segunda-feira, 20 de abril de 2009

Académica 0 FC Porto 3

19-04-2009 FUTEBOL – Liga Sagres

Outra boa exibição da equipa do FC Porto, a qual não obstante a excelente réplica da equipa estudantil na primeira parte, logrou construir um resultado que reflete a diferença de classe entre as duas equipas. Em abono da verdade deve-se porem salientar que só depois de inaugurado o marcador com o excelente golo do Rolando que acorreu a uma bola que o Raúl Meireles lhe colocou na cabeça, é que toda a consistencia e organização defensiva da Académica se desmoronou.

Entretanto quero destacar o seguinte:
Toda a defesa actuou em bom plano. Como se sabe os centrais são os esteios da defesa, porem não posso deixar de destacar a acção dos dois laterais: Sapunaru e Cissokho, os quais são já tambem parte muito importante desta equipa, e, a continuar a evoluir ao ritmo actual, acabarão por chegar longe.
O meio-campo: Fernando já é bom a desarmar, agora porem parece querer afirmar-se também como distribuidor/armador de jogo. Muito bem portanto.
Quanto ao Meireles continua muito bom a solicitar os companheiros mais avançados, já não tão bem a destruir. Escusada aquela mão que vai dar muito que falar aos nossos detractores. Se bem que é preciso frisar que o livre que provocou a situação foi inventado pelo Benquerença, pois quem fez (falta) jogo perigoso até foi o jogador da Académica que foi à bola de pés juntos! Tendo o Bruno Alves sido advertido injustamente, pelo que ao ser chamado à atenção por uma acção que não cometeu, reclamou com razão, e por via disso viu a cartolina amarela.
Ataque: Rodriguez continua a dar boa conta de si e a ser muito importante nas acções ofensivas da equipa. Lisandro! Um posso de energia. A sua acção na equipa continua preponderante e influencia imenso o jogo atacante. Quanto ao Hulk, na minha opinião tem características mais de extremo (velocidade de pernas e poder de drible) do que de ponta de lança.
Mariano é outro jogador que sabe jogar pela faixa lateral, outro extremo que marca golos.
Uma palavra final para o Farias (Tecla)! É o melhor jogador do actual Plantel do FC Porto a jogar na área. Não é o tipo de jogador possante, mas funciona bem como pivot, tem bom jogo de cabeça, coloca-se muito bem na área, é experiente e não se deixa atemorizar pelos cavalões adversários. É um jogador que pela sua maneira de jogar me faz lembrar muito o subtil Fernando Gomes (bota d'ouro). Com dois extremos o Farias é homem para fazer muitos golos.

De cabeça Rolando iniciou a marcha do marcador. Pouco depois Lisandro elevou para dois zero, na transformação duma grande penalidade, a castigar o derrube de Amoreirinha ao avançado portista. O terceiro golo aconteceu já perto do final, quando, no melhor movimento do Dragão, a Académica se dispunha a discutir o resultado. Marcou Mariano, assistido por Hulk.

FICHA DE JOGO

Liga, 25ª jornada - 19 de Abril de 2009Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria) Assistentes: José Cardinal e João Santos 4º Árbitro: Cosme Machado

ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Pedro Costa; Tiero, Nuno Piloto «cap» e Cris; Miguel Pedro, Saleiro e LitoSubstituições: Tiero por Licá (63m), Saleiro por Eder (63m) e Miguel Pedro por Madj (73m)Não utilizados: Rui Nereu, Berger, André Fontes e Diogo

Treinador: Domingos Paciência

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e RodríguezSubstituições: Rodríguez por Tomás Costa (73m), Lisandro por Farías (82m) e Raul Meireles por Guarín (82m)Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Sektioui

Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0Marcadores: Rolando (57m), Lisandro (59m, g.p.) e Mariano (90m)Disciplina: cartão amarelo a Bruno Alves (42m), Amoreirinha (59m), Pedro Costa (59m), Saleiro (61m) e Fernando (73m)


PS - Sobre a questão do penalti a favor da Académica digo o seguinte: Se calhar,o Benquerença não terá marcado o penalti porque bem lá no fundo da sua consciência sabia que se precipitou ao marcar o livre a favor da Académica, quando devia isso sim ter marcado falta mas ao jogador da equipa estudantil que se atirou de pés juntos contra as pernas do BAlves. Tanto assim é que o BAlves levou o cartão amarelo por reclamar muito justamente contra uma má decisão do árbitro,num lance que foi mal apreciado pelo juiz do apito. O Benquerença, por preconceito contra o BAlves, logo que viu o jogador da Académica no chão, concluiu apressadamente que este foi derrubado pelo BAlves, e nem sequer reparou que esse mesmo jogador é que se atirou de pés juntos para o chão chegando a acertar no BAlves. Infelizmente já vai sendo normal catalogar o BAlves de faltoso quando é ele que muitas vezes sofre falta dos adversários. Tenho também reparado que no futebol português, alguns árbitros gostam de assumir protagonismo, e, por isso marcam as faltas conforme lhes dá na cachola. Ficando muito longe de evidenciar objectividade e eficácia necessária,devida aos juizes do apito... ou seja, as faltas são marcadas à vontade do freguês...

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco.

Foi uma jornada maravilhosa, a recordar os velhos tempos, dos jogos à tarde, com os adeptos portistas a tomarem conta da auto-estrada...4000, disse Jesualdo?! Mais do dobro, seguramente, Sr. Professor, que deram muito colinho à equipa, mesmo na fase em que ela não esteve muito bem.
Ai esta paixão, que nos consome, mas que também nos dá tantas alegrias e tantas recompensas...
Na primeira-parte, o F.C.Porto foi lento, previsível, mexeu-se pouco e mesmo tendo o domínio do jogo, foi muita parra e pouca uva. Na segunda-parte, tudo foi diferente: entrando forte, com dois jogadores sempre bem colados às linhas - Mariano na direita e Hulk ou Rodríguez, na esquerda -, que serviam Lisandro no meio e beneficiando da melhoria notória de Fernando e Meireles, o FC.Porto partiu para uma exibição consistente, segura, de qualidae superior, em que dominou, marcou e controlou, nunca deixando a Académica por o pé em ramo verde, com excepção de um lance, em que Helton fez uma extraordinária defesa.

Era, por todas as razões, ditas e reditas - eliminação da C.League e lesão de Lucho -, a que se juntou a pressão suplementar da vitória do Sporting, no dia anterior, um jogo crucial para o Campeão. E o Campeão respondeu com classe, mostrou que sabe conviver com a pressão, que tem estôfo, venceu, convenceu e deu um passo de gigante, rumo ao grande objectivo da época, que é a conquista do Tetracampeonato.

É muito difícil parar esta comunhão, dirigentes, equipa, adeptos, que juntos, resistem a tudo e a todas as campanhas, sejam elas vindas de alguns porquitos da bola, sejam elas vindas dos chorões do costume. Ser do F.C.Porto é um estado de alma que não se explica. Só quem é do F.C.Porto é capaz de sentir o que é ser Dragão.

Fazer extrapolações, que se o árbitro marcasse penalti e ele fosse concretizado, o Porto, perdia, é um exercício próprio dos perdedores. Não estavamos nós a perder ao intervalo, em Guimarães e não demos a volta?

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Monteiro, andas desaparecido em combate?

Um abraço