quarta-feira, 3 de março de 2010

O falhanço do Jesualdo Ferreira no Alvalade XXI


Símbolos podem sair já no Verão

Bruno Alves e Raul Meireles devem ser os alvos do próximo Verão, na reabertura do mercado de transferências.
António Soares n'OJOGO

Na minha opinião, esta notícia, pelo menos para já, trata-se de especulação do jornalista.
Claro que se o FC Porto não ficar apurado para a Champions League, este factor por si só, poderá provocar desmotivação no seio do Plantel, e, por conseguinte levar os jogadores com mais mercado a pensar que o melhor para eles será abandonar o barco. Chegado a este ponto, vem-me à memória as palavras do Costinha na sua tomada de posse como director desportivo dos leões: os jogadores que quiserem vir jogar no Sporting, têm de se compenetrar que o clube já é um grande clube e não pensarem em vir para cá, com o intuito de servirem-se do Sporting como um trampolim para mais altos voos. 
De qualquer modo acho que ainda é cedo para estar a adiantar possíveis cenários.

Sobre a actuação da equipa no jogo no Alvalade XXI, declaro o seguinte: na minha opinião, o demérito não foi da equipa e sim do seu Leader JF. E explico porquê. Ao assistir ao desenrolar do jogo constatei que além dos jogadores do Sporting  mostrarem mais carácter, mais atitude e mais raça, traduzida em empenho, velocidade e eficácia, também se notou uma preparação psicológica mais cuidada e uma estratégia mais eficaz. Quem esteve minimamente atento pode constatar que a equipa dos leões trazia a lição muito bem estudada! Viu-se a maneira empenhada como eles procuraram e conseguiram com muita entrega de todos os elementos desde os avançados aos defesas, anular o futebol mais produtivo dos Dragões, ou seja, preocuparam-se em não deixar a equipa Azule Branca jogar pelos flancos, que tem sido o seu ponto mais forte. Notamos na equipa de Alvalade uma grande coesão, e, uma também grande disponibilidade (humildade) nos médios e avançados para ajudarem a defesa a fechar, a tapar todos os espaços por onde poderia surgir o perigo Azul e Branco. Tentaram e conseguiram com a sua força de vontade anular o Varela, O Mariano, o Falcao e os médios dos Dragões. Por isso é que o FC Porto praticamente não conseguiu realizar uma única jogada de perigo na grande área dos leões. Insisto, tudo isto foi conseguido com grande espírito de sacrifício, mas também com uma estratégia bem pensada e melhor preparada. Daí eu considerar que foi grande o mérito do Carvalhal em preparar mentalmente os seus jogadores para a estratégia a utilizar e demérito do Jesualdo Ferreira por não conseguir prever e encontrar uma táctica consistente de modo a mobilizar os seus jogadores, um antídoto para opor ao adversário. 

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Monteiro, tudo bem que o Carvalhal estudou bem o "assunto", mas quando os jogadores do F.C.Porto entram a dormir e oferecem logo um golo, que pode fazer o treinador depois? O problema, já o disse, mas repito, está no antes do jogo, no acordar, alertar, despertar, manter a pressão, para que a equipa entrasse com tudo, aí, na parte mental, para mim, esteve o problema.

Independentemente de tudo, é na parte anímica e psíquica, que Jesualdo falha mais.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

..Independentemente de tudo, é na parte anímica e psíquica, que Jesualdo falha mais.

Continuo a achar que tens razão, mas só em parte. Claro que o capítulo psicológico é muito importante, mas não é só, nem o mais importante.

Porque se fosse, a presença da equipa técnica não seria precisa para nada, bastava à Secção de Futebol contratar um professor doutor em psicologia.

Ora vejamos! Ao treinador que é o Leader do Grupo, compete: além de preparar devidamente, física e técnica os seus pupilos, compete também estudar os adversários, detectar os seus pontos fortes e fracos, descobrir as suas eventuais debilidades, e engendrar uma estratégia (táctica) de modo a anular com êxito a equipa contrária para conseguir vencê-la.
Chegados aqui, estamos precisamente no ponto crucial da questão, o problema da estratégia ou táctica a adoptar. Não é indiferente jogar em 4x3x3 ou 4x4x2, ou ainda no 4x2x3x1...etc. Porque a táctica mais conveniente depende das características dos seus interpretes.
Era no capítulo da estratégia e da táctica que o saudoso Pedroto, mestre dos mestres, se evidenciava em relação aos outros treinadores.

Se a equipa do Carvalhal logrou vencer a actual equipa do JF foi porque além de conseguir mentalizar os jogadores do Sporting para deixarem a pele em campo se preciso fosse, também definiu com precisão os pontos fortes e fracos (debilidades) da equipa Azul e Branca e ao fazê-lo mostrou aos seus pupilos a maneira de anular os adversários, sugerindo (exigindo) mais agressividade, mais velocidade, mais entrega,mais atitude, e, uma mais correcta ocupação dos espaços, por parte dos seus jogadores. Daí o ter logrado vencer os Dragões.
Portanto e para concluir: a estratégia e a táctica são preponderantes para o desfecho positivo ou negativo dum jogo de futebol.

Um abraço
Um abraço