sábado, 3 de janeiro de 2009

Perspectiva - Nacional x FC Porto (OJOGO)

Está à espera dum Nacional idêntico ao que empatou na Luz?

Não creio. Vimos um Nacional muito bom na Luz, jogou bem, criou oportunidades. Este jogo é em sua casa, onde são mais fortes, mas será um jogo diferente. Pela qualidade da equipa, pela astúcia do seu treinador, e pela motivação que causa jogar com o FC Porto, será um jogo bem mais difícil para nós do que muitos dos outros. Considero um jogo nuclear para nós.

FC Porto » Jesualdo "Não vamos aos oitavos para brincar"
Em entrevista a O JOGO, Jesualdo Ferreira considerou 2009 um bom ano para o FC Porto tentar ir longe na Liga dos Campeões. Ontem, o técnico foi confrontado com esta opinião, reafirmando o seu optimismo na prova, sobretudo na eliminatória que vai disputar com o Atlético de Madrid. "Surgiu um título apelativo e o corpo da entrevista é claro em relação às nossas intenções. Não vamos entrar nos oitavos-de-final só para brincar, nem para cumprir o calendário. Vamos para ganhar e depois vê-se. Dependemos de nós no campeonato e na Champions, mas são provas e objectivos totalmente distintos", frisou. De facto, o técnico não se cansou de dizer que o campeonato é a prioridade dos portistas e explicou as razões: "É a prova que permite estar sempre na Champions, que permite continuar a garantir títulos e que qualquer clube quer ganhar. O campeonato é a prova-rainha, as outras são sempre complementares", considerou.

Mas acha que as arbitragens estão a influenciar o campeonato?
As arbitragens vão ter influência em todos os campeonatos em todo o Mundo. Porque é impossível chegar ao fim e todos sentirem que foram premiados com o seu trabalho e que os árbitros foram sempre competentes. Parece-me é que há uma pressão grande sobre a arbitragem, mas defendo que devem ter condições para apitar melhor. Têm que ter uma estrutura que os apoie, uma formação de acordo com as exigências e, se calhar, têm mesmo de ser profissionais. Vivemos num negócio em que todas as estruturas são profissionais e os únicos, que têm uma grande decisão no jogo, que não são, são os árbitros. Creio que o senhor Pedro Henriques foi o único que teve nota negativa num jogo mediático e polémico. Eu gostava de ver todas as outras notas e apreciações de todos os outros jogos e árbitros. Porque não vêm a público as outras? Foi o pior árbitro em 96 jogos?

Passividade agressiva
JORGE MAIA
"Esperar não é saber / Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer." Lembrei-me dos versos de Geraldo Vandré ontem, depois de ler a entrevista de Luís Filipe Vieira no jornal A Bola. O presidente do Benfica disse esperar que deixem os encarnados ganhar dentro de campo. Bem sei que a mensagem se enquandra numa estratégia de comunicação e que chega na sequência de duas semanas de intensa pressão sobre as arbitragens, mas, ainda assim, não deixa de proporcionar outras leituras. E algumas delas levam-nos de volta aos versos de Geraldo Vandré e revelam uma passividade perigosa. O presidente do Benfica espera que deixem o clube encarnado ganhar, mas as vitórias não se esperam, conquistam-se. Quem sabe não fica à espera que as vitórias aconteçam, fá-las acontecer, contra tudo e contra todos, contando apenas consigo próprio para as garantir.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Monteiro, não faças isso e ignora. Faz como eu que não o levo a sério.
Vamos lá a ver como é que a equipa se apresenta daqui a pouco.
Espero que os nossos jogadores estejam preparados para tudo, pois vai ter se ser contra tudo e contra todos.
Os vermelhos já mobilizram as tropas e não têm outra feito outra coisa senão pressionar.
Um abraço