domingo, 4 de outubro de 2009

FC Porto, Convocados para Olhão

03/10/2009
TRÊS ALTERAÇÕES PARA A VISITA A OLHÃO

As entradas de Fernando, Prediger e Nuno são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a visita ao Olhanense (7ª jornada do campeonato), agendada para as 20h15 de domingo, no Estádio José Arcanjo, no Algarve.

Em comparação com a lista de seleccionados anterior (referente à UEFA Champions League), saem Sapunaru, Beto e o júnior Dias.

O plantel azul e branco concluiu este sábado, no Estádio do Dragão, a preparação para o desafio frente à equipa de Olhão. No decurso do ensaio, Sapunaru acusou uma mialgia no adutor da coxa direita.

Quanto a Rodríguez, Varela, Miguel Lopes e Orlando Sá, continuam a cumprir os correspondentes planos de recuperação (tratamento para os dois primeiros e tratamento e treino condicionado para a restante dupla).

Os Tetracampeões Nacionais viajam ainda hoje (voo marcado para as 15h00) para o Algarve, onde disputam, amanhã, mais uma ronda da Liga 2009/10.

Lista de convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Fernando, Prediger e Nuno.

PS - 02/10/2009
JESUALDO FERREIRA: «ESTAMOS NUM PERÍODO BOM»




O treinador do FC Porto já o tinha dito antes do confronto com o Atlético da Madrid (2-0), para a UEFA Champions League, e não vê motivos para alterar a sua análise: na véspera do jogo com o Olhanense, os Dragões estão num «período bom». As duas últimas vitórias, frente aos espanhóis e ao Sporting, «certificaram algumas melhorias do ponto de vista da qualidade da equipa», que «respondeu bem» em «situações de maior dificuldade».

Adversário difícil
A deslocação ao terreno dos algarvios encerra dificuldades que o técnico não esconde: «O Olhanense tem feito uma boa carreira desde o início do campeonato. Tem uma qualidade de jogo muito boa e também sabemos que, pelo facto de jogar com o FC Porto, vai ter uma motivação bem maior. É o encerramento de um ciclo importante e um encontro de grau de dificuldade elevado, tão difícil como os jogos com o Chelsea ou o Sporting de Braga, que nós não ganhámos».

Estabilidade emocional
As prestações da equipa frente ao Sporting e ao Atlético de Madrid deram a
Jesualdo Ferreira a certeza de que o plantel está cada vez mais coeso: «A equipa foi capaz, nos dois encontros, de fazer jogos equilibrados. Isso permite uma maior estabilidade emocional e táctica, e é isso que procuramos desde início. A melhoria de alguns jogadores só acontece com a melhoria da equipa. Jogo a jogo, adquire-se um conhecimento, por parte de todos, do que são as regras do jogo e temos uma equipa mais segura».

Estratégia do clube
O treinador fez um «desafio» aos jornalistas, relativamente às suas análises: «Primeiro era o Hulk e mais 10, depois o Hulk saiu da equipa, o FC Porto ganhou e ele passou a ser um problema, depois passou a ser não sei o quê. Quando estabilizam as vossas posições?». Jesualdo Ferreira lançou também algumas luzes sobre a filosofia do clube: «Tenho a tarefa de formar equipas fortes, sabendo que tenho de ajudar alguns jogadores que chegam a serem mais fortes. Não temos nenhum poder de voltar a ter grandes equipas se não trabalharmos arduamente com os atletas que temos. Não vamos lamentar as ausências ou a falta de alguns jogadores. É importante perceberem que a equipa que jogou com o Atlético de Madrid tinha cinco elementos que não alinharam na época passada, quando empatámos e os eliminámos».

Sem comentários: