminou com o triunfo imperial dos Sub-19 diante do Sporting. Os juvenis venceram por 4-1 em Vila do Conde e ascenderam ao topo da tabela fruto da pontaria de Mariano Regal, Rodrigo Malheiros, Afonso Leite e Tiago Andrade. Os juniores levaram o clássico de vencida com golos de Martim Fernandes, Doro Dabó e Gabriel Brás e só um penálti inusitado a cinco minutos do fim - já depois da inacreditável expulsão de David Vinhas - permitiu que os lisboetas reduzissem para 3-1.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

FC Porto vence Lazio pela margem mínima

Ao intervalo FC Porto 1 Lazio 1
A Lazio, uma equipa experiente, jogam duns para os outros de olhos fechados e muito perigosa nas transições defesa ataque.
A equipa portista actual não dá garantias; perdeu o Luiz Diaz um futebolista que fazia a diferença e portanto a equipa vale muito menos talvez uns 50% menos

A equipa Portista

Diogo Costa muito bem (evitou um golo certo da Lazio)
João Mário a 70% do seu melhor rendimento. Mbemba muito bem! Pepe Bem. Zaidu quase sempre bem.
Meio campo: Uribe e Otávio muito bem! Marko Grujic bem. Fávio Vieira bons apontamentos. Vitinha quase sempre bem.
Ataque: Toni Martinez muito bem! Pepê esforçado, está a melhorar. Evanilson bem, mas a 60% do seu melhor rendimento. Galeno em fase de adaptação assim, assim


Os Golos
FCP: Toni Martínez 37' e 49'
Lazio: Mattia Zaccagni 23'

Ficha de jogo Estádio do Dragão - 17 de Fevereiro de 2022

Árbitro: Serdar Gözübüyük, de 36 anos
Assistentes: Joost van Zuilen e Johan Balder
4º Árbitro : Jeroen Manschot
VAR: Pol van Boekel AVAR:Dennis Higler

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário 88', 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu
16Marko Grujic 46', 8Matheus Uribe, 50Fábio Vieira 46'
25Otávio, 11Pepê 88', 29Toni Martínez 69'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos, 35Rúben Semedo, 2Fábio Cardoso, 5Marcano
46Stephen Eustaquio 88',20Vitinha 46', 28Bruno Costa 88', 30Evanilson 69'
70Gonçalo Borges, 9Mehdi Taremi, 10Francisco Conceição, 13Galeno 46'

TREINADOR : Sérgio Conceição

LAZIO :1Thomas Strakosha
4Patric, 3Luis Felipe, 26Stefan Radu 72', 10Luis Alberto 84'
21Milinkovic-Savic, 6Lucas Leiva 68', 7Felipe Anderson
77Marusic,20Mattia Zaccagni 84', 9Pedro Rodríguez 84'

SUPLENTES :25Pepe Reina, 41Alessio Furlanetto, 23Elseid Hysaj 72'
16Kamenovic, 44Romano Mussolini, 8Akpa-Akpro, 28André Anderson
32Danilo Cataldi 68', 88Toma Basic 84',11Jovane Cabral 84'
18Luka Romero, 27Raul Moro 84'

TREINADOR :M. SarriO Comité de Arbitragem da UEFA designou Serdar Gözübüyük (Países Baixos) para arbitrar o FC Porto-Lazio, referente à primeira mão do play-off da Liga Europa. O jogo realiza-se na quinta-feira, a partir das 20h00 (SIC), no Estádio do Dragão.
O árbitro de 36 anos terá como assistentes os compatriotas Joost van Zuilen e Johan Balder, sendo Jeroen Manschot, igualmente neerlandês, o quarto árbitro. Também naturais dos Países Baixos serão o videoárbitro Pol van Boekel e o AVAR Dennis Higler.

O Saco azul do Benfica

 O Saco Azul ($) que servia para comprar Árbitros


Insólito! Palhinha, crime sem castigo

Insólito! O caso Palhinha, crime sem castigo.
Palhinha escapa à justiça desportiva!!
O caso dos (5) amarelos a Palhinha.
Supremo Administrativo encerra o caso com censura ao TAD e ao juiz (sportinguista) que não tinha competência para assinar a providência cautelar.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Cláudia Santos benfiquista fanática não é isenta

Conselho de Disciplina da FPF - Cláudia Santos
Cláudia Santos benfiquista fanática não é isenta
Decide sempre influenciada pelos seus preconceitos
Tem de julgar Pepe com base nas imagens e não nas aldrabices de certos protagonistas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

SCP de Varandas 0 Manchester City 5

Sporting venceu o City por 0-5... Eh, eh, eh, eh, eh...

Com árbitros estrangeiros os rufiões de Alvalade são obrigados a portarem-se bem, caso contrário são admoestados com as respectivas cartolinas...

EUFA-Arbitragem presidente Fontelas Gomes vice-presidente João Ferreira, Lucílio Baptista... etc... a liderar, já! Eh, eh, eh, eh...!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Afinal quem são os corruptos?

 Afinal em que ficamos...?!


Personalidades Portistas

 As crónicas de algumas personalidades portistas




















Ainda o FC Porto Sporting- Fevereiro 2022

 Revolta entre os portistas sobre a imprensa desportiva lisboeta

















Por Carlos Tê

























Texto de Miguel Guedes




Texto de Mário Jorge Ferreira sobre o Frederico

 “O sr Frederico, ontem, veio de novo rasgar vestes na sala de conferência de imprensa do F. C. Porto. Este comportamento é usual e reincidente por parte do sr Frederico. Quando ganha está tudo bem, quando perde, ou não consegue o resultado que queria, estala-lhe o verniz e soltam-se-lhe as entranhas.

O sr Frederico, está provado, não sabe ganhar, nem sabe perder. Quando ganha, aproveita para dizer mal dos rivais, quando perde, continua a dizer mal dos rivais. O único momento em que encontro coerência no discurso do sr Frederico, é aqui.

O sr. Frederico, ontem, não conseguiu ver jogadores seus a darem palmadas nos árbitros (Coates), a agredirem adversários por trás (Neto), a darem estaladas na cara de jogadores de outra equipa (Palhinha), a simularem de forma ridícula agressões e faltas inexistentes (Matheus Reis, Ugarte… ), a atirarem ao chão dirigentes do clube rival (Tabata), a fazerem gestos obscenos em pleno relvado (Matheus Reis), o sr Frederico não viu nada disto.

Aliás, o sr Frederico disse que o árbitro lhe pediu desculpa pela amostragem incorreta do primeiro amarelo ao Coates, não sei se o sr Frederico terá ouvido João Pinheiro a pedir desculpas a Pinto da Costa por não ter marcado penalti pelo pontapé de Gonçalo Inácio a Evanilson, aos 10 minutos de jogo, isso o sr Frederico não mencionou, não sei…

O sr Frederico aproveitou também para dizer que o que se passou ontem é o retrato dos últimos 40 anos de Pinto da Costa no Porto. Deus queira que assim seja, sr Frederico, é sinal que o empate de ontem poderá ajudar à conquista do título de campeão, para juntar aos 62 troféus, só no futebol, conquistados pelo Porto de Pinto da Costa, entre os quais 22 campeonatos, e 8 troféus internacionais. 

A não ser que, ao mencionar os últimos 40 anos, o sr Frederico se estivesse a referir ao título do Sporting obtido com auto-golo imemoravel do ex-jogador do Sporting, Manaca, em Guimarães, ou então à Taça de Portugal oferecida ao Sporting pelo árbitro Mário Luís que depois embarcou com a sua equipa de coração na comitiva leonina que seguiu para a China, ou talvez ao que disse o ex-árbitro Jorge Coroado e o ex-árbitro Howard King, acerca de copos e meninas pagas pelo Sporting a árbitros nos Elefantes Brancos desta vida, ou então ao Presidente do Sporting Jorge Gonçalves que teve que fugir para Angola para não ser preso, ou aos depósitos em contas bancárias de árbitros feitos por dirigentes do seu clube, ou às dívidas colossais perdoadas pelos bancos ao Sporting, que permitiu ao clube ir reforçando as suas equipas e competir com os seus adversários, ou à rede Cashball, montada para prejudicar clubes rivais nas modalidades ditas amadoras, etc, etc… sinceramente, fiquei um bocado perdido com a ladainha do sr Frederico. 

O sr Frederico, não temos memória curta, trabalhou uma série de anos com Bruno de Carvalho, e depois, um dia, aproveitando Alcochete, deixou de gostar de Bruno de Carvalho, tratando até de o expulsar do clube. Aliás, o sr Frederico, colou e responsabilizou Bruno de Carvalho pelos acontecimentos de Alcochete, algo que não foi comprovado pela Justiça, bem pelo contrário, BdC foi ilibado de todas as acusações que o sr Frederico lhe tinha feito. Longe de mim defender BdC e os seus delírios pessoais, mas este trajecto do sr Frederico é divertido e revelador da sua personalidade. A verdade é que o sr Frederico lá conseguiu o seu objectivo, ser presidente do Sporting. Não teve mais votos do que o candidato Benedito, mas no Sporting é assim, há votos que valem mais que outros, e o homem é presidente.

O sr Frederico sabe no seu íntimo que há muito boa gente no Sporting que apenas o tolera porque o Sporting foi campeão no ano passado. Faltando êxitos desportivos o destino do sr Frederico estará traçado. O sr Frederico sabe disso e isso enerva o sr Frederico. 

O sr Frederico, resumindo, é um sonso, falso, lobo em pele de cordeiro. Diz-se defensor da pacificação mas passa a vida a incendiar o futebol português. Diz-se defensor do desportivismo e rodeia-se de gente como Miguel Braga ou Hugo Viana que fomentam o discurso do ódio e o ataque despudorado aos rivais. Apresenta-se como sendo diferente, mas faz igual ou pior aos que já cá estavam.

O sr Frederico é hipocrita ao ponto de ter exigido a expulsão de Sérgio Conceição por um número de teatro do guarda-redes do Sporting na altura, e assim impedir que ele sentasse no banco de um final do Jamor, e depois de sorrisinho na boca, na Tribuna do estádio, estender-lhe a mão num cumprimento de fachada, que, obviamente Sérgio Conceição recusou.

O sr Frederico, definitivamente, não presta.”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10227345813053872&id=1317314331

FC Porto - Aconteceu em 2001 com Dias da Cunha

Neste dia, em 2001, o presidente do Sporting de Lisboa, Dias da Cunha, veio às Antas reunir com Pinto da Costa para discutir assuntos gerais do futebol português. Depois do encontro, o líder dos lisboetas confessou: “Sinto necessidade de aprender com a experiência de Pinto da Costa”. Não terá sido o primeiro e não será o último a precisar de uma injeção de classe, inteligência e da mentalidade vencedora do Presidente mais titulado do mundo.

A confusão gerada no final do FC Porto - SCP
E já que o assunto continua na ordem do dia, se tem dúvidas sobre a confusão que se gerou no final do jogo com o Sporting de Lisboa, pode esclarecê-las assistindo a 
esta peça, que demonstra que a realidade dos factos é bem diferente daquela que nos têm tentado impingir a imprensa da capital e os papagaios do costume.

FC Porto - Comunicado

A FC Porto SAD emitiu ontem um comunicado em que “repudia a patética vitimização do Sr. Frederico Varandas” relativamente ao clássico de sexta-feira. Os Dragões lamentaram “a feia imagem do futebol português transmitida para o mundo” que resultou “essencialmente da atitude provocatória e insultuosa” do presidente do Sporting. Em resposta a “uma estratégia de candidatura motivada por questões internas”, os portistas garantiram que irão apurar qualquer eventual incidente que tenha decorrido com pessoas externas ao jogo e afirmaram que não aceitam “as acusações que são feitas pelo Sr. Frederico Varandas”, além de desmentirem “quaisquer agressões”.

Os azuis e brancos lamentaram também que as declarações do responsável lisboeta tenham servido “tanto para apaziguar o ambiente do jogo como a gasolina serve para apagar incêndios” e explicaram que vão utilizar “todos os meios ao seu alcance” para apurar responsabilidades do que se passou dentro e fora de campo, tendo por garantia que tais ocorrências não belisquem “o respeito que é merecido à FC Porto SAD e ao seu Presidente”.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Ainda o FC Porto x Rufiões de Alvalade e C.A. da FPF

 Ocorrências do jogo
Constatação! Sempre que João Pinheiro acertadamente assinalava algo contra a equipa do sporting era automaticamente rodeado/contestado pelos indisciplinados rufiões de Alvalade, sem que João Pinheiro condicionado/fragilizado psicologicamente pelos dirigentes do Conselho de Arbitragem, Nomeações, conseguisse ter firmeza para impedir tal comportamento!
É muito importante notar que todos os acontecimentos ilícitos condenáveis do jogo se devem ao facto de João Pinheiro (a arbitragem do futebol português) um juiz do apito condicionado psicologicamente, pautar o seu desempenho por uma tentativa de agradar aos actuais dirigentes do Concelho de Arbitragem, Nomeações da FPF, presidente Fontelas Gomes conotado com o SCP, vice-presidente João Ferreira (o João, pode ser o João Ferreira) um querido do SLB, Lucílio Baptista (sulista compulsivo)...Etc...!
De fácil entendimento, explicação (compreende-se): 
a) Os árbitros precisam de apitar jogos para auferirem $.
b) Quem tem capacidade (poder) de nomear são os dirigentes do acima mencionado Conselho de Arbitragem, Nomeações da FPF.
c) Conclusão: é evidente que os árbitros precisam de actuar para auferirem $...
d) Sugestão! Para acabar-se com a suspeição que grassa à volta do Futebol português seria necessário entregar-se a direção do Conselho de Arbitragem, Nomeações da FPF a uma Entidade independente, isenta sediada em Coimbra (centro do país) dotada de meios para justificar/validar/tornar públicas as ocorrências a serem apreciadas/criticadas por especialistas estrangeiros em Arbitragem, não fixos, podendo-se recorrer a especialistas de vários países e até poderem ser rotativos.
As ocorrências ilícitas mais flagrantes
Logo de início Matheus Reis teve o desplante de cometer sobre Fábio Vieira uma entrada assassina, para intimidar, merecedora de Vermelho directo que João Pinheiro um árbitro condicionado pelos actuais dirigentes do Conselho de Arbitragem, Nomeações da FPF, transformou num amarelo.
Depois foi acontecendo um rol de entradas excessivamente agressivas, entenda-se, à margem do regulamento do futebol, perpetradas/cometidas pelos rufiões de Alvalade com a permissão/benevolência do condicionado juiz do apito nomeado para dirigir o jogo.
Entres as quais as mais dignas de realce:
Uma grande penalidade a favor do FC Porto por assinalar: pontapé na perna do Evanilson por um defesa do SCP na área sportinguista.
Outra grande penalidade tb a favor dos portistas na área do Sporting: pontapé na cara do Pepe (pé alto) por João Palhinha.
Mas ainda mais, a palhaçada protagonizada por Feddal que estando fora do relvado a ser assistido de súbito arrastou-se para dentro do terreno de jogo a fim de impedir o recomeço da partida! Tudo isto nas barbas de João Pinheiro, sendo este incapaz de impor disciplina aos rufiões de Alvalade a equipa mais indisciplinada do futebol português!!

sábado, 12 de fevereiro de 2022

FC Porto B soçobra em Mafra

 O FC Porto perde em Mafra. Num embate relativo à ronda 22 da Segunda Liga - e em inferioridade numérica depois duma expulsão (Vasco Sousa) injusta - , os “bês” azuis e brancos não conseguiram vencer o Mafra graças em grande parte a uma arbitragem caseira contra os portistas como já vai sendo habitual.

Disputado nos dois meios campos, o jogo começou por pender mais para os visitados.
Por isso, no espaço de nove minutos, e praticamente nos dois primeiros remates, o Mafra fez dois golos que praticamente tornaram a recuperação dos Bês portistas mais difícil. A perder por 2-0 os jovens Dragões não desanimaram e liderados por Silvestre Varela que sofreu um penálti ainda antes do intervalo, os portistas reduziram da marca dos onze metros por Danny Namaso e foram para o descanso com a desvantagem mínima.

No tempo complementar a equipa de Mafra continuou a ser mais agressiva, combativa e demonstrou maior determinação para vencer o jogo .
Por volta dos 60’, António Folha fez entrar Gonçalo Borges para o lugar de Rodrigo Fernandes e, de uma assentada, Sidnei Tavares e João Peglow renderam Bernardo Folha e Mor Ndiaye. Apesar de apostados no ataque, os azuis e brancos não conseguiram impor-se e não conseguiram criar flagrantes ocasiões para marcar.
Foi já nos últimos minutos do jogo que Vasco Sousa viu dois cartões quase seguidos - o primeiro num lance em que nem sequer existe infração -, acabando injustamente expulso por acumulação de amarelos.
Antes do fim do jogo, Diogo Ressurreição e Rodrigo Pinheiro ainda foram lançados para as posições de Varela e Tomás Esteves. Ao 88’, o Mafra colocou o resultado em 3-1 graças à inspiração de Dieguinho e foi já no tempo de compensação que surgiu o melhor golo da manhã: canto sobre a direita, a bola sobra para o recém-entrado Diogo Ressurreição que à entrada da área dispara um remate com potência e precisão fixando o resultado em 3-2.
António Folha
“Não nos faltou nada. Os jogadores estiveram muito bem, impecáveis. Quando uma equipa sofre dois golos é normal que abane um bocadinho, mas deram uma grande resposta, principalmente na segunda parte. Tentámos mudar o rumo dos acontecimentos e conseguimos, marcámos um golo e depois pronto (fracasso) … hoje acho que toda a gente errou (principalmente o árbitro diga-se). Foi geral e deu o terceiro golo do Mafra. Num lance em que toda a gente vê que a bola é nossa, porque o guarda-redes faz uma defesa extraordinária para canto, acabámos por sofrer golo. Mesmo assim, os jogadores ainda tentaram dignificar o emblema, porque isso fazem-no muito bem e reduziram para 3-2”, concluiu após o apito final.

No próximo fim de semana (domingo, 20 de fevereiro, 15h30), o FC Porto B regressa a casa e recebe o Desportivo de Chaves no Olival (FC Porto TV/Porto Canal).

Ficha de jogo - MAFRA 3 - FC PORTO B 2
Liga Portugal 2, 22.ª jornada - Estádio do Parque Desportivo Municipal de Mafra – 12/02/2022

Árbitro: João Afonso da AF de Bragança (desempenho indubitavelmente caseiro)
Assistentes: Diogo Pinto e Leonel Ferreira
Quarto árbitro: Ângelo Carneiro

MAFRA: Miguel Santos, Tomás Domingos, Bura, Pedro Pacheco, Pedro Barcelos, Rodrigo Martins, Gui Ferreira (cap.), Leandrinho, Francis Cann, Pedro Lucas e Inácio Miguel
Substituições: Inácio Miguel por Aparício (69m), Pedro Lucas por Dieguinho (78m), Francis Cann por Vítor Gabriel (84m)
Não utilizados: Renan, Matheus Oliveira, Tormin, Rodrigo Gui, Lucas Marques e Goulart
Treinador: Ricardo Sousa

FC PORTO B: Ricardo Silva, Tomás Esteves, Romain Correia, Zé Pedro, João Mendes, Mor Ndiaye, Vasco Sousa, Bernardo Folha, Rodrigo Fernandes, Silvestre Varela (cap.) e Danny Namaso
Substituições: Rodrigo Fernandes por Gonçalo Borges (60m), Bernardo Folha por Sidnei Tavares (68m), Mor Ndiaye por Peglow (68m), Varela por Diogo Ressurreição (86m), Tomás Esteves por Rodrigo Pinheiro (86m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Levi Faustino, Wesley e Léo Borges
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Pedro Lucas (21m), Francis Cann (30m), Danny Namaso (37m), Dieguinho (88m) e Diogo Ressurreição (90+4m)
Disciplina: cartão amarelo a Bura (41m), Tomás Esteves (45+1m), Rodrigo Fernandes (45+4m), Miguel Santos (45+4m), Inácio Miguel (53m), Vasco Sousa (73m), Peglow (90+3m), João Mendes (90+5m) e Dieguinho (90+6m)

Um "bronco arruaceiro" chamado varandas

Aparentemente inebriado de euforia pelo ponto conquistado, o presidente do Sporting de Lisboa não se lembrou do resultado habitual de quando exibe em público os problemas de expressão, organização do discurso e desenvoltura de raciocínio de que notavelmente padece e deslocou-se à sala de imprensa para tentar disparar contra o dirigente desportivo mais titulado da história.

Como comentou Sérgio Conceição, tratou-se de uma cena “lamentável”, de alguém incapaz de respeitar o “melhor dirigente do mundo”, a quem internacionalmente é atribuído “o valor merecido”. Caindo no ridículo de procurar beliscar um currículo colossal, o médico que em plena pandemia gosta de surgir entre as multidões sem máscara tentou associar quatro décadas de Pinto da Costa como Presidente a um tempo negro.

Tendo em conta que durante esse período o FC Porto venceu sete troféus internacionais e 22 campeonatos – enquanto o Sporting de Lisboa ficou com quatro ligas –, o tiro saiu manifestamente ao lado. O habitual, de resto, quando quem dispara é este político que andou anos a beneficiar do estatuto de autarca – sem qualquer trabalho conhecido ao serviço das populações – para não ter de regressar ao ativo enquanto militar.

Justificam-se duas notas finais sobre a arbitragem e as cenas tristes a que se assistiu no fim do encontro: de acordo com os especialistas na matéria, na primeira parte ficou por assinalar um penálti sobre Evanilson; além de gestos infelizes com os dedos, ontem os jogadores do Sporting de Lisboa foram protagonistas de socos, cuspidelas e outros tipos de agressões – tudo é fácil de comprovar, nada pode passar impune.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

O SCP senão no jogo quer ganhar na pancadaria

Há 50 anos que vejo futebol e é sempre a mesma coisa: O Sporting é a equipa mais indisciplinada do campeonato, os leões são arruaceiros e com as provocações armam sempre confusão! A atitude deles é se não ganham no jogo têm que ganhar na porrada...!!
Os sportinguistas acham que tudo lhes deve ser permitido "dar pau" à vontade e "no pasa nada"!!

O desempenho de João Pinheiro da AF de Braga
João Pinheiro tem preconceitos anti-FC Porto, é um árbitro que não é isento porque no capítulo disciplinar, na dúvida, decide sempre contra os azuis e brancos! Se João Pinheiro fosse um juiz do apito competente não teria sido só o Coates a ser expulso...!
Segundo Carlos Duarte especialista em Arbitragem do Porto Canal 
Agressão a Fábio Vieira sancionada por João Pinheiro com cartão amarelo devia ter sido Vermelho directo.
O 2º cartão amarelo exibido a Coates devia tb ter sido vermelho directo por derrubar o Evanilson num ataque prometedor.
Ficaram duas grandes penalidades favoráveis ao FC Porto por assinalar: um central do Sporting atingiu Evanilson numa perna dentro da área dos leões e no lance em que o Pepe tenta recarregar é atingido por um pontapé na cara...!!

Análise à equipa Portista
Quando os portistas atacam todos os sportinguistas recuam e defendem em bloco: inclusivamente (Paulinho Santos todos os avançados do SCP). Os avançados do FC Porto têm de fazer o mesmo e auxiliarem a defesa.

Os Golos
SCP : Paulinho 8', Nuno Santos 34'
FCP : Fábio Vieira 38', Mehdi Taremi 78'

Ficha de jogo - Estádio do Dragão - 11 de Fevereiro de 2022 - 
22.ª jornada

Com muito antijogo e atitudes lamentáveis, o Sporting logrou empatar o FC Porto (2-2) no clássico.
O FC Porto continua firme na liderança do campeonato e mantém seis pontos de vantagem sobre o Sporting depois de o clássico da 22.ª jornada ter terminado com uma igualdade a dois golos. Os azuis e brancos até estiveram a perder por 2-0, mas chegaram ao empate com toda a justiça e fizeram por merecer um resultado bem melhor, mas o antijogo lisboeta, a que se juntam outras atitudes absolutamente lamentáveis, (e João Pinheiro) impediu o coletivo portista de somar o 17.º triunfo consecutivo na principal competição nacional.

Árbitro: João Pinheiro da AF de Braga
Assistentes: Tiago Costa e Luciano Maia
4º Árbitro: Fábio Melo
VAR: Luís Godinho, assistido por Rui Teixeira.

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário 74', 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu
20Vítor Ferreira 57', 8Matheus Uribe 74', 50Fábio Vieira 90'
25Otávio, 30Evanilson 90', 9Mehdi Taremi

SUPLENTES : 1Agustín Marchesín
22Wendell, 2Fábio Cardoso, 16Marko Grujic 90', 46Stephen Eustaquio
11Pepê 74', 29Toni Martínez 90', 10Francisco Conceição 74', 13Galeno 57'

TREINADOR : Sérgio Conceição

SPORTING CP : 1Adán
3Feddal, 2Matheus Reis, 4Coates, 47Ricardo Esgaio,
15Ugarte 92', 8Matheus Nunes, 25Gonçalo Inácio
21Paulinho 67', 17Pablo Sarabia 55', 11Nuno Santos 67'

SUPLENTES :31João Virgínia, 13Luís Neto 67', 16Rúben Vinagre
6João Palhinha 55', 68Daniel Bragança, 23Marcus Edwards
7Tabata 92', 9Slimani 67', 87Gonçalo Esteves

TREINADOR : Rúben Amorim

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

João Pinheiro um árbitro anti-portista declarado

João Pinheiro da  AF de Braga um juiz do apito com défice de isenção contra os azuis e brancos, tem tendência anti-portista pois na dúvida decide sempre contra os Dragões... No capítulo disciplinar é extremamente rigoroso (olhos de lince) a apontar as faltas contra os portistas e normalmente permissivo (benevolente) a favor dos adversários...!!

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou João Pinheiro para arbitrar o jogo entre FC Porto e Sporting, agendado para a próxima sexta-feira (20h15, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 22.ª jornada do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Braga terá como assistentes Tiago Costa e Luciano Maia, sendo Fábio Melo o quarto árbitro. O VAR será Luís Godinho, assistido por Rui Teixeira.

Árbitro: 
João Pinheiro da AF de Braga
Assistentes: 
Tiago Costa e Luciano Maia
4º Árbitro: 
Fábio Melo
VAR: Luís Godinho, assistido por Rui Teixeira.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Dragões da "B" vencem um Covilhã coriáceo

O desempenho de Hélder Carvalho da AF de Santarém
Este um juiz do apito de critérios duvidosos, que na dúvida apitou sempre contra os dragões e acabou por diversas vezes meter os pés pelas mãos...!!

Os Dragões da "B" tentam praticar uma estratégia de circulação de bola (futebol mais rendilhado) mas em contra partida, dum modo geral as equipas da 2ª Liga praticam um futebol mais físico (choque/forte/feio) e Vertical.

O FC Porto recebeu e venceu esta tarde o Covilhã (3-1), num jogo referente à 21.ª jornada da segunda liga.
Apesar dum melhor começo da formação forasteira, pressionando e dificultando a saída de bola portista, os Dragões foram respondendo ao futebol directo dos forasteiros circulando melhor a bola, e chegaram à vantagem ao 27.º minuto: depois dum canto batido à direita por João Mendes, o guarda-redes do Covilhã socou a bola e Gonçalo Borges foi derrubado na área. Hélder Carvalho apontou para a marca de grande penalidade e Danny Namaso, como é seu apanágio, não desperdiçou. O adiantamento azul e branco no marcador só durou oito minutos já que, em discordância com o que havia decidido ao minuto 16 quando Danny Namaso sofreu um contacto dentro da área do Covilhã – nesse momento, Hélder Carvalho deu amarelo (injustificado) ao 42 do FC Porto por aparente simulação –, o árbitro da partida assinalou penálti para os covilhanenses por um toque de João Mendes em Tembeng. Diogo Almeida converteu o castigo máximo e devolveu o jogo à estaca zero (35m).
Um golo para cada lado no final de uma primeira parte em que a falta de critério teve influência no placar.

António Folha fez uma alteração estrutural ao intervalo ao retirar Samba Koné de campo para fazer entrar Silvestre Varela e o capitão não demorou muito a causar estragos: aos 53 minutos, Gonçalo Borges, por dentro, deu para João Mendes, que cruzou para Varela. O 81, no coração da área, fuzilou a baliza de Bruno e deu nova vantagem aos Dragões. O Covilhã tentou responder, mas Ricardo Silva assinalou a sua presença por duas vezes consecutivas (60m) - primeiro de canto e depois num remate à direita. Seis minutos depois, também de canto, Danny Namaso esteve a escassos milímetros de bisar na partida. Varela bateu a bola parada à direita e o ponta de lança cabeceou para uma hercúlea defesa de Bruno para o poste, num lance que deixa muitas dúvidas sobre a entrada total ou não do esférico na baliza dos da Covilhã. Os azuis e brancos continuavam a colecionar lances de perigo junto da área adversária e Namaso obrigou o guardião do Covilhã a aplicar-se para salvar o possível segundo golo do avançado. Em tempo de compensação, numa bola parada, o Covilhã ainda assustou, mas, se não foi à primeira nem à segunda, à terceira não houve perdão de Danny Namaso, que fez o bis e assim selou o encontro e garantiu o triunfo para o FC Porto B.
Na segunda parte, as coisas começaram a fluir melhor e, quando assim é, vencemos jogos. O Varela parece um menino, mas tem 37 anos. É o terceiro jogo no espaço de uma semana, sabíamos que o tínhamos de gerir, este era o jogo em que se notava mais o cansaço. Sabíamos que íamos precisar dele também e, quando o lançámos, ele mostrou que precisávamos dele. O importante é que os jogadores percebam que cada minuto que eles têm estão mais perto de acumular qualidades para serem jogadores de topo. Cada minuto que se treina tem que ser com o maior rigor e determinação. Fizeram um bom jogo contra uma equipa difícil, estamos contentes porque também assim cavamos o foço das equipas de baixo para podermos continuar a dar oportunidade a outros jogadores, que também faz parte da minha função”, afirmou António Folha no final da partida.

No próximo sábado, os bês portistas deslocam-se a Mafra para disputarem a 22.ª jornada do campeonato (11h00, Sport TV 1).


Ficha de jogo - CTFD-Porto-Gaia no Olival - 
Liga Portugal 2, 21.ª jornada- 07/02/2022 

FC PORTO B 3 COVILHÃ 1

Árbitro: Hélder Carvalho da AF de Santarém
Assistentes: Jonathan Babo e Francisco Pereira
Quarto árbitro: André Neto

FC PORTO B: Ricardo Silva (cap.), Tomás Esteves, Romain Correia, Zé Pedro, João Mendes, Mor Ndiaye, Samba Koné, Bernardo Folha, Gonçalo Borges, Vasco Sousa e Danny Namaso

Substituições: Samba Koné por Varela (45m), Bernardo Folha por Sidnei Tavares (74m), Gonçalo Borges por Peglow (86m) e Vasco Sousa por Wesley (90m + 3)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Rodrigo Pinheiro, Diogo Abreu, Ejaita e Léo Borges

Treinador: António Folha

COVILHÃ: Bruno, Jean Felipe, André, Héliton, David Santos, Samu, Tembeng, Gilberto (cap.), Rui Gomes, Diogo Almeida e Jorginho

Substituições: Samu por Ryan Teague (62m), Jorginho por Perea (62m), Rui Gomes por Kukula (77m), Tembeng por Camilo (77m) e Diogo Almeida por Arnold (86m)
Não utilizados: Igor Araújo, Jorge Vilela, Jaime e Tiago Moreira
Treinador: Leonel Pontes

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Danny Namaso (27m e 90m+3), Diogo Almeida (35m) e Silvestre Varela (53m)

Disciplina: Cartão amarelo exibido a Tomás Esteves (12m), Danny Namaso (17m) e a Tembeng (38m).

Arbitragem- A palavra aos especialistas

 Opinião dos especialistas em Arbitragem (Tribunal unânime)


Vitória difícil do FC Porto em Arouca

O desempenho de Hélder Malheiro
O costume, aliás já vai sendo hábito, no capítulo disciplinar, na dúvida decidir sempre contra o FC Porto

Análise á equipa Portista
Só o desempenho competente dos Dragões conseguiu levar de vencida esta equipa de Arouca, recheada de futebolistas bons de bola, coriáceos e muito bem orientada!

Os Cinco defesas não deram hipóteses aos avançados do Arouca.
No meio campo brilharam: 
Grujic, Octávio, Vitinha e Fábio Vieira
Ataque: Pepê esforçado, Evanilson muito esforçado foi preponderante.

Ficha oficial do jogo- Estádio Municipal de Arouca - 06 de Fevereiro de 2022- 
21.ª jornada do campeonato

Após uma primeira parte de grande dificuldade face à muralha defensiva montada pela formação caseira, o FC Porto saiu com os três pontos de Arouca devido a uma entrada de rompante no segundo tempo, com dois nomes em especial destaque: Vitinha e Fábio Vieira. Se o primeiro abriu o marcador com um golo de fazer levantar o estádio (Vitinha) 
54' , o segundo (Fábio Viera) assistiu de forma primorosa Mbemba 57' para o segundo dos portistas.

Árbitro : 
Hélder Malheiro Associação de Futebol de Lisboa
Assistentes: 
Bruno Jesus e José Luzia
4º Árbitro: 
Ricardo Baixinho
VAR: 
Hugo Miguel, assistido por Ricardo Santos.

FC AROUCA : 53Abdoulaye
5
David Simão 33', 18Kouassi Eboué 62', 6Quaresma, 1Victor Braga
20
Pedro Moreira, 10Bukia 62', 8Arsénio, 7André Silva
72
Thales Oleques, 13Basso 62'

SUPLENTES : 12Emilijus Zubas, 44Galovic 62', 99Bruno Marques, 3Brunão
14
Pité 62', 21Leandro 33', 27Antony 62', 78Tiago Araújo, 31Tiago Esgaio

TREINADOR :Armando Evangelista

FC PORTO : 99Diogo Costa 88'
28
Bruno Costa 56', 19Mbemba, 3Pepe, 12Zaidu
16Marko Grujic 56', 20Vítor Ferreira, 50Fábio Vieira 78'
25Otávio, 30Evanilson, 11Pepê 56'

SUPLENTES :1Agustín Marchesín 88'
23
João Mário 56', 2Fábio Cardoso, 46Stephen Eustaquio 78', 8Matheus Uribe
29
Toni Martínez, 9Mehdi Taremi 56', 13Galeno 56', 10Francisco Conceição

TREINADOR : Sérgio Conceição

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Helder Malheiro da AFL a inclinar o campo para o Arouca

O Conselho de Arbitragem, Nomeações da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Hélder Malheiro para arbitrar o jogo entre o Arouca e o FC Porto, agendado para o próximo domingo, às 18h00 (Sport TV), no Estádio Municipal de Arouca, referente à 21.ª jornada do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Bruno Jesus e José Luzia, sendo Ricardo Baixinho o quarto árbitro. O VAR será Hugo Miguel, assistido por Ricardo Santos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

FCP B empata na Trofa- AF não sabe mais?

Um empate que, na minha opinião, se deve ao facto de António Folha não ter procedido atempadamente às alterações que se impunham na equipa dos "Bês"!
António Folha não tem plano B para obviar às incidências dum jogo antes de acontecerem os fracassos!
A uma 1ª parte muito positiva da equipa B seguiu-se o (2º) tempo complementar com o Trofense a ser mais agressivo e competente. Estavam-se a adivinhar os golos dos da Trofa e AF não teve discernimento (competência?) pª colmatar as deficiências na equipa devido ao cansaço de alguns elementos, cujos já estavam a baixar de rendimento.

Análise simples do jogo (Bruno Almeida preponderante!)
Foi incrível como só um único elemento do trofense Bruno Almeida foi suficiente para empatar e quase ganhar o jogo, sem que o responsável técnico do FC Porto B adotasse qualquer solução para impedi-lo...!!


Era difícil imaginar melhor começo para os portistas: com apenas 4' decorridos, Silvestre Varela bateu o canto, Danny Namaso desviou subtilmente ao primeiro poste e Samba Koné apareceu ao segundo para atirar a contar, abrindo o ativo na Trofa. A excelente primeira parte do FC Porto B conheceria novo capítulo dourado ainda antes do intervalo, quando uma recuperação de bola a meio-campo deu início ao 2-0 assinado por Danny Namaso (35m).
Na etapa complementar, o Trofense aproveitou um período de desconcentração dos Dragões e fez dois golos no espaço de apenas três minutos, por intermédio de Bruno Almeida (66m) e Achouri (69m). Também não é por acaso que o guarda-redes do Trofense foi eleito o melhor campo.

Oh, António Folha foi só desconcentração dos jogadores ou também foi tua?!
Estavas a ver o jogo e não foste capaz de detetar que os trofenses estavam a subir de rendimento e Bruno Almeida a defender e a atacar foi decisivo?

“Fica um amargo de boca, pois tínhamos uma vantagem de dois golos e podíamos ter controlado melhor o jogo, sobretudo na segunda parte. Em duas bolas perdidas, fizeram-nos dois golos com mérito, mas para quem está a ganhar 2-0, fica um amargo de boca, pois podíamos ter conquistado os três pontos. Jogos como este também lhes dão crescimento, pois têm de ter a mesma concentração até ao fim. Foi uma lição que nos custou pontos, mas os miúdos têm sido fantásticos e estão a fazer um excelente campeonato”, afirmou o treinador António Folha após a partida que marcou o seu regresso ao banco dos Dragões.

O FC Porto B volta a entrar em campo no dia 7 de fevereiro (segunda-feira, 15h30, Sport TV), frente ao SC Covilhã, no Olival, em jogo da 21.ª jornada da Liga Portugal 2.

Ficha do jogo -
Estádio do CD Trofense-Liga Portugal 2, 18.ª jornada- 03 de Fevereiro 2022

CD TROFENSE  2 FC PORTO B  2

Árbitro: Ricardo Baixinho da A F de Lisboa
Assistentes: José Mira e Nuno Pires
Quarto árbitro: Tiago Leandro

TROFENSE: Rodrigo Nascimento; Daniel Liberal, Mutsinzi, João Paulo, Simão Martins, Vasco Rocha (cap.), Beni, Rodrigo Ferreira, Bruno Almeida, Achouri e Gustavo Furtado

Substituições: Rodrigo Ferreira por Tiago André (46m), Daniel Liberal por Tito Júnior (46m), Gustavo Furtado por Keffel (74m) e Bruno Almeida por Caio Marcelo (90m+4)
Não utilizados: Rogério Santos, Andrézinho e André Azevedo
Treinador: Francisco Chaló

FC PORTO B: Ricardo Silva; Tomás Esteves, Romain Correia, Zé Pedro, Léo Borges, Mor Ndiaye, Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Silvestre Varela (cap.) e Danny Namaso

Substituições: Léo Borges por Rodrigo Pinheiro (69m), Silvestre Varela por João Peglow (70m), Samba Koné por Diogo Ressurreição (88m), Mor Ndiaye por Sidnei Tavares (90m+3) e Vasco Sousa por Jorge Meireles (90m+3)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Wesley, Diogo Abreu e Umaro Candé
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Samba Koné (4m), Danny Namaso (35m), Bruno Almeida (66m), Achouri (69m)
Disciplina: cartão amarelo a Bruno Almeida (43m), Léo Borges (46m), Beni (62m), Samba Koné (71m)

Se calhar Miguel Sousa Tavares até está certo

 Porque evidente, também eu estou dividido, mas com ligeira vantagem para o líder da equipa técnica que tem elevado bem alto o nome do FC Porto...!
Neste momento em que grande percentagem de portistas está descontente com a venda da joia da coroa do clube Luís Diaz, se calhar Miguel Sousa Tavares até está certo.


FC Porto - Futebol - Equipa B e Sub-19

Quem entra já hoje em campo é o FC Porto B, que se desloca ao terreno do Trofense em jogo em atraso da 18.ª jornada da Liga Portugal 2. Na projeção do encontro que arranca às 18h00 (Sport TV+), Tomás Esteves falou de um coletivo portista desejoso de dar uma resposta forte à derrota na Madeira e com muita “vontade de vencer”: “Vamos tentar elevar a nossa qualidade de jogo e procurar conseguir a vitória”. Na antecâmara deste jogo, as duas equipas estão separadas por três pontos, com vantagem para os Dragões.

A equipa de Sub-19 do FC Porto vai iniciar a segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores A com um clássico frente ao Benfica, na Academia do Seixal, ditou o sorteio realizado ontem na sede da Federação Portuguesa de Futebol. A fase que vai consagrar o novo campeão nacional do escalão contempla 14 jornadas e vai ser disputada por oito equipas: FC Porto, SC Braga, Vitória de Guimarães e Rio Ave são os representantes da zona Norte; Benfica, Sporting, Alverca e Estoril são os representantes da zona Sul.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Luís Diaz- A cláusula que pariu um rato by Carlos Tê

 A cláusula que pariu um rato by Carlos Tê

A narrativa de Carlos Tê neste artigo de opinião é até uma crítica muito suave à FC Porto-Futebol, SAD
Nesta altura do campeonato um grande número de sócios do FCP manifesta-se nas redes sociais concordando com a preocupação manifestada por Sérgio Conceição devido à venda de Luís Diaz nesta altura do campeonato.
Por isso, mesmo que com alguma reserva, pergunto: não será que Miguel Sousa Tavares tem alguma razão ao questionar o bando de aproveitadores que grassa à volta da SAD do FCP.
É que atualmente não estou a reconhecer o Jorge Nuno perspicaz, arguto, invencível de há décadas atrás. Será que a idade já produziu o efeito da perda das faculdades que o grande timoneiro dos Dragões manifestava tempos passados?! Terá sido acometido de senilidade súbita?!


António Salvador supera Pinto da Costa?

 Nos últimos anos os negócios entre FC Porto e Braga têm sido favoráveis a António Salvador presidente do Braga...!!