segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Olhanense 0 FC Porto 3

Liga Sagres 7ª Jornada do campeonato
04/10/2009 Exibição suficientemente competente para conquistar os 3 pontos da ordem.



Uma primeira parte relativamente bem jogada, com excelente desempenho colectivo permitiu tornar as coisas mais fáceis. As assistências de Belluschi e as cabeças infalíveis de Falcao e Bruno Alves ilustram be e justificam o triunfo.
Fucile e Raul Meireles, com dois tiros desviados pela defesa do Olhanense, anteciparam o que chegaria ainda antes do quarto de hora. Os centrais do FC Porto encontravam-se na grande área contrária, na sequência de uma bola parada ofensiva, e Belluschi percebeu a oportunidade. Falcao estava «esquecido» na muralha algarvia e o passe saiu perfeito para uma execução também perfeita de Falcão.
No minuto seguinte Falcão só não voltou a marcar por um triz, valendo a grande defesa de Bruno Veríssimo. O guarda-redes da casa, de resto, roubaria golos certos a Hulk e, uma vez mais, a Falcao, instantes depois de ter apanhado um valente susto, quando um dos seus defesas cabeceou ao seu poste esquerdo.

O 2 - 0 chegaria em cima do intervalo, em nova assistência de Belluschi, que desta vez acertou na cabeça de Bruno Alves. O «capitão» elevou-se mais alto que toda a gente e cabeceou a contar. Mesmo assim, o Olhanense ainda in
sistiu em dar boa réplica, graças a um futebol positivo e uma postura descomplexada que exigiu sempre a máxima atenção à equipa Azul e Branca.

Na segunda parte, há a registar o segundo de Falcao, agora com o pé, e, destaque também para dois tiros de Hulk, um a 118 km/h e outro num arco tremendo, e para mais um par de excelentes defesas de Bruno Veríssimo a tirar golos certos a Raul Meireles e Valeri. Por fim, o Olhanense continuou a tentar encurtar distâncias, com FC Porto a gerir o ritmo, criando sempre perigo em transições aceleradas.

FICHA DO JOGO
Liga 2009/10 (7ª jornada, 4 de Outubro de 2009)
Estádio José Arcanjo, em Olhão
Assistência: 7.984 espectadores

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Assistentes: Hernâni Fernandes e Gabínio Evaristo
4º árbitro: Luís Catita


OLHANENSE: Bruno Veríssimo; Miguel Garcia, Sandro, Éder Baiano e Carlos Fernandes; Rui Baião, Castro e Rui Duarte «cap.»; Toy, Rabiola e Ukra
Substituições: Toy por Nwokolo (46m), Rui Baião por Guga (46m) e Rabiola por Zequinha (82m)
Não utilizados: Ricardo Ferreira, Tengarrinha, Messi e Paulo Sérgio
Treinador: Jorge Costa


FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Mariano Gonzalez
Substituições: Mariano por Guarín (57m), Belluschi por Tomás Costa (79m) e Raul Meireles por Valeri (8m)
Não utilizados: Nuno, Maicon, Farías e Prediger
Treinador: Jesualdo Ferreira


Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Falcao (14 e 85m) e Bruno Alves (45m)
Disciplina: Cartão amarelo a Alvaro Pereira, Rui Duarte (53m), Guarín (68m) e Guga (68m)

04/10/2009
- JESUALDO FERREIRA: «TORNÁMOS O JOGO FÁCIL»

A vitória no terreno do Olhanense, por 3-0, em jogo da sétima jornada da Liga, foi o «encerrar de um ciclo difícil», na visão de Jesualdo Ferreira. Para o técnico do FC Porto, a equipa tornou «o jogo fácil», depois de obter uma vantagem de dois golos ao intervalo, mas teve de suar na segunda parte para manter (e mais tarde ampliar) o marcador.

Ciclo de três vitórias
«Da mesma forma que tornámos o jogo fácil na entrada, podíamos tê-lo tornado mais difícil na segunda parte. Houve uma quebra que é normal, depois de uma sequência de três jogos, com resultados favoráveis [vitórias sobre Sporting, Atlético de Madrid e Olhanense]. O FC Porto não conseguiu segurar a bola, o Olhanense colocou no meio-campo jogadores mais rápidos, experientes e potentes. No final, tivemos três ou quatro lances em que deveríamos ter marcado, não nos é permitido falhar aquelas oportunidades», declarou o técnico.

A importância da equipa
O avançado Falcao esteve mais uma vez em destaque, ao apontar dois golos, num total de sete tentos em sete jornadas da Liga. «O mais importante é a equipa. O rendimento, neste momento, é bom. Tenho oportunidade de fazer golos graças ao trabalho do grupo. O principal é ganhar coisas importantes com esta equipa, se vierem os golos melhor, estou contente por estar a vencer e a marcar», afirmou o colombiano.

Sem comentários: