quarta-feira, 31 de agosto de 2022

FC Porto - Notícias

 Entretanto, a Liga Portugal divulgou os horários de todas as jornadas até à 11.ª. A receção ao GD Chaves está agendada para dia 10 (sábado, 20h30), a deslocação ao Estoril para dia 17 (sábado, 18h00) e o duelo caseiro ante o SC Braga para dia 30 de setembro (sexta-feira, 21h15). Outubro arranca com uma viagem a Portimão (sábado, dia 8, às 18h00), a que se segue o clássico no Dragão com o Benfica (sexta-feira, dia 21, às 20h15) e um voo até aos Açores (sábado, dia 29, às 15h30).

Nas últimas semanas, a prestigiada FourFourTwo dedicou-se a elaborar um ranking dos melhores treinadores da história do futebol e, apesar da estranha ausência de Artur Jorge, a lista inclui cinco antigos timoneiros dos Dragões: José Mourinho (12.º), Béla Guttmann (21.º), Bobby Robson (46.º), Tomislav Ivic (60.º) e Fernando Santos (64.º).

Numa edição especial, a revista britânica descreve o técnico Campeão Europeu de 2004 como um “ganhador nato”, o vencedor do “Campeonato Calabote” como um “nómada” com “influência em vários países”, destaca a “passagem longa e marcante” do Sir pela seleção inglesa, a “boa impressão” deixada por Ivic nas Antas e realça ainda os “sucessos” do engenheiro do Penta em Portugal.

1893 a prova da data de fundação do FC Porto
365 dias volvidos o espólio do clube recebia uma contribuição inestimável. Acabado de assumir o comando técnico, Cândido de Oliveira oferecia ao FC Porto uma prova inegável da data fundação da instituição: a carta assinada por António Nicolau d’Almeida a desafiar o Clube Lisbonense para o primeiro jogo de futebol da história do clube. Datada de 25 de outubro de 1893, a missiva junta-se aos relatos dos jornais da época como prova da existência e criação do Football Club do Porto há praticamente 129 anos.


terça-feira, 30 de agosto de 2022

Ricardo Costa a fazer um bom trabalho nos Sub-17

Dragões triunfaram por 2-1 perante o Rio Ave na 3.ª jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B
A equipa de Sub-17 do FC Porto venceu neste sábado em casa do Rio Ave, por 2-1, na 4.ª jornada da Série A da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Anha Candé (13m) e Gil Martins (83m) foram os autores dos golos dos Dragões, que somam por triunfos os três encontros já disputados.

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Costa, alinharam com Gonçalo Silva, Edgar Antunes (Bernardo Ramirez, 84m), Duarte Nogueira, Vasco Santos, Daniel Carrasco, Amadu Camará (Rafinha, 74m), João Teixeira, Rodrigo Mora (Fábio Amaral, 60m), Gil Martins (Gonçalo Vieira, 84m), Gonçalo Paiva (Gonçalo Sousa, 60m) e Anha Candé.

Os azuis e brancos voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira (11h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Estádio de Pedroso, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo em atraso da 1.ª jornada da Série A da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

FC Porto - Futebol - Circunstâncias inesperadas

Rio Ave 3 FC Porto 1
1ª parte um futebol de contra ataque muito eficaz por parte do Rio Ave com a permissão imprevisível da defesa e linha média portista.
2ª tempo complementar muito diferente : um Rio Ave a usar todos os meios lícitos e ilícitos para impedir a recuperação dos portistas beneficiando da substancial ajuda nos critérios disciplinares da equipa de arbitragem comandada por Tiago Martins da AF de Lisboa

Rio Ave, Luís Freire (manholas) um técnico de futebol a ter em conta e um habilidoso que só realça o que lhe convém, apanhou-se a ganhar e há que refrear as iniciativas do adversário, olvidando os processos utilizados pelos seus jogadores no tempo complementar para perder tempo.

Deslocação habitualmente complicada
O FC Porto passa a ter em vista mais uma deslocação tradicionalmente complicada, uma vez que na próxima jornada é a vez de visitar o estádio do Gil Vicente. A Liga anunciou ontem que esse duelo vai realizar-se no próximo sábado a partir das 20h30.

 Nuno Capucho uma aposta falhada (?)
equipa de sub-19 também empatou ontem, a duas bolas e com o Paços de Ferreira, com a diferença de, neste caso, ter sido o FC Porto a evitar a derrota no último suspiro. Depois de quatro jornadas disputadas, a formação treinada por Nuno Capucho é sexta classificada na Zona Norte do campeonato. Já a equipa de sub-15 venceu em Espinho por 4-2 e lidera isolada a série em que participa, fruto de três vitórias em três encontros.

Rio Ave 3 FC Porto 1 - Resumo convincente ?

A quarta jornada de 2022/23 ficará na memória dos portistas e nos registos do clube pelos piores motivos: pela primeira vez desde janeiro de 1975, o FC Porto foi para o descanso com três golos de atraso no campeonato - desvantagem que os azuis e brancos só reduziram no período de compensação. Este domingo, em Vila do Conde, saiu tudo bem ao Rio Ave e tudo mal aos Campeões Nacionais. Em seis remates, a equipa da casa colocou três no fundo das redes, ao passo que em 24 (um deles de penálti), os Dragões concretizaram apenas o de Toni Martínez.
Aos 22’ a equipa da casa viria a inaugurar o marcador, altura em que consumou o bom momento na partida e aproveitou a passividade visitante para fazer o 1-0. Em cima da meia hora Evanilson ainda introduziu a bola na baliza de Jonathan, porém em posição irregular. Na resposta, os vilacondenses dilataram a vantagem quando Pedro Amaral apareceu sozinho ao segundo poste para concluir uma iniciativa pelo corredor direito do ataque. Do outro lado do campo, Pepê recebeu, rodou e atirou à malha lateral após canto curto, mas o pior ainda estava para vir: cruzamento sobre a esquerda e bis de Aziz, desta feita de cabeça (3-0).
O intervalo chegou quando o FC Porto havia cometido somente uma falta. No regresso para a etapa complementar, João Mário, Bruno Costa e Evanilson ficaram nas cabines para darem a vaga a Galeno, Gabriel Veron e Toni Martínez. Já depois de deixar passar uma mão na bola de um defesa do Rio Ave em lance com o avançado espanhol, Tiago Martins foi chamado pelo VAR a rever as imagens de um cruzamento intercetado pelo braço de Costinha. Chamado à marca dos onze metros, Mehdi Taremi acertou no ferro e desperdiçou a respetiva grande penalidade. Instalados no terreno contrário, os comandados de Sérgio Conceição remataram muito, com pouco acerto, e só causaram reais sobressaltos para lá da hora - já com André Franco no lugar de Marcano e Danny Namaso no de Taremi. No terceiro dos oito minutos adicionais, Toni Martínez respondeu afirmativamente a um cruzamento de Pepê (3-1) e, imediatamente a seguir, Otávio errou por pouco o alvo em posição privilegiada.
Segue-se uma deslocação a Barcelos para defrontar o Gil Vicente (sábado, 20h30).

domingo, 28 de agosto de 2022

Rio Ave com Tiago Martins e o VAR Rui Costa logrou vencer...

 O desempenho de Tiago Martins e do VAR benfiquista Rui Costa
O Rio Ave apoiado por Tiago Martins e o VAR benfiquista Rui Costa conseguiram enervar, descontrolar totalmente a equipa portista.
Na dúvida Tiago Martins protegeu sempre os jogadores vila-condenses contra os portistas assinalando faltas inexistentes contra o Porto.
Carlos Duarte especialista em arbitragem do Porto Canal considerou positiva a arbitragem de Tiago Martins, decisão com a qual não concordo...

Não! Foi uma arbitragem negativa
Um dos vários exemplos: Veron ganha a bola a um contrário e Tiago Martins perante o teatro do jogador do Rio Ave marca falta contra o FCP.
Atendendo aos preconceitos gerados pela Comunicação Social Centralista
Sobre os lances duvidosos, Carlos Duarte, devia no mínimo, ter exposto a dúvida se os lances duvidosos na área do Rio Ave fossem na área do FCP com jogadores do Porto se (o critério) a decisão seria a mesma.

Será que a arbitragem Conselho de Arbitragem, Nomeações da FPF liderada por presidente Fontelas Gomes vice-presidente João Ferreira + Lucílio Baptista vai deixar o Rio Ave jogar assim contra o Benfica?

Análise à equipa portista (1ª parte)
Quer-me parecer que a táctica que o treinador do Rio Ave engendrou (estudou bem os portistas) pondo a equipa a jogar em contra ataque explorando a superior velocidade dos seus avançados e explorando a menor velocidade dos defesas do FC Porto deu substanciais frutos.
Os centrais portistas e não só não tiveram velocidade para competir com os avançados contrários.
Na 2ª parte já houve mais equilíbrio mas já foi tarde

Ficha de jogo - Estádio do Rio Ave FC - 28/08/22

RIO AVE FC : 18Jhonatan
33
Aderllan Santos, 20Costinha, 24Pedro Amaral, 42Pantalon
3
Miguel Nóbrega, 10Amine Oudrhiri 71', 6Guga Rodrigues
14
Joca 83', 19Yakubu Aziz 71', 77Fábio Ronaldo 88'

SUPLENTES : 1Magrão, 8Vítor Gomes 71', 21João Graça, 17Ukra 83'
27
Hernâni Fortes 88', 9Leonardo Ruiz, 22Emmanuel Boateng 71'
93
Paulo Vitor, 4Patrick William

TREINADOR : Luís Freire

FC PORTO : 99
Diogo Costa
23João Mário 45', 3Pepe, 5Marcano 72', 12Zaidu
28Bruno Costa 45', 8Matheus Uribe, 25Otávio
9Mehdi Taremi 84', 11Pepê, 30Evanilson 45'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
22
Wendell, 4David Carmo, 46Stephen Eustaquio, 20André Franco 72'
29
Toni Martínez 45', 13Galeno 45', 19Danny Namaso 84', 7Gabriel Veron 45'

TREINADOR : Sérgio Conceição

Liga Portugal 2 - FC Porto"B" soçobra na praia

17' os portistas acertam em cheio no poste.
28' 
Wendel Silva falhou o 0-1 na cara de Bruno Brígido.
34' Gonçalo Borges abriu o ativo num lance individual que começou numa recuperação de bola de Bernardo Folha (34m).
7' da 2ª parte Wendel Silva 
em posição privilegiada para mexer com o marcador, mas o remate foi defendido em voo pelo guarda-redes dos tricolores (52m)
87' foi a vez de Rodrigo Conceição obrigar Bruno Brígido a uma grande defesa. Já em tempo de compensação os centrais portistas permitiram que Paulinho se esgueirasse e surgisse solto de marcação nas suas costas para estabelecer o resultado final 1-1 final (90m+1).

Á atenção de António Folha
A partir de determinada altura da 2ª parte começou a adivinhar-se o resultado.
O adversário começou a bombear bolas para a área portista e muitas vezes pela faixa direita deles produziu jogadas interessantes, sem que o meio campo portista conseguisse filtrar com eficácia esses lances que geravam perigo e "tantas vezes o cântaro vai à fonte que"... Para bom entendedor.
Análise resumida ao FCP "B"
Sugestão: para certos jogos a conveniência de convocar um Keeper experiente que garanta a eficácia e contribua para a moralização da equipa.
Falta de Médios competentes a filtrar jogo para facilitar o despenho da Defesa.
Atacantes a precisarem de aperfeiçoar o seu futebol defensivo
Relativamente à liderança de António Folha
Muito bem de início! Monta a equipa e começa com os melhores, mas depois dá a impressão que não dispõem de planos B e C para o caso das coisas começarem a descambar.

António Folha (Vitórias morais? Não)
“Os meus jogadores estão de parabéns pelo jogo que fizeram. Sabíamos que não ia ser fácil, até porque o terreno não está nas condições ideais para a prática do futebol. Foi uma primeira parte muito bem conseguida, da qual saímos a ganhar 1-0, mas a vantagem podia ser maior. Na segunda parte continuámos a demonstrar qualidade (mentira) e podíamos ter matado o jogo numa das várias vezes em que saímos com perigo. Temos aqui muitos jovens que se bateram como homens e estão de parabéns por isso. Pelo que fizemos, podíamos claramente ter saído daqui com os três pontos”, afirmou o treinador.
Na 5.ª jornada da Liga Portugal 2, o FC Porto B recebe o Vilafranquense no Olival (sábado, 3 de setembro, 15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

Ficha de jogo- 
Estádio Municipal de Leiria- Liga Portugal 2, 4.ª jornada - 28/08/22

ESTRELA DA AMADORA 1 FC PORTO B 1

Árbitro: Hélder Carvalho da A. F. de Santarém
Assistentes: Rui Teixeira e Francisco Pereira
Quarto árbitro: José Mira

ESTRELA DA AMADORA: Bruno Brígido;
Gaspar, Rui Correia, Lucão, Jean Filipe,
Aloísio, Balbúrdia, João Reis, Diogo Salomão (cap.),
Gustavo Henrique e Paulinho

Substituições: Diogo Salomão por Régis (54m), Gustavo Henrique por Ronald (54m), Rui Correia por Luan (68m), Balbúrdia por Guzmán (68m) e Aloísio por Miguel Pinto (79m)
Não utilizados: Wagner, Papalelé, Hevertton e Erivaldo Almeida
Treinador: Sérgio Vieira

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro;
Rodrigo Conceição, João Marcelo, Zé Pedro (cap.), João Mendes,
Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gonçalo Borges,
Abraham Marcus e Wendel Silva

Substituições: Samba Koné por Romain Correia (77m), Gonçalo Borges por Silvestre Varela (77m), Bernardo Folha por Sidnei Tavares (86m),Abraham Marcus por Martim Fernandes (86m) e Rodrigo Conceição por Nilton Varela (90m+2)

Não utilizados: Roko Runje, David Vinhas, Rui Monteiro e Luís Mota
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Borges (34m), Paulinho (90m+1)
Disciplina: cartão amarelo a Aloísio (13m), Zé Pedro (24m), Gonçalo Ribeiro (74m), Nilton Varela (90m+4)

FC Porto - Liga dos campeões e FC Porto "B"

 26.ª participação do FC Porto na Liga dos Campeões vai começar em Madrid (7 de setembro, 20h00) e terminar no Dragão (1 de novembro, 17h45) - sempre contra o Atlético. Os duelos com o Club Brugge, relativos à segunda e à penúltima ronda, estão agendados para 13 de setembro na Invicta (20h00) e 26 de outubro na Bélgica (17h45). Pelo meio, há duplo embate contra o Leverkusen, primeiro em casa (4 de outubro, 20h00) e depois na Alemanha (12 de outubro, 20h00).

Estrela da Amadora - FC Porto "B"
Os “bês” disputam hoje mais uma jornada da Segunda Liga (15h30, Sport TV2). Em Leiria, casa emprestada do Estrela da Amadora, os comandados de António Folha vão procurar somar a terceira vitória consecutiva. A garantia foi deixada por um atleta em excelente forma. Nas palavras de Abraham Marcus, o FC Porto B tem “trabalhado arduamente” para “continuar a tentar vencer todos os jogos”, porque 
“mais importante” do que o “bom momento” pessoal “é a equipa ganhar”.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Champions League - Grupos - Notícias

O FC Porto fica no Grupo B da Liga dos Campeões juntamente com Atlético Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, em Istambul, na Turquia.

Grupo A: Ajax (Países Baixos), Liverpool (Inglaterra), Nápoles (Itália) e Rangers (Escócia)

Grupo B: FC Porto (Portugal), Atlético Madrid (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha) e Club Brugge (país)

Grupo C:Bayern Munique (Alemanha), FC Barcelona (Espanha), Inter (Itália) e Viktoria Plzen (República Checa)

Grupo D: Eintracht Frankfurt (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sporting CP (Portugal) e Marselha (França)

Grupo E: AC Milan (Itália), Chelsea (Inglaterra), Salzburgo (Áustria) e Dínamo Zagreb (Croácia)

Grupo F: Real Madrid (Espanha), RB Leipzig (Alemanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Celtic (Escócia)

Grupo G: Manchester City (Inglaterra), Sevilha (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha) e Copenhaga (Dinamarca)

Grupo H: PSG (França), Juventus (Itália), SL Benfica (Portugal) e Maccabi Haifa (Israel)

Esta é a oitava vez que três equipas portuguesas marcam presença, em simultâneo, na fase de grupos da prova milionária.

FC Porto - Futebol - Notícias

Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge. São estes os adversários do FC Porto no Grupo B da Liga dos Campeões. Todos conhecidos, todos respeitados e todos superáveis para quem se prepara para iniciar a 26.ª participação na prova milionária. Só falta conhecer o calendário resultante do sorteio de Istambul que a UEFA deverá divulgar até manhã de amanhã.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Tiago Martins para arbitrar o jogo entre o Rio Ave e o FC Porto, agendado para o próximo domingo, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Rio Ave, referente à 4.ª e última jornada do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Hugo Ribeiro e Nélson Pereira, sendo Bruno Vieira o quarto árbitro. O VAR será Rui Costa, assistido por Carlos Martins.
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes : Hugo Ribeiro e Nélson Pereira
4º Árbitro: Bruno Vieira
VAR : Rui Costa, assistido por Carlos Martins.

Efeméride
Há 35 anos, nas Antas, Madjer fazia um hat-trick, mas não um hat-trick qualquer: “o jogador mais completo” dos mais de 40 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa voltava a marcar de calcanhar, como tinha feito três meses antes, em Viena, frente ao Bayern Munique. Celso também marcou, Semedo bisou e Rui Barros, em noite de estreia oficial, acrescentou expressão à vitória sobre o Belenenses (7-1). Jogava-se a primeira jornada da Liga numa época absolutamente memorável, porque à Taça Intercontinental, à Supertaça Europeia e à vitória no campeonato, os Dragões juntariam ainda a Taça de Portugal. Tomislav Ivić, que herdou o plantel campeão europeu, era o treinador.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Europa - Champions League - FC Porto no pote 1

É esta noite que fica fechado o lote das 32 equipas que vão disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o FC Porto já sabe que há sete adversários que não irá defrontar, pois Bayern (Alemanha), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), PSG (França), Milan (Itália), Ajax (Países Baixos) e Eintracht Frankfurt (Alemanha) fazem companhia aos campeões portugueses no Pote 1. O sorteio da fase de grupos da Champions está marcado para amanhã, às 17h00, em Istambul (Turquia).

Liga Portugal Bwin
No Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Olival, onde deu início à preparação para o compromisso no próximo domingo (20h30), os campeões nacionais jogam em casa do Rio Ave na 4.ª jornada da Liga. 

Para lamentar Carlos Duarte antigo extremo faleceu

Ontem o FC Porto perdeu um dos últimos heróis das vitórias épicas nos campeonatos de 1955/56 e 1958/59: o antigo extremo Carlos Duarte faleceu aos 89 anos de idade. Natural de Angola, vestiu de azul e branco durante doze temporadas, marcou perto de uma centena de golos e venceu duas edições da Liga - a que quebrou um jejum de 16 anos sem títulos e a que antecedeu uma nova seca de 19 anos sem o principal troféu nacional - e duas Taças de Portugal. O FC Porto está de luto e endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos deste histórico atleta.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Pinto da Costa conseguirá concretizar a cidade desportiva

Não estava já prevista para a zona (localidade) próxima do antigo campo do Progresso (S. Mamede)?
Será que Jorge Nuno conseguirá começar (concretizar) a cidade desportiva do FC Porto prometida ainda este mandato?!

domingo, 21 de agosto de 2022

Liga 2 - FC Porto B 2 Oliveirense 0

 Análise à equipa do FC Porto "B"
É evidente que aos talentosos jovens portistas da equipa B falta ganhar experiência, mais maturidade, mas alem disso para conseguirem fazer um campeonato mais tranquilo têm de aprender a defender melhor, aperfeiçoar as técnicas de desarme dos adversários.

Golos de Abraham Marcus e de Gonçalo Borges em menos de dois minutos ditaram a vitória do FC Porto B (2-0) - 
FC PORTO B 2 OLIVEIRENSE 0

Ficha de jogo – CTFD PortoGaia - 21/08/2022

Árbitro: Anzhony Rodrigues
Assistentes: Alexandre Ferreira e João Martins
Quarto árbitro: Inácio Pereira

FC PORTO B: Francisco Meixedo;
Rodrigo Conceição, Zé Pedro, João Marcelo, João Mendes,
Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Abraham Marcus,
Gonçalo Borges e Wendel Silva
Substituições: Bernardo Folha por Sidnei Tavares (45m), Vasco Sousa por Varela (65m),
Samba Koné por Rodrigo Fernandes, Gonçalo Borges por Nilton Varela,
Abraham Marcus por Umaro Candé (88m)

Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, Rui Monteiro e Luís Mota

Treinador: 
António Folha

OLIVEIRENSE: Ricardo Ribeiro;
Pimenta, Pedro Marques, Iago Reis, Rodrigo Borges,
Zé Pedro, Duarte, Ibrahima, Filipe Alves,
Lessinho e Michel

Substituições: Zé Pedro por Miguel Pereira (45m), Duarte por Serginho (45m),
Filipe Alves por Pisco (45m), Ibrahima por Zé Leite (64m) e Michel por Obi (72m)

Não utilizados: 
 Nuno Silva, Marcelo Marques, Maga e Kazu
Treinador: Gonçalo Pereira

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Abraham Marcus (45m) e Gonçalo Borges (45m)
Disciplina: cartão amarelo a Lessinho (9m), João Mendes (10m),
Filipe Alves (45m), Rodrigo Conceição (58m), Pedro Margues (66m),
Sidnei Tavares (83m) e Zé Leite (84m).

Declarações de António Folha

“Fizemos mais um bom jogo na sequência do que temos feito. Uma excelente primeira parte em que poderíamos ter dilatado mais o marcador. Na segunda parte, sabíamos que eles iam tentar de todas as maneiras marcar um golo cedo, mas soubemos tapar os espaços, mantivemos a baliza a zeros e, em ataque rápido, podíamos ter marcado também. Os jogadores estão a gostar de jogar, estão motivados e o nosso objetivo é fazê-los crescer sob vitórias. Eu tento arranjar esse equilíbrio porque é o mais importante neste clube. O Nilton Varela e o Luís Mota são dois jogadores que têm de dar o máximo porque aqui a exigência é enorme e quero que cresçam para que nos possam ajudar”.

Na quarta jornada da Segunda Liga, os “bês” portistas deslocam-se a Leiria, casa emprestada do Estrela da Amadora (domingo, 15h30, Sport TV).

sábado, 20 de agosto de 2022

Dragões venceram SCP uma equipa de rufiões

O desempenho de Nuno Almeida
Nuno Almeida na dúvida a equipa de arbitragem favoreceu o Sporting.
O erro mais injustificável foi a anulação do 4º golo limpinho, limpinho do FCP


Os Dragões (análise resumida)
Os portistas estão de parabéns pois realizaram uma exibição segura e consistente. 
A equipa no seu conjunto deu uma excelente resposta ao futebol agressivo sportinguista.
Desde o Diogo Costa ao Galeno todos jogaram em grande


A equipa do Sporting

Os leões até têm uma boa equipa que pratica um futebol interessante, não se compreendendo porque por vezes adotam certos processos ilícitos para derrubar os adversários


Ficha de jogo - Estádio do Dragão - 20/08/2022

Árbitro : Nuno Almeida da A F de Algarve
Assistentes : André Campos e Pedro Felisberto
4º Árbitro : Vítor Ferreira
VAR : Hugo Miguel, assistido por Tiago Martins

FC Porto: Diogo Costa;
João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu;
Otávio, Bruno Costa, Uribe e Pepê;
Taremi e Evanilson

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos,
David Carmo, Gabriel Verón, Galeno, Danny Loader, André Franco,
Wendell, Toni Martínez e Eustáquio

Treinador : Sérgio Conceição

Sporting: Adán;
Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Porro,
Ugarte, Morita e Matheus Reis;
Trincão, Edwards e Pedro Gonçalves

Suplentes do Sporting: Franco Israel,
St. Juste, Nuno Santos, Rochinha, Fatawu, Ricardo Esgaio,
Nazinho, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro

Treinador : Rúben Amorin

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Hugo Miguel nomeado à medida de SCP e SLB

As manhosas façanhas do Conselho de Arbitragem, Nomeações presidente Fontelas Gomes, vice-presidente João Ferreira (o João, pode ser o João Ferreira) + Lucílio Baptista.

Nomeado para VAR um Hugo Miguel centralista


FC Porto e o Sporting, agendado para este sábado às 20h30 (Sport TV) no Estádio do Dragão, referente à 3.ª jornada do campeonato

Árbitro : Nuno Almeida da A F de Algarve
Assistentes : André Campos e Pedro Felisberto
4º Árbitro : Vítor Ferreira
VAR : Hugo Miguel, assistido por Tiago Martins

domingo, 14 de agosto de 2022

FC Porto B 3 BSAD 2 no Seixal

O FC Porto B conquistou os primeiros três pontos na presente edição da Segunda Liga ao derrotar a BSAD no Seixal por 3-2. Wendel Silva (2) e Abraham Marcus foram os protagonistas de mais uma vitória em Lisboa.

Foi com todo o fulgor que o FC Porto B entrou em campo no Seixal e comandou o rumo da partida nos minutos inaugurais, mas o primeiro lance de perigo foi protagonizado pela BSAD, que enviou uma bola ao poste na primeira situação de perigo criada.

Aos 10', Abraham Marcus presenteou todos os espectadores com um golo de outro Mundo: à semelhança do que Tiago Sousa, dos Sub-17 portistas, havia feito no dia anterior em Braga, o nigeriano rematou do círculo central e fez com que a bola passasse por cima de Gonçalo Tabuaço e só parasse no fundo das redes lisboetas.
Aos 22 minutos, Samba Koné poderia ter imitado o colega – duma distância bem menor –, não fosse um defesa da equipa visitada a tirar a bola perto da linha de golo. Depois dum livre direto em que foi desenhada uma jogada estudada, Gonçalo Borges cruzou para a área, Tabuaço saiu e socou a bola para a entrada da área, onde estava o maliano, que tentou ter sucesso em grande estilo. 2' depois, Marcus tentou o bis com um remate que tinha como alvo o ângulo superior esquerdo da baliza adversária, mas o guarda-redes impediu o festejo com uma grande estirada.

No melhor pano cai a nódoa e, depois de um golo extraordinário, Marcus cometeu uma grande penalidade, que Safira aproveitou para igualar o resultado no marcador (1-1). Assim foi o resultado para o intervalo, depois de 45 minutos em que os azuis e brancos foram superiores e mostraram intenções claras de visar a baliza da BSAD.

No tempo complementar mais do mesmo e, aos 57 minutos, a intensidade e resiliência de Rodrigo Conceição foram determinantes. Numa jogada de insistência do 17 azul e branco, conquistou a posse do esférico na área oponente e cruzou para Wendel Silva desviar de cabeça para o segundo golo da tarde para os Dragões.
20' depois, foi outra vez Rodrigo Conceição a estar em evidência ao fazer um cruzamento que foi intercetado com a mão por um adversário. Penálti que Wendel Silva não perdoou e fez o bis no encontro, fechando desta forma o destino da partida, apesar de Jojó ainda ter reduzido para a equipa da casa (3-2). Três pontos para os Dragões, os primeiros em 2022/23.

“Em relação ao jogo, já a semana passada demonstrámos um pouco do que queremos para os nossos jogos, que é ganhá-los independentemente dos adversários. Mesmo fora, a equipa deu uma resposta similar à da semana passada, juntando a isso boas exibições de jovens e três pontos que dão mais confiança para jogarem em qualquer campo. Estamos atentos aos jovens, não tenho medo de perder e costumo dizer aos mais velhos que para perder, prefiro perder com os mais novos em campo. O Varela é um homem extraordinário, devia haver mais gente como o Varela no Mundo”, afirmou António Folha no final do encontro.

Na terceira ronda da Segunda Liga, o FC Porto B recebe a Oliveirense no Olival (domingo, 15h30, Porto Canal/FC Porto TV).

Ficha de jogo - Benfica Campus, Seixal - Liga Portugal 2, 2.ª jornada - 14/08/2022

BSAD-FC PORTO B, 2-3

Árbitro: João Pinho da A F de Aveiro
Assistentes: Diogo Pinto e David Soares
Quarto árbitro: Leonel Ferreira

BSAD: Gonçalo Tabuaço; Nilton, Chima, Danny (cap.), Diogo Calila,
Chico, Castro, Yaya, Edgar, Safira e Ndour
Substituições: Ndour por Mota (64m), Chico por Braima (65m),
Edgar por Jefferson (76m), Safira por Jójó (88m) e Castro por Kikas (88m)

Não utilizados: Dylan Silva, Álvaro Ramalho, César Sousa e Coxixo

Treinador: José Pratas

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro;
Rodrigo Conceição, Zé Pedro (cap.), João Marcelo, João Mendes,
Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gonçalo Borges,
Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Vasco Sousa por Varela (73m), Samba Koné por Sidnei Tavares (75m) 
Gonçalo Borges por Romain Correia (90m+1)

Não utilizados: Roko Runje, Rodrigo Fernandes, Gabriel Brás, Rui Monteiro,
Umaro Candé e Jesús Díaz

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Abraham Marcus (10m), Safira (34m), Wendel Silva (57m e 77m) e Jójó (89m)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (13m), Chico (22m), Abraham Marcus (32m), Wendel Silva (53m), Castro (54m), Ndour (56m) e a Yaya (86m)

Futebol FC Porto vitória difícil em Vizela

O Desempenho de Fábio Veríssimo
Fábio Veríssimo é um juiz do apito subjugado pelo poder da arbitragem : Conselho de Arbitragem, Nomeações; presidente Fontelas Gomes vice-presidente João Ferreira + Lucílio Baptista ...Etc... 
Vizela uma equipa que dá pau e um Fábio Veríssimo caseiro
Duas grandes penalidades perdoadas ao Vizela: uma delas nítido empurrão pelas costas do central do Vizela ao Taremi.
Cartões amarelos só para admoestar Pepe e Sérgio Conceição 
Quero aqui manifestar a minha incredulidade, o meu descontentamento por Carlos Duarte especialista em arbitragem do Porto Canal omitir o lance em que Taremi é nitidamente empurrado pelas costas pelo central do Vizela.
A isto pode considerar-se colaborar com a imprensa desportiva centralista...!!


Ficha de jogo - Estádio Futebol Clube de Vizela - 14 /08/2022


Árbitro: Fábio Veríssimo da AF de Leiria
Assistentes : Pedro Martins e Nuno Manso
4º Árbitro: João Gonçalves
VAR : Gustavo Correia, assistido por Inácio Pereira.

O FC Porto venceu neste domingo em casa do Vizela, por 1-0, somando assim o segundo triunfo em outros tantos jogos na Liga.
O Vizela apresentou-se em campo com a lição bem estudada e foi muito difícil para o FC Porto fazer tremer a organização da equipa comandada por Álvaro Pacheco.

FC VIZELA : 97Fabijan Buntic
24Kiki Afonso, 3Bruno Wilson, 17Diego Rosa 87', 8Raphael Guzzo
20Samu, 82Tomás Silva 87', 10Kiko Bondoso 81', 79Nuno Moreira 81'
22Kévin Zohi 74', 5Anderson

SUPLENTES : Luiz Felipe, 7Carlos Isaac 87', 4Ivanildo Fernandes
23Osama Rashid 87', 15Opeyemi, 9Osmajic 81', 99Francis Cann 74'
29Sarmiento 81', 70Alvarado

TREINADOR : Álvaro Pacheco

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário 68', 3Pepe, 5Marcano, 12Zaidu
8Matheus Uribe 45', 16Marko Grujic 62', 11Pepê,
30Evanilson 62', 9Mehdi Taremi, m19Danny Namaso 45'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
22Wendell, 4David Carmo, 46Stephen Eustaquio 62', 25Otávio 45'
20André Franco, 13Galeno 68', 29Toni Martínez 62', 7Gabriel Veron 45'

TREINADOR : Sérgio Conceição

terça-feira, 9 de agosto de 2022

FCP - Futebol - Pepê cobiçado na Premier League

Pepê teve a capacidade de aliar o talento técnico à exigência tática de Sérgio Conceição e esta junção tornou o jogador de 25 anos num alvo apetecível, principalmente para clubes da Premier League.

No entanto, o FC Porto não contempla a sua saída. A única forma de tirar Pepê do Dragão neste mercado é pagando os 70 milhões de euros que constam da sua cláusula de rescisão.

Há futebol domingo em Vizela e Sub-19 Reforços

 Os Dragões visitam o Estádio do FC Vizela no próximo domingo, às 18h00 (Sport TV).

Ussumane Djaló e Alfa Baldé são os mais recentes reforços dos Sub-19. Os dois jovens de 17 anos chegaram do Benfica e apontaram a grandes feitos de Dragão ao peito. Ussumane, que vai ser opção para o meio-campo dos portistas, quer ajudar a equipa a “ganhar o campeonato”, enquanto Alfa – avançado esquerdino capaz de atuar em ambas as faixas – prometeu “defender o FC Porto com todas as forças”.


segunda-feira, 8 de agosto de 2022

João Pinheiro árbitro de futebol não admite criticas

 João Pinheiro (árbitro de futebol), "quem não quer ser lobo não lhe veste a pele"

Errar é próprio do homem, porem quando os critérios não são uniformes, ou seja, a adoção de dualidade de critérios para agradar a quem (está no poder) controla o Conselho de Arbitragem, Nomeações; presidente Fontelas Gomes vice-presidente João Ferreira + Lucílio Baptista... etc... É uma ilicitude e portanto não tem moral para impor moralidade aos outros.

domingo, 7 de agosto de 2022

Liga 2 - FCP-Miúdos 0 Covilhã-Cavalões 1

Vale tudo menos tirar olhos!
O Futebol da Liga Portugal 2, forte e feio, senão é rugby, a cada passo até parece!
Jogar contra este tipo de equipas já é muito difícil a acrescentar os critérios anti-portistas dos árbitros ainda pior.
O FC Porto "B" paga sempre muito caro a sua falta de experiência em certos sectores.
Contra "cavalões" matreiros, com muita ronha, é difícil a miudagem portista progredir, a juntar a isto, os critérios duvidosos/discutíveis dos juízes do apito que dirigem os jogos, torna-se missão quase impossível.

A evidente superioridade no número de remates (20 contra 5), de cantos (17 contra 1) e na posse de bola (71%-29%) não foi suficiente para que a equipa B somasse os primeiros pontos da temporada. Com David Carmo no onze, depois de cumprir dois jogos de castigo, a receção ao Covilhã começou da pior maneira e o golo sofrido logo ao quarto minuto revelou-se impossível de reverter mesmo com muita insistência. No final, António Folha era um treinador “extremamente satisfeito com a atitude e a qualidade de jogo” mas não com o resultado, porque “no FC Porto é preciso ganhar”.

Na primeira das 34 jornadas da edição 2022/23 da Liga Portugal 2, os “bês” portistas sofreram um desaire caseiro ante o SC Covilhã pela margem mínima (0-1) muito graças à entrada em falso no encontro. Um golo solitário de Gilberto, logo aos 4’ e numa das poucas situações de perigo visitante, decidiu os destinos da contenda e foi o suficiente para que a formação orientada por António Folha saísse do Olival sem pontos pese embora a enorme superioridade na posse de bola (71-29%), no número de remates (20-5) e de cantos (17-1). 
Aos 4’ livre em zona privilegiada cobrado pelo capitão serrano, carambola na barreira e 0-1 no marcador.
Vasco Sousa, tornou a criar perigo pouco depois. António Folha aplaudia a intensidade da equipa e o camisola 67 continuava endiabrado, como se viu à passagem dos 33’ num lance dentro da área dos leões da Serra que deixou sérias dúvidas quanto à legalidade (o habitual fechar dos olhos dos árbitros para os adversários dos azuis e brancos)
No início dos 45’ do tempo complementar os Bês portistas entraram de rompante, por Samba Koné, que finalizou de meia-distância e a rasar o poste uma jogada de entendimento com Wendel Silva. Aos 57, o avançado ex-Leixões dispôs da melhor chance até então: canto sobre a esquerda batido por Varela, Wendel ganhou nas alturas e só o travessão se mostrou capaz de lhe negar o empate.
Nos últimos 15’ do jogo, Varela foi carregado pelas costas na área visitante, contudo o “árbitro João Afonso” tornou a fechar os olhos ao lance passível de grande penalidade.
Declarações de António Folha (vitórias morais)
“Depois do lance do golo do Covilhã a equipa deu uma grande resposta e isso é o que nós queremos, que a equipa mantenha o foco aconteça o que acontecer. Convém realçar a juventude, temos alguns juniores que se estrearam.
Será mais um ano complicado, porque jogar na Segunda Liga é muito difícil. Não fiquei contente com o resultado mas fiquei contente com eles.
Segue-se uma deslocação até ao Benfica Campus, no Seixal, para defrontar a BSAD (domingo, 15h30, Sport TV).

Ficha de jogo - Liga Portugal 2, 1.ª jornada - Centro de Treinos PortoGaia, no Olival – 07/08/2022

Árbitro: João Afonso da AF de Bragança (um candidato a fazer parte dos padres)
Assistentes: Leonel Ferreira e Rodrigo Roque
Quarto árbitro: Rui Licínio

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro, David Carmo, João Mendes, Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Varela (cap.), Rui Monteiro e Wendel Silva
Substituições: Rui Monteiro por Sidnei Tavares (67m), João Mendes por Martim Fernandes (67m), Varela por Umaro Candé (83m) e Rodrigo Pinheiro por Jesús Díaz (83m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, David Vinhas, Levi Faustino e Giorgi Abuashvili
Treinador: António Folha

SC COVILHÃ: Bruno; Casagrande, Jaime, N’diaye, Tiago Moreira, Gilberto (cap.), Zé Tiago, Rúben Ferreira, Gildo, Nuno Rodrigues e Kukula
Substituições: Gildo por Marsico (71m), Nuno Rodrigues por Diogo Rodrigues (71m), Kukula por Cornélio (82m) e Rúben Ferreira por Sergio Quintero (87m)
Não utilizados: Bento; Sena e Jorginho
Treinador: Leonel Pontes
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gilberto (4m)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (2m), Gilberto (7m), Tiago Moreira (67m) e Zé Tiago (83m)

FC Porto - Contra tudo e contra todos

 Para Sérgio Conceição, o resultado de ontem foi “o natural para uma equipa que olha para este campeonato para defender o título e percebendo que terá muitas dificuldades”. O treinador apreciou a “pressão muito forte, alta, que não deixa o adversário fazer o que gosta” imposta pelos campeões nacionais, enquanto assinalou a arbitragem como aspeto negativo.






 
O técnico apontou como erros a expulsão poupada a Joel Tagueau – não viu o segundo amarelo depois de uma mão evidente – e a atitude em relação ao banco de suplentes, que resultou em dois amarelos e um vermelho para elementos da estrutura do FC Porto: “Fomos infelizes com as equipas de arbitragem nestes jogos oficiais, mas estamos aqui para sermos mais fortes do que o adversário dentro do retângulo”.

FC Porto B
Esta tarde, às 18h00, o FC Porto B recebe o Covilhã no arranque da caminhada na Segunda Liga. Silvestre Varela projeta uma competição “difícil” frente a “equipas fortes” e com “jogadores experientes”, mas destacou que o FC Porto B, ainda que tenha um plantel “jovem”, é um grupo “com muita qualidade”. Os azuis e brancos vão em busca dos três pontos “focados” e empenhados em “fazer o que o mister pede”.

sábado, 6 de agosto de 2022

FC Porto 5 Marítimo 1 - Apesar de Hélder Malheiro

O desempenho do árbitro da AF de Lisboa
Hélder Malheiro na dúvida decidiu sempre contra o FCP.

Hélder Malheiro da AF de Lisboa um juiz do apito com preconceitos anti-portistas

As decisões controversas que tomou forma sempre em prejuízo dos portistas.
Daí a sensação nos adeptos azuis e brancos de que para vencermos teremos de ser contra tudo e contra todos...!!

O FC Porto de Pinto da Costa, de Sérgio Conceição e dos milhares de adeptos que abrilhantaram uma exibição memorável que resultou em goleada na estreia na Liga, frente ao Marítimo (5-1). Taremi bisou e Evanilson, Marcano e Toni Martínez também faturaram.
Abre-se assim a edição 2022/23 do campeonato, que se espera que termine com nova festa nos Aliados da cidade do Porto.

Ficha oficial do jogo - Estádio do Dragão - 06 /08/2022

Árbitro: Hélder Malheiro da AF de Lisboa
Assistentes: 
José Luzia e Hugo Coimbra
4º Árbitro: 
Ricardo Baixinho
VAR: 
Bruno Esteves, assistido por Rui Cidade

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário, 3Pepe, 5Marcano, 12Zaidu
8Matheus Uribe 67', 16Marko Grujic, 11Pepê 79'
30Evanilson 67', 9Mehdi Taremi 79', 19Danny Namaso 67'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
2
Fábio Cardoso, 22Wendell, 28Bruno Costa, 46Stephen Eustaquio 67'
70
Gonçalo Borges 79', 29Toni Martínez 67', 13Galeno 67', 7Gabriel Veron 79'

TREINADOR : Sérgio Conceição

CS MARÍTIMO
:1Miguel Silva
2Cláudio Winck, 4Matheus Costa, 5Zainadine, 66Léo Andrade
23Bruno Xadas 63', 20Miguel Sousa 81', 10Beltrame 72'
16Diogo Mendes 72', 95Joel 81', 7André Vidigal

SUPLENTES : 59Matous Trmal
3
Moises Mosquera, 45Fábio China, 34Lucho Vega 63'
44
André Teles 72', 24Clésio, 12Edgar Costa 72'
9
Pablo Moreno 81', 11Jesús Ramirez 81'

TREINADOR : Vasco Seabra

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

FC Porto x Marítimo - Árbitro

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Hélder Malheiro para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Marítimo, agendado para este sábado às 20h30 (Sport TV) no Estádio do Dragão, referente à primeira jornada do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes José Luzia e Hugo Coimbra, sendo Ricardo Baixinho o quarto árbitro. O VAR será Bruno Esteves, assistido por Rui Cidade.

Árbitro: 
Hélder Malheiro da AF de Lisboa
Assistentes: 
José Luzia e Hugo Coimbra
4º Árbitro: 
Ricardo Baixinho
VAR: 
Bruno Esteves, assistido por Rui Cidade