quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Atingir os objectivos

Blogs, tanto esforço para nada…!

Andam por aí, pela blogosfera, imensos papagaios a esbracejar contra ventos e marés! Será que eles na sua ingenuidade se apercebem de que para alem de simples desabafos, não obtêm mais nada?

Será que perguntam a eles próprios: qual o impacto das suas (deles) observações (escritos) ?!

Será que alguém competente e com capacidade de decisão toma conhecimento e actua em conformidade? No fundo o que se pretende saber é se não será inglório tanto esforço intelectual para nada. Pois se ninguém a não ser umas dúzias (poucas) de indivíduos, invariavelmente sempre os mesmos (yes man), se prontificam a adular os pseudos iluminados autores de tal ou tal texto!

Em boa verdade confesso a minha incredulidade perante a eficácia deste ou daquele texto, e, o meu receio de que tais exposições por muito bem elaboradas que estejam, acabem por não surtir qualquer efeito prático.

A não ser que o intuito seja a auto-promoção dos autores de tais comentários. Que escrevam para se vangloriarem, exibirem, mostrarem ao mundo a sua eventual competência. Francamente, não consigo vislumbrar outro objectivo a não ser a satisfação da vaidade pessoal de cada um, da necessidade de se afirmarem, de obterem protagonismo.

Contudo devo confessar que certas exposições, na minha opinião, têm conteúdo, têm significado, e, por via disso, dignos duma divulgação mais eficaz. Porventura até duma gigantesca montra onde todo Mundo pudesse tomar conhecimento, apreciar e meditar sobre tal assunto.

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Por estar de acordo com ele e por achar que este é um dos tais comentários com significado, aqui fica como exemplo:

Eu -meu caro- não estou em baixo, estou lixadíssimo, porque podíamos ter arrumado com os fulanos e fomos lá com as calças na mão, dar o jogo de bandeja aos tipos...A questão das tropelias do SLB passam também por uma agressão do Saviola ao Fucile, ainda antes do golo, em que depois de o derrubar, calca deliberadamente ao cair no chão o joelho do Fucile -1ª Parte...Estas imagens vi-as na transmissão em directo, depois desapareceram, quem tiver a gravação do jogo que as reveja e mostre para podermos ajuizar melhor do "espírito totalmente cristão" do Lucilinho Baptista...Falam muito do Bruno Alves e das suas tropelias, mostrem estas para verificarmos quem são os bons Samaritanos.
O Rui Moreira hoje tocou na ferida, o Porto jogou com três médios defensivos!...Fernando, que tem muita dificuldade em dominar e passar bem uma bola, Raul Meireles que não adquiriu ainda um bom momento de forma e o Guarin, que tem força, mas não a sabe usar adequadamente...Por isso eu achava que seria oportuno avançar com o Fucile para uma posição de ala direito, conjugado com a acção do Sapunaru ou do Miguel Lopes, tirava todas as hipóteses do Benfica jogar pelo lado esquerdo e mais, destroçaria aquele corredor até à área do Benfica...Também não percebo porque o Varela não jogou de início, no lado direito ou esquerdo dá indiscutivelmente, mais consistência ao meio campo, mas o Prof não tem imaginação, é repetitivo e pouco versátil na forma como reage às circunstâncias do jogo...Como disse o Rui Moreira, Jesualdo fez as alterações como se estivesse a jogar PSP...Meteu o Farias e ninguém mais o sentiu ou viu...Meteu o Belluschi numa altura em que o campo era um batatal, talvez na esperança que o rapaz perdesse outra, na própria baliza...E outra coisa, na jogada do golo, duas falhas do Àlvaro Pereira, nas duas situações de perigo, na que não deu e na que deu golo, ele atrasou-se na na sua colocação na linha defensiva, não fora isso e o Saviola estaria novamente em fora de jogo, tal como deveria estar no primeiro momento, em que toca para o Urreta...É verdade que depois, acaba por suster o remate sobre a linha de baliza, ou próximo dela, mas isso não invalida o erro anterior que cria toda aquela sarrabulhada...Esteve quinze dias a treinar sozinho para o jogo!
Volto a dizer, precisamos de um médio criativo na equipa e se forem dois, ainda melhor...Mas o Prof odeia médios criativos, gosta de bola para a frente!
Não sou treinador encartado, não tenho conhecimentos técnicos, mas parece-me claro que se jogarem dois médios mais defensivos, têm de jogar também dois médios mais criativos e esses só podem ser Belluschi e Valeri, já que o júnior Oliveira foi para a Incubadora...Portanto reparem: Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pereira...Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Valeri...Varela e Falcao.
Os dois laterais têm bom poder ofensivo, teríamos sempre dois médios a poder cobrir esses flancos se eles subissem, e se eles subissem ficávamos sempre com um quinteto no ataque!...Fucile, Varela, Falcao, Belluschi(ou Valeri) e Álvaro Pereira...Atrás, Fernando, Rolando, Bruno Alves e Raul Meireles, mais Valeri (ou Belluschi)...Simples, não é?...
A cabeça não se fez para usar penteados, compridos ou curtos...Tenho dito!

Dragaoatento disse...

Porque no anterior me esqueci de referir a autoria, aqui vai...!

Caro Meirelesportuense!

Ainda a sua análise (este é um dos tais com significado):

...Por isso eu achava que seria oportuno avançar com o Fucile para uma posição de ala direito, conjugado com a acção do Sapunaru ou do Miguel Lopes, tirava todas as hipóteses do Benfica jogar pelo lado esquerdo e mais, destroçaria aquele corredor até à área do Benfica...Também não percebo porque o Varela não jogou de início, no lado direito ou esquerdo dá indiscutivelmente, mais consistência ao meio campo, mas o Prof não tem imaginação, é repetitivo e pouco versátil na forma como reage às circunstâncias do jogo...
...claro que se jogarem dois médios mais defensivos, têm de jogar também dois médios mais criativos e esses só podem ser Belluschi e Valeri...
...Portanto reparem: Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pereira...Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Valeri...Varela e Falcao.
Os dois laterais têm bom poder ofensivo, teríamos sempre dois médios a poder cobrir esses flancos se eles subissem, e se eles subissem ficávamos sempre com um quinteto no ataque!

Gosto da maneira como escreve e das ideias que expõe!

Aliás eu próprio já defendi num comentário elaborado por mim no blog dragãoatento a tese de que é fundamental colocar nas faixas laterais um médio e um lateral que formem asa (que fechem nas laterais) ou seja, que cooperem um com o outro, tanto no aspecto defensivo como no capítulo ofensivo.

Um abraço