sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

FC Porto-Futebol-Historial-Para memória futura

Com a Supertaça Cândido de Oliveira no sapatinho, a quadra natalícia começou com uma grande alegria desportiva para toda a família azul e branca. Além dos momentos de enorme felicidade oferecidos à Nação Porto, a saborosa vitória por 2-0 em Aveiro também proporcionou uma série de marcas que passamos a destacar:
- O FC Porto é o rei da Supertaça. Em 42 edições da competição exclusiva do Portugal democrático, o emblema da Invicta ergueu o caneco 22 vezes, mais duas do que a soma de todos os outros vencedores. E a prova nem começou de feição para os portistas. Na edição inaugural, em 1979, os Dragões de José Maria Pedroto estrearam-se com o pé esquerdo e perderam nas Antas, frente ao Boavista, por 2-1. Desde então, o FC Porto soma 31 participações e destaca-se em todos os capítulos no livro estatístico
- O FC Porto venceu 11 das 12 Supertaças que disputou frente ao Benfica. Nos últimos sete embates entre rivais na competição, os Dragões mantiveram sempre a baliza fechada. A última vez que o Benfica pôde festejar contra o FC Porto na Supertaça foi há mais de 26 anos, após um golo de Paneira que de nada viria a servir. Desde então, o saldo portista fala por si: seis vitórias, um empate, 12 golos marcados e nenhum sofrido. Incontestável.
- Sete são também as vitórias consecutivas do FC Porto sempre que participa na Supertaça. Nas últimas sete edições em que marcou presença, o FC Porto venceu todas. Entre 2009 e 2013, os Dragões alcançaram um Penta, ao vencerem cinco Supertaças seguidas sob o comando de Jesualdo Ferreira, de André Villas-Boas, de Vítor Pereira e de Paulo Fonseca. Desde então, e já com Sérgio Conceição ao leme, os campeões nacionais somam duas participações e outras tantas vitórias.
- Este foi o quinto título de Sérgio Conceição enquanto treinador do FC Porto. Com o triunfo em Aveiro, o treinador portista igualou o número de conquistas que havia conseguido ao serviço do clube enquanto jogador, no final da década de 90 e na temporada 2003/04. O mister também igualou o registo vitorioso do Mestre Pedroto, de Mihály Siska, de Bobby Robson e de Fernando Santos, todos com uma mão cheia de títulos no banco portista.
- Detentor dos três principais troféus do futebol nacional - campeonato, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira - o FC Porto alcançou agora o sexto triplete da sua história, mais quatro do que Benfica e Sporting, com dois cada. A meia dúzia de plenos internos teve início em 1998, repetiu-se em 2003, 2006, 2009, 2011 e, finalmente, em 2020.
- Nos últimos quatro jogos com o Benfica, o FC Porto soma quatro vitórias. O triunfo de anteontem viu Sérgio Conceição igualar as marcas conseguidas por José Mourinho, pela dupla Artur Jorge/António Morais e pela tripla Otto Bumbel/Yustrich/Flávio Costa. Em 2003, 1985 e 1958, os técnicos azuis e brancos bateram o rival lisboeta pela quarta vez seguida. Nunca ninguém conseguiu ganhar cinco clássicos consecutivos na história do futebol português e dentro de três semanas temos oportunidade de o fazer.

Sem comentários: