terça-feira, 29 de dezembro de 2020

FC Porto - Vitória do acreditar e da persistência

Já se sabia que tinha de ser de fato macaco, pois os Dragões tiveram de suar as estopinhas para vencer este Vitória de muita qualidade, com Quaresma e Rochinha a dizerem como era!

FC Porto os menos
Diogo Leite promissor mas, aquele desvio da bola para a baliza parecia uma cabeçada para golo à Bibota... Podia ter comprometido a possibilidade de ganhar os 3 pontos.
Romário Baró, muita determinação, procurou mostrar serviço, mas provou estar sem o ritmo de jogo certo para conseguir ser eficaz
Os mais
Toda a equipa cumpriu bem mas, Luís Diaz e Taremi foram os dois principais impulsionadores da reviravolta, quem conseguiu fazer a diferença.
Manafá e Zaidu cada vez melhores, são dois laterais que estão em fase de evolução. Sérgio Oliveira não esteve tão bem como habitualmente. Uribe um guerreiro melhor a defender do que a atacar. Marega e Tecatito alternaram com altos e baixos, mas procuraram ajudar bastante a equipa a defender. Fábio Vieira é um valor em ascensão!

Os Golos
Vitória : Rochinha 7', Óscar Estupiñán 63'

FC Porto: Mehdi Taremi 42', Mehdi Taremi 65', Luis Díaz 80'


Ficha oficial do jogo . Estádio D. Afonso Henriques - 29 de Dezembro de 2020

Árbitro: Hélder Malheiro da AF Lisboa
Assistentes: André Campos e Rui Cidade
4.º árbitro: David Silva
VAR: Vasco Santos
AVAR: Bruno Rodrigues

VITÓRIA SC : 1Bruno Varela
17F. Sacko, 6Abdul Mumin, 14Gideon Mensah, 44Jorge Fernandes 56'
11André André, 19Pepelu, 70André Almeida 75', 10Ricardo Quaresma
16Rochinha 80', 31Óscar Estupiñán

SUPLENTES : 51Jhonatan, 60Zié Ouattara, 5Easah Suliman 56'
8Denis Poha, 98Nicolas Janvier, 88Miguel Luís 75', 9Bruno Duarte
86Noah Holm, 7Edwards 80'

TREINADOR : João Henriques

FC PORTO : 1Agustín Marchesín
18Wilson Manafá, 3Pepe 31', 4Diogo Leite, 12Zaidu
8Matheus Uribe, 21Romário Baró 32', 27Sérgio Oliveira 71'
11Marega, 9Mehdi Taremi 85', 17Tecatito

SUPLENTES : 99Diogo Costa
32Malang Sarr 31', 31Nanu, 50Fábio Vieira 71', 16Marko Grujic 85'
23João Mário, 7Luis Díaz 32', 30Evanilson, 29Toni Martínez

TREINADOR : Sérgio Conceição


Cláudia Santos benfiquista fanática pune Otávio do FCP

Estranho, sobretudo “pelo timing inusitado” da comunicação, é o castigo de dois jogos de suspensão aplicado a Otávio, que já não poderá jogar esta noite em Guimarães, por declarações proferidas após a vitória na final da Taça de Portugal com “mais de quatro meses de apreciação”. Numa prova refinada de tempo e oportunidade, o Conselho de Disciplina da FPF notificou o FC Porto na noite de 23 Dezembro, dia em que os azuis e brancos venceram a Supertaça, véspera de tolerância de ponto e antevéspera de feriado seguido de fim de semana. Por isso mesmo, o FC Porto informou em comunicado que “aguardará com expectativa o que poderá chegar pelo correio nos dias – ou nas noites – anteriores aos jogos que preenchem o muito apertado calendário da equipa de futebol durante as próximas semanas”.

Pré-Match - Vitória de Guimarães - FC Porto

O FC Porto voltou a trabalhar nesta segunda-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, no Olival, onde prosseguiu a preparação para o jogo com o Vitória de Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques a contar para a 11.ª jornada do campeonato.

Vitória de Guimarães-FC Porto (21 horas)

FC Porto equipa provável: Marchesin
Manafá, Pepe, Diogo Leite, Zaidu
Sérgio Oliveira, Marko Grujic, Uribe,
Marega, Taremi, Tecatito.

SUPLENTES : 99Diogo Costa, 21Romário Baró, 23João Mário, 7Luis Díaz , 29Toni Martínez

Ficha oficial do jogo Estádio D. Afonso Henriques 29 de Dezembro de 2020

Árbitro: Hélder Malheiro da AF Lisboa
Assistentes: André Campos e Rui Cidade
4.º árbitro: David Silva
VAR: Vasco Santos
AVAR: Bruno Rodrigues

sábado, 26 de dezembro de 2020

Uribe "Todos os rivais jogam a 100% contra o FC Porto”

Ontem, o jornal O Jogo publicou uma extensa entrevista com Matheus Uribe. Ainda no relvado do Municipal de Aveiro, o colombiano esteve à conversa com o diário desportivo sediado na Invicta e começou por revelar que a grande diferença entre os dois conjuntos na Supertaça ficou patente “no trabalho de equipa”. Na ótica do camisola 8 dos Dragões, “o FC Porto mostrou sempre a superioridade que tem e venceu”.
No rescaldo da quarta vitória consecutiva frente ao Benfica, Uribe explica o que está por trás desta série positiva diante do rival: “Entendemos a metodologia, o que significa estar no FC Porto e jogar com esta camisola”. Para o centrocampista, a “humildade”, a “responsabilidade” e a “união” são os segredos do coletivo portista. Ainda de acordo com o atleta natural de Medellín, os jogadores têm de se “colocar na posição de um adepto, que quer ganhar sempre” e, por isso, estão “preparados para essa cobrança”.
“Todos os rivais jogam a 100% contra o FC Porto”, considera o médio que se encontra num excelente momento de forma. Para contrariar a enorme vontade demonstrada pelos adversários contra o campeão, há que “subir o nível” e “dar não 100, mas 200 por cento”, assegura. Autor de dois remates certeiros na presente temporada, para Uribe os golos “são alegria”, mas o principal objetivo é outro: “Ganharmos, mesmo sem eu marcar, é mais gratificante ainda”.
Em jeito de despedida, o colombiano deixa uma mensagem à Nação Porto: “Desfrutem desta época com as famílias e acreditem no grupo. Se num jogo ou noutro as coisas não saem tão bem, saibam que a equipa está sempre motivada e focada para conseguir os resultados”. “Não podem vir aos estádios, mas sentimos o apoio nas redes sociais, nas notícias e no hotel. Têm sido incríveis. Esperamos que voltem o mais rápido possível às bancadas porque fazem-nos falta”, concluiu Uribe.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

FC Porto - Futebol - Aconteceu

No primeiro dia de Natal após a II Guerra Mundial, o campeonato não parou e o povo tripeiro teve direito a festa a dobrar. A 25 de Dezembro de 1945, o Campo da Constituição foi palco de um embate entre o FC Porto e o Académico de Lisboa que terminou com a vitória dos da casa por expressivos 11-0. Aos golos solitários de Antoninho e Octaviano juntou-se um bis de Araújo e uma manita de Correia Dias. Em três jornadas da Liga disputadas até então, os azuis e brancos triunfavam pela terceira vez, naquela que foi a última ocasião em que vencemos por onze golos de diferença na principal competição nacional.

FC Porto-Futebol-Historial-Para memória futura

Com a Supertaça Cândido de Oliveira no sapatinho, a quadra natalícia começou com uma grande alegria desportiva para toda a família azul e branca. Além dos momentos de enorme felicidade oferecidos à Nação Porto, a saborosa vitória por 2-0 em Aveiro também proporcionou uma série de marcas que passamos a destacar:
- O FC Porto é o rei da Supertaça. Em 42 edições da competição exclusiva do Portugal democrático, o emblema da Invicta ergueu o caneco 22 vezes, mais duas do que a soma de todos os outros vencedores. E a prova nem começou de feição para os portistas. Na edição inaugural, em 1979, os Dragões de José Maria Pedroto estrearam-se com o pé esquerdo e perderam nas Antas, frente ao Boavista, por 2-1. Desde então, o FC Porto soma 31 participações e destaca-se em todos os capítulos no livro estatístico
- O FC Porto venceu 11 das 12 Supertaças que disputou frente ao Benfica. Nos últimos sete embates entre rivais na competição, os Dragões mantiveram sempre a baliza fechada. A última vez que o Benfica pôde festejar contra o FC Porto na Supertaça foi há mais de 26 anos, após um golo de Paneira que de nada viria a servir. Desde então, o saldo portista fala por si: seis vitórias, um empate, 12 golos marcados e nenhum sofrido. Incontestável.
- Sete são também as vitórias consecutivas do FC Porto sempre que participa na Supertaça. Nas últimas sete edições em que marcou presença, o FC Porto venceu todas. Entre 2009 e 2013, os Dragões alcançaram um Penta, ao vencerem cinco Supertaças seguidas sob o comando de Jesualdo Ferreira, de André Villas-Boas, de Vítor Pereira e de Paulo Fonseca. Desde então, e já com Sérgio Conceição ao leme, os campeões nacionais somam duas participações e outras tantas vitórias.
- Este foi o quinto título de Sérgio Conceição enquanto treinador do FC Porto. Com o triunfo em Aveiro, o treinador portista igualou o número de conquistas que havia conseguido ao serviço do clube enquanto jogador, no final da década de 90 e na temporada 2003/04. O mister também igualou o registo vitorioso do Mestre Pedroto, de Mihály Siska, de Bobby Robson e de Fernando Santos, todos com uma mão cheia de títulos no banco portista.
- Detentor dos três principais troféus do futebol nacional - campeonato, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira - o FC Porto alcançou agora o sexto triplete da sua história, mais quatro do que Benfica e Sporting, com dois cada. A meia dúzia de plenos internos teve início em 1998, repetiu-se em 2003, 2006, 2009, 2011 e, finalmente, em 2020.
- Nos últimos quatro jogos com o Benfica, o FC Porto soma quatro vitórias. O triunfo de anteontem viu Sérgio Conceição igualar as marcas conseguidas por José Mourinho, pela dupla Artur Jorge/António Morais e pela tripla Otto Bumbel/Yustrich/Flávio Costa. Em 2003, 1985 e 1958, os técnicos azuis e brancos bateram o rival lisboeta pela quarta vez seguida. Nunca ninguém conseguiu ganhar cinco clássicos consecutivos na história do futebol português e dentro de três semanas temos oportunidade de o fazer.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Supertaça Cãndido de Oliveira-FC Porto vence mais um troféu

Grande vitória do querer, da garra dos Dragões que neste jogo foram enormes.
Toda a equipa portista jogou bem, mas há a destacar a acção do Marchesin e do Pepe na defesa. Nos momentos cruciais eles estão lá, o Pepe então é o esteio da defesa, pela sua experiência e velocidade que matem aos 37 anos!
Esta vitória deve ser ainda mais realçada devido ao facto dos benfiquistas terem vários avançados bons de bola e muito rápidos.
Nos Dragões Uribe também foi enorme pela sua mobilidade e empenho.


Ficha oficial do jogo Estádio Municipal de Aveiro 23 de Dezembro de 2020

Árbitro: Hugo Miguel da AF Lisboa
Assistentes: Pedro Martins e Ricardo Santos
4º Árbitro: Rui Costa
VAR: Luís Godinho e Bruno Esteves, com André Campos como AVAR.

O FC Porto conquistou a 22.ª Supertaça Cândido de Oliveira da sua história ao bater o Benfica (2-0), no Estádio Municipal de Aveiro. Tal como na época passada, em que os campeões nacionais venceram os três clássicos que jogaram com os lisboeta, os Dragões foram amplamente superiores ao adversário e deram mais uma tremenda demonstração de categoria. Depois do campeonato e da Taça de Portugal, é o terceiro troféu conquistado pelo FC Porto no espaço de seis meses.

Os Golos: Sérgio Oliveira 25' e Luíz Diaz 90'

FC PORTO : 1Agustín Marchesín,
18Wilson Manafá, 19Mbemba 76', 3Pepe, 12Zaidu
27Sérgio Oliveira 89', 8Matheus Uribe, 25Otávio
9Mehdi Taremi 76', 17Tecatito, 11Marega 89'

SUPLENTES : 99Diogo Costa, 4Diogo Leite 76', 21Romário Baró
16Marko Grujic 89', 23João Mário, 7Luis Díaz 76', 29Toni Martínez 89'

TREINADOR :Sérgio Conceição

SL BENFICA: 99Odysseas,
Gilberto, 5Vertonghen, 30Otamendi, 3Álex Grimaldo 88'
28Julian Weigl, 49Taarabt, 27Rafa Silva 64',
9Darwin Núñez, 10Waldschmidt, 7Everton

SUPLENTES : 77Helton Leite, 71Nuno Tavares, 33Jardel, 22Andreas Samaris
17Diogo Gonçalves, 14Haris Seferovic 64', 38Pedrinho 88'

TREINADOR : Jorge Jesus


FC Porto - Calendário de jogos para o início de 2021

Entretanto, a Liga Portugal divulgou as datas e os horários das próximas partidas do campeonato. No embate de estreia em 2021 – que terá lugar num domingo, 3 de Janeiro, às 21h00 - o FC Porto recebe o Moreirense. Na 13.ª ronda – agendada para sexta-feira, 8 de Janeiro, às 21h00 - os Dragões viajam até Famalicão. Por fim, a jornada 14 reserva novo clássico entre FC Porto e Benfica, com apito inicial previsto para as 21h00 de sexta-feira, 15 de Janeiro, no Estádio do Dragão.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A arbitragem portuguesa do Futebol

Facilidades para uns Dificuldades para outros – Deste modo, para os beneficiados, é muito mais fácil a eventual conquista de títulos.
Presentemente está em vigor na Arbitragem Portuguesa, nitidamente, a dualidade de critérios disciplinares na avaliação dos lances:
a) Nuns casos, extremo rigor no assinalar das faltas com a respectiva exibição das cartolinas (amarelas ou vermelhas) de modo a intimidar os supostos infractores, leia-se, dos adversários dos Clubes beneficiados SLB e SCP, com o fim de proteger estes últimos.
b) Noutros casos uma política de permissão ao futebol duro deixando o futebol decorrer sem interrupções, ou simplesmente assinalando as faltas mas sem a devida punição...!! Clube prejudicado: FC Porto (muito mais difícil a prática do futebol).
Conclusão: não restam dúvidas de que para as equipas protegidas (adversários intimidados) é mais fácil jogar bom futebol.
PS - E é claro que quem beneficia desta situação em vigor, são os pois principais clubes de Lisboa pelo simples facto de terem adeptos seus nos órgãos de poder do Futebol:
Conselho de Arbitragem (nomeações) presidente Fontelas Gomes, vice-presidente João Ferreira (o João, pode ser o João Ferreira).
Conselho de Disciplina presidente a benfiquista fanática Cláudia Santos, vice-presidente Maria José Carvalho.
APAF Associação portuguesa de árbitros de futebol: presidente Luciano Pedrosa Gonçalves vice.presidente José Alberto Graça Borges.


By Heitor Ramos

...Rúben Amorim – Um treinador – esclareça-se – sem as qualificações requeridas para a função e que é o treinador mais caro da história do clube, clube que – quem sabe se por ser diferente - regista também a contratação do treinador mais caro do futebol em Portugal!
Pois, o jogo de ontem contra o Farense ficou marcado por dois lances “à Benfica”.
No primeiro, um conhecido central sportinguista e reincidente trauliteiro agride, sem bola, um jogador farense e fica em campo.
No outro, o guarda-redes algarvio salta, soca a bola e, o seu punho – depois de socada a bola - encontra na trajectória a cabeça de um adversário.
Para o árbitro foi penalti claríssimo. Para quem é honesto, claríssimo foi o erro do árbitro.
A falta foi tão clara que até ao garnisé Amorim lhe pareceu que o penalti assinalado punia, não esta, mas outra falta no mesmo lance! Haverá prova mais clara de que ali anda rabo escondido com gato de fora?
Nem sequer o cegueta do treinador sportinguista viu a falta! Não pode, pois esclarecer o arrogante Varandas do que se passou naquele momento do jogo. Por isso nada diz. Varandas, presidente e gratuito palrador, prudentemente, desta vez cala o bico.
Baixar a crista ao Amorim, jovem provocador, é um dever de todos nós. Ainda está a tempo de recuperar.
Quanto ao outro, o treinador vizinho, tendo em conta a sua avançada idade e empedernida cabeça, creio que nada haverá a fazer. Representa, pois um caso perdido…
Vamos ter mesmo de suportá-los. Por enquanto, pelo menos!

A nomeação de Hugo Miguel para a Supertaça

O encontro entre o FC Porto, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, e o Benfica, finalista vencido da Taça de Portugal, está marcado para quarta-feira, às 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

Esta nomeação é nitidamente uma provocação ao FC Porto!
Todos sabemos quem é este energúmeno (Hugo Miguel) e qual a sua função como um dos "padres das missas encomendadas por Filipe Vieira"!
"Adoro vê-los a provarem do próprio veneno!"
Isto são estas as afirmações deste Padre direccionadas a agentes do FC Porto.

Escândalo: Carlos Macedo da AFB assinala penalti inexistente

ESTORIL 1 FC PORTO B 1 - Liga Portugal 2, 12.ª jornada

O maior derrotado desta segunda-feira é o futebol português, ferido na credibilidade.
Naquele que esteve para ser um jogo positivo entre duas valorosas equipas do segundo escalão, FC Porto B e Estoril empataram a uma bola no Estádio António Coimbra da Mota. Durante 96 minutos, a partida foi disputada de forma intensa e leal, com o destaque a ir todo para aqueles que são os verdadeiros protagonistas do desporto rei: os jogadores. Para lá do tempo de compensação, a equipa de arbitragem liderada por Carlos Macedo - da Associação de Futebol de Braga – manchou por completo o esforço de todos os envolvidos na contenda ao assinalar uma grande penalidade fictícia que negou a vitória aos jovens portistas, incapazes de esconder a frustração e a revolta sentida após um desfecho inglório.

Ficha de Jogo-
Estádio António Coimbra da Mota 21 de Dezembro de 2020

Árbitro: Carlos Macedo
Assistentes: José Caldeira e Leonel Ferreira
Quarto árbitro: Álvaro Mesquita

ESTORIL: Dani Figueira, Carles Soria, Hugo Gomes, Hugo Basto, Joãozinho (cap.), Rosier, Gamboa, André Franco, Vidigal, Harramiz e Yakubu Aziz
Substituições: Rosier por Lazare (66m), Vidigal por Chiquinho (77m), Joãozinho por André Clovis (86m), Yakubu Aziz por Murilo (87m)
Não utilizados: Thiago, Vital, Empis, Bruno Lourenço e Hodzic
Treinador: Bruno Pinheiro

FC PORTO B: Cláudio Ramos, Rodrigo Conceição, Pedro Justiniano (cap.), João Marcelo, Diogo Bessa, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Francisco Conceição, Gonçalo Borges, Johan Gómez e Danny Loader
Substituições: Danny Loader por Igor Cássio (80m), Francisco Conceição por Rafael Pereira (90+1m), Gonçalo Borges por Kelvin Boateng (90+4m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Mor Ndiaye, Rodrigo Pinheiro, Carlos Gabriel, Diogo Ressurreição e Germán Meneses
Treinador: Rui Barros

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Francisco Conceição (39m), André Clovis (90+10m)
Disciplina: cartão amarelo a Harramiz (85m), Johan Gómez (89m), Rodrigo Conceição (90+9m) e Mor Ndiaye (90+10m)

Sorteio das meias finais da Taça da Liga

Uma competição que devia servir para rodar os não titulares habituais de cada clube.

O Sporting, líder da I Liga, vai defrontar o FC Porto, campeão nacional e terceiro no campeonato, na terça-feira dia 19 de Janeiro, em Leiria, um dia antes de o Sporting de Braga, detentor do troféu e quarto colocado, enfrentar o Benfica, que ocupa a segunda posição do campeonato.

A final está marcada para sábado dia 23 de Janeiro, igualmente em Leiria.

Opiniões controversas do tribunal de ojogo

 Desta vez os ex-árbitros que compõem o tribunal de ojogo asneiraram!
Opiniões dos ex-árbitros facilmente desmontadas com imagens pelo perito em arbitragem Carlos Duarte do Porto Canal



domingo, 20 de dezembro de 2020

FC Porto 2 Nacional 0

FC Porto vence Nacional num jogo muito disputado mas mal jogado.
Na realidade o objectivo de conquistar os três pontos foi conseguido, mas há muita coisa a corrigir no futebol dos dragões. O entrosamento é deficiente e a circulação de bola funciona mal. Neste momento a equipa portista revela pouca consistência. 
A minha esperança é que o Pepe já possa defrontar o SLB na próxima quarta-feira. 
Na extrema defesa os centrais no essencial cumpriram e os laterais a defender estiveram quase sempre bem, mas no capítulo ofensivo falharam:
No meio campo Uribe muito lutador mas pouco esclarecido, Sérgio Oliveira alternou o bom com o menos bom e Otávio o mais tecnicista neste jogo não conseguiu fazer a diferença.
No ataque, Taremi ainda sem ritmo e a procurar adaptar-se. Marega muito esforçado, bem tentou mas nem tudo lhe saiu bem. Tecatito muito vigiado e possivelmente a acusar desgaste também não foi o Tecatito habitual. 
Luiz Diaz 77' entrou para substituir Otávio mas não conseguiu impor o seu jogo. Marco Grujic 78' substituiu Tecatito para garantir a consistência defensiva. João Mário e Fábio Vieira 84'entraram para refrescar a equipa em substituição de Sérgio Oliveira e Marega, mas não conseguiram impressionar, parecendo acusar falta de ritmo.
Toni Martinez 77' entrou para substituir Taremi mas mais uma vez não aproveitou a oportunidade, ainda não foi desta vez que conseguiu justificar a sua contratação pelos portistas.


Ficha Oficial do Jogo Estádio do Dragão 20 de Dezembro de 2020

O FC Porto somou, esta noite, mais uma vitória rumo ao principal objetivo da temporada. Na 50.ª ronda consecutiva a facturar em casa para a Liga, os campeões nacionais receberam e bateram o Nacional - com relativo conforto - por 2-0. Na antevisão do embate relativo à décima jornada, Sérgio Conceição garantiu que os Dragões não iam entrar em campo a pensar na Supertaça e a verdade é que a equipa cumpriu à risca as indicações do timoneiro. Frente a um digno opositor, ou não se tratasse do campeão da segunda liga, o colectivo portista recusou-se a tirar o pé do acelerador e mostrou-se empenhado e comprometido durante os noventa minutos. Os três pontos foram a justa recompensa antes da viragem do foco para a conquista de um novo troféu.

Árbitro: Manuel Oliveira da AF Porto
Assistentes: Tiago Leandro e Tiago Mota
4.º árbitro: Fábio Melo
VAR: Bruno Esteves
AVAR: José Luzia

FC PORTO: 1Agustín Marchesín
31Nanu, 19Mbemba, 4Diogo Leite, 12Zaidu
8Matheus Uribe, 27Sérgio Oliveira 84', 25Otávio 70'
17Tecatito 78', 9Mehdi Taremi 77', 11Marega 84'

SUPLENTES : 99Diogo Costa, 18Wilson Manafá, 32Malang Sarr
50Fábio Vieira 84', 16Marko Grujic 78', 23João Mário 84'
7Luis Díaz 70', 30Evanilson, 29Toni Martínez 77'

TREINADOR : Sérgio Conceição

CD NACIONAL: 13Daniel Guimarães
3Lucas Kal, 4Pedrão, 17João Vigário, 27Rúben Freitas
6Alhassan 79', 5Larry Azouni, 8Vladan Danilovic 54'
7João Camacho 79', 11Kenji Gorré 64', 94Riascos

SUPLENTES : 1Riccardo Piscitelli, 44Júlio César, 10Vincent Koziello
88Francisco Ramos 54', 55Nuno Borges, 14Rúben Micael 79',
23Witi Quembo, 35Bryan Róchez 79', 77João Victor 64'

TREINADOR : Luís Freire

Arbitragem_Facilidades para uns,dificuldades para outros

Facilidades para uns, dificuldades para outros – Deste modo, para os beneficiados, é muito mais fácil a eventual conquista de títulos. Presentemente está em vigor na Arbitragem Portuguesa, nitidamente, a dualidade de critérios disciplinares na avaliação dos lances: a) Nuns casos, extremo rigor no assinalar das faltas com a respectiva exibição das cartolinas (amarelas ou vermelhas) de modo a intimidar os supostos infractores, leia-se, dos adversários dos Clubes beneficiados SLB e SCP, com o fim de proteger estes últimos. b) Noutros casos uma política de permissão ao futebol duro deixando o futebol decorrer sem interrupções, ou simplesmente assinalando as faltas mas sem a devida punição...!! Clube prejudicado: FC Porto (muito mais difícil a prática do futebol). Conclusão: não restam dúvidas de que para as equipas protegidas (adversários intimidados) é mais fácil jogar bom futebol. PS - E é claro que quem beneficia desta situação em vigor, são os pois principais clubes de Lisboa pelo simples facto de terem adeptos seus nos órgãos de poder do Futebol:
Conselho de Arbitragem (nomeações) presidente Fontelas Gomes, vice-presidente João Ferreira (o João, pode ser o João Ferreira).
Conselho de Disciplina presidente a benfiquista fanática Cláudia Santos, vice-presidente Maria José Carvalho.
APAF Associação portuguesa de árbitros de futebol: presidente Luciano Pedrosa Gonçalves vice.presidente José Alberto Graça Borges.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Taça da Liga FC Porto vence Paços Ferreira mas...

Já toda a gente perdeu o respeito ao FC Porto, pelo facto da propaganda dos jornais e televisões lisboetas passarem o tempo a denegrir os portistas e ainda mais grave, dos órgãos de poder do futebol [CA;CD;FPF; (Bastidores)] estarem actualmente a ser controlados por adeptos do Benfica e do Sporting.
Qualquer treinador (Pepa) e jogadores de equipa pequena permitem-se reclamar violentamente no Dragão sem receio de serem punidos...!

O desempenho do árbitro António Nobre tendo em conta que já houve arbitragens piores, foi sofrível., mas sempre com a preocupação de no capítulo disciplinar reprimir os portistas...!


Ficha oficial do jogo Estádio do Dragão 16 de Dezembro de 2020

Árbitro: António Nobre
Assistentes: Pedro Ribeiro e Nuno Pereira
4º Árbitro: Manuel Mota
VAR: Hélder Malheiro, assistido por Rui Cidade (AVAR)

FC PORTO : 99Diogo Costa
31Nanu, 3Pepe 79', 4Diogo Leite, 32Malang Sarr
8Matheus Uribe, 27Sérgio Oliveira, 29Toni Martínez 85'
7Luis Díaz 86', 28Felipe Anderson 45', 17Tecatito 94'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
18Wilson Manafá 79', 25Otávio 45', 50Fábio Vieira, 21Romário Baró
16Marko Grujic 86', 11Marega, 23João Mário 94', 9Mehdi Taremi 85'

TREINADOR :Sérgio Conceição

FC PAÇOS DE FERREIRA: 1Jordi Martins
5Oleg Reabciuk 45', 2Marco Baixinho, 9Uilton Silva, 26Maracás
24Mohamed Diaby, 22Luiz Carlos, 46Stephen Eustáquio, 45João Pedro 62'
77João Amaral 72', 23Lucas Silva 62'

SUPLENTES :93Simão Berttelli, 34Pedro Marques, 29Fernando Fonseca 45'
6Martín Calderón, 16Matchoi Djaló, 8Ibrahim, 99Douglas Tanque 62'
17Adriano Castanheira 72', 11Luther Singh 62'

TREINADOR :Pepa

Taça da Liga Sérgio Conceição

O FC Porto estreia-se hoje na quarta competição da temporada. Às 18h45 (Sport TV), os detentores da Dobradinha medem forças com o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, num encontro que decide o apuramento para a Final Four da Taça da Liga, agendada para o próximo mês, em Leiria. Na antecâmara da prova onde perdeu apenas por uma vez no tempo regulamentar - tal como na Taça de Portugal -, Sérgio Conceição garante: “Queremos ganhá-la”. “Para a nossa equipa, anormal é não ganhar. Ganhar faz parte do nosso trabalho e da nossa vida neste clube”, explica o treinador campeão nacional.
Durante a antevisão, o mister assegurou que “cada jogo é uma final”, porque esse “é o preço de representar um clube como o nosso”. “Não podemos baixar a guarda, porque corremos o risco de, num momento desses, sair da luta por uma dessas competições”, acrescenta. Do lado de lá, Sérgio Conceição espera um adversário “competente”, sem “nenhum cansaço físico” e com uma estratégia “difícil de contrariar”. Ainda assim, “o onze inicial que estará em campo está montado com o intuito de ganhar o jogo, sem dúvida absolutamente nenhuma”, assegura o timoneiro portista.
No último treino antes do arranque da Taça da Liga continuavam a figurar quatro nomes no boletim clínico dos Dragões. Pepe fez exercícios de treino integrado condicionado, Marcano somente treino condicionado, Zaidu tratamento e Mbaye realizou apenas trabalho de ginásio. De acordo com o técnico azul e branco, o capitão “continua a evoluir bem”, enquanto que Zaidu “vai ser difícil estar apto para o jogo” de mais logo.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou António Nobre para arbitrar o jogo entre FC Porto e o Paços de Ferreira, agendado para a próxima quarta-feira (18h45, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente aos quartos de final da Taça da Liga.
O árbitro da Associação de Futebol de Leiria terá como assistentes Pedro Ribeiro e Nuno Pereira, sendo Manuel Mota o quarto árbitro. O VAR será Hélder Malheiro, assistido por Rui Cidade.

Árbitro: 
António Nobre
Assistentes: 
Pedro Ribeiro e Nuno Pereira
4º Árbitro: 
Manuel Mota
VAR: 
Hélder Malheiro, assistido por Rui Cidade (AVAR)

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

CM-TV não se enxerga...?!

O F C Porto na Champions incomoda muito!
Procura a CMTV – sem êxito, reconheça-se - relançar a imagem europeia perdida, há muitos anos, pelo clube que, abnegadamente serve.
Como aos agentes contratados para o efeito escasseia razão, capacidade e inteligência, a CMTV, à falta de resultados desportivos que sustentem o desígnio encomendado, recorre à imaginação.
Bem podiam ter escolhido pessoas competentes, conhecedoras do que falam e, no mínimo, documentadas sobre os temas tratados.
E desencantam aqueles “profissionais da comunicação” encantamentos vividos, confrontos travados, pendências incompreendidas, finais perdidas, desafios aceites, tormentas sortidas e disparates impossíveis.
Paralelamente, procuram – sem êxito, igualmente - desvalorizar o desempenho europeu do F C Porto.
E é neste sentido que proclamam que Sérgio Conceição é avesso a estrangeiros, ou ao que vem do estrangeiro – xenófobo, numa palavra – só por que chamou “catalão” a um natural da Catalunha e “basco” a um natural do país basco, como o são o treinador do Manchester City e do Tondela.
Deus lhes perdoe, que não sabem o que dizem.
Mas não é tudo.
Agora, que o sorteio das provas da UEFA ditou os adversários das equipas portuguesas, este desacreditado canal televisivo, para além de ter, olimpicamente, ignorado o Sporting Clube de Braga, “identifica” assim os restantes:
“Arsenal na Champions do Benfica”
“Ronaldo: o caça-dragões”
Note-se que a palavra “Champions” à luz da realidade só pode ser colada ao F C Porto.
No entanto, habilmente, parvamente ou provocatoriamente, “Champions” aparece, na legenda que as fotos anexas documentam, colada ao outro clube.
Seria pedir muito que fosse dada formação adequada a esta gente?
Não, não é opção. É obrigação!
By Heitor Ramos

Notícia - André Silva esteve em grande no Eintracht Frankfurt ao marcar dois golos e fazer a assistência para o terceiro da equipa no empate diante do Borussia Monchengladbach.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Taça da Liga FC Porto-Paços Ferreira

Para a Taça da Liga a equipa técnica devia escalar os jogadores não titulares a fim de lhes proporcionar ritmo competitivo, elevar os índices de confiança dos jogadores e melhorar o entrosamento. Não está em causa a determinação,a motivação, mas o apuramento de forma.

Taça da Liga FC Porto - Paços Ferreira

FC Porto: Diogo Costa
Nanu, Malang Sarr, Diogo Leite, Manafá
Mamadou Loum, , Romário Baró, Fábio Vieira,
João Mário, Toni Martínez, Evanilson.

Suplentes: Pepe, Mbemba, Matheus Uribe,
Marco Grujic, Taremi,
Nakajima.

FC Porto - A Juventus foi sempre beneficiada pelos árbitros

 A Juventus foi sempre beneficiada pelos árbitros nos jogos em que defrontou o FC Porto!

Champions: FC Porto nunca ganhou à Juventus
A Juventus é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões e os dragões têm saldo negativo nos confrontos com a vecchia signora. 

As duas equipas encontraram-se cinco vezes para as competições europeias, tendo o resultado pendido por quatro vezes para a Juventus e o outro jogo terminou com um empate. 
O primeiro embate foi em 1984, na final da Taça das Taças, a primeira final europeia do FC Porto, que os italianos venceram por 2-1. António Sousa marcou para os dragões em Basileia, mas a Juventus levou a melhor graças aos golos de Vignola e Boniek (no 2º golo Boniek atropela, deita-se nitidamente sobre as costas de João Pinto e o árbitro do jogo fechou os olhos). 
O encontro seguinte foi apenas em 2001, na fase de grupos da Liga dos Campeões. A primeira mão, em casa do FC Porto, terminou com um empate a zero. Em Turim, a Juventus venceu por 3-1 com golos de Del Piero, Montero e Trezeguet. 
Em 2017, o sorteio colocou novamente FC Porto e Juventus no mesmo grupo da Liga dos Campeões. Na primeira mão, no Dragão, o FC Porto perdeu por 2-0, com golos de Pjaca e Dani Alves. Na segunda mão, a Juventus venceu por 1-0, com golo de Dybala de grande penalidade (Tinha de ser! Tinham que arranjar um penalti para ganhar).


domingo, 13 de dezembro de 2020

Taça de Portugal FC Porto elimina Tondela

O FC Porto está nos oitavos de final da Taça de Portugal. Venceu o Tondela no Dragão 2-1 jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Há a assinalar um erro crasso da equipa de arbitragem.
Já próximo do apito final, Luís Díaz ainda viu o 3-1 ser anulado numa decisão, no mínimo, estranha, já que a bola embate num defensor do Tondela antes de chegar aos pés do colombiano.

O desempenho de Fábio Veríssimo e C.ª
No capítulo disciplinar não gostei do critério adoptado pelo Fábio Veríssimo que me pareceu actuar condicionado: em 1º lugar pelos (nomeações) dirigentes do Conselho de Arbitragem e em 2º lugar pelos opinion makers desportivos afectos aos dois principais clubes de Lisboa.
E porquê? Porque anularam um golo limpo ao FC Porto: o Luís Diaz não estava fora de jogo.
Mas mais, pela dualidade do critério adoptado: sempre que um jogador do Tondela se atirava para a piscina era automaticamente assinalada falta contra os portistas. Um exemplo é o cartão amarelo injusto exibido ao Sérgio Oliveira devido ao teatro do jogador do Tondela. Por outro lado fechou os olhos a algumas entradas duras dos contrários sobre os jogadores azuis e brancos, os portistas caíam mas "no pasa" nada...!!


Os Golos
FC Porto: Mehdi Taremi 4', Marega 24'
Tondela: João Mendes 20'

Ficha oficial do jogo Estádio do Dragão 13 de Dezembro de 2020

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4º Árbitro: João Gonçalves

FC PORTO : 99Diogo Costa
18Wilson Manafá, 19Mbemba, 4Diogo Leite, 12Zaidu 52'
27Sérgio Oliveira 74', 16Marko Grujic, 25Otávio
11Marega 81', 17Tecatito, 9Mehdi Taremi 73'

SUPLENTES : 1Agustín Marchesín, 32Malang Sarr, 21Romário Baró 74'
23João Mário, 73', 7Luis Díaz 52', 29Toni Martínez 81', 28Felipe Anderson

TREINADOR :Sérgio Conceição

CD TONDELA: 88Pedro Trigueira
4Jota Gonçalves 74', 2Bebeto 84', 21Enzo Martínez, 24Naoufel Khacef
28Abdel Medioub 86', 5Jaquité 76', 16João Mendes 76', 14Jaume Grau
17Mario González, 10Jhon Murillo

SUPLENTES : 99Babacar Niasse, 19Tiago Almeida, 20Filipe Ferreira 76'
70Rafael Barbosa 74', 8João Pedro 76', 6Pedro Augusto 86', 45Souleymane Anne 84'

TREINADOR :Pako Ayestaran

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

FC Porto - Figuras iminentes doClube

«A história do FC Porto, felizmente, está repleta de figuras eminentes, desde os fundadores e impulsionadores como António Nicolau de Almeida e José Monteiro da Costa até presidentes da craveira do Dr. Cesário Bonito e do Sr. Afonso Pinto de Magalhães e dirigentes como Pôncio Monteiro, Teles Roxo e Armando Pimentel, entre muitos outros. Considero que o Reinaldo Teles conquistou há muitos anos o direito a figurar nessa galeria de ilustres. E a recordação do seu exemplo, da sua dedicação e do amor que colocava em tudo o que fazia ao serviço deste clube continuarão a ser, para mim e para todos os que tentam tornar o FC Porto cada vez maior, um estímulo inexcedível.»

«A morte de Reinaldo Teles aconteceu num dia em que ele, se pudesse estar fisicamente presente, teria sentido uma grande alegria. A 25 de novembro vencemos em Marselha, num dos estádios mais complicados da Europa, e menos de uma semana depois, no Dragão, confirmámos o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões», lembrou Pinto da Costa, sublinhando que «é muito difícil estar constantemente a disputar as fases mais adiantadas de uma competição tão dura, mas FC Porto tem-no conseguido muitas vezes, e com o Sérgio Conceição como treinador esta já é a terceira qualificação.»

«O mérito da equipa e de todos os que a constituem é inquestionável. E o orgulho que o FC Porto deve representar para Portugal também. Uma vez mais foi o futebol, tão desprezado por quem nos governa, a colocar o nome do país no topo do mundo. Apesar das dificuldades que cada vez mais nos impõem, continuaremos a tentar levar ainda mais longe esta história tão bonita», concluiu.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Taça de Portugal FC Porto - Tondela já tem árbitro

Já o FC Porto-Tondela para a Taça de Portugal, que está agendado para o próximo domingo, terá como árbitro principal Fábio Veríssimo, como assistentes Bruno Rodrigues e Pedro Martins, e como quarto árbitro João Gonçalves.

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: 
Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4º Árbitro: 
João Gonçalves

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

FC Porto vence Olympiacos na Grécia

Análise à equipa portista - Otávio 10' e Matheus Uribe 77' marcaram os golos
A defesa : Diogo Costa, Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu cumpriram com ligeiro ascendente para os três últimos, se bem que Nanu me pareceu altamente promissor.
Malang Sarr 80' com hesitações.
O meio campo: Marko Grujic com altos e baixos, Romário Baró apesar de esforçado teve um desempenho irregular, denotou falta de ritmo e não está na sua melhor forma. Já Otávio foi o melhor dos três, muito determinado e com os índices de confiança em alta.
Matheus Uribe 64' entrou para dar consistência ao meio campo e mesmo assim conseguiu marcar um golo com um grande remate!
O ataque: Anderson trabalha pouco, Toni Martinez denotou falta de ritmo e em baixo de forma; João Mário (promissor) teve apontamentos mas precisa de jogar para ganhar confiança e experiência. Evanilson 80' esteve esforçado mas notou-se pouco. Luis Díaz 63'esteve ao seu nível habitual. Tecatito 72' entrou para dar consistência à ala direita que foi o que fez.


O FC Porto concluiu a etapa inicial da presente edição da Liga dos Campeões, ao suplantar o Olympiacos, em Atenas, por 2-0. Com o apuramento para os oitavos de final já garantido, os Dragões apresentaram-se com oito novidades no onze em relação ao jogo do campeonato contra o Tondela, sendo que os três resistentes foram Mbemba, Zaidu e Otávio. O brasileiro, um dos que estão em melhor forma actualmente na equipa de Sérgio Conceição.
Num pontapé de canto Toni Martínez e Felipe Anderson, quase fizeram golo, com o desvio do espanhol a permitir o cabeceamento à trave de Anderson (7m). A bola não entrou à primeira na baliza grega, mas ao rever o lance o VAR detetou mão na bola de Holebas, o que deu origem a um penálti batido com sucesso por Otávio (10m).

Ficha oficial do jogo - Stadium Georgios Karaiskakis - 09 de Dezembro de 2020

Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp
4º Árbitro: Donatas Rumsas, da Lituânia
VAR: Marco Fritz, auxíliado pelo compatriota Harm Orsmers (AVAR).

A equipa de arbitragem: um árbitro de grande nível e um VAR muito experiente!

OLYMPIACOS FC : 1José Sá
13Rafinha, 3Rúben Semedo, 66Cissé, 25José Holebas
4Mohamed Camara 35', 5Bouchalakis, 17Marious Vrousai
19Giorgos Masouras, 6Yann M'Vila,11Youssef El-Arabi 81'

SUPLENTES : 88Kostas Tzolakis, 44Ilias Karargyris
12Rúben Vinagre, 24Ousseynou Ba 81', 34Papadopoulos
7Kostas Fortounis 35', 10Pêpê, 14Androutsos, 90Vasilis Sourlis
97Randjelovic, 2Soudani

TREINADOR : Pedro Martins

FC PORTO : 99Diogo Costa
31Nanu, 19Mbemba, 4Diogo Leite, 12Zaidu
16Marko Grujic, 21Romário Baró 64', 25Otávio 80'
28Felipe Anderson 63', 29Toni Martínez 80', 23João Mário 72'

SUPLENTES : 1Agustín Marchesín
18Wilson Manafá, 32Malang Sarr 80', 8Matheus Uribe 64'
6Mamadou Loum, 50Fábio Vieira, 17Tecatito 72', 11Marega
10Nakajima, 7Luis Díaz 63', 9Mehdi Taremi, 30Evanilson 80'

TREINADOR : Sérgio Conceição

























O próximo compromisso do FC Porto é na Taça de Portugal. Os portistas voltam a receber o Tondela, este domingo, às 18h30, na quarta eliminatória da competição.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Árbitro para o Olympiacos - FC Porto

O Comité de Arbitragem da UEFA designou Felix Brych (Alemanha) para arbitrar o FC Porto, referente à sexta jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. O jogo realiza-se na quarta-feira, a partir das 20h00 (TVI e Eleven Sports), no Estádio Georgios Karaiskakis.
O árbitro de 45 anos terá como assistentes os compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp, sendo Donatas Rumsas, da Lituânia, o quarto árbitro. Também germânico será o videoárbitro Marco Fritz, que contará com o auxílio do compatriota Harm Orsmers (AVAR).

Advogado de profissão, Brych integra a Associação de Futebol da Baviera e começou a apitar na Bundesliga em 2004. Três anos depois, recebeu as insígnias da FIFA e desde então esteve presente nas principais competições europeias de clubes e seleções, tendo sido o representante alemão no Mundial do Brasil. A carreira internacional do juiz culminou com a arbitragem da final da Liga dos Campeões que opôs o Real Madrid à Juventus, em 2017.

Árbitro: 
Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: 
Mark Borsch e Stefan Lupp
4º Árbitro: 
Donatas Rumsas, da Lituânia
VAR: 
Marco Fritz, auxíliado pelo compatriota Harm Orsmers (AVAR).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Varandas quer imitar Vieira ao exigir a irradiação de Godinho

A incoerência de Varandas!
Varandas o tal que, tempos atrás, assegurou que nunca iria reclamar da arbitragem...!!
Varandas não tem razão, e contra as opiniões dos peritos de arbitragem, continua a insistir na sua tese de erros de arbitragem ao exigir o afastamento de Luís Godinho da arbitragem do futebol...!
Varandas ao exigir a irradiação de Luís Godinho pretende imitar Luís Filipe Vieira quando este pediu a irradiação do árbitro Fábio Veríssimo.

                                                    



                                                                                                                     














































Dissertações de José Mourinho sobre futebol

O treinador do Tottenham, José Mourinho enalteceu a simplicidade com que o médio Pierre Emile Hojbjerg joga e considera que é um jogador fenomenal.
«Fisicamente Hojbjerg é muito, muito forte e tecnicamente é muito melhor do que as pessoas pensam. É um jogador bom tecnicamente e é alguém fantástico. Às vezes as pessoas pensam que um jogador bom tecnicamente é alguém que faz um mortal. Alguém que é bom tecnicamente é alguém que faz algo fantástico. Mas estas não são as minhas palavras, mas as palavras de treinadores de há 30 ou 40 anos. Simplicidade é genial. Ele é tão simples em tudo o que faz com a bola. Acho que é um jogador fenomenal», afirmou Mourinho.

domingo, 6 de dezembro de 2020

O facciosismo doentio de Varandas

Conforme os Regulamentos do Futebol: golo bem anulado ao Sporting

Oh Varandas, o maior cego é aquele que não quer ver...!! O Coates carrega o goalkeeper do Famalicão...!

Conselho de Arbitragem "valida" decisão de Luís Godinho que anulou golo ao Sporting

Os sportinguistas são conhecidos por "calimeros" e habituados  a serem beneficiados não se conformam, porem a maioria dos peritos em arbitragem e dos adeptos de futebol, não sportinguistas, concorda que o golo foi bem anulado.


sábado, 5 de dezembro de 2020

Tiago Martins não é um árbitro isento e devia ser irradiado

Tiago Martins (anti-portista primário) e Hugo Miguel fecharam deliberadamente os olhos a dois penaltis sobre o Marega na área do Tondela...!!
Confirmou-se a minha desconfiança, Tiago Martins e a sua dualidade de critérios disciplinares sempre a prejudicar os portistas. Permitiu o jogo faltoso dos jogadores do Tondela, mas foi extremamente rigoroso a assinalar as faltas e a exibir cartões amarelos aos dragões. O seu critério muito duvidoso, direi mesmo manhoso, deu para perceber que é um habilidoso que foi nomeado para prejudicar o FC Porto.

Sobre o desempenho da equipa azul e branca há a registar a desconcentração de alguns elementos do meio-campo e defesa que permitiu que a equipa do Tondela marcasse três golos.
Pergunta pertinente: que é feito de Toni Martinez que vai para o banco dos suplentes mas acaba preterido por outros colegas que não justificam: caso por exemplo do Nakajima...!!


O FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Tondela (4-3), no Estádio do Dragão, em jogo referente à nona jornada do campeonato. Zaidu (4m), Marega (36m e 48m) e Mehdi Taremi (56m) foram os marcadores de serviço nos azuis e brancos, que passam a somar 19 pontos, menos quatro do que o Sporting, primeiro classificado.

Ficha oficial do jogo Estádio do Dragão 05 de Dezembro de 2020

Árbitro: Tiago Martins da AF Lisboa
Assistentes: Pedro Mota e Hugo Ribeiro
4º Árbitro: Fábio Melo
VAR: Hugo Miguel, assistido por Bruno Jesus

FC PORTO : 1Agustín Marchesín
18Wilson Manafá, 19Mbemba, 32Malang Sarr, 12Zaidu
8Matheus Uribe, 25Otávio 83', 27Sérgio Oliveira 66'
11Marega 84', 7Luis Díaz 66', 9Mehdi Taremi 66'

SUPLENTES : 99Diogo Costa, 31Nanu, 4Diogo Leite, 50Fábio Vieira 66'
16Marko Grujic 84', 17Tecatito 83', 10Nakajima 66', 30Evanilson 66'
29Toni Martínez

TREINADOR : Sérgio Conceição

CD TONDELA: 99Babacar Niasse
19Tiago Almeida 72', 20Filipe Ferreira 85', 21Enzo Martínez, 23Yohan Tavares
28Abdel Medioub, 8João Pedro 72', 6Pedro Augusto, 70Rafael Barbosa
14Jaume Grau, 17Mario González

SUPLENTES : 88Pedro Trigueira, 24Naoufel Khacef 85', 2Bebeto 72'
4Jota Gonçalves, 5Jaquité, 16João Mendes 72', 11Strkalj,
45Souleymane Anne, 10Jhon Murillo

TREINADOR : Pako Ayestaran



sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Árbitro e VAR para Tondela é de desconfiar

Enquanto não regressa a Liga dos Campeões – o último encontro da fase de grupos joga-se na quarta-feira, na Grécia –, a equipa centra atenções no campeonato e na recepção de sábado ao Tondela, que será arbitrada por Tiago Martins. A nona jornada na liga continuou a ser preparada ontem, no Olival, num treino em que voltaram a não poder participar quatro jogadores que estão a recuperar de problemas físicos.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Tiago Martins para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Tondela, agendado para o próximo sábado, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à nona jornada do campeonato.

O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Pedro Mota e Hugo R
ibeiro, sendo Fábio Melo o quarto árbitro. O VAR será Hugo Miguel, assistido por Bruno Jesus.

Árbitro: Tiago Martins da AF Lisboa
Assistentes: 
Pedro Mota e Hugo Ribeiro
4º Árbitro: 
Fábio Melo
VAR: 
Hugo Miguel, assistido por Bruno Jesus

 Sérgio Conceição unicamente contra o anti-jogo



FC Porto – Títulos internacionais conquistados

A qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, garantida na terça-feira frente ao Manchester City, ajudou a consolidar um estatuto que o FC Porto já detém há vários anos: o de único grande clube europeu do futebol português. Mas o que é que fundamenta, afinal, essa condição de “grande clube europeu” e a sua singularidade no panorama do futebol nacional?
Desde logo, um conjunto de dados já bem conhecidos – sete títulos internacionais conquistados entre 1987 e 2011, enquanto os outros clubes portugueses têm apenas três alcançados entre 1961 e 1964; número de participações na Liga dos Campeões só ultrapassado pelo Barcelona e o Real Madrid; 16 qualificações para fases a eliminar da Champions – ,aos quais se juntam outros que passam mais despercebidos e que também são muito relevantes.
O facto de o apuramento para os oitavos ter sido confirmado na penúltima jornada da fase de grupos é um indício forte de consistência de resultados. Se tivermos em consideração que o FC Porto até perdeu o primeiro jogo, em Inglaterra, verifica-se que os quatro seguintes foram suficientes para construir uma vantagem que o coloca entre as 16 melhores equipas da Europa, o que não deixa de ser notável tendo em conta o grau de dificuldade da competição.
Este tipo de apuramento precoce está longe de ser uma novidade. Com Sérgio Conceição, é a segunda vez que acontece – em 2018/19, também foi na quinta jornada que os Dragões garantiram a passagem à fase seguinte. E em dez das 16 qualificações não foi preciso esperar pelo último jogo. Ou seja, o FC Porto não só vai muitas vezes à Liga dos Campeões como ultrapassa a primeira fase da prova na maior parte das ocasiões e consegue-o normalmente com um conjunto notável de resultados.
Desde que é treinado por Sérgio Conceição, o nível do clube na fase de grupos é particularmente superlativo. Foram obtidas três qualificações em três possíveis, à custa de 11 vitórias e três empates em 17 jogos, o que corresponde a praticamente dois terços de triunfos (65%). São números de equipa grande à escala internacional.
O que a história da participação do FC Porto na Liga dos Campeões demonstra é que o feito confirmado na terça-feira não foi esporádico, antes se enquadra numa tendência clara de intromissão do clube entre os principais tubarões do futebol europeu. Como já escrevemos na edição de quarta-feira, uma coisa é participar nas competições europeias, outra coisa é ser um clube europeu. Isso só se consegue com uma consistência que mais ninguém em Portugal tem tido capacidade para acompanhar e que poucos na Europa se podem gabar de ultrapassar.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Bjorn Kuipers e as bacoradas de Fernandinho

FC Porto e a arbitragem do jogo com o City: "Dinheiro não compra classe"

No entanto os dragões recorreram à sua newsletter Dragões Diário, onde se mostraram muito críticos em relação à arbitragem de Bjorn Kuipers.

"O técnico e os jogadores do Manchester City que também tiveram dificuldades em lidar com o resultado até deviam dar graças pela sorte que voltaram a ter com a arbitragem. Depois dos escândalos do jogo de Inglaterra, desta vez ficou por assinalar um penálti por falta mais do que evidente de Ederson sobre Otávio".

O FC Porto também apontou o dedo a Fernandinho.
"(…) Foi poupada a expulsão a Fernandinho, que do alto dos seus 35 anos é um exemplo claro de que o dinheiro no futebol conta muito, mas não compra classe ou noção".

Pénalti claro escamoteado ao FC Porto








































Resumo do jogo - Grande Marchesin!
Mas mais, o Sérgio Conceição preparou a equipa para principalmente não perdermos. E colocou a jogar três centrais: Mbemba, Diogo Leite e Sarr pelo seguinte:
a) Garantir eficácia defensiva, devido à falta de Pepe o esteio da defesa.
b) Atendendo à fantástica qualidade da equipa do City e ao facto do FCP estar sobrecarregado de jogos (3 em 3 dias), era de prever algum cansaço. E foi mesmo devido ao cansaço que o Marega, o Tecatito e o Luís Diaz não actuaram ao seu melhor nível.
c) E depois tentar aproveitar a sofreguidão atacante do City para desferir contra ataques: numa foguetada podia acontecer que marcássemos um golo. Que esteve quase para acontecer se o árbitro holandês tivesse marcado o penalti descarado, o derrube do Otávio pelo Ederson. Mas ainda mais, o árbitro holandês, no capítulo disciplinar, beneficiou o City: O Fernandinho devia ter sido expulso quando agrediu com o cotovelo o Tecatito.

A indisposição de certa imprensa lisboeta

 De casa
Já é uma notícia habitual por esta altura do ano, mas nem por isso deixa de merecer todo o destaque: o FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões e é oficialmente uma das 16 melhores equipas da Europa. Conseguiu-o quando ainda está por disputar uma jornada da fase de grupos, graças a um empate a zero frente ao Manchester City no Estádio do Dragão.
No final, Sérgio Conceição assumiu que “queria a vitória”, mas reconheceu que também ficou “satisfeito com o empate” – no fundo, um ponto frente ao plantel mais caro do mundo era tudo o que o FC Porto precisava para alcançar um dos objetivos da época. O treinador elogiou a “organização” e o “mérito” da equipa e ainda comentou a má disposição de Pep Guardiola após o encontro: “Eu também ficaria chateado se não conseguisse ganhar com a equipa que ele tem e com o orçamento que ele tem”.
Na verdade, o técnico e os jogadores do Manchester City – que também tiveram dificuldades em lidar com o resultado – até deviam dar graças pela sorte que voltaram a ter com a arbitragem. Depois dos escândalos do jogo de Inglaterra, desta vez ficou por assinalar um penálti por falta mais do que evidente de Ederson sobre Otávio, além de ter sido poupada a expulsão a Fernandinho, que do alto dos seus 35 anos é um exemplo claro de que o dinheiro no futebol conta muito, mas não compra classe ou noção.
Uma das figuras em destaque pela positiva foi Marchesín, que protagonizou um conjunto de boas defesas e nem por isso deixou de salientar que ficou “contente pela equipa”, por ter sido alcançado “o mais importante” perante “uma potência futebolística”. Diogo Leite, Uribe e Evanilson também sublinharam o êxito da qualificação para os oitavos e garantiram que o grupo não quer ficar por aqui. Agora vão “trabalhar em busca de mais objetivos na Liga dos Campeões”, afirmou o avançado brasileiro.
O sucesso do FC Porto na competição de futebol mais difícil do mundo está longe de ser novidade, mas não pode ser diminuído ou banalizado. Há um dado que é como o algodão e que até foi destacado por Sérgio Conceição, normalmente avesso a estatísticas. Ontem foi garantida a 16.ª qualificação azul e branca em 24 participações na fase de grupos, um registo que suplanta o dobro do conjunto dos apuramentos de outras equipas portuguesas: o Benfica alcançou-o cinco vezes, o Boavista uma, o Sporting outra.
Se olharmos apenas ao passado mais recente, esta é a terceira qualificação do FC Porto em três participações na prova com Sérgio Conceição como treinador. É a quarta nas últimas quatro presenças na Champions, a quinta nas últimas seis. Estes números não têm paralelo no futebol português e colocam o FC Porto num patamar muito acima dos outros. Uma coisa é participar nas competições europeias, outra coisa é ser um clube europeu. Em Portugal só há um.
Se dúvidas houvesse, o desdém com que uma parte importante da imprensa de Lisboa trata o FC Porto é por si só um testemunho do nosso sucesso, sempre tão incomodativo. Apesar de o jogo de ontem ter ficado empatado, um canal de televisão conseguiu arranjar maneira de dizer que os campeões nacionais foram “goleados”. E horas antes do encontro uma outra estação decidiu lançar um passatempo (ou uma provocação?) para oferta de uma camisola de um adversário nosso que é conhecido internacionalmente por ter sido condenado por racismo. À noite, lá tiveram de ser confrontados com a realidade que não lhes agrada. Não foram só Pep Guardiola e Fernandinho que ficaram indispostos…

Björn Kuipers benefits Manchester City

Björn Kuipers did not want to see a penalty for lack of City Ederson over Otávio

Os portistas tiveram um desempenho muito bom a defender, mas possivelmente por cansaço, estiveram menos bem ofensivamente.


Ao FC Porto bastava um ponto para assegurar a presença no lote dos 16 melhores da Europa esta temporada e foi isso que os azuis e brancos alcançaram na receção ao Manchester City, relativa à quinta jornada do grupo C da Liga dos Campeões. Com um empate sem golos, o único representante de Portugal na elite do futebol europeu carimbou a passagem aos oitavos de final, ultrapassando a primeira fase da Champions pela 16.ª vez.

Ficha Oficial do jogo-Estádio do Dragão - 01 de Dezembro de 2020

Árbitro: Björn Kuipers
Assistentes: Sander van Roekel, Erwin Zeinstra
4º Árbitro: Lawrence Visser
VAR: Pol van Boekel
AVAR: Rob Dieperink

FC PORTO: 1Agustín Marchesín
18Wilson Manafá, 19Mbemba, 4Diogo Leite, 32Malang Sarr, 12Zaidu 72'
8Matheus Uribe, 25Otávio 87', 27Sérgio Oliveira
11Marega 72', 17Tecatito 62'

SUPLENTES : 99Diogo Costa, 14Cláudio Ramos, 31Nanu 72', 21Romário Baró
50Fábio Vieira 87', 23João Mário, 10Nakajima, 7Luis Díaz 62', 9Mehdi Taremi
30Evanilson 72', 29Toni Martínez, 28Felipe Anderson

TREINADOR :Sérgio Conceição

MANCHESTER CITY FC: 31Ederson
27João Cancelo, 3Rúben Dias, 11Zinchenko, 50Eric García
21Ferrán Torres 71', 47Phil Foden, 7Raheem Sterling
16Rodri, 20Bernardo Silva, 25Fernandinho

SUPLENTES : 33Scott Carson, 13Zack Steffen, 6Nathan Aké, 5John Stones
2Kyle Walker, 22Benjamin Mendy, 14Aymeric Laporte, 8Gundogan
17Kevin De Bruyne, 26Mahrez, 69Thomas Doyle, 9Gabriel Jesus 71'

TREINADOR : Guardiola

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Árbitro para o FC Porto - Manchester City

A UEFA nomeou um conjunto dos Países Baixos para arbitrar o FC Porto-Manchester City, da quinta jornada do grupo da Liga dos Campeões, marcado para esta terça-feira.

Lidera a equipa o holandês Björn Kuipers, que será assistido por Sander van Roekel, Erwin Zeinstra e Lawrence Visser (quarto árbitro). Pol van Boekel será o VAR e Rob Dieperink o AVAR.
Já se cruzou com os dragões nas meias-finais da Liga Europa, em 2011, nos 5-1 do FC Porto ao Villarreal e no empate a três bolas de 2014 no terreno do Eintracht de Frankfurt. No início da época seguinte, apitou o Lille-FC Porto (0-1), da primeira mão das pré-qualificações para a Champions.
Kuipers foi também o árbitro da final da supertaça europeia entre os dragões e o Barcelona, disputada em França a 26 de agosto de 2011, que os azuis e brancos perderam por 2-0.

Árbitro: Björn Kuipers
Assistentes: Sander van Roekel, Erwin Zeinstra
4º Árbitro: Lawrence Visser
VAR: Pol van Boekel
AVAR: Rob Dieperink

Manuel Mota beneficia Benfica no Marítimo-Benfica

Pisão de Gabriel, Manuel Mota marca falta a favor do Benfica e daí nasce o golo da vitória do Benfica. Jogadas que dão pontos. Esta jornada foi assim para Benfica e Sporting. A tradição ainda é o que era, mas grave, grave foi Paços de Ferreira de onde o FC Porto trouxe 0 pontos

Logo depois acrescentou outro alegado erro: « E foi assim que Manuel Mota terminou o jogo na Madeira, ao assinalar rabo do jogador do Marítimo para não marcar mão do jogador do Benfica. É assim lá se limpou o que pareceu um penálti, mas que a SportTV ainda não mostrou repetição.»

Peritos em arbitragem unânimes: falta que dá origem ao 2º golo do Benfica foi mal assinalada