quinta-feira, 9 de setembro de 2010

André Villas-Boas: «Somos uma equipa em crescendo»

09/09/2010 - O jogo entre FC Porto e SC Braga (sábado, às 21h15) põe frente a frente os dois primeiros classificados da Liga portuguesa. Os Dragões pretendem manter o pleno de vitórias na prova, com a consciência de que podem deixar os minhotos numa posição «desconfortável». No entanto, André Villas-Boas sublinha que a época ainda está no início e que o resultado do desafio não é «decisivo». Confira aqui as declarações do treinador.
Dinâmica de vitória
«Conseguimos o objectivo de vitórias até à paragem do campeonato. Agora, queremos continuar. No primeiro dia de preparação fizemos recuperação, porque houve jogadores que regressaram muito tarde das deslocações, particularmente da selecção nacional. Hoje treinámos mais intensamente. Acreditamos que a equipa vai continuar a manter-se num nível exibicional elevado e com resultados positivos. Temos essa crença, queremos manter a liderança e deixar o Braga numa posição desconfortável, a cinco pontos. A equipa está motivada, organizada e suficientemente preparada para manter o ciclo de vitórias e recriar essa dinâmica anterior.»
Adversário de topo
«O SC Braga é uma candidato ao titulo e o FC Porto considera-o como tal. É um jogo que nos pode permitir manter uma distância considerável face a um candidato ao titulo. O Braga quer o contrário, aproximar-se do líder ou chegar à liderança. Trata-se de uma equipa de topo e já está mais do que demonstrado que luta por objectivos iguais aos nossos. Os três ‘grandes’ não querem ser apanhados desprevenidos pelo Braga como no ano passado. Estas equipas vão estar mais alerta, abordar os jogos ainda com mais rigor e concentração. Não se podem permitir ao mínimo erro e relaxamento.»
Passo importante
«Acho que até à 12.ª ou 11.ª jornadas não é possível estabelecer um padrão, é muito cedo. Há quatro equipas que lutam pelo campeonato, na minha opinião. Colocar o Braga, à quarta jornada, a cinco pontos, é um passo importante, mas não decisivo, que queremos dar. O Braga mostra, tal como no ano passado, uma regularidade impressionante. Vê-se que respira motivação, que os jogadores estão unidos em torno do líder e de objectivos definidos. Nesse sentido, toda a cautela é pouca.»
Beleza e eficácia
«Procuramos sempre o resultado e a exibição. Sabem que tiro mais prazer quando jogamos bem e demonstramos a beleza do nosso jogo. O FC Porto é uma equipa em crescendo, parece-me óbvio. As exibições têm variado, mas temos mantido uma regularidade em termos de princípios que definimos como fundamentais. Relativamente ao jogo com o Braga, não sei se isso é suficiente ou não para vencer, mas há sempre crescimento e adaptações estratégicas que são fundamentais.»
Arbitragens
«Não sei a que arbitragens o presidente do Benfica se refere nas suas críticas, se às dos jogos do Benfica, se às dos jogos do FC Porto. Já tinha referido, no final do jogo com o Rio Ave, que era natural que o entretenimento na paragem do campeonato fosse a arbitragem. Não achei natural que no jogo da Supertaça não tenham falado sobre ela. Houve uma quantidade inacreditável de lances violentos. Se é preciso estar atento às arbitragens, que se divida por todos e não apenas pelo clube em questão.»

Sem comentários: