sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FC Porto Recurso para plenário da CD da Liga contra "veto de gaveta"

*
O FC Porto anunciou hoje recurso para o plenário da Comissão Disciplinar da Liga do "veto de gaveta" à revisão das decisões disciplinares de que foi alvo o clube e o seu presidente, Pinto da Costa, no âmbito do processo "Apito Final". Em comunicado publicado no site oficial, o FC Porto estranha a "inércia e contenção" revelada pela Comissão Disciplinar (CD) da LPFP e anuncia ter apresentado uma "reclamação junto do órgão competente" (plenário da CD). Em causa está o facto de a CD da LPFP ter notificado o FC Porto de que os processos disciplinares em questão se encontravam em poder do Tribunal Administrativo de Lisboa, o que, no entendimento daquele órgão, "inviabilizava", por ora, a apreciação dos pedidos de revisão. "Ou seja, a Comissão Disciplinar, face a processos de revisão legítimos, idóneos e juridicamente enquadrados nos próprios regulamentos da LPFP, decide não decidir, por tempo indeterminado, sem sequer se preocupar em engendrar um esboço de justificação ou de fundamentação mínima", refere o comunicado dos portistas. O FC Porto qualifica esta "lamentável atitude" como "um veto de gaveta, um esforço patético de evitar o acesso ao direito e à justiça a que todos têm direito". "O mesmo órgão que manifestou um fervor quase desvairado na sua acutilância punitiva na fase acusatória dos processos disciplinares, em que não hesitou em bater a todas as portas de Tribunais e de uma "super-equipa" do Ministério Público, para obter certidões que sustentassem a sua acusação, recusa agora ter a mesma pró-actividade", refere a nota. E continua: "Não deixa de ser inédito que não tenha tido o cuidado de duplicar os seus documentos antes de os remeter para a FPF e agora nada faça para obter uma cópia, quando se trata de rever as suas decisões. Porque será que são tão expeditos a recorrer aos audiovisuais e não descobriram a utilidade da fotocopiadora e da memória do computador?". Face a esta situação, o FC Porto "declara de modo inequívoco que não se conformará, uma vez mais, com esta forma cada vez mais despudorada de encarar a realização da justiça desportiva em Portugal" e informa ter "apresentado reclamação daquela decisão junto do órgão competente". Os pedidos de revisão foram apresentados na sequência do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) a considerar a ilegalidade da utilização das transcrições das escutas telefónicas obtidas para o “Apito Dourado” no processo movido pela CD ao Leiria, penalizada com a subtracção de três prontos, e ao presidente do clube, João Bartolomeu, suspenso por um ano. O FC Porto, que foi condenado em 9 de Maio pela CD da Liga à perda de seis pontos, e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos por tentativa de corrupção, considerou que "o STA fê-lo de um modo impressivo e manifesto, concluindo pela evidente ilegalidade da manutenção no processo disciplinar das gravações das escutas, por tal constituir uma violação de um direito fundamental".

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

É mais uma vergonha do benfquista que preside à C.Disciplinar da Liga.
Já em 6 de Novembro, eu em post, tinha escrito isto:
Mas este "senhor" anda a brincar com a nossa inteligência, a gozar connosco, ou pior, a provocar-nos?
Não sou jurista, mas também não preciso de ser, basta ler e saber interpretar, para ver que o que esteve na origem do Apito Dourado, no que toca ao F.C.Porto e a Pinto da Costa, foram escutas, o "livro" e o testemunho, da ex-alternadeira, agora, "escritora", Excelentíssima Dona Carolina Salgado - tiro o chapéu e curvo-me, respeitosamente, ao pronunciar este nome -. Vejam a foto e compreenderão porquê!
O apêndice do Apito Dourado, chamado pomposamente, pelo pedante presidente da C.D.da Liga, Apito Final, no que diz respeito ao Campeão português e ao seu Líder, terminou com o castigo de dois anos a Pinto da Costa e a perda de seis pontos ao F.C.Porto. Estes castigos, por mais que agora diga o contrário, foram apenas baseados nas escutas, já que o testemunho da dita "escritora" não foi possível, mas ainda bem, pois se ouvisse uma das irmãs e não ouvisse a outra, teria sido mais uma pouca vergonha, juntar a tantas, produzidas pelo senhor Costa. A decisão do Supremo Tribunal Administrativo - considera que as escutas, não são válidos para Processo Disciplinares - torna os castigos ao F.C.Porto e ao seu Presidente, nulos, por mais que isso custe a admitir, ao vaidoso, que preside à C.D. Pode, por isso, o benfiquista - a este propósito, em que condição esteve Ricardo Costa, a ver o Leixões-Benfica? -, argumentar o que quiser, arranjar as desculpas que quiser, que a nós não engana, nem nunca enganou: o presidente da C.D. da Liga não tem feito outra coisa, senão perseguir o F.C.Porto e o seu Presidente, não em nome da Justiça, mas em nome de outros interesses, que todos os Dragões já há muito tempo conhecem e sempre têm denunciado.

Os intereses do clube do seu coração.

Um abraço