terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Hernâni já é Dragão

03/02/2015 - O FC Porto está a fechar com o V. Guimarães a contratação de Hernâni, extremo português de 23 anos. O provável único reforço portista de Janeiro tem 18 jogos e quatro golos na corrente edição da I Liga, estando a cotar-se como uma das revelações da prova.

Lançado no futebol profissional pelo Atlético, passou ainda pelo Mirandela antes de chegar ao Minho, em 2012/13. Fez 30 jogos pela equipa B e só esta época passou a ser uma grande aposta de Rui Vitória. Esquerdino, era disputado por vários clubes, mas por indicação de Lopetegui deve rumar já ao FC Porto.

Jovem extremo assinou esta segunda-feira pelos azuis e brancos

"Hernâni já é dragão", escreve o FC Porto nas redes sociais, fazendo acompanhar a partilha com uma imagem do jogador com a camisola do clube.
Extremo contratado ao Vitória de Guimarães trabalhou pela primeira vez no Olival.Um dia depois de fechada a mudança do Vitória de Guimarães para o FC Porto, Hernâni trabalhou pela primeira vez às ordens de Julen Lopetegui. O extremo foi, por isso, a grande novidade no arranque da preparação para o jogo em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense.

Brahimi, que recentemente se despediu da Taça das Nações Africanas, depois da derrota da Argélia frente à Costa do Marfim, nos quartos de final, não marcou presença no Olival. Adrián López também foi ausência, mas por ainda estar a recuperar de lesão.

Gonçalo Paciência, que no passado fim de semana voltou a jogar pela equipa B, depois da estreia a marcar na formação principal, continua a treinar às ordens de
Julen Lopetegui.


António Sousa, que representou o FC Porto durante oito épocas, analisou a contratação de Hernâni. "O peso da camisola é importante e determinante. Depende da sua capacidade para encarar o peso da camisola, que é enorme em relação ao historial dele", defendeu o
antigo médio, 27 vezes internacional. "Está a fazer, sem dúvida, uma excelente época, tem-se mostrado como nunca e se continuar a um bom nível e for mentalmente forte, pela qualidade que tem demonstrado, pode ter uma palavra enorme a dizer neste FC Porto".

António Sousa acredita que, pelas suas características, Hernâni tem condições para singrar no FC Porto. "Tem qualidades para ganhar espaço. Por aquilo que se tem visto é um jogador muito forte em termos de decisão, muito rápido e muito acima da média em termos de qualidade técnica".


Sami, Ivo Rodrigues e Otávio emprestados ao V. Guimarães até ao final da temporada


Tal como anunciado na Imprensa desportiva, Hernâni é o nome do dia neste fecho de mercado em Portugal. O extremo de 23 anos assinou por quatro épocas e meia e com cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, mas o negócio é ainda mais complexo, já que implica a cedência aos minhotos de três dragões: Sami segue para o V. Guimarães e com ele viajam também o extremo Ivo Rodrigues e o médio Otávio. Um trio que jogará no D. Afonso Henriques até ao final da temporada, por empréstimo.

Sami terminou um período de cedência ao Braga; Ivo Rodrigues estreia-se na I Liga depois de se ter afirmado como o melhor marcador do FC Porto B; e o internacional jovem brasileiro Otávio consegue finalmente o espaço que lhe estava vedado no plantel de Julen Lopetegui.
Quanto a Hernâni, começa amanhã a treinar no Olival.


Rui Vitória aborda a saída de Hernâni para o FC Porto e deixa um conselho a Julen Lopetegui.


Rui Vitória referindo-se a Hernâni contratado pelo FC Porto. "É um belíssimo jogador. Teve uma quota parte importante de responsabilidade em tudo o que fizemos na primeira fase da época. Era um dos principais elementos no processo ofensivo da equipa. Agora temos de encontrar outras formas de atacar e outras alternativas. Claro que ficou satisfeito por ter melhorado a sua vida e dado um salto na carreira", afirmou Rui Vitória, que deixou ainda uma espécie de conselho a Julen Lopetegui.

"O treinador tem de o conhecer muito bem para saber como lidar com ele. O Hernâni tem imensa qualidade, mas precisa da ajuda do treinador para expor tudo isso em campo. Agora está num contexto diferente, num grande clube e caberá às pessoas desse clube fazerem dele ainda melhor jogador. Tem grande margem de progressão", sublinhou, falando depois das chegadas de Sami, Otávio e Ivo Rodrigues.

"Ficamos com mais alternativas e podemos crescer ainda mais. Houve um acréscimo de qualidade no plantel. Estes reforços são para agora e para o futuro. Há aqui um
enquadramento que faz com que estes jovens sintam que têm aqui o espaço ideal para poderem crescer. Disse-lhes isso mesmo, antes do treino, que iam sair daqui ainda melhores jogadores".


PS - Miguel Sousa Tavares_Ver aqui Tomo ii

2 comentários:

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

A fim de ficar registado

Viva Miguel,
Sobre a blogosfera portista, depois que comecei a frequentar este, deixei de precisar de frequentar outros.
Por isso: muito bem Miguel continua a arrotar as tuas bem elaboradas postas de pescada.
Quanto ao resto concordo com a opinião do portista Silva, pelo que apoiado.

Abraço