quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Farias, um caso intrigante ou talvez não...

...Estudiantes, clube do coração e pelo qual marcou quase uma centena de golos. Aliás, Farías continua a ser um dos melhores marcadores de sempre do futebol argentino.

E agora pregunto eu?! Como é que um jogador que marcava tantos golos no futebol argentino demonstra tão limitadas capacidades para singrar no futebol português?!
Poderão existir várias razões para explicar este facto. O jogador estar psicologicamente em baixo, dificuldades de adaptação ao nosso futebol, estar em baixo de forma devido ao facto de não ser utilizado normalmente...etc...etc.
Na minha opinião, para explicar o êxito no futebol argentino, saliento: El Tecla tem facilidade de remate, tanto com os pés como de cabeça, e, tem bom domínio de bola, porém dado que não é muito possante para suportar o choque com os defesas centrais adversários, nem muito rápido, precisa que a equipa jogue para ele lhe abra espaços para ele finalizar sem estar a ser pressionado.
Depois há goleadores como Samuel Etoo, Ibrahimovic, Drogba, Alberto Gilardino...etc, os quais não precisam de muito espaço para finalizarem, e, que conseguem mesmo rematar sob pressão. Agora não me parece que seja esse o caso de El Tecla, expontaneidade de remate mesmo estando a ser pressionado. Para já o maior defeito que lhe noto é a falta de velocidade de execução e a lentidão de pernas...

Sem comentários: