sábado, 30 de janeiro de 2021

As origens da AF do Porto

As Origens da Associação de Futebol do Porto (1912) -  https://www.afporto.pt/AFP/Galeria

No Porto, no final do século XIX, a presença de uma comunidade britânica forte e bem integrada na sociedade local contribuiu para que o futebol ganhasse o seu espaço entre as atividades desportivas já implantadas, como o ciclismo e a vela. Regressados de Inglaterra, onde estudaram, José Beires Valle e os irmãos Azevedo Campos trouxeram as bolas e as regras simples de um jogo. Terá sido então que estes jovens, juntamente com os ingleses Rumsey e Guilherme Andresen e com António Nicolau de Almeida, deram, no Porto, o pontapé de saída para um desporto que se iria tornar cada vez mais popular na cidade e no norte do paí - o futebol.O entusiasmo pelo exercício dessa atividade desportiva levou António Nicolau de Almeida, então com 20 anos, a fundar o Football Club do Porto, em 1893, que abandonaria alguns anos depois, incentivando José Monteiro da Costa a continuar o percurso do clube portista. A ele se deve a escolha, em inícios do século XX, do azul e branco da então bandeira nacional como as cores do clube.

No ano seguinte, em 2 de março de 1894, inserido nas comemorações oficiais do V Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique e sob o patrocínio de D. Carlos, que ofereceu a Taça do Rei, realizou-se, no Campo Alegre, um jogo que foi ganho pela equipa de Lisboa . De acordo com a imprensa portuense, D. Carlos, reconhecido entusiasta desta modalidade desportiva, e D. Amélia assistiram à parte final da partida. Entre 1894, ano em que se disputou, no Porto, a Taça do Rei, e 1912, ano da fundação da Associação Futebol do Porto, a prática do futebol esmoreceu, ressentida da instabilidade política, económica, financeira e social que Portugal então atravessou. A Monarquia, fortemente ameaçada pela crescente propagação das ideias republicanas, procurava a todo o custo evitar o seu próprio fim que, sobretudo após o Regicídio, em 1908, se mostrava inevitável. Em 5 de outubro de 1910, a República foi proclamada em Lisboa. Abria-se então um novo capítulo na história nacional. Após anos de confronto político, a esperança renascia para muitos portugueses - acreditava-se que, finalmente, a regeneração do povo português e a construção de um país novo era possível.

Contudo, para que o futebol ganhasse espaço na sociedade portuguesa para crescer e se popularizar como uma ativa e galvanizadora modalidade desportiva não bastava mudar o país. Era também preciso mudar a forma como se jogava, dissociando-o da imagem de violência que, nos anos finais do século XIX e nos primeiros anos do seguinte, o marcara negativamente, definindo-se as regras e organizando-se ao nível nacional, mas também regional, a sua prática. Na capital do país, após uma primeira experiência com a Liga de Football Association, responsável pela organização dos jogos nas épocas 1906-1907 e 1907-1908, foi criada, em 23 de Setembro de 1910, a Associação de Futebol de Lisboa. Dois anos depois, em1912, por iniciativa de dois clubes da cidade, o Futebol Clube do Porto e o Leixões Sport Club, foi fundada a Associação de Futebol do Porto. Um marco importante para a promoção e institucionalização do futebol no Porto e na região norte do País, que continua na atualidade. Era a concretização de uma ideia surgida no ano anterior.

Impossibilitado em 1911 de participar, em Lisboa, no campeonato organizado pela Liga Portuguesa de Futebol, devido ao facto de, a nível regional, não existir uma associação de futebol à semelhança das que existiam já na capital e em Portalegre, o Futebol Clube do Porto decidiu, após ter ganho a primeira edi­ ção da Taça Monteiro da Costa - vitória sobre o Boavista Futebol Clube por duas bolas a uma, em jogo realizado no Campo da Rua Antero de Quental, com a imprensa da época a relatar o enorme entusiasmo gerado pela partida, tomara iniciativa da formação de uma "associação que procurasse, não só a confraternização interclubes que é um dos melhores fatores do progresso do desporto, mas também elaboras­ se todos os regulamentos necessários a dar autoridade moral e oficial aos concursos ou jogos que de futuro venham a realizar-se".

Ata de instalação da Associação de Futebol do Porto (1912)
Aos 3 de agosto de1912 reuniram na secretaria do Futebol Clube do Porto, à Rua Antero de Quental, número 358, dois delegados do Leixões Sport Club, senhores José António Afonso Barbosa e Hernâni Soares da Rocha e dois do Futebol Clube do Porto, senhores João António Gonçalves da Cal e Joaquim Pereira da Silva, a convite deste último clube, a fim de discutirem as vantagens que adviriam para o desenvolvimento do jogo de futebol no norte de Portugal, da federação de todos os clubes, formando-se uma Associação que procurasse, não só a confraternização interclubes que é um dos melhores fatores do progresso do desporto, mas também elaborasse todos os regulamentos necessários a dar autoridade moral e oficial aos concursos ou jogos que de futuro venham a realizar-se. Todos foram unânimes em que a Associação se formasse e lamentavam que os outros clubes se não fizessem representar para desde já se tomarem resoluções definitivas sobre o assunto. Ficou resolvido por isso que se oficiasse novamente aos clubes não representados a convidá-los de novo a comparecerem a uma nova reunião que foi firmada para o dia dez do mês corrente.

Primeira ata da Associação de Futebol do Porto (1912)
Aos 10 de Agosto de 1912 reuniram na secretaria do Futebol Clube do Porto, à Rua Antero de Quental, os senhores Hernâni Soares da Rocha e Guilherme Rodrigues Costa; Joaquim Pereira da Silva e João António Gonçalves da Cal, respetivamente representantes do Leixões Sport Club e do Futebol Clube do Porto, a fim de prosseguirem nos trabalhos encetados na sessão anterior para a fundação, nesta cidade, de uma Associação de Futebol. Foram lidas as cópias dos ofícios enviados ao Oporto Cricket Club e ao Boavista Futebol Clube insistindo para que se fizessem representar em futuras reuniões, conforme com o que fora resolvido em sessão anterior. Foi resolvido abrir desde já a inscrição para clubes e sócios que desejem filiar-se na Associação. Foram considerados como filiados desde logo os clubes que mandaram a esta reunião os seus delegados, Leixões Sport Clube Futebol Clube do Porto. Foram recebidas as inscrições dos senhores Eduardo Croquet, Camilo Moniz de Matos, António Manuel Rodrigues de Oliveira.

Embora a imprensa periódica do Porto, pouco atenta, ainda, em 1912, às atividades desportivas, não faça referência à sua criação, a verdade é que - e os anos seguintes rapidamente o iriam demonstrar, com a fundação da Associação de Futebol do Porto foi dado um passo decisivo para que o futebol se viesse a transformar na grande modalidade desportiva da região, tornando-a reconhecida a nível nacional pelo valor dos seus clubes e dos seus atletas. Foi o início de um caminho que continua a ser trilhado nos dias de hoje, ao serviço do futebol, dos seus praticantes e do seu público.No ano seguinte ao da sua fundação, a Associação constituiu a sua primeira direção e, por gentileza do Futebol Clube do Porto, clube fundador, instalou-se provisoriamente na sua sede, localizada na Rua Antero de Quental, ocupando uma parte do primeiro andar. Sob a presidência de João Leite Faria, exercendo as funções de secretário, José Corte Real, tesoureiro, António Martins Ribeiro - todos eles dirigentes do Futebol Clube do Porto , e de Artur Jorge Martinez, vogal ligado ao Leixões Sport Club, foi lavrada uma única ata em 1913, no dia 21 de Outubro, na qual se refere a escolha das cores da cidade, branca e verde, para o equipamento da equipa representativa da Associação de Futebol do Porto e a decisão de dar conhecimento oficial da sua existência à congénere lisboeta. Essencial para o exercício das funções a que se tinha comprometido, determinou-se, ainda, que se procedesse à cobrança das quotas junto dos sócios.
O futebol regional e nacional passou, assim, a contar com a dedicação e o empenho da Associação de Futebol do Porto.



Sem comentários: