quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Negócios: Os direitos de preferência celebrados entre clubes

O direito de preferência estabelecido entre as duas partes explica-se facilmente e não vincula o Vitória de Guimarães a qualquer obrigação de realizar o negócio com os encarnados. O que os vimaranenses têm de fazer é contactar os homólogos encarnados quando receberem uma proposta por Targino. Se o Benfica igualar o valor da proposta recebida, bem como os moldes de pagamento apresentados pelo emblema interessado, então o extremo rumará à Luz, isto, claro está, se chegar a acordo com as águias. Na prática, este direito de preferência permite à SAD benfiquista ser sempre ouvida numa eventual transferência do internacional Sub-21 português. Refira-se que este acordo entre as duas partes é referente a propostas de clubes portugueses ou estrangeiros, apesar de Emílio Macedo ainda ontem ter negado, aos microfones da Rádio Renascença, a “existência de qualquer opção do Benfica”. Como é natural nestes casos, ao Vitória não interessa que um eventual interessado saiba, logo à partida, que estará numa posição fragilizada nas negociações.
Sporting perdeu Raul MeirelesEstes acordos não são inéditos no futebol português. O Sporting, por exemplo, deteve durante algumas épocas um direito de preferência sobre Raul Meireles que não exerceu, uma vez que não quis igualar a proposta apresentada pelo FC Porto ao Boavista. Os leões também perderam desta forma Simão (Benfica) e Quaresma (FC Porto), embora nestes dois casos os valores envolvidos fossem substancialmente mais elevados e que o clube de Alvalade entendeu não estar ao seu alcance. O FC Porto não desperdiçou a opção que detinha sobre Rolando, num acordo celebrado com o Belenenses.


PS - Villas-Boas a um passo de lhe ser reconhecida a competência pela FC Porto -Futebol,SAD
Isto claro em termos financeiros, porque na prática a competência foi-lhe reconhecida logo à partida.
Com o Incrível Hulk a acelerar para a descolagem no final da temporada (isto no caso de aparecer algum clube disposto a pagar a clausula de rescisão de 100 milhões do Hulk), Pinto da Costa tem devidamente garantido o novel treinador. O contrato de dois anos até estará em vias de ser reforçado, pelo que o FC Porto não será apanhado desprevenido. Face à onda de bons resultados, Villas-Boas não tardará a ver o seu nome sondado por grandes clubes, sobretudo se tiver sucesso idêntico ao de Mourinho, por quem o Chelsea pagou mais de 5 milhões de euros. 
Com os grandes jornais internacionais (do Japão aos Estados Unidos) a dedicarem grande atenção a este novo fenómeno, não deixam de ser interessantes as comparações (inevitáveis) com o Special One. “Taticamente, o trabalho do Mourinho loiro é mais sofisticado do que o do original”, escreve o “Corriere della Sera”, que ousa uma análise forte: “É mais voltado para o jogo de ataque.” 

A “Marca” lembra que o arranque de Villas-Boas no FC Porto supera igual período de José Mourinho, mas os espanhóis centram atenções no fenómeno Hulk, o MVP do fim-de-semana à escala internacional. O jornal realça a forma como o brasileiro vulgarizou David Luiz, primeiro, e Fábio Coentrão, depois, e conclui que esta será uma exibição para recordar. 

O dragão ganha dimensão e começa a justificar grandes loas na imprensa internacional. Os analistas preveem que “os títulos vão cair como fruta madura” e está publicamente assumido que o FC Porto quer a Liga Europa, o que reforçaria o destaque global que esta equipa tem justificado.

Sem comentários: