domingo, 18 de abril de 2021

FC Porto B empata com Estoril em Pedroso

FC Porto B resgatou um ponto depois de ter estado com dois golos de desvantagem na recepção ao Estoril (2-2)

A equipa B do FC Porto conseguiu somar mais um precioso ponto frente à melhor equipa do campeonato. Ao início da tarde deste domingo, em Vila Nova de Gaia, os jovens Dragões entraram mal e foram para o descanso a perder por 0-2. Num segundo tempo bastante melhor do que o primeiro, os azuis e brancos marcaram dois golos em três minutos e resgataram o empate (2-2) diante do quase primo divisionário Estoril, líder isolado da Liga Portugal 2 com 12 pontos de avanço sobre o mais directo perseguidor. Com este resultado num confronto de extremos, o FC Porto B mantém-se no último posto com 26 pontos, a apenas um do 15.º classificado Vilafranquense.
António Folha manteve a aposta num esquema de três centrais, com Carraça numa posição híbrida - entre o lado direito do eixo e o corredor onde fez carreira - e Rodrigo Pinheiro encarregue do flanco esquerdo. Aos sete minutos, o também “emprestado” Malang Sarr esteve perto de abrir a contagem: Rodrigo Valente cobrou um livre lateral para o coração da área, a bola sobrou para o defesa canhoto que, qual avançado, atirou de pé direito a rasar o poste. Até ao vigésimo minuto o Estoril não havia criado perigo algum, mas nesse preciso momento só uma enorme defesa de Ricardo Silva evitou males maiores. Depois do aviso, os da Amoreira passaram à acção. Fábio Vieira perdeu o esférico dentro do próprio meio campo numa tentativa de sair para o ataque, o Estoril recupera e solta em Aziz, que teve tempo e espaço para inaugurar o marcador. Quinze minutos depois, o mesmo Fábio recebeu em zona frontal, porém o disparo do camisola 50 saiu fraco e à figura de Thiago. Dentro do tempo de compensação, Ricardo Silva saiu-se a um cruzamento, socou a bola e o árbitro Miguel Nogueira vislumbrou uma infracção de Boateng sobre Zé Valente dentro da área da casa. Encarregue da cobrança do penálti, o número 10 estorilista não tremeu e fez o 2-0 com uma picadinha dos onze metros.
No retorno para a etapa complementar foi o Estoril quem dispôs da primeira oportunidade, contudo mais uma grande intervenção de Ricardo Silva impediu o resultado de ganhar contornos de goleada. Só que o FC Porto B respondeu da melhor forma possível e logo reduziu a desvantagem. Fábio Vieira recebeu, rodou e fez um passe milimétrico que isolou Kelvin Boateng para este fazer o 1-2. Pouco depois surgiu mesmo o empate: grande trabalho de Rodrigo Conceição pela direita que cruza com conta, peso e medida para Mor N’diaye cabecear com tudo para o fundo das redes. Com 2-2 no marcador à hora de jogo, e 8-3 em remates a favor dos Dragões, o Estoril esteve perto do terceiro e só um corte fantástico de Carraça segurou a igualdade. O esforço físico ia fazendo vítimas e António Folha efectuou uma tripla alteração. O filho Bernardo rendeu o capitão Rodrigo Valente, Gonçalo Borges substituiu Kelvin Boateng e o desgastadíssimo Danny Loader saiu para a entrada de Igor Cássio. Já dentro dos derradeiros cinco minutos, o treinador portista lançou Rafael Pereira para o lugar de Mor N’diaye e o resultado não mais se alterou.
“É mais um ponto, o que desde já é positivo. A perder 2-0 encarámos a segunda parte de forma fantástica contra o Estoril, que é primeiro classificado com todo o mérito. Uma excelente equipa, destacadíssima, que vai fazer o seu percurso e subir de divisão porque de facto é uma equipa fantástica. Há que dar os parabéns aos meus jogadores porque fizeram um jogo extraordinário, mesmo estando a perder por 2-0 na primeira parte. O jogo foi sempre equilibrado, apesar do resultado, porque eram duas equipas que tentavam jogar bem para não serem surpreendidas. Sofremos o primeiro golo contra o que planeávamos, mas paciência, é o futebol. Com 0-2 normalmente as equipas ficam muito em baixo e não foi isso que aconteceu. Senti um balneário a querer dar respostas, e deram.”, declarou António Folha no rescaldo da contenda.
Segue-se uma deslocação ao Municipal de Aveiro para defrontar o Académico de Viseu. A actuar em casa emprestada devido a obras no Fontelo, a formação viseense também luta pela permanência e recebe o FC Porto B no próximo domingo de manhã (11h15, Sport TV).

Ficha do Jogo - Estádio de Pedroso - Liga Portugal 2, 29.ª jornada - 18 de Abril de 2021
FC PORTO B 2 ESTORIL 2

Árbitro: Miguel Nogueira da AF de Lisboa
Assistentes: Paulo Brás e José Luzia
Quarto árbitro: Marco Cruz

FC PORTO B: Ricardo Silva; Carraça, João Marcelo, Malang Sarr, Rodrigo Conceição, Mor N’diaye, Rodrigo Valente (cap.), Rodrigo Pinheiro, Fábio Vieira, Danny Loader e Kelvin Boateng
Substituições: Rodrigo Valente por Bernardo Folha (77m), Kelvin Boateng por Gonçalo Borges (77m), Danny Loader por Igor Cássio (77m) e Mor N’diaye por Rafael Pereira (87m)
Não utilizados: Ivan Cardoso; Pedro Justiniano, Tiago Matos, Carlos Gabriel e Diogo Ressurreição
Treinador: António Folha

ESTORIL: Thiago; Carles Soria, Hugo Gomes, Hugo Basto, Joãozinho (cap.), Gamboa, Crespo, Zé Valente, Vidigal, Yakubu Aziz e Harramiz
Substituições: Yakubu Aziz por André Clovis (63m), Zé Valente por Lazare (63m), Vidigal por Murilo (71m) e Harramiz por Chiquinho (80m)
Não utilizados: Dani Figueira; João Diogo, João Mendes, Marcos Valente e André Franco
Treinador: Bruno Pinheiro

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Yakubu Aziz (24m), Zé Valente (45+5m), Kelvin Boateng (57m) e Mor N’diaye (60m)
Disciplina: cartão amarelo a Kelvin Boateng (45+3m), Zé Valente (51m), Mor N’diaye (52m), André Clovis (90m) e Lazare (90+6m)

Sem comentários: