segunda-feira, 25 de maio de 2009

FC Porto 1 SC Braga 1

24/05/2009 Futebol - Liga Sagres

Hoje não gostei da atitude da equipa do FC Porto. deu-me a sensação que estava ali a jogar unicamente para cumprir calendário. 
Impunha-se uma outra atitude no caso de querer acabar o campeonato com chave d'ouro. Ou seja, a cereja no topo do bolo...!
A diferença entre as duas equipas, é que enquanto os jogadores Braga jogaram sempre para tentar ganhar, a equipa azul e branca pareceu estar ali sómente para treinar. Pelo menos, durante largos períodos do jogo.
A equipa do FC Porto pareceu-me displicente. Começou por não respeitar o Braga que por sinal até tem uma equipa com qualidade, e quando acordou e tentou ganhar já não foi a tempo.

Destaques
Sapunaru continua a evidenciar falta de velocidade de pernas para poder preencher com eficácia a posição de lateral.
Alguns elementos da equipa do FC Porto pareceram-me cansados, ou em sub-rendimento, sendo os casos mais flagrantes:  Raúl Meireles e Rodriguez. 
Farias, apesar de todo o seu valor acusou falta de ritmo.
Das substituições só Hulk deu a sensação de estar muito próximo do seu rendimento (100%) normal.

FICHA DE JOGO

Liga, 30ª jornada
24 de Maio de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.019 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: José Gomes

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando, Raul Meireles; Lisandro, Farías e Rodríguez
Substituições: Farías por Hulk (59m), Mariano por Tomás Costa (71m) e Rodríguez por Sektioui (82m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Guarín
Treinador: Jesualdo Ferreira

Sp. BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, André Leone e Evaldo; Alan, Frechaut «cap», César Peixoto e Edimar; Rentería e Matheus
Substituições: Edimar por Luís Aguiar (65m), Eduardo por Mário Felgueiras (79m) e Matheus por Zé Manel (87m)
Não utilizados: Dani, Aníbal, Januário e Nani
Treinador: Jorge Jesus

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Farías (42m) e Edimar (56m)
Disciplina: cartão amarelo a Bruno Alves (15m), Edimar (20m), Evaldo (36m), Rentería (72m) e Hulk (84m)

Jesualdo Ferreira

"Dobradinha era um prémio justo"

TODA A REPORTAGEM: PEDRO MARQUES COSTA/BRUNO FILIPE MONTEIRO

O Braga não permitiu a Jesualdo Ferreira festejar o 63º aniversário com uma vitória, mas o treinador do FC Porto confessou que sabia, devido ao ambiente de festa que rodeava o encontro, "ser difícil à equipa fazer melhor". Por isso, nada a dizer "contra os jogadores, que mostraram vontade de vencer". No entanto, lembrou que há mais um título para conquistar. "O jogo da final poderá ser mais difícil, já que está em causa uma taça. E julgo que fechar a época com a dobradinha seria justo para os jogadores, pois premiava o trabalho, o esforço e união que revelaram esta época", referiu.

Embora não tenha clarificado o seu futuro, Jesualdo considerou "natural" o facto dos adeptos portistas terem pedido que ficasse. "Ganhar três campeonatos não é fácil e, por isso, é natural que peçam o penta. O apoio deles é bastante gratificante", admitiu, sublinhando a justeza da conquista do título. "Se tivéssemos ganho hoje [ontem] seria um resulto justo, mas o mais importante é que fomos campeões e fizemo-lo com uma vantagem confortável".

Para a história fica o registo de 23 jogos seguidos sem perder para o campeonato, sendo que 18 dos quais terminaram com a conquista dos três pontos. Um deles foi contra os arsenalistas, na primeira volta. "Sempre disse que seríamos candidatos ao título. No início, andámos atrás, mas quando chegámos ao primeiro lugar, em Braga, disse que dificilmente não seríamos campeões, pois tratava-se da ascensão normal desta equipa. Foi a partir daí que embalámos", destacou.

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Grande ambiente, grande festa e um jogo fraquito do Tetracampeão, que só despertou com a entrada do Hulk e após o golo do Braga.

Ontem foi festejar, hoje é descansar e amanhã é começar a preparar com todo o empenho determinação e profissionalismo, a final da Taça, porque queremos e merecemos, acabar a época em beleza, com a dobradinha.

Feliz o regresso à baixa - tem de ser para continuar -, que foi o ponto mais alto das comemorações do título.

- Rio, tu, sempre que o F.C.Porto ganha, és um dos grandes perdedores...

Um abraço

Cardoso disse...

O jogo acabou por nao ser importante ontem, a ansiedade para os festejos era maior... tb acho que se podia ter festejado mais um pouco no estádio.

Nas ruas é o que se sabe, o costume. Noite de S.Joao antecipada...

Venha o Penta!

Dragaoatento disse...

Caros Amigos!

Depois das declarações que o Jorge Jesus produziu durante a semana: "temos equipa para ganhar no dragão",impunha-se uma outra atitude dos jogadores do FC Porto no sentido de provarem que são profissionais briosos e que não estão dispostos a deixar os seus créditos por mãos alheias, quanto mais não fosse por uma questão de honra e dignidade.
Fiquei extremamente desolado com o comportamento da equipa... como profissionais deviam deixar os festejos antecipados para os adeptos e continuarem concentrados e compenetrados, até acabarem definitivamente a época, ou seja a totalidade dos jogos a disputar...
Se tivessem feito isso, teríamos fechado a época com "chave d'ouro" e então seria a "cereja no topo do bolo"...!

Abraço

dragao vila pouca disse...

Caro Monteiro, fechar a época em beleza é ganhar ao Paços e fazer a dobradinha.
Eu também gostava de outro jogo e de outra exibição, mas com a reacção ao golo do Braga e a última meia-hora, percebi que os jogadores estavam para não se ralar muito e só ragiram quando foram "picados".

Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro amigo Vila Pouca!

...percebi que os jogadores não estavam para se ralar muito e só reagiram quando foram "picados".

Pois é isso mesmo! Não estavam para se ralar muito...
Ou desgastaram-se muito com os festejos e perderam o ritmo?
O que é certo é que se desconcentraram-se, negligenciaram, ou facilitaram na preparação para o último jogo do campeonato.
Vamos lá ver se com os festejos antecipados não descuraram também a preparação da final da Taça.
É que nestas alturas de euforia há tendência para o exagero em matéria de festejos, cometem-se asneiras no domínio até da alimentação...etc...e os adversários lá estão para se aproveitarem.
Nunca me vou esquecer da derrota dos 8 a 2 na inauguração do antigo estádio das Antas porque os jogadores da equipa do FCP se embebedaram na véspera do jogo.
E no futebol de alta competição quem não é sério e profissional normalmente perde...!

Abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

Novidades... extraído de OJOGO...

Valdir Barbosa reconheceu que o negócio está "muito próximo" de ficar concluído e lembrou que o Nacional da Madeira terá direito a 20 por cento do valor da transacção entre Cruzeiro e FC Porto.
"O contrato é claro. O Cruzeiro tem 100 por cento dos direitos federativos e, em caso de venda durante o empréstimo até Julho de 2010, o Nacional tem direito a 20 por cento do valor", disse o dirigente.
O director de relações internacionais do clube brasileiro recusou revelar o valor da transferência de Maicon para o FC Porto e, mostrando-se esperançado no fim rápido da negociação, lembrou o caso de Nené, também emprestado pelo Cruzeiro ao Nacional da Madeira.
"Ao contrário de Maicon, o presidente Rui Alves (do Nacional) pode negociar Nené. O Cruzeiro terá então direito a 25 por cento do valor da venda. É isto que está estipulado no contrato", explicou.
Valdir Barbosa disse desconhecer quantos interessados existem no brasileiro, melhor marcador do campeonato português, com 20 golos, embora tenha garantido que as "suas qualidades de goleador" não passaram despercebidas a clubes lusos e estrangeiros.
"É um jogador que todos querem", explicou.
O dirigente assentiu ainda descrever o médio Ramires, uma das contratações do Benfica para 2009/10 e também oriundo do Cruzeiro.
"Vai adaptar-se bem ao futebol português. Tem boa técnica, velocidade e força. Raramente se lesiona ou recebe amarelos ou vermelhos. Fará falta ao Cruzeiro, mas tenho a certeza que vai brilhar no futebol português".

Abraço