sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O momento da equipa portista (plantel)

Por aquilo que ultimamente tenho podido constatar/observar, alguns futebolistas da equipa do FC Porto parecem não estar a atravessar um bom momento de forma (física e técnica; isto é comparando-os com as performances dos adversários).
Ou então a equipa está com défice nos seguintes sectores:
a) Defesa: ressente-se da falta de Felipe, Militão e da velocidade de Ricardo Pereira.
Pois a mim parece-me que atendendo à idade deles, começa a faltar principalmente: agilidade e reflexos (capacidade de reacção) aos centrais Pepe e Marcano.
O Tecatito a defesa direito é uma adaptação e não um lateral de raiz, e, o rendimento do Alex Telles já foi melhor.
b) Meio campo: o Danilo defende bem, distribui bem, mas precisa de ser capaz de ter mais capacidade de mobilidade, velocidade de pernas. O Sérgio Oliveira tb distribui bem, tem precisão de passe, mas tal como Danilo não é um sprinter. Quanto ao Otávio parece-me que rende mais pelo centro do que pelas faixas em que é necessário velocidade de pernas. Relativamente ao Uribe, é um futebolista que se esforça, defende quase sempre bem, mas falta-lhe o talento necessário para caso a ocasião seja propícia arrancar em slalon, levando os contrários consigo para desmarcar um colega que entretanto ficou livre de marcação. Nota-se também a falta dum médio box-to-box (incansável, com grande disponibilidade para correr, técnico e óptimo rematador) que faça a diferença.
c) Ataque: défice de avançados que façam a diferença. Luís Diaz, Tecatito, José Luís e Marega (Aboubakar devido a lesões ainda não totalmente disponível) todos estes estão actualmente com desempenho algo baixo, ou seja, ritmo baixo e alguma inépcia no capitulo da finalização; o pontapé instintivo, felino, preciso e potente; à baliza adversária.
Principais deficiências da equipa (défice de velocidade)
1) Ausência de rematadores com capacidade e competência de meia distância (precisão e potência)
2) Más definições (assistências) no último passe para golo. Os passes nunca encontram o colega desmarcado e são invariavelmente anulados pelos contrários.
3) Lances de bola parada: cruzamentos para a zona do guarda-redes, ou são interceptados pelos centrais adversários (nota-se a falta de jogadores que joguem bem de cabeça).

Sem comentários: