O regime "centralista" era uma característica do anterior regime totalitário/antidemocrático.
Por isso podemos considerar que os actuais partidos do "arco da governação" são só "semi" para não ter de afirmar "pseudo" democráticos .
A regionalização consagrada (aprovada na assembleia constituinte) na Constituição portuguesa ainda não foi posta em prática porque os partidos (eleitoralistas) que nos últimos 45 anos têm governado Portugal ainda não quiseram!
Compreende-se! No distrito de Lisboa residem cerca de 3 milhões de eleitores, sendo a totalidade dos eleitores que normalmente participam nas eleições portuguesas cerca de 5 milhões, portanto o partido que ganhar no distrito de Lisboa vence as eleições, e, daí o motivo pelo qual os políticos procuram acima de tudo fazer progredir Lisboa.
A Comunicação Social: canais de televisão e jornais estão sediados em Lisboa (os editoriais sempre a exaltar/enaltecer Lisboa)
Até no Desporto tal facto se constata, principalmente no Futebol.
A influência do poder do Conselho de Disciplina,Nomeações da FPF sediado em Lisboa, assim como dos meios de informação desportiva sediados em Lisboa sobre os árbitros de Futebol são preponderantes/decisivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário