quinta-feira, 14 de maio de 2009

Guarin um caso intrigante

É um jogador com técnica,possante (estatura elevada),rápido, e no entanto, ainda não conseguiu impor-se no Plantel do FC Porto! 
Antes de tudo parece-me um caso de inadaptação à equipa. A posição de "trinco" (ou até de centro-campista) são funções que exigem grande disponibilidade física e disciplina táctica. E um dos problemas do Guarin parece-me ser a falta de disciplina táctica. 
Depois precisa de refinar certos aspectos técnicos, como por exemplo, aperfeiçoar as técnicas de desarme sem fazer falta. Outro aspecto que o Guarin precisa de trabalhar, é consciencializar-se de qual é na realidade a sua principal função na equipa. Por exemplo: ter a noção exacta de qual deve ser a sua colocação no terreno e aprender a ocupar os espaços onde a sua acção é mais necessária à equipa. Além disso tem de aprender a pôr os interesses da equipa sempre em primeiro lugar. Tem de se preocupar mais em preencher as zonas do terreno em que a sua acção é mais necessária a fim de não desequilibrar a equipa...etc...etc... 

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Monteiro, vês o Bolatti a brilhar na Argentina? Tempo, meu caro, é preciso tempo e às vezes não há e perdem-se jogadores assim. Acho que o Guarín, vai lá.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro Vila Pouca!

Aceito que é preciso tempo, porem se ele não evoluir no sentido de ser capaz de ajudar,ser útil à equipa, corre o risco de perder o comboio definitivamente, pelo menos relativamente ao FC Porto.
Depois como sabes a posição de "trinco" na equipa está preenchida por um elemento quase insuperável.
O Fernando não dá chances a ninguém de lhe tirarem o lugar.Só por lesão ou castigo o Fernando poderá ser preterido em favor de outro jogador.
O mesmo se poderá dizer em relação aos elementos que jogam no meio-campo: Meireles e Lucho. Também só por lesão ou castigo, poderá vir a substituir qualquer um deles.
Por outro lado,se o Guarin evoluir e atingir um rendimento muito próximo dos citados colegas poderá é ser opção para fazer descansar esses elementos.
Até porque o FC Porto quase sempre compete em pelo menos 3 frentes: Campeonato, Taça e Champions League e por conseguinte necessita de ter suplentes à altura dos titulares.

Agora o problema do rendimento. Na minha opinião,o Guarin ainda não se impôs na equipa por uma questão de falta de mentalidade colectiva.
Além disso quem joga no meio-campo tem de se mentalizar que primeiro tem de defender (conquistar a posse da bola) para depois tentar servir o colega melhor colocado para a receber. Significa isto, sobrepor os interesses da equipa aos individuais.
E para isso é preciso ser-se disciplinado tàcticamente.

Abraço