domingo, 30 de agosto de 2009

Naval 1º de Maio 1 FC Porto 3


Esta equipa do FC Porto precisa de melhorar no capítulo defensivo, pois deixa passar muito jogo ofensivo dos adversários. Contra adversários de melhor qualidade, mais eficazes na finalização podemos vir a passar maus bocados...! Os médios e os avançados azuis e brancos têm de aprender a defender e a preocupar-se mais em pressionar os defesas contrários a fim de começarem logo à partida a filtrar o jogo ofensivo dos adversários.
Jesualdo Ferreira vai ter de incentivar os médios e avançados da equipa, de modo a começarem por constituir um primeiro filtro ao jogo ofensivo dos adversários. Neste momento a equipa é permeável pelas faixas laterais porque não dispõe de "asas". Em cada faixa lateral deve funcionar um grupo de trabalho constituído por (pelo menos) dois elementos: o defesa lateral e um médio ou avançado. Para quando a equipa defrontar conjuntos de maior qualidade na finalização, conseguir anular (impedir os cruzamentos) o jogo ofensivo dessas equipas.

Uma jogada de Varela, seguida da assistência de Mariano, permitiu a Falcao marcar um excelente golo logo aos oito minutos.
O Dragão arrancou autoritário, precisamente onde tinha perdido pela última vez para o campeonato.
Faltava aumentar o marcador a fim de controlar os esforços. Varela haveria de consegui-lo, numa jogada em que ficou provado que Falcao não é egoísta e sabe assistir como poucos. O extremo «só» teve de contornar o guarda-redes com um toque de pé direito e dirigir a bola para a rede com o esquerdo. Até parece fácil.
A 15 minutos do fim, no entanto, e quando o Rolando procurava desviar um cruzamento apertado, acabou por colocar a bola na própria baliza. A Naval podia ter ganho moral com a infelicidade do jogador azul e branco, porém no minuto seguinte, novo golo, e acabada a resistência da Naval. Sem cerimónia Rodríguez discutiu o lance no espaço aéreo, e a bola sobrou para Farías que rematou a contar. Mesmo sofrendo grande penalidade cometida por Peiser.

FICHA DO JOGO
Liga 2009/10 (3ª jornada, 29 de Agosto de 2009)
Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Árbitro: Elmano Santos
Assistentes: Sérgio Serrão e Valter Oliveira
4º árbitro: João Capela


NAVAL: Peiser; Tiago Ranow, Gomes, Diego Ângelo e Camora; Bruno Lazaroni, Alex Hauw e Godemèche; Simplício, Bolívia e Davide
Substituições: Tiago Ranow por Marinho (62m), Davide por Ouattara (63m) e Simplício por Tandia (81m)
Não utilizados: Jorge Batista, Lupede, Nkake e José Mário
Treinador: Ulisses Morais


FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Mariano, Falcao e Varela
Substituições: Mariano por Rodríguez (59m), Falcao por Farías (71m) e Álvaro Pereira por Sapunaru (79m)
Não utilizados: Beto, Guarín, Valeri e Maicon
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Falcao (8m), Varela (61m), Rolando (76m, na p.b.) e Farías (77m)
Disciplina: Cartão amarelo a Álvaro Pereira (58m) e Ouattara (66m)

DECLARAÇÕES JESUALDO FERREIRA

Jogo com três partes, intranquilidade por confirmar, vitória justa. Eis a síntese de Jesualdo Ferreira acerca do jogo da Figueira da Foz.
«Este jogo teve três partes. Tivemos 20 ou 25 minutos muito bons. Na parte final da primeira parte a Naval teve uma atitude positiva. Permitimos que criassem perigo. Na segunda parte fomos melhores e mais constantes. Tivemos mais domínio. O golo, que é de alguma confusão, podia gerar alguma intranquilidade, mas o do Farías, na jogada seguinte, terminou essa eventual intranquilidade. Vitória perfeitamente justa. Fomos superiores e ganhámos com mérito, num campo difícil. Agora vamos ter mais tempo para trabalhar. A nossa vida é assim. Vamos interromper o trabalho colectivo por causa das selecções.»

5 comentários:

Cardoso disse...

Apesar de ainda nao termos a maquina oleada acho que é este o caminho que temos que seguir. Um ou outro acerto e já está...

Abraco

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Cardoso, é como dizes...mas além disso a equipa do FC Porto tem de aperfeiçoar mais os aspectos defensivos, pois deixa passar muito jogo ofensivo dos adversários (cruzamentos) e quando encontrar conjuntos mais eficazes na finalização, podemos vir a sofrer dissabores.

Abraço

Gaspar Lança disse...

Jogo algo fraco por parte dos Dragões, mas o resultado foi bom. Exibição calma sem muitas opurtunidades de golo. Destaco o golo (novamente) de Falcao.
Agora segue-se o Leixões e.. o Chelsea, Sporting de Braga, Atlético de Madrid, Sporting.. Setembro difícil..

Um abraço, Gaspar

Dragaoatento disse...

Caro Gaspar, os primeiros 20 minutos até foram muito aceitáveis.
A equipa tem de melhorar é nos processos defensivos, pois deixa passar muito jogo ofensivo dos adversários...
Quanto ao resto, próximos jogos, é claro que vêm aí dias difíceis para o Dragão...!

Abraço