domingo, 27 de janeiro de 2008

Jesualdo engana-se na estratégia e entrega os trunfos ao Sporting

SCP 2 FCP0

Sempre que dá a tremideira ao Jesualdo Ferreira e põe a jogar o Cech com a intenção de reforçar o meio-campo sai asneira. A experiência d’outros jogos em que o Profe tentou esta solução, revelou-se desastrosa. E o resultado do jogo, atesta isto mesmo.

Análise. Pois se as melhores exibições do FCP realizaram-se com a equipa a jogar em 4x3x3, porquê alterar à última hora a táctica da equipa que tão bons resultados tem dado? (O Professor teve medo do Sporting) Até porque a equipa do FCP está rotinada num sistema de jogo de ataque, com base nas transições rápidas e por tal motivo não sabe jogar à (fazer contenção de bola) defesa, ou então joga mal.
Se o Jesualdo Ferreira pretendia reforçar o meio-campo da equipa saíu-se muito mal.
Em contra partida o Paulo Bento revelou conhecer bem a equipa do FCP, a sua maneira de jogar, e por conseguinte, a equipa do Sporting não deixou que o FCP fizesse o seu jogo pelas faixas laterais.
Outra dificuldade que encontro nesta equipa do FCP, é o facto dos médios ala não fazerem "ASA" com os defesas laterais. Para tabelar é preciso pelo menos dois elementos e noto pouca entre-ajuda entre os laterais e os médios ala. Pelo lado do Sporting, notou-se sempre bom entrosamento e um excelente entendimento entre todos os jogadores encarregados de impedir que a equipa do FCP jogasse pelas faixas laterais...
Alem de tudo isto, surpreende-me o facto do Jesualdo Ferreira com toda a sua experiência ainda não saber o seguinte :

a) A melhora defesa é o ataque .

b) É preferível começar a jogar, com decisão/determinação, do que entrar a medo, pois se as coisas, por qualquer motivo, piorarem, tornar-se-ão muito mais difíceis e complicadas, de rectificar.
Porque entretanto perde-se a serenidade, surge o nervosismo, o atabalhoamento, a precipitação, e, o querer fazer tudo bem e depressa. Resultado. Nada sai bem…

c) No futebol quando se joga para não perder, normalmente sai furado.

Sem comentários: