sábado, 5 de dezembro de 2009

Vitória de Guimarães 1 FC Porto 4

04/12/2009 - Liga Sagres
O FC Porto triunfou, esta sexta-feira, no terreno do Vitória de Guimarães por 1-4, em jogo da 12.ª jornada da Liga em que demonstrou, acima de tudo, muita personalidade. Na primeira parte, os Dragões tiveram personalidade para impor o seu futebol num terreno difícil, face a um adversário em crescendo de forma. Na etapa complementar, os portistas foram capazes de suster o ímpeto adversário.
Da primeira parte fica o registo de inúmeras ocasiões criadas pelos portistas. Belluschi (5m), Bruno Alves (8m) e Raul Meireles (9m) podiam ter dado a vantagem ao FC Porto, mas a sorte protegeu os vimaranenses. O mesmo parecia ter acontecido aos 12 minutos, quando Falcao, a cruzamento de Rodríguez, acertou na barra. Mas a insistência deu mesmo golo: Varela, em excelente lance individual pela direita, não deu hipóteses ao guardião Nilson.
A mesma situação quase se repetiu aos 31 minutos. Primeiro foi Falcao quase a chegar ao segundo golo, na sequência de um canto, devido a intervenção apertada de Nilson. Mas a bola continuou a girar, os azuis e brancos não tiraram o pé do acelerador e, depois de um livre de Raul Meireles, Falcao empurrou mesmo para o 2-0. Quatro minutos depois, Nilson fez nova defesa a “tiro” de Belluschi. O golo adversário surgiu já nos descontos depois de 45 minutos em que o FC Porto poderia ter feito mais golos.
No segundo tempo, o FC Porto continuou atentar segurar a equipa de Guimarães, algo que com mais ou menos dificuldade conseguiu. Os minhotos avançaram no terreno e procuraram carregar sobre os Dragões, que resistiram ao assédio e deixaram que o adversário se desgastasse, aproveitando os espaços abertos na defesa contrária para então marcar mais dois excelentes golos.
Na sequência de um livre na esquerda, Raul Meireles colocou a bola nos pés de Bruno Alves, que, de primeira, fez o terceiro tento. Derrubada a estrutura vimaranense, foi tempo de voltar a empurrar o Vitória de Guimarães e, aos 79 minutos, Guarín e Varela tiveram duas ocasiões soberanas. Rodríguez, aos 87 minutos, com um remate poderoso face a Nilson, encarregou-se de estabelecer o 4-1 final. Estava consumada uma vitória, numa fase muito importante da Liga.
Destaques
Se bem que hajam ainda algumas arestas a limar, finalmente a equipa Azul e Branca deu razão ao seu Técnico, ao conseguir realizar uma excelente e convincente exibição frente a uma equipa difícil, num campo muito difícil.
Há porem alguma arestas a limar na equipa dos Dragões, tais como melhorar a segurança defensiva, o rendimento do meio-campo e a finalização. Alguns elementos da equipa do FC Porto deram a sensação de não terem pernas para os 90 minutos. Um dos casos mais flagrantes é o do Varela que depois de realizar uma primeira parte fantástica, vimos diminuir substancialmente o seu rendimento nos últimos 20 minutos do jogo.
Relativamente à defesa, podemos considerar que actuou em bom nível, se bem que Helton me pareceu relativamente mal batido no golo do Guimarães. Dado que Andrézinho chutou em jeito (em folha seca) e a bola não levava muita força, Helton um pouco mais expedito teria tido possibilidade de defender.
O Rolando e o Bruno Alves muito bem; os laterais pode-se considerar que tiveram uma actuação boa. O Fucile porem precisa de dosear melhor o seu esforço.
Não obstante todo o seu esforço, o Fernando não nos pareceu estar no seu melhor.
Meireles teve uma acção bastante meritória, se bem que me pareceu ser um dos que se foi um pouco abaixo na última meia hora do jogo. Quanto aos avançados: Belluschi teve o falhanço que na sequência da jogada acabou por dar origem ao livre que resultou o golo do Guimarães. Rodriguez apesar de não estar na sua melhor forma, lutou muito e pareceu estar a aproximar-se do seu melhor. Falcao marcou um golo de belo efeito e também é dos que deu a sensação de estar a melhorar. Guarin entrou para ajudar e ia marcando um golo ao rematar de meia distância. Hulk e Farias não tiveram ocasião de dar nas vistas.

FICHA DE JOGO

Liga 2009/10, 12.ª jornada
4 de Dezembro de 2009
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 18.110 espectadores.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).
Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo.
Quarto árbitro: Rui Costa.

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, Gustavo, Moreno e Andrezinho; Flávio Meireles, João Alves e Nuno Assis; Targino, Douglas e Desmarets.
Substituições: Flávio Meireles por Custódio (15m), João Alves por Roberto (72m) e Alex por Rui Miguel (78m).
Não utilizados: Sérginho, Jorge Gonçalves, Milhazes e Marquinho.
Treinador: Paulo Sérgio.


FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Varela, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Belluschi por Guarín (59m), Falcao por Hulk (59m) e Farías por Rodríguez (91m).
Não utilizados: Beto, Mariano, Maicon e Sapunaru.
Treinador: Jesualdo Ferreira.


Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: Varela (12m), Falcao (31m), Andrezinho (45+1m), Bruno Alves (66m) e Rodríguez (87m).
Disciplina: cartão amarelo a Raul Meireles (40m), Fernando (45m), Douglas (51m), Serginho (51m) e Nuno Assis (93m).

JESUALDO FERREIRA: «ERA IMPORTANTE GANHAR AQUI»
Era fundamental ganhar em Guimarães e o FC Porto conseguiu-o fruto de uma excelente exibição na primeira parte e de algum sofrimento na segunda, mas que, ainda assim, resultou em mais dois golos. Eis o resumo de Jesualdo Ferreira.
«O FC Porto fez uma boa primeira parte, na sequência das acções de transição rápida e de posse/transição. A certa altura começaram a falhar os golos e eu achei que ia ser como noutras ocasiões, mas depois conseguimos marcar. Fomos uma equipa desinibida, que o V. Guimarães não foi capaz de acompanhar. Não fomos capazes de fazer um jogo mais sereno na segunda parte e acabámos por não valorizar a primeira parte boa. Era importante ganhar aqui em Guimarães. Era fundamental para aumentar a confiança da equipa. Estou certo de que vamos chegar como queremos aos momentos próprios da segunda volta»
Confirmação em O Jogo
....Jesualdo ensaiara a resposta: apostou no músculo de Guarín e juntou a velocidade de Hulk à de Rodríguez e Varela, mais apagados na segunda parte.
Varela 8
Foi o principal impulsionador do ataque portista na primeira parte e um dos principais obreiros de uma vitória folgada. Marcou um bom golo, o primeiro do jogo, e parece que tirou o dia para massacrar Andrezinho. Só não saiu de Guimarães como o homem do jogo, porque desapareceu parcialmente no segundo tempo.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Campeão está de volta!

Ainda não está no ponto, ainda comete erros que não pode cometer, mas já está bem melhor e em condições de lutar, agora sim, pelos objectivos de ser Penta.

Era fundamental ganhar e ganhamos. Ganhamos com todo o mérito e com toda a justiça, apesar de termos sofrido, por culpa própria, depois de termos feito uma grande 1ª parte em que o resultado devia ser 0-3 e não 1-2.
Tinhamos o Vitória morto e demos-lhe os antídotos para ressuscitar e isso podia ter tido consequências desastrosas. Não pode voltar a acontecer, ali, naquela zona e no tempo de desconto, é uma biqueirada para a frente e mais nada.
Depois do sufoco que duru 15 minutos e com as substituições, voltamos a equilibrar a controlar, marcamos 2 gols e se podiamos ter sofrido mais algum, também podiamos ter marcado mais.

Como Jesualdo é teimoso e não vai abdicar do 4x3x3, nestes jogos, difíceis, o Hulk está condenado ao banco ou então, tem de jogar no meio onde rende pouco. Que desperdício! Mas, não há dúvidas, com Varela, que defende e ataca, a equipa fica mais equilibrada...

É curioso, mas o pior Porto dos últimos anos já está em cima do melhor Benfica dos últimos 20 anos...

Um abraço

Dragaoatento disse...

...Como Jesualdo é teimoso e não vai abdicar do 4x3x3, nestes jogos, difíceis, o Hulk está condenado ao banco ou então, tem de jogar no meio onde rende pouco. Que desperdício! Mas, não há dúvidas, com Varela, que defende e ataca, a equipa fica mais equilibrada...

É curioso, mas o pior Porto dos últimos anos já está em cima do melhor Benfica dos últimos 20 anos...

Concordo com a tua (habitual) esclarecida análise! Penso o mesmo.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Um bom jogo, finalmente um resultado a mostrá-lo e essencialmente, a bela prestação de toda a equipa! Assim sim, temos equipa!

http://odragaozinho.blogspot.com