domingo, 20 de dezembro de 2009

Meu dito meu feito, Lucílio lá deu a sua contribuiçãozinha para a vitória do SLB

SL Benfica 1 FC Porto 0

Antes de mais uma palavra de censura para os elementos de Scouting do FC Porto, os quais não justificam o vencimento que ganham. Razão tinha o lampeão Rui Costa quando sugeriu que os elementos de prospecção dos Dragões são muito fraquinhos.
E porque vem este assunto à baila? Porque interrogo-me que poderiam fazer aqueles dois meias-lecas (Falcao e Farias) entre aquelas torres que o Benfica tem na defesa? Nada! E foi isso que aconteceu, zero oportunidades criadas de golo e por conseguinte zero golos. Então Hulk quer-me parecer que se deixa inibir quando encontra adversários durinhos. É o tipo de jogador que quando evoluir e estiver realmente bem, ou seja, ganhar experiência, maturidade e personalidade, vai-se embora.
Entretanto vou dar uma contribuição gratuita para os tais elementos do Scouting do FC Porto a ver se eles abrem os olhos. No futebol actual só goleadores altos e possantes têm possibilidades de singrar. Exemplos: Jardel (passado) , (actuais) Drogba, Ibrahimovic, Cardoso do Benfica, Nicolas Anelka...etc. Não foi por acaso que sugeri que o FC Porto precisa urgentemente de contratar um goleador alto e possante com um mínimo de habilidade (Alan Kardec) ou outro semelhante.
Agora vou abordar a contribuição mais ou menos disfarçada do juiz que apitou o jogo. Pelas faltas a favor do Benfica que marcou (leia-se quedas para a piscina), por aquilo que não marcou a favor da equipa do FC Porto quando devia ter reprimido. Foi permissivo para a equipa do Benfica e extremamente rigoroso para com os jogadores azuis e brancos. Alinhou irritantemente nas simulações de quedas dos jogadores encarnados, mas isso já se sabia que Lucílio Baptista é extremamente sensível aos trambolhões dos jogadores do Benfica para a piscina, afinal tudo aquilo que já tinha previsto no meu comentário antes do jogo.
Além de que, e, sobre a equipa do Benfica ficou-me a sensação de que neste momento o seu ritmo de jogo é superior ao ritmo da actual equipa dos Dragões. Depois tem um "poste" na linha da frente (Cardoso) que por si só segurou os dois centrais azuis e bancos, e, dois avançados Saviola e Ramires, os quais pela sua velocidade, engenho e arte, criaram muitas dificuldades impondo mesmo algum receio à linha média e defesa do FC Porto.
Na defesa Luisão, Eduardo Luís e Javier Garcia, não deram quaisquer chances aos franzinos atacantes azuis e brancos.

Reportagem do FC Porto site
20/12/2009
BENFICA-FC PORTO, 1-0: O COSTUME...
Pelo que fez essencialmente na segunda parte, o FC Porto merecia mais num clássico mesmo à medida de quem o preparou. O Dragão encolheu os ombros aos erros do árbitro, procurou adaptar-se ao péssimo relvado e não ligou ao cenário medieval de tochas e petardos que até retardou o arranque da contenda. A equipa queria somar mais três pontos nesta jornada, mas não conseguiu. Apenas isso. O resto foi o costume.
Dois minutos bastaram para destapar a evidência. Com Falcao caído e o jogo
parado, Javi Garcia pontapeou a bola contra o colombiano; pouco depois, a caminho da área contrária, Hulk é agarrado ostensivamente por César Peixoto. O árbitro deixou os amarelos no bolso. Típico. Especialmente tendo em conta que o FC Porto até entrara bem na partida.
Já depois do golo do adversário, que nasce de um alívio, César Peixoto voltou a derrubar Hulk, desta vez dentro da grande área e para grande penalidade. Nada, claro. Típico… Tão típico neste árbitro como a avaliação feita cinco minutos adiante, com Cardozo anula um cruzamento com o braço, sem que juiz e assistente fossem capazes de sancionar. E a recordação da primeira parte perde-se com quem não deve ser figura...
Da etapa complementar, para além de faltas inventadas e pontapés de baliza transformados em cantos, fica o registo da bravura do Tetracampeão, um grande tiro de Alvaro Pereira e uma excelente oportunidade gerada por Raul Meireles que passou a centímetros do poste esquerdo de Qui
m. O FC Porto teve muito jogo ofensivo, rondou zonas de perigo e fez por se adaptar ao estado do terreno.
O Dragão não foi feliz quando mais merecia, apesar de ter procurado uma instalação permanente no meio-campo contrário. E acreditou até final, mesmo quando os derradeiros minutos estavam a ser gastos sem futebol.

FICHA DO JOGO
Liga 2009/10 (20 de Dezembro de 2009)
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Bertino Miranda e Venâncio Tomé
4º árbitro: João Ferreira

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão «cap.», David Luiz e César Peixoto; Javi Rodriguez, Ramires, Carlos Martins e Urreta; Saviola e Cardozo
Substituições: Carlos Martins por Luís Filipe (66m), Urreta por Weldon (66m) e Ramires por Filipe Meneses (72m)
Não utilizados: Júlio César, Roderick, Nuno Gomes e Miguel Vítor
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez
Substituições: Guarín por Varela (46m), Hulk por Farías (77m) e Raul Meireles por Belluschi (79m)
Não utilizados: Beto, Mariano, Nuno André Coelho e Sapunaru
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Saviola (21m)
Disciplina: Cartão amarelo a David Luiz (m), Saviola (43m), Fernando (80m), Maxi Pereira (86m), Bruno Alves (86m), Rodríguez (87m), Falcao (88m)

11 comentários:

Dragaoatento disse...

Um comentário do meirelesportuense do qual gostei e por isso resolvi colocá-lo aqui para memória futura.

(blogger)meirelesportuense disse...

O Prof cumpriu aquilo que eu previa, não quis que eu deixasse de o criticar...Para isso fez tudo o que estava ao seu alcance para mostrar a sua (in)capacidade de matar as situações pela raiz.
Numa altura em que se o FCPorto ganhasse, estava meio caminho andado para arrumar com os arrogantes de Lisboa, perdeu o jogo!...Bem sei que não é fácil jogar em Lisboa, bem sei que são muito fortes os "argumentos" deles, mas bastava pôr o autocarro à frente da baliza!...Uma ideia:
Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Àlvaro Pereira; Fucile, Fernando, Raul Meireles e Belluschi;
Varela e Hulk.
Não temos obrigação de dar espectáculo aquela gente, temos sim que lhes dar uma lição...
Há quatro anos que eles não nos ganhavam, com a equipa mais fraca dos últimos anos, ganharam eles...Artur Jorge!

Dragaoatento disse...

Por concordar com ele, aqui fica mais um comentário:

PortoMaravilha Says:
20 Dezembro, 2009

Vi bem o jogo.
A primeira observação que não é minha vai quanto ao estado do relvado (lastimável).
A segunda observação vai quanto ao número de faltas. Mais de quarenta
E a este respeito , acho que o Porto foi bem prejudicado.
Logo nos primeiros minutos o Porto é intimidado.
Veja-se : Bola contra a cara de Falcão . Este está no chão . Necessidade de lhe mandar a bola à cara ? Amarelo ou Vermelho ?

O Arbitro protege as entradas duras dos jogadores do Benfica . Estas palavras são dos comentadores da "Ma chaine sport ". Não minhas.

Para mim, o jogo ficará gravado pelo atentado a Fucile ( aos 33 minutos ). Nada foi punido.

Aos 18 minutos de jogo , já existiam 12 faltas. E quando Hulk é puxado pela camisola , no âmbito destes 18 minutos, nada é punido.
Eu creio que o Porto esteve bem e bem lutou .
Mas continuo a afirmar ( não a pensar ) que falta um chefe de orquestra lá no meio campo.
E Viva o Porto !

Dragaoatento disse...

Mais um comentário com assunto, e, por isso aqui dou relevo:

Kostadinov o Flecha Says:
20 Dezembro, 2009
Mas alguêm no seu perfeito juizo achava que o FCP ia ganhar este jogo?
Com um terreno pesado os jogadores do SLMERDA chegavam 2 vezes mais rápidos à bola que qualquer jogador do FCP. Também já vi uma equipa assim ser campeã e hoje já nem existe nos campeonatos profissionais.
LCalabote esteve em pleno, e bem ajudado pelos bandeirinhas. JUJU já tinha avisado que este jogo teria outra cor. Isto é o desespero completo. Saviola bem o disse que fizeram um esforço titánico, para acompanhar e bloquear o FCP.
Só não percebo o nossso presidente não ter solicitado controlo anti-doping para este jogo.
Lamentável as provocações, os empurrões, a agressão do cardoso ao Helton, e o puxão que o camelo que estava deitado no meio da baliza fez à mão esquerda de helton, e ninguêm fala desta porcaria.
Não se interrompe o jogo com um jogador deitado??? no meio da baliza na área de influência do guarda-redes?
Quando jogarmos no Dragão, o JUJU que coloque o falcão deitado no meio da baliza adversária quando formos marcar um canto. Pode ser que o árbitro se esqueça de apitar.
Grande roubalheira, com arbitragem ao nível do SR LADRÂO CALABOTE BATISTA. o resto são tangas de quem vê e acredita nos paineleiros da tv.

Dragaoatento disse...

Com olhos de ver!

Para alem das decisões técnicas do professor e do mau estado do relvado, todos vimos mais uma arbitragem habilidosa do Lucílio que, a meu ver foi decisivo para a derrota:

1 mn: Javi Garcia com o jogo parado dá uma bolada em Falcao (Amarelo por mostrar)
2 mns:César Peixoto agarra Hulk que se isolava : (Amarelo por mostrar)
3 mns: Carlos Martins placa Hulk na lateral quando este se isolava (Amarelo por mostrar)
7 mns : Canto inexistente contra o FCP (a bola toca em C.Martins)
10 mns: Carlos Martins entra de Pé em riste fazendo jogo perigoso sobre Meireles (Amarelo por mostrar)
15 mns: Falcao pisa David Luiz na disputa de bola (Amarelo por mostrar)
22 mns: golo irregular, uma vez que no lance que antecede o golo, Saviola toca para o Urreta em nitido fora de jogo!
24 mns: saviola dá uma patada em Fucile (Amarelo por mostrar no minimo)
26 mns: Alvaro Pereira rasteira Ramirez (Amarelo por mostar)
45 + 2: Rodriguez leva uma porrada feia (Maxi Pereira?) mas o arbitro decide acabar a 1ª parte gerando um ligeiro sururu!(Amarelo por mostrar)
49 mns: Entrada feia de Javi Garcia sobre Rodriguez (Amarelo por mostrar)
55mns: falta inexistente de Rodriguez sobre Ramirez
56 mns:falta inexistente de Varela sobre César Peixoto, a evitar perigoso contra-ataque.
60 mns: falta de Peixoto sobre Varela que se isolava (Amarelo por mostrar)
70 mns: Canto inexistente a favor do Benfica e na sequência, Rodriguez comete penaltie (mão na bola)
84 mns: Belucshi "rouba" a bola a Cardoso para dar inicio a um contra ataque, mas que o arbitro assinala falta contra o FCP!
Curiosamente o arbitro mostrou amarelo por uma falta de Fernando aos 80 mns em lance semelhante a tantos outros já aqui descritos e mostrou um amarelo (justíssimo) ao Rodriguez ( 87 mns) depois deste, sofrer faltas atrás de faltas em tudo idênticas!

dragao vila pouca disse...

Monteiro, não vás por aí. O árbitro não esteve bem, mas nada de desculpas. Quem joga para empatar, na espectativa, normalmente, perde. Foi isso que aconteceu.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Um jogo fraco, muito fraco.
Não esperava nada disto, espero que não se repita nos próximos jogos..
Aquele relvado, mais parecia um lamaçal..

Gaspar

P.S.: espero, com certeza, que isto não se volte a repetir e que tenha sido 'apenas' um mau jogo.

Dragaoatento disse...

..Monteiro, não vás por aí. (!!!)

1 - Primeiro não sei a que te referes ao dizeres não vás por aí (!).

2 - Já devias saber que quando faço um comentário é devidamente fundamentado. Não o faço sem conhecimento de causa como muito boa gente da nossa Praça.

3- Conclusão: tudo quanto afirmo no meu comentário é inquestionável. E por isso volto a reafirmar.
Não concordas?! É atua opinião, mas desde já te digo que estás errado.

4 - Para que aprendas mais alguma coisa que eu não duro sempre, aí vai:

Protótipos de goleadores alto gabarito!
Os mais famosos goleadores actuais do futebol internacional : Ibrahimovic (sueco) Drogba (Costa do Marfim), Nicolas Anelka, Luca Toni (italiano Bayern), Nicklas Bendtner (Arsenal) Cardoso (Paraguayo) ...etc (Jardel passado) (Torres, magriço).
Características comuns: todos eles altos possantes e bons rematadores, tanto com os pés como de cabeça.

Mais! Não foi por acaso que o Barça de Xavi, Iniesta e Messi (jogadores fabulosos) pagou uma fortuna ao Inter pelo passe do gigante Ibrahimovic (1,90 e tal).

Também não é por acaso que o JJ do Benfica quer contratar (outra torre na hipótese de ter de substituir o Cardoso) o Alan Kardec, um jovem que deu nas vistas a jogar na selecção brasileira de sub-20 e que muitos consideram ter características parecidas com o Mário Jardel.

Outra informação: a determinada altura da sua estadia no FC Porto o Lisandro deu uma entrevista a OJOGO referindo que quando jogavam os dois ele e o Cardoso no campeonato argentino, nunca conseguiu ultrapassar o Cardoso no número de golos marcados, ficando sempre em segundo lugar na classificação dos melhores marcadores.

Nicklas Bendtner (Denmark) is becoming a major player at Arsenal.

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Monteiro, está visto, tu não me deves compreender. Eu quando refiro não vás por aí é em relação ao árbitro, tu atiras para os avançados...

Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro Vila Pouca!

Bom, pelos vistos quem também não me quer compreender és tu...

1 - Quanto ao árbitro é claro como água que este juiz do apito quis deliberadamente proteger os jogadores do SLB. Senão teria de ter expulsado alguns jogadores encarnados.
A confirmar e repara que não sou eu que o digo - texto encontrado no comentário do "portomaravilha" emigrante francês-:

O Árbitro protege as entradas duras dos jogadores do Benfica . Estas palavras são dos comentadores da "Ma chaine sport ". Não minhas (portomaravilha)

Mas isto já eu sabia antes do FC Porto jogar na Luz. No domingo de manhã fui ao FC Porto-site e vaticinei que o FC Porto ía perder o jogo com o SLB. Dada a longa experiência que tenho d'outros "carnavais" e sabendo como actua o Lucílio Baptista Calabote, não foi difícil o prognóstico. Aliás até escrevi um texto no meu Blog antes do jogo que o sabujo acabou por confirmar com a sua actuação. E como pelos vistos não te deste ao cuidado de ler eu exponho aqui o meu comentário anterior ao jogo:

A nomeação do Lucílio Baptista um juiz do apito muito tendencioso, e que carece de isenção para apitar um jogo desta importância. Mais! É preciso ter muita desfaçatez para o patrão dos árbitros, o Vítor Pereira, nomear este árbitro para apitar este jogo! É o cumulo da pouca vergonha! Vê-se nitidamente neste sabujo a ânsia de agradar aos lampeões e ajudar a manobrar nos bastidores de modo a levar os "rosinhas" ao colo em direcção ao título. A equipa do FC Porto que se cuide, "pois ele vai fechar os olhos às entradas feias ( "baixar o pau") dos jogadores encarnados" e reprimir rigorosamente, intimidando com a amostragem de cartões qualquer eventual disputa mais dura por parte dos jogadores azuis e brancos. Depois há os "fora de jogo" que podem influenciar e muito o desfecho do resultado. Basta deixar passar para os encarnados e anular as jogadas de ataque quando forem conduzidas pelos azuis e brancos. Além disso há também o problema de alinhar nas quedas para a piscina dos jogadores do Benfica e começar a inventar faltas principalmente à entrada da área da equipa do FC Porto...etc...etc..

Como vês sou muito mais esclarecido do que muito boa gente que anda p'ra aí a mandar "bitaites", pois até referi os fora-de-jogo como preponderantes para o desfecho do resultado, e, o golo do SLB nasceu precisamente dum fora de jogo não assinalado.

2 - Agora vou abordar o capítulo da estatura dos GOLEADORES.
Não há dúvida que a compleição (altura) física é preponderante. Claro que por si só não basta, se for um tosco. Também é preciso alguma habilidade para jogar à bola.
No entanto continuo a afirmar a força muscular, velocidade de movimentos, rapidez de reacção,personalidade, carácter (proporciona atitude) poder de concentração...etc... são características decisivas.

E foi para confirmar estas minhas teorias - quando escrevi que poderiam fazer aqueles dois meias-lecas (Falcao e Farias: zero oportunidades) entalados entre as torres do SLB - que citei os exemplos dos maiores goleadores da actualidade:
Drogba, Anelka, Bentdner, Luca Toni, Ibrahimovic, Cardoso...do passado: Mário Jardel e Torres (magriço)etc...etc.

Espero que tenhas agora compreendido as minhas razões e que tenho a certeza estão 100 -% correctas. É a experiência da vida!

Um abraço

Dragaoatento disse...

Informação:

Quando falam no pseudo-golo do petit, esquecem (claro, se ninguém fala!) o golo de canto directo ao Bossio em plena luz. Golo limpo, visível sem tecnologias e de fácil decisão por árbitro e fiscal de linha, pois partiu de jogada de bola parada (canto) e não de pontapé instintivo de quase meio do campo. Mas mais uma vez esse, golo real, morreu...no esquecimento das conveniências batoteiras.

Dragaoatento disse...

Informação:
Mas qual quê falar dos penaltis não marcados a favor do FCPORTO? É que aconteceram (factos). E do golo "de judas" dos slb? (outro facto) e do pontapé de baliza transformado em canto que deu o penalti (e só dele se fala na "descomunicação" social da nossa, deles, vergonha!) do Rodriguez, que nunca aconteceria? (mais um facto). E das muitas, muitas jogadas interrompidas ao FCPORTO, sem falta e não ao contrário?(ainda mais factos) E dos cartões não mostrados ao lampiões que condicionaram o jogo e os jogadores do FCPORTO? (outros factos). (também houve alguns erros menores para eles, mas desses eles sabem ampliá-los). E como "contra factos não há argumentos", afinal, apesar de termos feito uma exibição descolorida, até nem perderíamos o jogo, se não fosse um tal de "senhor lucílio baptista (slb)", e de outros bastidores orientados...
Mas branqueia-se despudoradamente os factos do jogo, realça-se o que interessa aos "batoteiros de todos os regimes", fala-se do túnel para afastar os factos todos, insulta-se o FCPORTO e os portistas, e os nossos dirigentes não defendem a honra, não desmascaram as provocações dentro e fora do túnel, enfim, aos costumes dizem nada. Já chega, porra!!!