quinta-feira, 31 de agosto de 2023

FC Porto B caiu em Mafra - Comentários - Opiniões

FC Porto B perdeu por 2-1 na quarta jornada da segunda liga

A primeira derrota da equipa B azul e branca na segunda liga em 2023/24 chegou à quarta jornada. Os Dragões perderam em Mafra por 2-1 depois de terem visto o guardião contrário parar quase todas as suas tentativas na primeira parte. Os orientados de António Folha mantêm-se, assim, com cinco pontos somados.

Motivados pelo triunfo diante da União de Leiria, os portistas entraram à procura de marcar cedo em Mafra e só não conseguiram devido à inspiração de Oláfsson, o guarda-redes da equipa da casa. Ao sétimo minuto, após um entendimento brilhante entre Rodrigo Pinheiro e Nilton Varela à esquerda, o 85 cruzou ao segundo poste, onde apareceu Abraham Marcus a cabecear para uma grande intervenção do guardião. Na recarga, Wendel Silva visou com muita potência a baliza e novamente o gigante de 2,01m voltou a fazer a diferença ao afastar para canto. Como não há duas sem três, Rodrigo Fernandes cobrou o pontapé de canto ao segundo poste e Gabriel Brás, isolado e a poucos metros da baliza, não conseguiu acertar o cabeceamento e ficou de mãos na cabeça.

Quem não marca, sofre e, numa jogada marcada por um passe de Miguel Sousa a rasgar a defensiva azul e branca, Lucas Gabriel deu vantagem à formação do convento (16m). A resposta, ainda assim, não tardou: de novo através de um canto, aos 24 minutos, Gabriel Brás redimiu-se com um cabeceamento potente e colocado que deixou Oláfsson estático.

A reviravolta poderia ter chegado três minutos depois, não fosse o suspeito do costume a mostrar-se atento na baliza do Mafra. À direita, Martim Fernandes tirou um cruzamento que encontrou Nilton Varela na área e o extremo amorteceu de cabeça para Rodrigo Pinheiro que, à entrada da área, encheu o pé, mas viu a tentativa desviada pela linha final pelo guarda-redes.

Sem que nada o previsse ou justificasse, a equipa caseira ganhou nova vantagem perto do final da etapa inaugural (44m). Oláfsson – envolvido até nos momentos de destaque ofensivo da sua equipa – bombeou para junto da área portista e, após uma sucessão de ressaltos, a bola sobrou para Mesaque Djú, que a puxou para o pé esquerdo e atirou colocado sem dar hipótese a Gonçalo Ribeiro (2-1). Restavam 45 minutos aos Dragões para mudarem o rumo da partida e manterem a invencibilidade na segunda liga.

Durante a etapa complementar, o FC Porto B tentou ultrapassar o bloco caseiro para levar pontos para o Dragão, mas não foi bem-sucedido. A melhor oportunidade dos da Invicta na segunda parte foi criada pelo recém-entrado João Mendes, aos 59 minutos, que trabalhou bem à esquerda e entregou a Wendel, mas o avançado atirou para as mãos do 16 do Mafra.

Concentrado no processo defensivo, o conjunto lisboeta esboçou situações de perigo sobretudo através de transições ofensivas, mas o resultado não se alterou. No final, sem surpresa, Oláfsson foi eleito o melhor jogador em campo.

Declarações de António Folha
“Foi um excelente jogo com oportunidades de parte a parte. Hoje não fomos tão bons como temos sido e permitimos algumas transições aos adversários que nos custaram caro. É um processo de crescimento. Há que dar continuidade ao trabalho que temos feito, rumo aos nossos objetivos, para a época ser tranquila, o que não será fácil. Na primeira parte, a equipa perdeu algumas bolas que não costuma perder. São dores de crescimento dos jovens, que cometem estes erros e podem facilmente corrigi-los porque são pequenos detalhes, que queremos corrigir para eles serem mais fortes amanhã do que foram hoje”.

Dragão atento:
António Folha
é muito importante que a equipa se habitue a ganhar e principalmente nestes jogos fora, é necessário adoptar uma estratégia de bloco baixo de modo a antes de tudo assegurar a defesa da baliza portista e só depois nas tentativas de transições rápidas tentar marcar para que a equipa portista comece a ganhar moral e habituar-se a vencer jogos.
PS – Os alicerces duma equipa vencedora precisam duma defesa coesa e consistente. Por isso é necessário trabalhar a defesa de modo a não dar abébias aos adversários. Só depois, a seguir trabalhar-se-á os esquemas da estrutura ofensiva da equipa que será o mais difícil de atingir, realizar.

Na quinta jornada da segunda liga, o FC Porto B recebe o Marítimo no Olival (sábado, 16 de setembro, 15h30, Porto Canal/FC Porto TV).

Ficha de jogo - Estádio do Parque Desportivo Municipal de Mafra- Liga Portugal 2, 4.ª jornada

MAFRA 2 FC PORTO B 1 – 02 de Setembro de 2023

Árbitro: Sérgio Guelho da AF Guarda
Assistentes: Rodrigo Roque e Rúdi Rodrigues 
Quarto árbitro: Ricardo Correia
 VAR: Catarina Campos 
AVAR: Diogo Rosa 

MAFRA: Oláfsson;
Ousmane Diao, João Goulart, Bak, Gui Ferreira (cap.),
Miguel Sousa, Pedro Bravo, Mesaque Djú, Nibe,
Lucas Gabriel e Diogo

Substituições: Nibe por Chriso (66m), Lucas Gabriel por Texel (76m),
Miguel Sousa por Byskov (86m) e Diogo por Lind (86m)

Não utilizados: André Paulo; Moreno, Bility, Lopes e Maddi

Treinador: Silas

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro;
Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro,
Vasco Sousa, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Nilton Varela,
Abraham Marcus e Wendel Silva

Substituições: Nilton Varela por João Mendes (58m), Martim Fernandes por
Kennyd Lucas (58m), Vasco Sousa por Dinis Rodrigues (72m),
Rodrigo Fernandes por Ussumane Djaló (72m) e Rodrigo Pinheiro por
Rodrigo Mora (84m)

Não utilizados: Diogo Fernandes; Romain Correia, Braíma e Jorge Meireles

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Lucas Gabriel (16m), Gabriel Brás (24m) e Mesaque Djú (44m)

Disciplina: cartões amarelos a Pedro Bravo (38m), Zé Pedro (63m), Abraham Marcus (88m) e a Texel (90m+3)

Opiniões - Surripiadas do twitter
Carrela - @bluezib
É só não ser ignorante, inocente ou distraído para ter noção do número de vezes que este artista (Otamendi) escapou à expulsão. Mérito a quem o tem! Os padres! O clube é arguido por corrupção, mas querido do regime. Regime esse que ignora todo o nojo pq tem mt povo parola e manipulado!

André Pinotes Batista - @aapbatista
Há uma coisa básica de decência, que algumas pessoas no Twitter não entendem: insulto é block. Ponto.

Oliveira - @ariseternum
A surpresa é queixares-te disso no mesmo twitter onde acontece. Entraste no mundo lamacento do comentário desportivo onde a honestidade e imparcialidade correm por fora e estão destinadas à derrota. Quando começaste esta caminhada disse-te que ali não era o teu lugar.

Fábio Silva - @fabioslfcp
A mouraria e a lagartada, já percebem agora, porque ninguém quer ver a Liga Portuguesa fora de Portugal? Continuem a pensar que a culpa é do FC Porto e do Sérgio Conceição. Cambada de burros e cegos.
Comentários surripiados do twitter

Futebol - Champions League 2023/24

Vítor Baía- Vice-presidente do FC Porto
 Momentos após o desfecho da cerimónia, Vítor Baía realçou que os Dragões estão inseridos num “grupo difícil” em que “não há jogos fáceis”, como é apanágio da competição. O vice-presidente referiu, no entanto, que o FC Porto nunca facilita e vai “à luta” para “vencer” com o objetivo de “estar na fase a eliminar”.

“Temos muita ambição, um treinador especial, jogamos quase sempre nesta competição e queremos ir o mais longe possível”.

Grupo H
FC Porto
Barcelona
Shakhtar Donetsk
Antwerp

Liga dos Campeões 2023/24

Grupo A: Bayern Munique (Alemanha), Manchester United (Inglaterra), Copenhaga (Dinamarca) e Galatasaray (Turquia)

Grupo B: Sevilha (Espanha), Arsenal (Inglaterra), PSV Eindhoven (Países Baixos) e Lens (França)

Grupo C: Nápoles (Itália), Real Madrid (Espanha), SC Braga e Union Berlim (Alemanha)

Grupo D: Benfica, Inter de Milão (Itália), Salzburgo (Áustria) e Real Sociedad (Espanha)

Grupo E: Feyenoord (Países Baixos), Atlético de Madrid (Espanha), Lazio (Itália) e Celtic (Escócia)

Grupo F: PSG (França), Borussia Dortmund (Alemanha), AC Milan (Itália) e Newcastle (Inglaterra)

Grupo G: Manchester City (Inglaterra), Leipzig (Alemanha), Estrela Vermelha (Sérvia) e Young Boys (Suíça)

Grupo H: Barcelona (Espanha), FC Porto, Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Antuérpia (Bélgica)

Datas dos jogos da fase de grupos

1.ª jornada: 19 e 20 de Setembro
2.ª jornada: 3 e 4 de Outubro
3.ª jornada: 24 e 25 de Outubro
4.ª jornada: 7 e 8 de Novembro
5.ª jornada: 28 e 29 de Novembro
6.ª jornada: 12 e 13 de Dezembro

O Sistema - Árbitros convenientes pª SLB e SCP

Miguel Nogueira foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir a receção do FC Porto ao Arouca.
O árbitro da AF de Lisboa será auxiliado por rui Cidade e Carlos Pires, tendo sido nomeado para 4º árbitro José Bessa.
O VAR será Rui Oliveira, que será auxiliado por Pedro Ribeiro.
O FC Porto recebe o Arouca na 4ª jornada da I Liga, no próximo domingo às 18h00.

FC Porto-FC Arouca
Árbitro: Miguel Nogueira da AF de Lisboa
Assistentes: Rui Cidade e Carlos Pires
4.º árbitro: José Bessa
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Pedro Ribeiro

SL Benfica-Vitória SC
Árbitro: Nuno Almeida da AF Algarve
Assistentes: Hugo Ribeiro e Francisco Pereira
4.º árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR: André Narciso
AVAR: Vasco Marques

SC Braga-Sporting CP
Árbitro: Luís Godinho da AF Évora
Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: Fábio Melo
AVAR: Sérgio Jesus

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Vitória difícil do FCP em Vila do Conde

 O desempenho do árbitro Fábio Veríssimo e seus auxiliares
Aqui discordo da análise de Carlos Duarte do Porto Canal ao considerar uma arbitragem perfeita de Fábio Veríssimo e atribuir a responsabilidade num lance de falta notória sobre João Mário ao assistente.
Na minha opinião, baseando-me no que vi, Fábio Veríssimo foi em muitos lances permissivo a favor dos vila condenses ao permitir o jogo por vezes violento destes que se fartaram de "dar pau": valeu tudo desde empurrar, rasteirar e impedir que os adversários chegassem à bola!

O Rio Ave a fartar-se de dar pau e Fábio Veríssimo impassível... um critério disciplinar  favorável ao Rio Ave
Está a ser um jogo de futebol nojento porque Fábio Veríssimo veio a Vila do Conde para fechar os olhos ao jogo faltoso da equipa do Rio Ave.
No capítulo disciplinar foi vergonhosamente permissivo para os jogadores do Rio Ave, só exibindo os cartões nos lances escandalosos e extremamente rigoroso contra os portistas.

Em 4'  à Porto os Dragões consumaram a reviravolta no marcador em Vila do Conde.
Galeno, de grande penalidade, e Marcano, à ponta de lança, garantiram os três pontos para os azuis e brancos na 3ª jornada do campeonato.
Aos 12 minutos João Mário, à direita, fletiu para dentro e entregou a Eustáquio, que picou para Taremi este desviou com sucesso do guardião brasileiro, mas viu oseu golo ser injustamente anulado por falso fora de jogo… Num erro gravíssimo do VAR!
Aos 5’ do tempo complementar, Galeno ao tentar  ganhar a bola num ressalto a dois contrários cometeu grande penalidade. 
Foi então que Vítor Bruno lançou Namaso e Wendell para os lugares de Toni Martínez e Zaidu.
Aos 78' Vítor Bruno voltou a mexer e lançou André Franco, Gonçalo Borges e Fran Navarro e os portistas continuaram a atacar. Aos 88’ Gonçalo Borges deu um nó cego a um contrário que o derrubou na área do Rio Ave e penálti que Galeno converteu, estava feito o 1-1.
Entretanto foi levantada a placa que assinalava 10’ de tempo extra.
Os Dragões continuaram na ofensiva e só demoraram 4’ a voltar a marcar. Na sequência dum canto curto à direita, Franco apareceu isolado à direita e cruzou com conta, peso e medida para o desvio de Marcano, que fez golo da vitória.

Análise à equipa Portista
Era muito difícil os Dragões fazerem melhor tal, em alguns lances, a violência dos vila-condenses!
Dum modo geral toda a equipa quis ganhar; resta-me realçar os elementos preponderantes.
No lance do penálti do Rio Ave, a que prepósito teve Galeno de ir ao centro da defesa tentar impedir os contrários de ganharem a bola?!

Ficha de jogo - Estádio do Rio Ave FC - 3ª jornada - 28/08/23

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: David Silva
VAR: Gustavo Correia
AVAR: João Afonso

RIO AVE FC : 82Magrão
23Josué Sá 75', 20Costinha, 33Aderllan Santos, n42Pantalon
14Joca 75', 6Guga Rodrigues 93', 10Amine Oudrhiri 64', 21João Graça 64'
77Fábio Ronaldo, 22Emmanuel Boateng

SUPLENTES : 1Lucas Flores
16Sávio, 11Bruno Ventura 93', 8Vítor Gomes 64', 9Leonardo Ruiz 64'
7Hernâni Fortes, 17Ukra, 70Zé Manuel 75', 4Patrick William 75'

TREINADOR 
: Luís Freire

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário 
77', 3Pepe, 5Marcano, 12Zaidu 62'
16Nico González 78', 6Stephen Eustáquio, 13Galeno, 11Pepê
29Toni Martínez 62', 9Mehdi Taremi 78'

SUPLENTES : 
14Cláudio Ramos
18Wendell 62', 2Fábio Cardoso, 20André Franco 78', 8Marko Grujic
22Alan Varela, 70Gonçalo Borges 77', 19Danny Namaso 62', 21Fran Navarro 78'

TREINADOR : Sérgio Conceição

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Fábio Veríssimo e a Cidade do Futebol a roubarem o FCP

Confirmação no Porto Canal - Erro do VAR na análise do lance

Mais um golo subtraído ao FCP no Rio Ave 

Uma vergonha ! Que imagens são estas ?! O Golo é Limpo ! Inadmissível. Fazem-no, porque sabem que não há consequências por parte dos responsáveis por quem tutela o futebol português, e pela passividade e inoperância da estrutura do FC Porto.

FC Porto - Futebol

Aconteceu - Exemplar
Neste dia, em 1924, o inglês Norman Hall recebeu a distinção de sócio honorário do clube. O melhor avançado do FC Porto nessa década, que se destacou pela extrema cortesia, o fair-play e o raro espírito de solidariedade, venceu 12 Campeonatos do Porto e 2 Campeonatos de Portugal de azul e branco.

Um bom goleador "9"
... o futebol evoluiu, não dá para jogar com um "9" jogador que não finta, não pressiona, não sabe jogar na profundidade, não é fenomenal a fazer de pivô para os colegas, só porque ele marca golos...
"Conclusão": actualmente um goleador "9" tem de ser (completo) capaz de fintar, pressionar, de jogar em profundidade, rematar bem com os dois pés (potência e precisão) e bom no futebol aéreo.
PS - Constatação: o Paulinho do SCP é uma espécie de Jardel de outros tempos. É rápido mas é pouco tecnicista... É um futebolista com capacidade de choque e relativamente bom no futebol aéreo.

domingo, 27 de agosto de 2023

FC Porto B vence União de Leiria à tangente

 FC Porto B venceu por 2-1 na receção ao Leiria. 

Primeiro triunfo no Olival do FCP B na Liga Portugal 2 em 2023/24. 
Ao intervalo FCP B 0 União de Leiria 0
Com o União de Leiria a mostrar-se sólido na defesa com a colaboração do árbitro do jogo.
Como a camisola não era vermelha do clube da águia o juíz do apito resolveu fechar os olhos!
 A primeira grande oportunidade de golos surgiu à meia hora para os portistas, com pedidos de penálti à mistura: Zé Pedro cruzou à direita, a bola foi desviada pela mão de Marco Baixinho e, na sequência do lance, Vasco Sousa – travado em falta em várias ocasiões durante a primeira parte sem nunca haver sanção para os infratores – atirou colocado, mas Kieszek mostrou-se atento e defendeu.

No tempo complementar (2ª parte)
O FC Porto B começou o 2º tempo a pressionar e Vasco Sousa, nos primeiros minutos, testou a atenção de Kieszek com um remate forte à entrada da área. 
O momento de maior realce viria acontecer aos 69'. António Folha mexeu na equipa e fez entrar João Mendes, Nilton Varela e Dinis Rodrigues. João Mendes a bola ainda no meio-campo ofensivo, Nilton Varela endossou a bola a Wendel Silva, que à entrada da área rematou forte e bateu Kieszek. Estava feito o 1-0 no Olival.
Aos 78 minutos, saiu Wendel Silva que deu o lugar a Kennyd Lucas e este viria a ser decisivo no desfecho do jogo. Após uma bola longa de Francisco Meixedo e uma disputa da bola pelo ar, Nilton Varela conseguiu lançar Kennyd em profundidade e o 56, mesmo estorvado por um defesa, conseguiu ainda assim, bater o guarda-redes contrário de pé esquerdo estava feito o 2-0.
A equipa de Leiria ainda reduziu em tempo de compensação por Leandro (90m+2) e tentou pressionar nos últimos minutos da partida, mas a consistência defensiva dos portistas conseguiu manter o resultado em 2-1 até ao apito final.


Declarações de António Folha

“Os treinadores nunca estão satisfeitos. Estou contente porque ganhamos, mas foi um jogo muito difícil. Sabíamos que íamos encontrar dificuldades, mas os miúdos não têm medo de jogar o jogo pelo jogo e o resultado foi incrível. Se ficasse 2-0, era injusto para o que fez o Leiria, mas se eles tivessem empatado também estaríamos aqui a falar num resultado injusto. Estou contente porque foi um grande jogo dentro e fora do campo, nos bancos também. O Wendel faz uma falta enorme, todos sabem a qualidade do Wendel. Espero que este golo lhe dê ânimo para continuar. Temos feito um bom trabalho, muitas vezes não conseguimos ganhar, mas quando perdemos temos de perder com esta atitude, com este querer, com esta determinação e qualidade de jogo”.

No próximo sábado (11h00, Sport TV), o FC Porto B desloca-se a Mafra para disputar a quarta ronda do campeonato.

Ficha de jogo - CTFD - PortoGaia - 
Liga Portugal 2, 3.ª jornada - 28/08/ 2023
FC PORTO B-UNIÃO DE LEIRIA, 2-1

Árbitro: João Gonçalves da AF Porto
Assistentes: João Bessa Silva e André Almeida
Quarto árbitro: Filipe Fernandes
VAR: Hélder Carvalho
AVAR: João Bento

FC PORTO B: Meixedo;
Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro,
Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Rui Monteiro,
Abraham Marcus e Wendel Silva

Substituições: Rui Monteiro por João Mendes (67m), Rodrigo Pinheiro por Nilton Varela (67m), Abraham Marcus por Dinis Rodrigues (68m), Wendel Silva por Kennyd Lucas (78m) e Rodrigo Fernandes por Ussumane Djaló (90m)

Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, Braíma Sambú e Rodrigo Mora

Treinador: António Folha

UNIÃO DE LEIRIA: Kieszek;
Valdir Jr., Vasco Oliveira, Marco Baixinho, Ouattara,
Cuca, Leandro Silva (cap.), Lucho, Jair Matheus,
Arsénio e Bryan Róchez

Substituições: Ouattara por Kaká (45m), Valdir Jr por João Resende (73m), Arsénio por Leandro (86m)
Não utilizados: Fábio; João Oliveira, Tiago Ferreira, Jordan, Afonso Valente e Diogo Amado

Treinador: Vasco Costa

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Wendel Silva (69m), Kennyd Lucas (88m) e Leandro (90m+2)

Disciplina: cartão amarelo a Lucho (87m) e a Vasco Sousa (90m+7)

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Rio Ave - FC Porto - Equipa de Arbitragem

 O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Fábio Veríssimo para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Rio Ave, agendado para a próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio dos Arcos.

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: David Silva
VAR: Gustavo Correia
AVAR: João Afonso


Alberto - @Alberto98915982
O Conselho de Arbitragem,Nomeações A nomeou outro padre para arbitrar o Porto!
Que esperar do consorcio de lampiões? fontelas e paulo costa (patrão dos árbitros) escolhem o padre, o padre dá a missa (jogo), o FCP protesta do sermão, luciano faz queixinhas do protesto, claudinha (Cláudia Santos benfiquista fanática e presidente do Conselho de Disciplina da FPF) castiga (pune os protestantes), e os pasquins de lisboa criticam a reincidência nos protestos!!
Surripiado do twitter X


terça-feira, 22 de agosto de 2023

Futebol - Opiniões - Coerentes – Pertinentes

Fábio Benídio - @FBenidio - 21/08/23
O que faz com que as televisões estrangeiras desistam do campeonato português não é o tempo reduzidíssimo de jogo fruto de palhaçadas constantes. Não é o facto de as equipas pequenas quererem ganhar um pontinho com teatro sancionado pelo árbitro. O problema é o Sérgio Conceição.


Núria. @NPinheiro9
Tenho um dilema, não sei que nome meter na minha camisola do Benfica.


Padres&MeninosQueridos. Eis o SLB
@padres_o

Surripiado do Twitter 22/08/23

FCP - O voleibol é uma Família

O voleibol do FC Porto é uma família”. Quem o garante é Jorge Nuno Pinto da Costa, que recebeu o plantel às ordens de Miguel Coelho – uma “escolha pensada e ponderada por unanimidade de todos os que estão à frente da secção” – no Museu. O presidente endereçou à equipa o desejo de “um ano recheado de vitórias” que espera que culmine na revalidação do título nacional e no entoar do cântico “somos campeões”.

domingo, 20 de agosto de 2023

Vitória difícil frente ao Farense

Análise à equipa Portista 
As estratégias (processos táticos) de José Mota são já muito conhecidas de toda a gente do futebol. É um treinador experiente que na condição de líder de equipa de dimensão pequena é mestre em adoptar táticas de bloco baixo e explorar as transições ofensivas, ou seja, o contra ataque.
E por isso os técnicos e futebolistas do FC Porto já deviam estar de sobreaviso e preparados para não facilitar, pois a experiência dita-nos que muitas vezes é contra as equipas pequenas que se perdem os campeonatos pelo facto da motivação baixar e acontecerem os desaires.
Conclusão: sofrimento escusado
Rendimento da equipa
João Mário já está muito próximo do seu melhor. Fábio Cardoso acusou alguma falta de ritmo. Marcano, muito bem, foi simplesmente o herói do jogo. Zaidu a 60% do seu melhor.
Pepê a 70% do seu melhor rendimento. Nico está na fase de entrosar-se. 
Eustáquio muito bem, foi talvez o melhor médio! 
Martinez, Taremi (60%) e Galeno tiveram altos e baixos. São os avançados que estão a acusar uma certa baixa de forma e portanto o seu menor rendimento nota-se na equipa!
Por último: bravo Marcano e Gonçalo Borges!!

Ficha de jogo - Estádio do Dragão - 2ª jornada da Liga Portugal - 20/08/23

Árbitro: Cláudio Pereira da AF Aveiro - Desempenho Mediano
Assistentes: André Almeida e Sérgio Jesus
4º Árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR: Tiago Martins, assistido por André Campos

Venceu o FC Porto e ganhou o desporto. Após quase duas horas de (pouco) futebol, os portistas venceram um Farense mais preocupado em impedir o adversário de jogar do que em jogar futebol. Toni Martínez marcou o primeiro aos 13', Rui Costa (Farense) empatou aos 46' e Marcano aos 100', décimo minuto de descontos, repôs a justiça no marcador.


Os Golos
FCP - 
Toni Martínez 13', Marcano 100'
Farense: 
Rui Costa 46'

FC PORTO : 
99Diogo Costa
23João Mário 86', 2Fábio Cardoso, 5Marcano, 12Zaidu 67'
11Pepê, 16Nico González 67', 6Stephen Eustáquio
29Toni Martínez, 9Mehdi Taremi 76', 13Galeno

SUPLENTES : 
14Cláudio Ramos, 94Samuel Portugal
4David Carmo, 20André Franco 67', 87Bernardo Folha
8Marko Grujic, 21Fran Navarro 76', 19Danny Namaso 86'
70Gonçalo Borges 67'

TREINADOR : Sérgio Conceição

SC FARENSE : 
33Ricardo Velho
28Pastor 75', 6Muscat, 31Talocha, 37Gonçalo Silva
29Cláudio Falcão, 14Fabrício, 27Mattheus Oliveira, 62Mohamed Belloumi 75'
19Rui Costa 64', 77Marco Matias

SUPLENTES : 
1Luiz Felipe
12Talys, 4Artur Jorge, 2Fran Delgado 75', 50André Seruca, 80Vítor Gonçalves
8Rafael Barbosa, 9Bruno Duarte 64', 7Elves Baldé 75'

TREINADOR : José Mota

FC Porto B 1 Belenenses 1 - 2.ª jornada da Liga Portugal 2

 A equipa B do FC Porto somou mais um ponto fruto de nova igualdade a uma bola na jornada número dois da Segunda Liga. Depois do 1-1 na ronda inaugural contra o Tondela, no Olival, os comandados de António Folha foram ao Restelo repetir o resultado contra o verdadeiro Belenenses e regressam de Lisboa sem a vitória, mas com boas indicações dadas por vários jovens e com um fantástico golo de Zé Pedro.
1º Tempo acabou em 0-0
A 2ª arte começa sem Kennyd Lucas que não regressou das cabines.
 Depois de Vasco Sousa ter causado calafrios à defensiva lisboeta, o recém-entrado Jorge Meireles ficou muito perto de inaugurar o marcador do Restelo, algo que Moha Keita conseguiu pouco depois (1-0), quando António Folha preparava três alterações.
Entraram Dinis Rodrigues, Nilton Varela e Rodrigo Mora para substituir Ussumane Djaló, Rui Monteiro e Abraham Marcus e a seguir a esta alteração aconteceu o golo dos portistas por Zé Pedro que na marcação dum livre à entrada da área dos visitados desferiu um pontapé perfeito e golo do FCP "B". António Ribeiro ainda entrou para o lugar de Rodrigo Fernandes a sete minutos dos 90 e até ao apito final Meixedo ainda teve de segurar o resultado quase no fim do jogo.

António Folha líder técnico da FCP "B"
“Era injusto dizer que merecíamos ganhar o jogo, porque olhando para as oportunidades das duas equipas o resultado mais justo é mesmo o empate. Estamos a crescer, temos uma equipa muito jovem e isso faz toda a diferença. Estou orgulhoso destas primeiras duas jornadas, acho que nos temos batido bem, jogado bom futebol e criado oportunidades. Ainda não conseguimos ganhar, mas também é importante não perder. Estamos sempre a tentar evoluir estes jogadores, eles têm conseguido fazer bons jogos, mas ainda vamos sofrer porque há muita inexperiência e juventude. A maioria deles nunca tinha jogado a este nível e há que continuar a trabalhar, porque o talento só por si não chega”. 
Dragão Atento
Vi o jogo e deu para constatar que há muito caminho a percorrer para evoluir.
E sim
 aos jovens dragões falta maturidade (experiência). O futebol é um desporto de contacto e por isso os jovens portistas têm de estar preparados física, técnica e com grande (disponibilidade) capacidade de choque para enfrentar o futebol matreiro que é praticado na Liga Portugal 2.
O golo dos visitados foi algo consentido porque o lateral centrou à vontade e faltaram médios e defesas no centro da defesa para impedir o remate frontal do Keita.

O próximo jogo
Segue-se novo jogo com um recém-promovido. Às 11 horas do próximo domingo, dia 27 de Agosto, a União de Leiria visita o CTFD PortoGaia (Porto Canal/FC Porto TV).

Ficha de jogo - Estádio do Restelo - Liga Portugal 2, 2.ª jornada - 20/08/ 20

Árbitro: Bruno Costa da AF de Viana do Castelo
Assistentes: Carlos Martins e José Pereira
Quarto árbitro: Andreia Sousa
VAR: Rui Costa auxiliado por Rui Silva (AVAR)

BELENENSES: David Grilo;
Attard, Chima, Rui Correia, Sana,
Chapi, Duarte (cap.), Danny, Clé Andrade,
Samu e Ricardo Matos

Substituições: Danny por Felipe Dini (57m), Clé Andrade por Moha Keita (58m),
Chapi por Hélio Cruz (58m), Sambú por Moninhas (79m) e
Attard por Rúben Pina (90+5m)

Não utilizados: Guilherme; Serra, Pedro Carvalho e Tiago Afonso

Treinador: Bruno Dias

FC PORTO B: Meixedo;
Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro,
Vasco Sousa, Rodrigo Fernandes, Ussumane Djaló, Rui Monteiro,
Abraham Marcus e Kennyd Lucas

Substituições: Kennyd por Jorge Meireles (45m), Ussumane por
Dinis Rodrigues (69m),
Rui Monteiro por Nilton Varela (69m), Marcus por Rodrigo Mora (69m) e
Rodrigo Fernandes por António Ribeiro (83m)

Não utilizados: Diogo Fernandes; Romain Correia, Eric Pimentel e
Adramane Cassamá

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Moha Keita (67m) e Zé Pedro (74m)
Disciplina: cartões amarelos a Rodrigo Fernandes (48m), Sana (69) e
Gabriel Brás (70m)

Arbitrariedades da benfiquista Cláudia Santos

Equipa técnica do FC Porto falhou flash interview e CD aplicou processo disciplinar e multa

Arbitrariedades da benfiquista fanática Cláudia Santos presidente do Conselho de Disciplina da FPF
PS - Sugestão (entrar calado e sair mudo) comparecer na flash interview com uma mordaça imposta pela actual presidente do Conselho de Disciplina da FPF.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

FC Porto - Futebol - Aconteceu

 Em 2006 o FC Porto entrou na segunda quinzena de agosto ainda sem treinador depois de Co Adriaanse apresentar a demissão e deixar Jorge Nuno Pinto da Costa com um grande problema em mãos. Pressionado pelo tempo e pela importância do dossiê, o Presidente resolveu-o como ninguém. Bem perto de casa, mais precisamente no Bessa, o líder máximo dos Dragões encontrou a solução e fez a escolha certa no momento exato. Nos quatro anos seguintes Jesualdo Ferreira sagrou-se Tricampeão, venceu duas Taças, outra Supertaça e qualificou-se para todas as fases a eliminar da Champions. Nesses tempos de boas e más memórias o discurso do Professor nos Globos de Ouro foi uma bofetada de luva branca na capital.

FC Porto - Futebol - Plantel - Estratégia da Direção

 Hipotecar o Futuro de olhos postos no Presente



Quando uma equipa vence um campeonato secundário, como é o português, é muito comum aparecerem clubes de campeonatos mais competitivos e/ou com outros argumentos financeiros para levarem os jogadores que mais contribuíram para essa conquista. Aparentemente, o FC Porto é a excepção. Neste momento apenas Alex Telles parece ter equipas verdadeiramente interessadas em contar com ele para a época 2020/2021 e a SAD, com a UEFA (mas não só) à perna, optou por transferir, com a "ajuda" de Jorge Mendes, Fábio Silva e Vitinha para o Wolves e começar assim a tapar o buraco gigante que ela própria foi abrindo nas finanças do clube.

Dito isto, há uma questão que não me sai da cabeça: Qual será o motivo para ninguém querer os jogadores da equipa base de Sérgio Conceição?

E aqui é que entram as teorias, sendo que a minha é bem simples: O futebol praticado pelo FC Porto é sofrível. A equipa faz da capacidade de trabalho o seu cartão de visita e negligência em grande escala a parte estética do jogo. Obviamente que haverá muita gente a quem este estilo de jogo agrada, não fossem os gostos subjectivos, mas assumo que a maioria concordará comigo em relação à pobreza do futebol portista.

Tentar encontrar um culpado para esta situação é outro exercício difícil. Será que é Sérgio Conceição a limitar a liberdade em campo aos jogadores a ponto destes parecerem não saber fazer nada fora da matriz? Serão os jogadores tão limitados a ponto de o treinador se ver forçado a abordar os jogos com o máximo de rigidez possível? Se sim, quem é o responsável pela contratação de atletas que não oferecem as garantias a que o FC Porto nos habituou no passado? O treinador? O Presidente? Os empresários?

Certo só mesmo o seguinte: Em tempo de pandemia mundial e de crise financeira no clube, a única saída para manter o clube em funcionamento tem sido vendendo os miúdos que vão saindo da formação. Por cada um que sai chegam mais uns quantos de qualidade duvidosa para ocuparem as vagas deixadas. E enquanto assim for o buraco nunca mais terá fim.


Surripiado do Blog “Portistas Anónimos”
https://portistasanonimos.blogspot.com/2020/09/hipotecar-o-futuro-de-olhos-postos-no.html

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

FC Porto - Farense - Árbitro

 O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Cláudio Pereira para arbitrar o jogo entre FC Porto e Farense, agendado para o próximo domingo (18h00, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à ronda número dois do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Aveiro terá como assistentes André Almeida e Sérgio Jesus, sendo Anzhony Rodrigues o quarto árbitro. O VAR será Tiago Martins, assistido por André Campos.

Árbitro: 
Cláudio Pereira da AF Aveiro
Assistentes: André Almeida e Sérgio Jesus
4º Árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR: Tiago Martins, assistido por André Campos



quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Miguel Sousa Tavares - Um portista "fatela"

 Miguel és um muito fraco portista! 
Se fosses um portista a sério compreendias e defendias a indignação do Sérgio Conceição.
Lembro-te o que alguém tempos atrás afirmava : - enquanto formos bons rapazes seremos comidos de cebolada"- 
José Maria Pedroto

Muito pior tem agido o actual presidente do Benfica o Rui Costa dos Túneis que tem insultado e maltratado os árbitros nos túneis!
Antes de tudo Luís Godinho tem de respeitar o trabalho, o esforço, dos técnicos da equipa técnica e o esforço dos jogadores, ou seja, cumprir e fazer cumprir os regulamentos do futebol.
Luís Godinho prevaricou vergonhosamente ao eximir-se de expulsar João Neves aos 51'! Ao não mostrar como lhe competia o 2º amarelo ao benfiquista que enquanto jogou fartou-se de distribuir lenha, dar pau aos portistas com a complacência de Luís Godinho prejudicou gravemente os portistas e beneficiou com a sua permissividade os benfiquistas!!



terça-feira, 15 de agosto de 2023

A política do regime de Lisboa no Futebol e na Economia

"O treinador muitas vezes para agradar a determinados dirigentes tem que vestir aquele fato do indivíduo que não liga ao adversário, que não quer saber do adversário.
Mas eu sem adversário não posso praticar desporto.
O adversário é alguém com quem eu devo competir mas simultâneamente respeitar.
Portanto o adversário é imprescindível á minha prática desportiva.
Eu não posso andar num caminho com lama e dizer que não sujo os pés.
O treinador deveria ser simultâneamente um educador e muitas vezes não o sabe ser.
Se a sociedade é violenta, o desporto tem também violência, mas atenção...
O Desporto tem violência, não é violento! "
By Professor Manuel Sérgio

Constatação
Interpreto este texto, essencialmente, como uma crítica à comunicação social desportiva fanática lisboeta que constantemente destila ódio letal ao FC Porto!
PS - E não é possível dissociar o comportamento da imprensa alfacinha da política do regime político de Lisboa. Lisboa é Portugal e o restante país, é Província condenada ao ostracismo (sub-desenvolvimento)!! 



segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Hélder Malheiro & Luís Godinho árbitros do sistema SLB

A equipa de Arbitragem (VAR inactivo ou a dormir)
A dualidade de critérios vergonhosa de Hélder Malheiro
Uma vergonha: a facilidade com que amarelou os dragões e pelo contrário só faltou partir pernas aos portistas para amarelar os de Moreira de Cónegos!!
Hélder Malheiro dita-nos a experiência doutras épocas, é um 
juíz do apito com predisposição para na duvida decidir contra os portistas e tal como previ é um juíz do apito do sistema pró-clube do regime, com preconceitos anti-portistas.
Quanto a Rui Costa (VAR), é público que ele e o irmão Paulo Costa (patrão dos árbitros) são benfiquistas incapazes de despir a camisola quando estão a exercer as suas funções no futebol 

Análise à equipa Portista
O FCP tem gente tecnicamente em baixo de forma e lenta de reflexos!
Por vezes até parece que desaprenderam de jogar à bola. Passes errados, más decisões e o entrosamento no ataque está deficiente.
Nos lances de bola parada os portistas estão a ser uma nulidade.
Neste momento os portistas têm pouca gente apta a fazer a diferença, salvou-se ligeiramente Toni Martinez.


Ficha de jogo - Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas - 14/08/23

Os Portistas lograram vencer esta segunda-feira o Moreirense (2-1), em Moreira de Cónegos, no primeiro jogo da época.
Toni Martínez (67m) e Wendell (74m) fizeram os golos dos Dragões, que estiveram a perder tendo o Moreirense numa transição ofensiva (1-0).


Golo ilegal do Moreirense

O especialista em arbitragem do Porto canal Carlos Duarte demonstrou com imagens o fora de jogo do jogador do Moreirense que marcou o golo.

 Árbitro: Hélder Malheiro da AFL
Assistentes: Rui Cidade e Hugo Coimbra
4º Árbitro: João Gonçalves
VAR: Rui Costa, assistido por Carlos Martins.

MOREIRENSE FC : 
40Kewin Silva
44Marcelo, 23Frimpong 90', 26Maracás, 76Dinis Pinto 90'
88Gonçalo Franco, 80Lawrence Ofori 90', 11Alanzinho 76', 21Kodisang 76'
19João Camacho, 9André Luís

SUPLENTES : 
22Caio Secco
2Fabiano 90', 4Rafael Santos, 77Matar Manga, 6Ismael, 10Pedro Aparício 76'
31Madson 76', 90Macedo 90', 18Pedro Amador 90'

TREINADOR : Rui Borges

FC PORTO : 
99Diogo Costa
23João Mário 45', 2Fábio Cardoso, 5Marcano, 18Wendell
6Stephen Eustáquio, 8Marko Grujic 56', 25Otávio
11Pepê, 13Galeno, 9Mehdi Taremi 90'

SUPLENTES : 
14Cláudio Ramos
4David Carmo, 12Zaidu, 28Romário Baró 70', 20André Franco 90'
16Nico González 70', 70Gonçalo Borges, 19Danny Namaso, 29Toni Martínez 45'

TREINADOR : 
Sérgio Conceição

Helder Malheiro anti-portista e Rui Costa benfiquista

1.ª jornada da Liga Portugal disputa-se segunda-feira às 18h45 em Moreira de Cónegos

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Hélder Malheiro para arbitrar o jogo entre Moreirense e FC Porto, agendado para o próxima segunda-feira (18h45, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, referente à ronda de abertura do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Rui Cidade e Hugo Coimbra, sendo João Gonçalves o quarto árbitro. O VAR será Rui Costa, assistido por Carlos Martins.

Árbitro: Hélder Malheiro da AFL
Assistentes: 
Rui Cidade e Hugo Coimbra
4º Árbitro: 
João Gonçalves
VAR: 
Rui Costa, assistido por Carlos Martins.

FC Porto B - Empate com o Tondela soube a pouco

 Análise à equipa Portista
Os jovens da equipa do FCP "B" vão ter de trabalhar, evoluir, muito, aperfeiçoar a técnica individual e o entrosamento na equipa, até satisfazerem, conseguirem um rendimento futebolístico mínimo compatível com a qualidade que se exige aos futebolistas que envergam a camisola do FC Porto. 

FC Porto B e Tondela dividiram pontos na abertura da Segunda Liga (1-1)

A equipa B do FC Porto não foi além da igualdade na estreia oficial em 2023/24 e do videoárbitro na Liga Portugal 2.
Após 45 minutos de luxo em que o remate certeiro de Vasco Sousa pecou por escasso, os Dragões acabaram reduzidos a dez em cima do descanso e os beirões aproveitaram o quarto de hora em superioridade numérica para evitarem a derrota.

António Folha reforçou a aposta em Rui Monteiro e lançou de início o debutante Kennyd Lima, mas o grande desequilibrador no ataque voltou a ser um velho conhecido. Cinco minutos depois de ter ficado a centímetros de assinar um grande golo, Abraham Marcus assistiu Vasco Sousa para o médio abrir a contagem de pé esquerdo (1-0). Pelo meio, Kennyd ainda obrigou o ex-portista Ricardo Silva a uma boa defesa e, até ao intervalo, João Mendes acabou expulso por acumulação de cartões.
Já com Martim Fernandes no lugar de Rui Monteiro - e sem qualquer remate efetuado ao intervalo, contra seis do FC Porto B -, o Tondela dispôs de uma chance de ouro sob a forma de um livre indireto dentro da área que Bernardo Folha defendeu em cima da linha de golo. Os beirões viriam a empatar na oportunidade seguinte, concretizada por Rui Gomes (1-1), mas a superioridade numérica durou pouco graças à entrada duríssima de Ricardo Alves que valeu o vermelho direto ao capitão forasteiro.

Ussumane Djaló rendeu Rodrigo Fernandes em cima da hora de jogo, Jorge Meireles e Dinis Rodrigues fizeram o mesmo a Marcus e Kennyd dez minutos mais tarde e, a cinco dos 90, Rodrigo Mora, com 16 anos feitos em Maio, entrou para o lugar de Vasco Sousa. Os 11 cartões mostrados nas 23 faltas assinaladas pelo árbitro Rui Lima alteraram por completo o rumo do jogo, permitiram que o conjunto de Tozé Marreco anulasse o desequilíbrio e o empate final acabou por refletir apenas o que se passou na segunda parte. 
Declarações de António Folha
“Esta juventude demonstrou muita qualidade e caráter contra uma adversário poderoso.
Ia ser um jogo extremamente difícil, como foi, mas estou contente com os meus miúdos. Não esperava tanta qualidade como na primeira parte neste início de época. Foi pena as expulsões, era melhor ter-se jogado 11 contra 11 até ao fim. Há que continuar, foi mais um jogo para eles crescerem, muita gente nova e não é fácil. As coisas este ano vão ser difíceis, mas estamos cá para a guerra e eu estou preparado para ela”, disse após o fim do jogo.
Segue-se uma deslocação ao Restelo, para defrontar o Belenenses,
no próximo domingo (20 de Agosto, 14h00, Sport TV+).

Ficha de jogo - CTFD Porto-Gaia-Olival-
13/08/23- Liga Portugal 2, 1.ª jornada

FC PORTO B 1 TONDELA 1

Árbitro: Rui Lima da AF de Viana do Castelo 
Assistentes: João Pedro Morte e Miguel Martins
Quarto árbitro: Rodrigo Roque
VAR: Carlos Macedo
AVAR: Jorge Fernandes

FC PORTO B: Meixedo;
Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, João Mendes,
Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Rui Monteiro,
Abraham Marcus e Kennyd Lima

Substituições: Rui Monteiro por Martim Fernandes (45m),
Rodrigo Fernandes por Ussumane Djaló (62m),
Kennyd Lima por Dinis Rodrigues (70m), Abraham Marcus por Jorge Meireles (70m)
 e Vasco Sousa por Rodrigo Mora (85m)

Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, António Ribeiro
e Adramane Cassamá

Treinador: António Folha

TONDELA: Ricardo;
Bebeto, Jota, Luís Rocha, Ricardo Alves (cap.),
Hélder Tavares, Cícero, Costinha, Rui Gomes,
Xavier e Dos Anjos

Substituições: Costinha por Ceitil (45m), Hélder Tavares por Pedro Maranhão (45m),
Xavier por Roberto (69m), Dos Anjos por Aba (69m) e Rui Gomes por Luisinho (76m)

Não utilizados: Léo; Yaya, Lucas Barros e Gustavo França

Treinador: Tozé Marreco

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Vasco Sousa (34m), Rui Gomes (57m)

Disciplina: cartão amarelo a Marcus (16m), Kennyd (26m), João Mendes (33m),
Costinha (41m), Hélder Tavares (45+6m), Pedro Maranhão (56m),
Ussumane Djaló (69m) e Luís Rocha (88m);
duplo amarelo a João Mendes (45+1m); cartão vermelho a Ricardo Alves (60m)

sábado, 12 de agosto de 2023

FCP - Notícias do Futebol

Moreirense - FC Porto
Segunda-feira (18h45), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense.

Este é o fim de semana em que regressa muito futebol e há várias equipas do FC Porto em ação por estes dias. Já hoje, a partir das 11h00 (Canal 11), os nossos Sub-19 estreiam-se no campeonato com uma deslocação sempre difícil ao terreno do SC Braga. Amanhã, também às 11h00, os Sub-17 azuis e brancos fazem uma curta viagem até Vila do Conde para defrontarem o Rio Ave no arranque do campeonato. À mesma hora, o FC Porto B recebe o Tondela no Olival.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Futebol I Liga - Árbitros do sistema centralista Nomeações

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ao final da tarde desta quarta-feira, através de um comunicado, os árbitros nomeados para todos os jogos da primeira jornada da I Liga.

Moreirense FC - FC Porto
Árbitro: Hélder Malheiro da AF de Lisboa
Assistentes: Rui Cidade e Hugo Coimbra
4.º árbitro: João Gonçalves
VAR: Rui Costa
AVAR: Carlos Martins

Boavista FC - SL Benfica
Árbitro: António Nobre da AF de Leiria
Assistentes: Pedro Martins e Nélson Pereira
4.º árbitro: Miguel Nogueira
VAR: André Narciso
AVAR: André Campos



Futebol-Augusto Inácio com lógica e esclarecimento

 A recente descida de Portugal no ranking da UEFA e a futura reestruturação da Liga dos Campeões prometem tornar a edição 2023/24 da I Liga de futebol numa "das mais importantes de sempre", antecipa o treinador Augusto Inácio.

"Se o Benfica for campeão, cava financeiramente um fosso e pode distanciar-se no futuro de FC Porto e Sporting na luta pelo título, porque vai ter mais argumentos para contratar melhores jogadores. O Benfica já consegue realizar contratações de 30 milhões de euros (ME), algo que há uns tempos parecia absurdo para a realidade do futebol português, e o Sporting fez a sua maior aquisição de sempre. Está a haver uma mudança de paradigma. Escolhe-se a qualidade em vez da quantidade e a qualidade paga-se bem", enquadrou à agência Lusa um dos 10 técnicos que também foram campeões nacionais como atletas.

Em 2022/23, Portugal foi superado pelos Países Baixos na sexta posição do ranking da UEFA, que, a partir de 2024/25, época de estreia da nova 'Champions', passará a atribuir cinco vagas aos clubes nacionais nas três competições europeias, contra as atuais seis.

Se apenas o vencedor do próximo campeonato entrará diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo mais jogos para disputar e prémios monetários superiores, o segundo classificado terá de superar duas pré-eliminatórias para lá chegar, enquanto duas das restantes vagas continentais irão incidir na Liga Europa e outra na Liga Conferência.

"O politicamente correto é dizer que o atual campeão é o favorito, mas não partilho dessa ideia. Os três 'grandes' partem em igualdade de circunstâncias, apesar de o Benfica ter a aura de ter dominado a maioria da época passada. Em termos de nomes, parece que se reforçou de uma maneira em que não dá hipóteses a ninguém e tem uma 'super' equipa, mas não vi isso nos últimos jogos [de pré-época]", observou Augusto Inácio, que venceu sete edições entre FC Porto e Sporting - cinco como jogador e duas enquanto treinador.

Numa altura em que faltam três semanas para o fim da janela de transferências de verão, o ex-defesa internacional português, de 68 anos, vinca a necessidade de surgirem novos médios defensivos nos 'dragões' e nos 'leões', que também carecem de um lateral direito para "ficarem com um 'onze' inicial e um banco de suplentes capazes de discutir o título".

"O que é que falta ao Sporting de Braga para dizer que também é um candidato ao título? Falta realmente ser campeão. O clube não tem esse histórico, mas está em evolução, é o quarto 'grande' do futebol português e ficou acima do Sporting em 2022/23, ao ter sido o terceiro colocado. Falta-lhe maior consistência, sobretudo frente aos 'grandes', nos quais claudicou muito na época passada. Vamos ver o que irá fazer este ano, mas costuma-se dizer que os campeonatos se ganham [nos jogos] com os mais pequenos", reconheceu.

Com mais de 250 partidas realizadas na I Liga à frente de FC Porto, Marítimo, Desportivo de Chaves, Sporting, Vitória de Guimarães, Belenenses, Beira-Mar, Naval, Moreirense ou Desportivo das Aves, Augusto Inácio prevê que o top 4 da prova, que incluiu os mesmos clubes nas últimas seis edições, tenda a crescer em distanciamento para a concorrência.

"Vamos ver a qualidade que será apresentada, mas não creio que fuja imenso do figurino destes últimos anos. É verdade que vai haver uma distribuição com mais dinheiro, mas a centralização [dos direitos] da televisão é só para 2028/29. Isso faz com que Sporting, FC Porto e Benfica e recebam cerca de 50 ME por ano, enquanto os 'Aroucas' desta vida só têm três ou quatro milhões. É uma diferença substancial, que se reflete nas pontuações. Para a competitividade da I Liga, talvez fosse melhor não haver tantas equipas, mas é isto que vamos ter e creio que será duro para todas elas chegarem aos seus objetivos".

Futebol - Opiniões portistas

 A dualidade de critérios gritante de Luís Godinho

Luís Godinho aos 51' não quis mostrar o 2º amarelo ao benfiquista João Neves e começou a intimidar com os cartões os jogadores portistas!
Se Luís Godinho como lhe competia aos 51’ tivesse expulsado o benfiquista João Neves a história do jogo teria sido outra muito diferente.

Oliveira - @ariseternum
Eu sei que é doloroso, muito doloroso, mas sim, o Porto é país e é Norte, o Porto é país e toda uma região que através do clube luta contra o regime político centralista. Ao Porto não são concedidos perdões bancários ou fiscais, painéis de comentadores e apoios de regime.
Atravessar a ponte já não é derrota.

Mítico FC Porto - @miticofcporto
Aconteça o que acontecer na segunda parte, a diferença de nível do Sérgio Conceição para os outros treinadores em Portugal é um abismo. Mesmo com jogadores medíocres consegue aniquilar completamente o jogo da equipa dos jornais. Faltou eficácia, mas que amasso.

@namasoprop
Alan Varela e Nico González vão dar vida à equipa. Eustaquio e Grujic é claramente curtíssimo para aquilo que é o Porto laterais acho que nem vale a pena comentar Ivan Jaime é para ontem, o Galeno é medíocre vergonhoso, muita coisa a mudar. Somos Porto, ser campeões em Maio.

Porto Sentido - @FCPortosentido
Eustáquio é curto porque tem que andar a tapar os buracos que o Grujic deixa.

dragaoatento -  Luís Godinho foi preponderante:
Perdoou, protegeu os benfiquistas e intimidou com os cartões os portistas.
No capítulo disciplinar a dualidade de critérios dos árbitros é fundamental e decisiva!!

Futebol - FC Porto – Factos - Época 2023/24

É um facto que Luís Godinho já arbitrou 23 jogos do FC Porto.
Também é um facto que Luís Godinho já arbitrou 23 jogos do Benfica.
É um facto que Luís Godinho já expulsou sete vezes jogadores do FC Porto.
Também é um facto que Luís Godinho nunca expulsou qualquer jogador do Benfica.
É um facto que ontem Luís Godinho expulsou Pepe, capitão do FC Porto.
Também é um facto que ontem Luís Godinho não expulsou João Neves, médio do Benfica, a quem foi poupado o segundo amarelo ao minuto 50, com o jogo empatado a zero.
É um facto que o histórico de expulsões de Luís Godinho em jogos do FC Porto e do Benfica parece indiciar uma tendência.
Também é um facto que essa tendência aparente acentuou-se ontem e pode ter tido influência no resultado.
É um facto que alguns jogos do FC Porto arbitrados por Luís Godinho ficaram marcados por decisões bizarras: Danilo expulso em Moreira de Cónegos por Luís Godinho ter ido contra ele; Luis Díaz expulso em Braga por ter rematado à baliza – uma decisão que o próprio Conselho de Arbitragem, numa atitude rara, veio a confirmar ser incorreta; penálti por assinalar na sequência de uma patada de Otamendi a Zaidu, no clássico disputado na Luz na última temporada (neste caso, enquanto videoárbitro, o que torna a decisão mais difícil de compreender).
Também é um facto que Luís Godinho bisou a expulsar Sérgio Conceição em Supertaças: fê-lo ontem e em 2018.
O FC Porto perdeu com o Benfica por 2-0 num encontro da Supertaça em que foi muito superior na primeira parte e em que sofreu dois golos na segunda, em apenas sete minutos, numa altura em que já devia estar em superioridade numérica. Factos.

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Luís Godinho diverte-se a expulsar portistas: Pepe e S Conceição

O desempenho de Luís Godinho - Dois critérios diferentes
 No primeiro tempo utilizou um critério unipolar
No segundo tempo já não foi assim e voltou a habitual dualidade de critérios: em muitas ocasiões foi benevolente com os jogadores benfiquistas e extremamente rigoroso a intimidar os futebolistas portistas.

O FC Porto perdeu nesta quarta-feira diante do Benfica, por 2-0, no Estádio Municipal de Aveiro, em jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira. Um clássico marcado pelas expulsões de Pepe e Sérgio Conceição.

O espetáculo dado por Luís Godinho, que procurou ser uma das estrelas da noite, não terminaria sem expulsar Sérgio Conceição, mas antes já tinha feito o mesmo com Pepe.
Com o árbitro de Évora a apitar, é praticamente impossível o FC Porto acabar um jogo com toda a gente em campo. Há coisas que nunca vão mudar. A João Neves, por exemplo, foi poupado o segundo cartão amarelo por mais do que uma vez. Mais do mesmo, portanto.

Ficha de jogo - Estádio Municipal de Aveiro - 09/08/2023

SL BENFICA : 
99Odysseas
6Alexander Bah, 4António Silva, 30Otamendi, 23Ristic 45'
8Aursnes, 87João Neves 75', 10Kokçu 70', 20João Mário 45'
11Di María 112', 27Rafa Silva

SUPLENTES : 
38João Victor
13Jurásek 45', 5Morato, 61Florentino Luís 70', 22Chiquinho 75'
33Petar Musa 45', 24Samuel Soares, 19Tengstedt, 21Schjelderup 112'

TREINADOR : Roger Schmidt

FC PORTO : 
99Diogo Costa
11Pepê, 3Pepe, 5Marcano, 12Zaidu 82'
8Marko Grujic 69', 25Otávio, 6Stephen Eustaquio 65'
13Galeno, 19Danny Namaso 65',  9Mehdi Taremi 82'

SUPLENTES: 
14Cláudio Ramos
23João Mário 69', 2Fábio Cardoso, 28Romário Baró 65'
16Nico González, 20André Franco, 21Fran Navarro 82'
29Toni Martínez 65', 70Gonçalo Borges 82'

TREINADOR : Sérgio Conceição

Análise à equipa Portista
Atendendo à Arbitragem controlada (Conselho de Arbitragem,Nomeações benfiquistas Paulo Costa e João Ferreira...Etc...) pelos benfiquistas, o FC Porto para vencer o Benfica não basta ter um plantel equivalente, o plantel dos Dragões tem de ser muito superior
Nos primeiros 45' os Dragões pareceram querer vencer o jogo só que foram perdulários no capítulo da finalização por nervosismo, precipitação?
Possivelmente por falta de frieza, índices de confiança em baixo, nos momentos em que se pedia ferir a equipa contrária, os benfiquistas apoiados por Luís Godinho no segundo tempo resolveram o jogo a seu favor.