segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FC Porto 4 Leixões 1

12/09/2009

Um Dragão quanto baste

No final do jogo a diferença do marcador final reflecte parte da superioridade do FC Porto. O Dragão teve uma sequência de minutos verdadeiramente imparável.

Logo aos dois minutos Hulk abriu as hostilidades. O craque recebeu no peito, driblou um defesa em espaço reduzido e rematou para golo. Diego evitou o grande golo, com a mesma mão com que, pouco depois, desviou uma caeçada de Raul Meireles.

O Dragão estava forte. Bruno Alves lançou Hulk, o «incrível» abriu as pernas ao percurso da bola, Álvaro Pereira galgou terreno e cruzou tenso, Raul Meireles surgiu para nova simulação, Varela disparou de pé esquerdo. Grande golo, espectáculo.

Sempre a abrir pela esquerda, Álvaro Pereira trocou os olhos a Laranjeiro e sofreu um toque por trás. Grande penalidade perfeitamente convertida por Hulk. Álvaro Pereira de novo com um bom cruzamento, grande defesa de Diego a tiro de Meireles e Rolando, mais rápido e certeiro, a marcar o terceiro.

E a primeira parte não terminaria sem Falcao confirmar a tendência: quatro jornadas, quatro golos. Com Hulk a acreditar num lance aparentemente perdido e o colombiano a sentar toda a gente que lhe surgiu pela frente antes de «endossar» o couro à rede.

O FC Porto abrandou na segunda metade naturalmente, pois que há o jogo da «Champions» na terça-feira e a exigência não consente excessos. O Leixões aproveitaria ainda para encurtar distâncias, mas apenas isso.

FICHA DO JOGO

Liga 2009/10 (4ª jornada, 12 de Setembro de 2009)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.117 espectadores
Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: Alexandre Freitas e Paulo Vieira
4º árbitro: João Lamares


FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Álvaro Pereira por Tomás Costa (46m), Raul Meireles por Valeri (54m) e Varela por Farías (73m)
Não utilizados: Nuno, Rodríguez, Mariano e Maicon
Treinador: Jesualdo Ferreira


LEIXÕES: Diego; Laranjeiro, Nuno Silva «cap.», Tucker e Benítez; Fernando Alexandre, Wénio e Hugo Morais; Zé Manel, Faioli e Tiago Cintra
Substituições: Zé Manel por Cauê (46m), Hugo Morais por Leo (54m) e Faioli por Pouga (64m)
Não utilizados: Berger, Joel, Vinh e Trombetta
Treinador: José Mota


Ao intervalo: 4-0
Marcadores: Varela (20m), Hulk (23m, g.p.), Rolando (32m), Falcao (41m) e Pouga (76m)
Disciplina: Cartão amarelo a Laranjeiro (22m), Hugo Morais (23m), Fernando (29m) e Faioli (52m)

12/09/2009

FC PORTO-LEIXÕES, 4-1: DECLARAÇÕES

Jesualdo Ferreira: «Quando iniciámos a segunda parte com 4-0, tentámos que a equipa mantivesse a mesma consistência no jogo. Durante 25 minutos continuámos a manter um nível bom, mas não surgiu mais nenhum golo. Há que registar a grande primeira parte do FC Porto. Tivemos grande qualidade e dinâmica. Estivemos muito focados em ganhar e jogar bem. Esse é o registo mais importante. Foram três pontos mais e isso significa continuar bem no campeonato. Acima de tudo fica também a confiança que a equipa precisa, depois do nosso trabalho ter sido interrompido pelas selecções. Cerca de 50 por cento da equipa jogou compromissos difíceis e com viagens longas. Iniciámos este ciclo com uma vitória importante. Agora aparece a Champions no nosso caminho e, neste momento, era importante vencer para a evolução da equipa e fazer o jogo que fizemos»

Álvaro Pereira: «A equipa teve muito mérito. Conseguimos uma vantagem boa rapidamente, o que é importante. Isso foi bom para gerir o cansaço. Estamos a crescer como equipa. Estou a ganhar confiança e a equipa facilita as coisas. Estou a crescer e espero que se repitam estes jogos no futuro»

Sem comentários: