segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FC Porto 3 U. Leiria 2

10/01/2010
Começo por chamar a atenção de quem de direito para a fraca actuação da defesa da equipa Azul e Branca no jogo d'hoje. Embora com alguns aspectos atacantes interessantes, não gostei da exibição da equipa do FC Porto no seu conjunto. Acho que há ainda por ali muita coisa a corrigir. E começo a ter dúvidas se a equipa Técnica já terá detectado essas anomalias e tentado corrigi-las.
Sistema inteligente do adversário (jogar com muitos médios)
Já dizia o Morais adjunto do saudoso Pedroto : podemos jogar com 10 médios e jogar ao ataque!
...Com um esquema de quatro defesas, cinco médios e um ponta-de-lança - Lito Vidigal teve baixas de peso na equipa -, o Leiria surgiu após o intervalo com a mesma disposição da primeira parte. Atacar pela certa, com trocas rápidas e uma aposta evidente nas bolas paradas. Sim, Ronny é um perigo e há que aproveitar aquele pé canhão. Aos 52', na sequência dum canto que não existiu (primeiro caso sério do jogo), o brasileiro disparou uma bomba a 115 km/h que Rodríguez desviou e Helton não conseguiu segurar.

Jesualdo: "Ficámos a dever a nós próprios um jogo mais seguro". Também a equipa de arbitragem ficou em dívida com a história do desafio, afirmou, comparando o juízo do primeiro golo do Leiria com os lances anulados a Falcao, na primeira parte, e numa jogada deste com Mariano, na segunda: "São três situações exactamente iguais".

Chegamos ao ponto intermédio da Liga (esta foi a 15.ª jornada) com o FC Porto na luta pelo título. Aos 31 minutos, Diego Gaúcho fez o 1-1, (em que há dúvidas sobre um possível fora-de-jogo). O FC Porto acelerou, Raul Meireles quase marcou – aos 34 minutos, forçando Djuricic a grande intervenção – e depois assistiu Bruno Alves, para o 2-1, aos 36. Na sequência dum canto apontado de forma teleguiada pelo médio, o defesa central elevou-se acima dos restantes «mortais» e cabeceou de forma imparável. Foi o terceiro golo do capitão portista na Liga, dando justiça a um marcador que podia ter sido ampliado aos 42 minutos, por Falcao, a cruzamento de Varela.
Depois do intervalo, aos 52 minutos, Ronny, com a ajuda dum ressalto, restabeleceu o empate. O FC Porto voltou a carregar, perant
e um adversário cada vez mais recuado. Falcao esteve perto do 3-2 aos 63 minutos, mas Tiago Luís cortou a bola sobre a linha de golo. Porém, a justiça não tardou, e, no minuto seguinte, «El Tigre» atirou mesmo para o fundo das redes, na sequência de um pontapé de canto e de muito pânico na grande área leiriense. Com 10 golos, Falcao já é o segundo melhor marcador da Liga.
O guardião Hélder Godinho, que entrou para o lugar do expulsado Djuricic, evitou o «hat-trick» do número 9 portista, aos 81 minutos, e Raul Meireles, a cruzamento de Bruno Alves, três minutos depois, esteve novamente perto de ampliar a vantagem.



FICHA DE JOGO
Liga 2009/10, 15.ª jornada
10 de Janeiro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.209 espectadores.

Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira).
Assistentes: Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita.
Quarto árbitro: Cosme Machado.


FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Varela, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Miguel Lopes por Farías (59m), Falcao por Mariano (84m) e Belluschi por Tomás Costa (86m).
Não utilizados: Beto, Guarín, Valeri e Maicon.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

UNIÃO DE LEIRIA: Djuricic; Vinícius, Bruno Miguel, Diego Gaúcho e Ronny; André Santos, Marco Soares e Silas; Tiago Luís, Carlão e Patrick.
Substituições: Patrick por Moreno (46m), Silas por Hélder Godinho (70m) e Tiago Luís por Cássio (87m).
Não utilizados: Elias, Hugo Gomes, Brígido e Pedro Cervantes.
Treinador: Lito Vidigal.


Ao intervalo: 2-1.
Marcadores: Falcao (15m), Diego Gaúcho (31m), Bruno Alves (36m), Ronny (52m) e Falcao (64m).
Disciplina: cartão amarelo para Bruno Miguel (10m), Vinícius (58m), Ronny (66m), Fernando (90m e 92m) e Raul Meireles (93m); cartão vermelho directo para Djuricic (68m) e, por acumulação de amarelos, para Fernando (92m).

JESUALDO FERREIRA: «TIVEMOS DOIS GOLOS MAL ANULADOS»
Jesualdo Ferreira reconheceu justiça e sofrimento à vitória portista e até assumiu que a defesa dum penalty, nos últimos instantes, soube como se Helton tivesse marcado um golo, atenuando os efeitos dos dois anteriormente mal anulados ao ataque portista, que foram, aliás, a razão da indefinição do resultado até ao momento de inspiração do guarda-redes.
Dois golos mal anulados
«Foi uma vitória justa e sofrida, mas há circunstâncias do jogo que contribuíram decisivamente para que assim fosse. Houve três lances que deram golo, em circunstâncias semelhantes, mas as decisões da equipa de arbitragem não foram idênticas, o critério de decisão não foi o mesmo. Convido-os a ver as imagens e facilmente perceberão que tivemos dois golos mal anulados. E isto não invalida a expulsão do guarda-redes da União de Leiria por suposta mão fora da área.»
Canto que não existiu
«O lance que dá, pela segunda vez, o empate à União de Leiria resulta de um pontapé de canto que não existiu.»
Subtracção de brilho
«Houve uma série de acontecimentos que retirou brilho à exibição e à vitória. Se não se tivessem registado, não estaríamos agora a falar num triunfo sofrido.»
Quebras de concentração
«A equipa reagiu sempre bem, mas continua a revelar quebras de concentração depois de marcar. É uma situação que temos de continuar a trabalhar.»
O golo de Helton
«O penalty é um jogo de competências entre dois jogadores e o Helton foi mais competente que o jogador do Leiria. Foi como o Helton marcasse um golo.»
Problemas de identidade
«Tivemos duas derrotas em que não fomos o FC Porto e esses seis pontos perdidos colocam-nos na posição em que estamos.»
Três vitórias sem Hulk e Sapunaru
«As suspensões do Hulk e do Sapunaru vão alimentar uma série de histórias, mas não é por aí que o FC Porto vai vacilar. Se repararam, o FC Porto venceu os últimos jogos sem o Hulk e o Sapunaru.»

Dragões recordam Roubos de igreja
Os "roubos de igreja na Luz" foram recordados por Pinto da Costa na homenagem a Pedroto, mas ontem os SuperDragões foram mais longe: "Pedroto ainda há igrejas de bem querenças, batistas e paixões, sempre a roubar em prol dos mesmos cabrões"

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Triste sina a nossa...
Podiamos ter ganho tranquilamente, mas acabamos a ganhar na amarra e graças a um milagre de Helton. Será que esta equipa é masoquista e só sabe ganhar no sofrimento? Será que alguma vez vamos sair do Dragão com o coração a bater normalmente?
A exibição sem ser brilhante, teve virtudes: por exemplo, a reacção aos golos do empate do Leiria e os 5 golos limpos marcados, mas que lamentavelmente só valeram três e isso impediu a equipa de ter uma vantagem tranquila de dois golos. E defeitos: displicências que não se admitem, tremideiras que não se compreendem numa equipa tetracampeã.

Siga que este já está!
Parabens aos heróis que estiveram ontem no Dragão. É preciso gostar muito para aguentar tanto frio e tanto sofrimento.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!
Tens razão! Foram herois autenticos aqueles que arrostaram com o frio que se fez sentir.

Quanto ao resto:Sou adepto de jogar com 4 ou 5 médios mas bons. Porque os médios de futebol quase sempre são profissionais mentalizados e habituados a defender e a atacar, enquanto no futebol português os defesas quase sempre só sabem defender e os avançados só sabem atacar.
Não é por acaso que o Jesualdo já confessou numa entrevista que no futebol ninguém gosta de defender!

...Começo por chamar a atenção de quem de direito para a fraca actuação da defesa da equipa Azul e Branca no jogo d'hoje. Embora com alguns aspectos atacantes interessantes, não gostei da exibição da equipa do FC Porto no seu conjunto. Acho que há ainda por ali muita coisa a corrigir. E começo a ter dúvidas se a equipa Técnica já terá detectado essas anomalias e tentado corrigi-las.

Sistema inteligente do adversário (jogar com muitos médios)
Já dizia o Morais adjunto do saudoso Pedroto : podemos jogar com 10 médios e jogar ao ataque!
...Com um esquema de quatro defesas, cinco médios e um ponta-de-lança - Lito Vidigal teve baixas de peso na equipa...

Um abraço

Gaspar Lança disse...

O resultado acaba por não ser o melhor, pois merecíamos uma maior diferença de golos, mas temos os três pontos, que é o que interessa!
Destaque para Helton, e Falcao que "bizou".

Gaspar