quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Liga UEFA Europa - CSKA SÓFIA 0 FC PORTO 1


Segundo jogo, segunda vitória. O FC Porto somou esta quinta-feira mais três pontos no Grupo L da UEFA Europa, depois de ter derrotado o CSKA, em Sófia, por 0-1. A equipa de André Villas-Boas teve sempre o controlo do jogo e somou oportunidades mais do que suficientes para terminar precocemente com as incertezas acerca do vencedor. A partida, todavia, manteve-se teimosamente na vantagem mínima e suportou a crença búlgara.
A primeira parte do Dragão justificava o sucesso antecipado. O FC Porto entrou acelerado, somando oportunidades e permitindo o estatuto de relevo ao guarda-redes contrário. Hulk, antes e depois do golo, Falcao e Belluschi criaram oportunidades mais do que claras para engordar o score e deixar a equipa mais tranquila para controlar as ocorrências.
E quando não era M’Bolhi a brilhar, surgia a trave a confirmar uma aparente conspiração dos deuses para evitar mal maiores para os búlgaros. De facto, o tiro de Belluschi teve tanto de surpreendente como de belo, pecando por milímetros na rota que o desviou para o ferro. Teria sido perfeito e justo. Poupado à goleada, o CSKA reentrou em cena disposto a incomodar o FC Porto, procurando, finalmente, esticar o colectivo e pisar te
rrenos próximos de Helton. Belluschi, Maicon e Rodríguez, todavia, fizeram questão de adicionar mais remates à estatística (5-17 em remates), confirmando que o triunfo só podia assentar aos visitantes. Objectivo cumprido: 11ª vitória consecutiva.

FICHA DE JOGO - UEFA Europa League - Grupo L, 2ª jornada, 30 de Outubro
Estádio Vasil Levski, em Sófia 

Árbitro: Alon Yefet (Israel) Assistentes: Shmuel Shteif e Danny Krasikow Assistentes adicionais: Liran Liany e Eitan Tabrizi 4º árbitro: Haim Jakov
CSKA SÓFIA: M’Bolhi; Dechev, Vidanov, Aquaro e Grillo; Tiero, Yanchev «cap.» e Trifonov; Marquinhos, Sheridan e Michel
Substituições: Tiero por Trecarichi (58m), Grillo por Delev (67m) e Michel por Galchev (79m)
Não utilizados: Chavdarov, Iliev, Esposito, Nelson 

Treinador: Gjorgi Jovanovksi
FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Otamendi, Maicon e Alvaro Pereira; Souza, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Hulk por Varela (65m), Falcao por Walter (72m) e Belluschi por Guarín (75m)
Não utilizados: Beto, Fucile, Rolando e James 

Treinador: André Villas-Boas
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Falcao (16m)
Disciplina: Cartão amarelo a Aquaro (78m) e Sapunaru (84m).

André Villas-Boas : "Com uma vitória, a recuperação mental é mais rápida e, nesse sentido, ajuda também à recuperação física, pelo que estou convencido de que estaremos em Guimarães na máxima força e sem qualquer problema.»
A minha conclusão ao jogo: A uma primeira parte bem conseguida da equipa do FC Porto, muito agradável de ver jogar, seguiu-se um segunda parte enfadonha irritante que só não nos trouxe alguns amargos de boca porque o adversário também falhou na hora da finalização.
PS - Hulk : O brasileiro tem revelado, em contrapartida, um sentido mais colectivo, comprovado pelas assistências ou pelas recuperações. Este, sim, é um Hulk credor de aplausos. Do princípio ao fim. 
Hulk foi eleito jogador do mês pela Liga, vendo reconhecido o arranque de temporada. O portista venceu Fábio Coentrão e Sougou na escolha e receberá o prémio no próximo jogo no Dragão.

Sem comentários: