domingo, 31 de março de 2024

FC Porto - News Letter

Do mundo
Ao contrário do que acontece em Vila Nova de Gaia, a construção da Linha Rubi do Metro do Porto na margem norte do Douro arrancou “com timidez”, mas perspetiva-se o caos no Campo Alegre. A principal causa é a supressão de 700 lugares de estacionamento que eram utilizados por estudantes das faculdades de Arquitetura, Ciências e Letras, associada à escassez de transportes públicos que servem esta zona. É, naturalmente, um constrangimento temporário. Como salienta Pedro Freitas, investigador em Arquitetura e Urbanismo, a prazo a comunidade académica vai “ter metro à porta”.

O funicular dos Guindais está desativado desde 6 de Novembro de 2023 para uma intervenção de manutenção e ainda não se sabe quando voltará a circular. O Porto Canal contactou a STCP, que informou que as obras “estão concluídas”, mas aguarda-se uma inspeção e consequente autorização para retoma de atividade do Instituto da Mobilidade Terrestre. Em 2023, o funicular dos Guindais foi utilizado por 460 mil pessoas, 100 mil das quais munícipes do Porto clientes do cartão Andante.

Aconteceu
Foi há 72 anos, durante a madrugada, que Maria Amélia Canossa gravou o “grito só de todos nós” no Teatro de São João. Com letra de Heitor Campos Monteiro e música de António de Figueiredo de Melo, o hino do FC Porto já tinha uma história bem mais antiga. Pode conhecê-la aqui.

Sem comentários: