domingo, 2 de agosto de 2020

FC Porto - Os 1os 125 anos da sua existência

Como um passatempo da burguesia portuense do final do século XIX acabou por estar na origem de um dos maiores clubes de futebol do mundo!
Já foi há muito tempo que Heitor Campos Monteiro escreveu (e Maria Amélia Canossa cantou) que o passado do FC Porto é “um livro de honras de vitórias sem igual”. É mesmo. Em apenas 125 anos, o clube que começou por servir para um grupo de amigos praticar uma modalidade que era quase desconhecida em Portugal transformou-se numa das mais prestigiadas instituições desportivas mundiais. Trata-se de uma história já longa, aqui apresentada de forma breve.
1893-1906: um sonho quase desfeito - A 28 de Setembro de 1893, o jornal lisboeta Diário Illustrado anunciava na página 3: “Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do país de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade”. A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto, e envolvera a fina flor da burguesia estrangeira e estrangeirada portuense.
Entre Outubro de 1893 e Março de 1894, realizaram-se vários treinos e jogos entre os sócios, e a 2 de Março de 1894 os futuros Dragões disputaram frente ao Club Lisbonense a Taça D. Carlos I, perante o próprio monarca e a rainha D. Amélia. Apesar da aparente solidez institucional do FC Porto desde a sua origem (de que são testemunhos o primeiro regulamento, de 1893, e a realização de pelo menos uma assembleia-geral), a verdade é que o clube entrou cedo numa fase de letargia que duraria 12 anos.

FC Porto - Regulamento
                         


















1906-1940: crescimento consolidado - Em 1906, José Monteiro da Costa e o Grupo do Destino relançaram o FC Porto, que cresceu de forma rápida e sustentada durante as décadas que se seguiram. Em poucos anos, o clube foi dotado de estatutos, instalações próprias (primeiro, o Campo da Rainha; a partir de 1913, o da Constituição), símbolos e elementos identitários (equipamento, emblema, hino), revelando capacidade para suscitar o interesse de um número significativo de sócios. E deixou de ser apenas um clube de futebol: logo desde o arranque deste segundo fôlego, o FC Porto promoveu a prática do ténis, do atletismo e da natação.
Enquanto o futebol português dava os primeiros passos no sentido da institucionalização e da organização de competições oficiais, o FC Porto afirmou-se como o maior clube da cidade e um dos maiores do país. O Campeonato Regional do Porto, disputado a partir de 1913, foi conquistado pelos azuis e brancos em 30 de 34 edições. O FC Porto viria ainda a vencer as primeiras edições do Campeonato de Portugal, em 1922, e da Liga Portuguesa, em 1935. Se tomarmos em consideração estas duas provas, são sete os títulos nacionais conquistados entre 1922 e 1940.
            


















1940-1978: os anos de chumbo - O clube não parou de crescer a partir da década de 1940, e a prova disso é que cedo se percebeu que o acanhado Campo da Constituição, em funcionamento desde 1913, era pequeno demais para corresponder à procura de tantos portistas. Por isso, em 1952, foi inaugurado o Estádio das Antas, construído graças à mobilização e ao apoio altruísta de milhares de sócios e adeptos.
Ao nível desportivo, contudo, estes foram anos de chumbo, pontualmente abrilhantados por conquistas heroicas inesquecíveis. Foi assim em 1956, quando um treinador brasileiro com fama de general, Dorival Yustrich, conduziu a equipa de futebol à primeira dobradinha. E foi assim, em 1959, quando Béla Guttman conseguiu mesmo vencer o campeonato que Inocêncio Calabote tentou entregar ao Benfica. Mas não há como fugir: este é um tempo marcado por dois longos jejuns de títulos nacionais (1940-1956, 1959-1978), que não podem ser dissociados de uma conjuntura política bem mais favorável aos principais clubes de Lisboa. 






















1978-2018: o 25 de Abril no desporto português - Tudo mudou a partir de 1978, quando a conquista do campeonato nacional pelo FC Porto, após 19 de anos de seca, correspondeu ao 25 de abril do futebol português. Na verdade, a grande transformação começou dois anos antes, em 1976, quando Jorge Nuno Pinto da Costa se tornou chefe do departamento de futebol e fez regressar José Maria Pedroto para o cargo de treinador principal. A partir daí nada foi como dantes: o clube modernizou-se, passou a estar na vanguarda do futebol e tornou-se uma referência internacional; para além disso, afirmou-se como uma voz cívica da região em que se integra e como um reduto da resistência ao centralismo que não morreu com Abril.
É possível resumir os últimos 40 anos de FC Porto numa palavra: sucesso. Os títulos são o melhor indicador. Só no futebol, foram duas Taças dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, duas Taças Intercontinentais, duas Taças UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 23 Ligas portuguesas, 12 Taças de Portugal e 21 Supertaças. Mas o FC Porto também venceu no hóquei em patins, no basquetebol, no andebol, no bilhar, na natação, no boxe, no desporto adaptado e em modalidades que atualmente não estão em atividade, como o atletismo, o voleibol e a ginástica. Entretanto, foram inaugurados o Estádio do Dragão, o Dragão Caixa e o Museu FC Porto.

Para o FC Porto, o passado é um motivo de orgulho, mas não é um livro fechado de memórias distantes que não se renovam. Pelo contrário, o que está para trás corresponde, de certa forma, aos ombros de gigante a que subimos e que nos permitem ver mais longe, de que já falava Bernardo de Chartres no longínquo século XII. Os primeiros 125 anos desta história são mesmo a melhor garantia de que o melhor ainda está para vir.
O calcanhar de (mágico) Madjer



















Sem comentários: