segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Kayembe dá vitória ao FC Porto "B"

22/12/2013 - Um golo de Kayembe, aos 54 minutos, garantiu, este domingo, a vitória do FC Porto B sobre o Beira-Mar, no encontro da 22.ª jornada da Segunda Liga. O triunfo assenta bem aos portistas, que dominaram por completo a partida, face a um adversário defensivo e fechado no seu meio-campo. Com este resultado, os Dragões ficam com 40 pontos, a apenas dois do líder Portimonense e a um do segundo classificado, o Moreirense.
Assumindo a posse de bola desde o apito inicial, o FC Porto esteve muito perto do golo aos 25 minutos, quando Tomás Podstawski – que fez uma bela exibição e foi a âncora do meio-campo azul e branco – cabeceou à barra, na sequência de um canto. No mesmo minuto, há ainda a sublinhar um cruzamento na esquerda de Kayembe para uma entrada fulgurante de Kléber, que cabeceou por cima da barra. Registo ainda para um lance duvidoso sobre Ricardo na área do Beira-Mar, que poderia ter dado origem a um penálti.
Sem Tozé (o melhor marcador da equipa estava castigado) e com apenas dois jogadores da equipa principal (Fabiano e Ricardo), Luís Castro apostou num "onze" com muitos atletas da formação portista, algo que se acentuou na segunda parte, com a entrada do lateral esquerdo Rafa para o lugar de Quiño (tocado) e depois de André Silva por troca com Kayembe. O FC Porto B viria aliás a terminar o encontro com três Sub19 (Tomás Podstawski, Rafa e André Silva) em campo.
Os segundos 45 minutos foram igualmente intensos, com Kayembe a ameaçar o golo aos 52 minutos, ao cabecear ao lado após cruzamento de Pedro Moreira. O avançado belga estreou-se mesmo a marcar pelo FC Porto dois minutos depois, ao aproveitar um ressalto na área do Beira-Mar após livre rasteiro cobrado por Leandro. Os aveirenses apenas criaram perigo já nos descontos, num cabeceamento de Aleksei Kuchuk, que Fabiano deteve em cima da linha de golo.

Toda a equipa esteve em bom nível mas destacaram-se: Fabiano eficaz sempre que foi chamado a intervir. Mikel, um jogador personalizado, tanto a central como a médio. Tomás, juntamente com Pedro Moreira, os esteios do meio campo. Gostei do Kayembe, um avançado rápido evoluído tecnicamente e raçudo! André Silva, no pouco tempo que jogou mostrou que não faz cerimónia na hora de chutar à baliza. Por fim Kléber, é um bom jogador, evoluído tecnicamente, cruza bem, joga bem de cabeça, mas parece-me que não é goleador, ou seja, é um bom avançado que marca alguns golos, mas não é um goleador nato, do tipo, dos que têm instinto de matador, como por exemplo: Falcao, Jackson ou até Montero.
O principal problema desta equipa "B" do FC Porto é que marca poucos golos atendendo ao imenso futebol que produz...!
 
FICHA DE JOGO
FC Porto B-Beira-Mar, 1-0
Segunda Liga, 22.ª jornada - Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Luís Ferreira (Braga)
Assistentes: Nuno Eiras e Pedro Fernandes
Quarto árbitro: José Gomes

FC PORTO B: Fabiano; Víctor García, Zé António, Mikel e Quiño; Tomás Podstawski, Pedro Moreira (cap.) e Leandro; Ricardo, Kléber e Kayembe
Substituições: Quiño por Rafa (46m), Kayembe por André Silva (72m) e Leandro por Tiago Ferreira (90m)
Não utilizados: Caio, Caballero, Pavlovski e Ivo
Treinador: Luís Castro

BEIRA-MAR: Rui Rego; André Nogueira, Luís Gustavo, Jaime (cap.) e Daniel Martins; Ricardo Dias, Hélder Tavares e André Sousa; Tiago Cintra, Luiz Phellype e Pité
Substituições: Pité por Nanu (70m), Hélder Tavares por Afshin (76m) e Tiago Cintra por Aleksei Kuchuk (85m)
Não utilizados: Samuel, Hugo Lopes, Guilherme e Balacó
Treinador: Jorge Neves
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
Kayembe (54m)

Disciplina: cartão amarelo para André Sousa (14m), Pedro Moreira (15m), Jaime (54m), Luís Gustavo (77m) e Aleksei Kuchuk (90m+2)

1 comentário:

Penta disse...


caríssimo dragão e caras(os) visitantes deste espaço de referência do maravilhoso mundo que é a bluegosfera,

votos sinceros de Boas Festas! e de um Próspero 2014 (que bem precisamos :D)

no fundamental:
penso que estamos todas(os) a necessitar de um tempo extra com as nossas famílias, para o prolongamento do campeonato que se segue. é que o dia seguinte é já Amanhã :D

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
Miguel | Tomo II