Aconteceu - Há 100 anos, o FC Porto tornou-se o primeiro campeão nacional da história do futebol do português – tal como mais tarde viria ser o primeiro vencedor do Campeonato das Ligas e do Campeonato Nacional da Primeira Divisão. A decisão do Campeonato de Portugal aconteceu numa finalíssima, uma vez que nos dois primeiros encontros houve uma vitória azul e branca na Constituição e outra do Sporting no Campo Grande. Curiosamente, depois do segundo encontro, o desportivo Sports, de Lisboa, tinha projetado um desfecho completamente diferente: “Sem desprimor para o FC Porto, vaticinamos nova vitória para o campeão de Lisboa”.
Como há coisas que nunca mudam, as notícias da morte do FC Porto na edição de 1921/22 do Campeonato de Portugal vieram a revelar-se manifestamente exageradas. E, igualmente porque há fenómenos da atualidade que têm raízes bem profundas, também há 100 anos a imprensa de Lisboa reagiu mal à vitória portista na primeira competição nacional: segundo o Sports, o FC Porto ganhou um “jogo sem interesse” e com uma “arbitragem detestável”. A verdade é que venceu por 3-1, após prolongamento, com golos de Balbino Silva, João Nunes e João Brito.
Os dias seguintes ficaram marcados por polémicas. O Jornal de Notícias, do Porto, acusou a imprensa de Lisboa de promover uma campanha contra o FC Porto. E o Sports, da capital, culpou os jornais portuenses por insultarem Lisboa, “mesmo sem saberem porquê”. A polémica estendeu-se à arbitragem, à escolha do local da final e ao comportamento dos adeptos – os dois lados queixaram-se de receções pouco simpáticas no terreno adversário –, e houve mesmo lisboetas que chegaram a defender medidas radicais: “Os clubes de Lisboa devem tomar a resolução de nunca mais jogarem no Porto”.
Os dados estavam lançados. Da história destes três jogos ressalta a evidência de que quando arrancaram as competições nacionais de futebol em Portugal, há um século, já existiam rivalidades grandes entre os maiores clubes do país e já eram suscitados conflitos que mobilizavam a imprensa em torno de temas como a arbitragem ou o local da realização dos jogos. E evidencia-se, claro, um outro facto, que apesar de óbvio importa destacar: o vencedor do primeiro Campeonato de Portugal de futebol foi o primeiro campeão de Portugal de futebol, ou seja, o primeiro campeão nacional. O FC Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário