quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Declarações de Jesualdo Ferreira

30/09/2009
«TIVEMOS A INTELIGÊNCIA DE PERCEBER A ÚNICA FORMA DE GANHAR»

O nulo manteve-se teimosamente até aos últimos 15 minutos, mas o FC Porto foi capaz de ultrapassar de forma categórica um Atlético de Madrid (2-0) que procurava segurar o empate com unhas e dentes. O desbloqueador foi o calcanhar de Radamel Falcao, mas para Jesualdo Ferreira a «paciência» da equipa foi o factor determinante.

«Fizemos um jogo equilibrado, tenho de saudar os jogadores pela maneira como resistiram a uma grande necessidade de ganhar. Eles tiveram a inteligência de perceber a única forma de ganhar hoje. O Atlético de Madrid tem excelentes jogadores, entregou todo o trabalho defensivo a quatro centrais, o que cortou os espaços em todas as zonas», resumiu o técnico.

Mentalidade forte
Os dois golos portistas foram marcados na segunda parte, o que não foi por acaso: «Depois da conversa no balneário, fiquei com a sensação clara de que íamos ganhar, os jogadores perceberam o único método de ganhar. Na componente mental, estiveram fortes, porque nunca foram atrás de um jogo directo, de ansiedade. Da primeira vez que conseguimos um lance de desequilíbrio, fizemos um golo. A partir daí fomos donos e senhores do encontro», afirmou o técnico.

Posicionamento «seguro»
Jesualdo Ferreira sublinhou ainda a competitividade da equipa, face aos jogos da temporada passada com o mesmo adversário: «Dessa equipa, não estiveram cinco jogadores presentes. É de salientar ainda que o Atlético de Madrid perdeu pela primeira vez fora um jogo da fase de grupos da UEFA Champions League e que há 10 anos que não conseguíamos ganhar a uma equipa espanhola em casa». O treinador considerou «seguro» o posicionamento do FC Porto no grupo, mas lembrou que «faltam quatro jogos». «Para já, há um jogo importante no domingo, temos de recuperar os jogadores. Depois, há encontros de selecções, que vão interromper um ciclo de trabalho e de jogos seguidos», frisou.

O calcanhar de Falcao
O treinador dos Dragões comentou ainda a prestação de Falcao e elogiou a opção do colombiano pelo toque de calcanhar no 1-0: «O Falcão é um jogador de área, aquele espaço ele conhece-o bem, tem recursos técnicos e decisões rápidas. Ainda bem que se decidiu por aquela solução».

Sem comentários: