sábado, 11 de dezembro de 2010

Taça de Portugal, quinta eliminatória - FC Porto 4 Juventude de Évora 0

Goleada com o toque de João Moutinho

O FC Porto segue em frente na Taça de Portugal, depois de ter recebido e batido o Juventude de Évora, por 4-0, este sábado. A noite foi especial para João Moutinho, que se estreou a marcar ao serviço dos Dragões e mostrou ainda outros momentos de génio. O jovem James, titular pela primeira vez, também assinou pormenores que deixam água na boca.
Já se sabia que iriam estar em confronto forças desiguais. De um lado estava uma equipa da II divisão e do outro o invencível FC Porto, que bateu um recorde que vinha da época 2003/04: os Dragões estão agora invictos há 34 jogos consecutivos. No entanto, os azuis e brancos sabiam que tinham de evitar que aparecesse em campo a «magia» da Taça de que André Villas-Boas falou na sexta-feira, em conferência de imprensa. Os Dragões não facilitaram e a magia esteve toda por sua conta.
Os alentejanos apresentaram-se em campo com uma postura defensiva, como se esperava, protegendo a todo o custo a sua grande área. James foi o primeiro a descobrir o caminho do golo: na sequência de uma arrancada pela esquerda, aos 11 minutos, em que até já parecia ter perdido o tempo de passe, serviu Falcao com um cruzamento perfeito, para o 1-0.
Depois do tento inaugural, o encontro continuou a ter sentido único: James esteve por três vezes perto do segundo, sendo que, aos 32 minutos, um corte milagroso de Paulo Letras evitou que Hulk assistisse o colombiano para o remate fatal. No entanto, o golo surgiu mesmo sete minutos depois, na sequência de uma troca de bola rapidíssima que envolveu James, Falcao e Guarín. João Moutinho deu o toque final, coroando a movimentação constante do meio-campo portista, onde quase não existiram posições fixas. A procura da ruptura na defensiva contrária foi uma constante.
Na segunda parte, o adversário procurou subir uns passos no terreno, proporcionando mais espaço à equipa da casa para a sua constante troca de bola. Nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, o FC Porto construiu uma torrente de oportunidades que só por aparentes milagres e algumas boas intervenções do guarda-redes Tiago Martins não deram golo.
O 3-0 acabou por surgir mais tarde, do pé esquerdo de Alvaro Pereira, após assistência de Falcao. O uruguaio fez incontáveis vaivéns na ala esquerda e mereceu o prémio do golo. João Moutinho já tinha feito o gosto ao pé, mas não deixou de ter participação fundamental no lance do 4-0, rasgando a defesa contrária e servindo Alvaro Pereira, que «cedeu» o toque fatal a Walter. Quem ficou sem o prémio merecido foi James: em cima do apito final, após lance de Walter, cabeceou para intervenção aparatosa de Tiago Martins, que assim impediu uma estreia perfeita do jovem colombiano como titular.
11 de Dezembro de 2010 - Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 26.909 espectadores
Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira) - Assistentes: Sérgio Serrão e Tomás Santos
Quarto árbitro: Pedro Vilaça
FC PORTO: Kieszek; Sapunaru, Sereno, Maicon e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Ruben Micael; Hulk, Falcao «cap» e James
Substituições: Hulk por Walter (59m), Guarín por Castro (62m) e Falcao por Ukra (71m)
Não utilizados: Helton, Belluschi, Rafa e Otamendi
Treinador: André Villas-Boas

JUVENTUDE DE ÉVORA: Tiago Martins; Gambóias, Paulo Martins, Tiago Pires e Paulo Letras; João Fonseca, Cão e Cissé; Carlos Mota, Nuno Gaio «cap» e Sebastien
Substituições: Sebastien por Vítor Martelo (63m), Paulo Martins por André Xavier (63m) e Cao por Luís Barreiros (85m)
Não utilizados: Nuno Laurentino, Nelson Silva, Carlos Gomes e Viúla
Treinador: Miguel Ângelo
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Falcao (11m), João Moutinho (39m), Alvaro Pereira (69m) e Walter (84m)
Disciplina: cartão amarelo para Tiago Pires (57m) e Castro (92m)

«Temos orgulho no percurso que estamos a fazer»
No final da partida dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, já em conferência de imprensa, André Villas-Boas mostrou-se satisfeito com o regresso ao banco de suplentes, com a exibição e com o elevado grau de motivação revelado pelos jogadores diante do Juventude de Évora. O treinador dos Dragões só não apreciou o volume do desfecho, ao qual acrescentaria mais golos.
Exibição conseguida
«Foi uma exibição conseguida, que poderia ter rendido mais golos. Ficam a faltar-nos dois jogos neste objectivo de continuar a ganhar até ao final do ano.»
Muitas oportunidades
«O Juventude de Évora apresentou-se organizado, com capacidade para sair a jogar, mas acho que poderíamos ter conseguido um resultado mais volumoso, em função do número de oportunidades criadas.»
Motivação no topo
«A motivação esteve no topo, a equipa empenhou-se e o público esteve mais tranquilo do que na segunda-feira.»
Orgulho
«Temos orgulho no percurso que estamos a fazer, destes 34 jogos sem conhecer o sabor da derrota, o que também se fica a dever ao trabalho de Jesualdo Ferreira, na época passada.»
Homem emocional
«É claro que me sinto contente por voltar ao banco de suplentes. Como sabem, sou um homem emocional e gosto de estar ali, a comandar os meus, perto deles.»
James desequilibrou
«O James fez uma boa exibição. Mostrou-se a um óptimo nível, desequilibrou em duas posições, tanto a ala, como a médio ofensivo. Foi uma boa exibição, potenciada também pela equipa.»

1 comentário:

neli araujo disse...

Olá, amigo Dragão!

Quem pode, pode! Parabéns!!!!

Bom domingo para si e seus familiares!

beijinhos,

neli