quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

FC Porto B 3 Penafiel 1

O Desempenho do Árbitro João Pinho da AF de Aveiro
O costume: rigoroso a apontar as faltas dos portistas (amarelos) e relativamente permissivo com as faltas dos adversários dos Dragões.

O FC Porto B recebeu e venceu o Penafiel (3-1) no último jogo de 2021. Danny Namaso foi implacável em frente à baliza e assinou um hat-trick na partida.

O FC Porto entrou na partida com o objectivo claro de sair com os três pontos e, logo após o décimo minuto, Gonçalo Borges entrou na área e rematou, tendo a bola sobrado para Vasco Sousa, que foi derrubado. João Pinho assinalou grande penalidade e, na conversão, Danny Namaso adiantou os azuis e brancos no placar. A vantagem durou pouco tempo já que, aos 18 minutos, Roberto, isolado por um grande pormenor de Rui Pedro, empatou o encontro. Até ao final da etapa inaugural, Caio Secco, guarda-redes do Penafiel, foi o homem em destaque neste embate ao defender toda e qualquer bola que se aproximou da baliza penafidelense. Ao 23.º minuto, o guardião negou por duas vezes o golo aos portistas: primeiro, ao defender um remate forte de Gonçalo Borges e depois ao voar para travar um cabeceamento que parecia certeiro de Mor Ndiaye. Já depois de Gonçalo Loureiro ter escapado a um vermelho directo evidente face ao atropelo dado a Vasco Sousa, com o joelho do defesa a subir até ao pescoço do 67 do FC Porto (32m), João Mendes teve nova oportunidade de golo, tendo desviado um cruzamento de Rodrigo Pinheiro para a trave da baliza adversária. Apesar das várias oportunidades para os bês portistas estarem na frente ao intervalo, subsistia o empate na partida (1-1) à ida para os balneários.
A etapa complementar não poderia ter começado de melhor forma para o FC Porto B, já que, aos 54 minutos, num canto curto, Varela cruzou para o coração da área e Danny Namaso desviou com grande astúcia para o segundo golo da conta pessoal no jogo. Apesar de várias oportunidades de parte a parte, com os Dragões a tirarem tinta ao poste de Caio Secco (72m), só Danny Namaso conseguiu colocar o esférico pela terceira vez nas redes de Caio Secco, aos 88m, depois de um desvio de Peglow ao segundo poste. Hat-trick do ponta de lança portista e os três últimos pontos de 2021 ficaram no Olival.
"Foi um jogo em que a equipa foi muito assertiva no que eram as tarefas para o jogo. Sem dúvida que esse espírito colectivo que houve foi fundamental neste jogo. Havia sempre um ou outro lance que matava o jogo contra nós e nestes dois últimos jogos não aconteceu", afirmou Fábio Moura no final do encontro.
Com esta vitória, o FC Porto B termina 2021 no quinto lugar da classificação. Os Dragões abrem o próximo ano civil com uma deslocação ao Seixal para defrontar o Benfica B (8 de Janeiro).

Ficha do jogo - 
CTFD PortoGaia - Liga Portugal 2, 16.ª jornada- 23 de Dezembro de 2021

Árbitro: João Pinho da A F de Aveiro
Assistentes: José Mira e Diogo Pereira
Quarto árbitro: José Luzia

FC PORTO B: Ricardo Silva, Rodrigo Pinheiro, Romain Correia, Zé Pedro, João Mendes, Mor Ndiaye, Vasco Sousa, Bernardo Folha, Varela (cap.), Gonçalo Borges e Danny Namaso
Substituições: Samba Koné por Vasco Sousa (45m), Léo Borges por Gonçalo Borges (69m), Diogo Abreu por Bernardo Folha (70m), Peglow por João Mendes (76m) e Diogo Ressurreição por Silvestre Varela (86m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Sebastian Soto, Wesley e Levi Faustino
Treinador: Fábio Moura

PENAFIEL: Caio Secco, Vitinha, Gonçalo Loureiro, Ruca, Leandro, Capela (cap.), João Amorim, Rui Pedro, Zé Valente, Édi Semedo e Roberto
Substituições: David Caiado por Zé Valente (59m), Ronaldo por João Amorim (68m), Edson Farias por Vitinha (68m), Simão por Ruca (87m)
Não utilizados: Macedo, Lucas, Vasco Braga, Feliz e Pedro Prazeres
Treinador: Pedro Ribeiro

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Danny Namaso (11m, 54m e 88m), Roberto (18m)

Disciplina: cartão amarelo a Ricardo Silva (23m), a Varela (27m), a Gonçalo Loureiro (32m) e a Peglow (90m+3)

Sem comentários: