domingo, 30 de maio de 2010

O que eu espero dum treinador no FC Porto

Além de todas as suas (dele técnico) aptidões, entenda-se capacidade, competência, para motivar, treinar o Plantel do FC Porto, há uma qualidade que eu exijo que ele tenha, e que é a personalidade suficiente para se impor, para se fazer respeitar pela fanática Comunicação Social adepta do Benfica. 
E ao referir este aspecto, estou a lembrar-me duma célebre reacção do Mister Robson quando há uns anos atrás era treinador do FC Porto, o qual não hesitou em chamar "palhaço" ao jornalista (adepto do clube encarnado) quando o tal jornalista lhe fez uma pergunta inconveniente.


Carlos Azenha um cavalheiro (um homem vertical). 
Desde que saiu do comando técnico do FC Porto, nunca manifestou qualquer animosidade para com o clube do Dragão, antes pelo contrário, sempre defendeu as posições do FC Porto perante a Comunicação Social adversa. Todas as declarações produzidas por ele foram sempre extremamente correctas, direi até simpáticas para com o clube Azul e Branco.
Isto que vou contar foi-me dito por alguém que está «lá dentro», ou seja na área técnica (extracto retirado de OJOGO): 
Carlos Azenha quis sair no início da época passada, mas o Presidente convenceu-o a ficar. Esta época nem o Presidente conseguiu que ele ficasse. Porquê? Porque não concordava com os métodos e opções de Jesualdo. Aliás este tudo fez para encobrir e não dar qualquer espaço de protagonismo ao Carlos Azenha, do qual sempre teve ciúmes, a partir do momento em que se apercebeu que este era mais competente e actualizado do que ele próprio. Não é á toa que Carlos Azenha nunca apareceu numa conferência de imprensa. 
Os progressos tácticos e de posicionamento do Paulo Assunção a Azenha se deve, entre outras coisas. 
Declarações de Jesualdo Ferreira (na altura): ora, o Carlos é uma pessoa com uma personalidade muito forte, que tem objectivos na vida que passam por ser treinador principal. Dentro dessa legitimidade, pela competência que tem, entendemos que o Carlos cessaria as suas funções como treinador adjunto. Como sei exactamente o que ele sente, porque já passei pelo mesmo, tudo o que tenho a dizer é que fez um excelente trabalho, um indivíduo a quem devo muito pela entrega e pela qualidade do trabalho. E dizer que no mercado vai estar mais um treinador competente com muita da escola do FC Porto a quem eu auguro um grande futuro como treinador principal.


Meu comentário (na época): 
Carlos Azenha, treinador adjunto de Jesualdo Ferreira revelou-se um técnico com muita qualidade! 


A partir deste momento todos os interessados vão começar por descobrir qual a percentagem de importância do Carlos Azenha nas vitórias alcançadas até ao momento! Como adepto do FC Porto e dado que o Adjunto de JF decidiu ir-se embora do FC Porto, espero que a influência dele nas vitórias alcançadas pela equipa de futebol não tenha sido muita de modo a que substituição dele na equipa técnica seja fácil e não provoque grandes perturbações/convulsões no futebol do clube. No entanto, e oxalá me engane, as minhas primeiras impressões são que a equipa vai ressentir-se. 
Neste momento fazendo uma retrospectiva do que tem sido a actuação, o rendimento da equipa depois que o Azenha saiu, tudo me leva a querer que afinal as minhas suspeitas estavam certas. Jesualdo Ferreira e José Gomes acabaram mesmo por se estatelarem ao comprido. A julgar pelo descontentamento que a grande maioria dos adeptos portistas manifesta por essa blogsfera fora.


PS - o jogador de futsal Ricardinho, é Portista? http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=988582

Sem comentários: