31-05-2009 - FUTEBOL - Final da Taça de Portugal
A seguir ao Tetra, a Taça de Portugal. E acabou a época 2008_2009 com o F.C. Porto a conquistar a dobradinha. Trata-se da 14ª Taça de Portugal do seu historial.
Um golo de Lisandro, logo aos seis minutos, decidiu o resultado do jogo a favor dos Dragões .
O Paços de Ferreira ainda tentou dar alguma luta sem contudo conseguir. Principalmente a seguir ao golo do Lisandro. Hulk e Lisandro, ainda tiveram tempo de ameaçar aumentar a vantagem antes do descanso.
Depois, no início da segunda parte, ainda deu para Meireles acertar no poste e Rodríguez obrigar Cássio a uma defesa aparatosa.
Quero confessar contudo que não obstante o resultado, a exibição me pareceu traduzir-se em "jogar o quanto baste" para levar o "caneco".
Acho que a equipa do FC Porto tinha obrigação de fazer mais e melhor.
Nesta equipa há muita gente que precisa de aprender a defender. Refiro-me aos médios e avançados. Só depois de aperfeiçoarem as técnicas defensivas se poderão considerar verdadeiramente craques. E senão vejam o exemplo da actual melhor equipa do Mundo, o Barcelona, cujos médios e avançados são tão bons a atacar como a defender. Por esta razão é que eles são realmente excepcionais, fora de série!
FICHA DO JOGO
Final da Taça de Portugal 2008/09
Estádio do Jamor, em Oeiras (31 de Maio de 2009)
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e João Santos
4º árbitro: Artur Soares Dias
F.C. PORTO : Nuno; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Cissokho; Fernando, Mariano Gonzalez e Raul Meireles; Hulk, Lisandro Lopez e Rodriguez
Substituições: Mariano Gonzalez por Tomás Costa (69m), Rodríguez por Guarín (88m) e Hulk por Farías (90m)
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Sektioui e Sapunaru
Treinador: Jesualdo Ferreira
PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Ricardo, Danielson, Kelly e Jorginho; Dedé, Filipe Anunciação e Pedrinha «cap.»; Rui Miguel, Cristiano e Prieto
Substituições: Prieto por William (65m), Dedé por Ferreira (72m) e Pedrinha por Chico Silva (80m)
Não utilizados: Pedro, Ozeia, Paulo Sousa e Carlos Carneiro
Treinador: Paulo Sérgio
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lisandro Lopez (6m)
Disciplina: Cartão amarelo a Rodríguez (83m), Jorginho (86m) e Filipe Anunciação (90m)
PS- O Jesualdo Ferreira é um treinador competente, porem não tem na equipa técnica um preparador físico à sua altura, e, por isso não consegue atingir o nível dum Guardiola, ou dum José Mourinho. Estes dois são famosos porque têm preparadores físicos de grande nível, exigentes e muito profissionais. No Futebol de Alta Competição é preciso ser-se muito profissional e exigente.
O José Gomes é um preparador físico demasiado humilde incapaz de se impor e exigir aplicação, empenho, trabalho no duro aos craques (dar o litro).No Futebol do nosso País os preparadores físicos até têm receio de puxar pelo "cabedal" dos seus pupilos, com medo que as vedetas lhes façam a folha e percam o "tacho".
Não admira que tenha vários clubes interessados. Foi, a par de Cristiano, o mais perigoso do Paços, sem precisar de espaço para desequilibrar. Bons pés e cabeça levantada, que, para azar de Paulo Sérgio, praticamente só se viram na primeira parte e numa falta não assinalada, à beira do fim.
4 comentários:
A dodradinha não estava famosa: muito feijão e pouca carne, mas o objectivo foi cumprido.
O gigante do Norte mostrou a sua força, a sua raça e invadiu o Jamor...
Acabou o tabú, como se ele alguma vez tivesse existido...
Jesualdo fez uma grande época e merece continuar, mas como sempre, vai partir do zero.
Um abraço
Ó Monteiro, partiste-me todo com essa do Jesualdo só não atingir a bitola do Guardiola e do Mourinho, porque não tem um preparador físico do nível dos que têm esses técnicos.
O que falta ao Jesualdo não é o preparador físico, mas que o F.C.Porto tenha o dinheiro do Inter ou do Barça, para ir buscar os melhores do Mundo. O próprio Pepe diz, que com aqueles jogadores é muito fácil ser treinador...
Não me venhas com essa de teres dado ginástica na tropa...
Um abraço
Caro Vila Pouca!
Quanto ao Jesualdo estamos de acordo é um treinador competente. Já não acho o mesmo do José Gomes.
Na minha opinião o José Gomes como preparador físico não está ao nível do Jesualdo como treinador.
O Guardiola e o José Mourinho devem 50% dos seus êxitos desportivos aos preparadores físicos que trabalham com eles.
Abraço
Caro Vila Pouca!
Já não é a primeira vez que elogio os teus textos,e,sinceramente acho que escreves bem,acho até que tens veia de escritor, porem noto que no capítulo de futebol técnico (tem lá paciência) não estás à altura de emitir qualquer opinião "fundamentada", que é aquilo que eu faço. Quando escrevo algo sobre os aspectos técnicos é fundamentado porque além de ter conhecimentos práticos procuro documentar-me sobre o assunto.E nota que não faço qualquer comentário sobre estratégia,ou tácticas, mas sobre condição física que é um tema que domino.
Entretanto informo-te que o próprio Guardiola em determinada altura da época elogiou o trabalho do seu preparador físico.
E não seria preciso,porque nota-se na maneira como a equipa do Barcelona evolui,no seu rendimento em campo durante os 90 minutos,uma preparação física excepcional.Nos aspectos de resistência e velocidade dos atletas.
Relativamente ao JMourinho eu tive ocasião de ver trabalhar o Rui Faria na altura recordo-me que fiquei deveras impressionado com a atitude do homem.Tem uma personalidade muito forte. Não é homem que se preocupe em mostrar os dentes aos craques e garanto-te que o homem além de ser altamente competente e profissional,não é daqueles que tem receio de fazer suar as vedetas.
Portanto abstem-te, costuma-se dizer "não vá o sapateiro...etc...etc"
Abraço
Enviar um comentário